TI no Canadá: saiba quais são os profissionais mais procurados pelo país
Por Jéssica Carvalho
A área de Tecnologia da Informação é uma das mais importantes para a economia canadense. Desde o início da pandemia, a busca por esses profissionais só se intensificou. Como a população do país não é suficiente para suprir tanta demanda, eles estão em busca de cada vez mais estrangeiros.
Somente em 2019, a chegada de imigrantes de várias nacionalidades representou mais de 80% do crescimento da população, segundo dados oficiais do governo local. Consequentemente, um terço dos negócios no país são comandados por estrangeiros.
Se você sonha com uma carreira internacional, vale a pena saber quais são as áreas mais promissoras por lá, de acordo com a consultoria de recursos humanos holandesa, Randstad. Confira:
#1 Desenvolvedor e engenheiro web: suas habilidades de codificação e programação são fundamentais para garantir o funcionamento de organizações no meio digital – especialmente, diante do isolamento social. Profissionais com especializações em front e back end são ainda mais valorizados, sendo capazes de criar interfaces intuitivas que tornam a experiência do usuário muito mais agradável.
#2 Gerentes de projetos em TI: esses profissionais também são constantemente buscados pelo Canadá. Em qualquer tipo de negócio, estes cargos são indispensáveis para equilibrar prazos e orçamentos com base em seus conhecimentos técnicos do segmento. Aqueles que possuem certificações em PMP, PMI ou Scrum Master se destacam ainda mais.
#3 Analista de negócios: embora sejam encontrados em diversos setores de uma empresa, os analistas especializados em tecnologia e análise de software têm uma maior demanda por sua vital responsabilidade na tomada de decisões assertivas com base na análise de dados. Essas informações servem para moldar e otimizar os sistemas, tornando-os o mais eficazes possível.
#4 Analista de banco de dados: não há como comandar uma organização rumo ao sucesso, sem a gestão e tratamento de seus dados. Por isso, esses profissionais se tornam indispensáveis para coletar informações e armazená-las adequadamente, de forma que possam ser estudadas estrategicamente em prol do crescimento da empresa.
#5 Analista de garantia de qualidade: um sistema mal programado e gerenciado é fadado a bugs, o que definitivamente comprometerá o desempenho do site da empresa. Os analistas de garantia de qualidade conseguem reduzir esses riscos significativamente, proporcionando uma interface e navegação amigável, rápida e atrativa ao público.
Ser um profissional de TI no Canadá é uma excelente oportunidade de crescimento profissional e pessoal. O país está em constante busca por trabalhadores da área, com ótimos incentivos para a imigração, salários e outros benefícios para estrangeiros em diversas províncias regionais. A tendência, mesmo em um período pós-pandemia, é que a busca e valorização por esses trabalhadores aumente ainda mais. Então, analise as vagas disponíveis, as empresas que as estão ofertando e parta em busca de seu sonho internacional.
Jéssica Carvalho é gerente de Produtos SEDA Intercâmbios.
Sobre a SEDA Intercâmbios:
https://www.sedaintercambios.com.br/
Com mais de 10 anos de mercado, a SEDA Intercâmbios foi fundada com o objetivo de conectar pessoas e democratizar o intercâmbio cultural, oferecendo experiências únicas que unem estudos, trabalho e lazer.