Na pesquisa da Superdigital o índice havia recuado em fevereiro, março e abril, mas mostra melhora expressiva
O consumo das Classes C e D no Brasil cresceu 8% em maio, de acordo com a Pesquisa de Hábitos de Consumo da Superdigital, fintech do Santander. O resultado aponta uma boa recuperação, uma vez que em fevereiro, março e abril, a pesquisa apresentou quedas sequenciais. O levantamento é realizado mensalmente e busca traçar o perfil do consumidor das classes C e D.
No Rio Grande do Sul, a pesquisa aponta crescimento do consumo em maio de 20% sobre abril, destacando as categorias Transporte (27%), Drogaria (10%) e Automóveis e Veículos (9%). Houve queda também nos setores Companhias Aéreas (-50%), Serviços (13%) e Prestadores de Serviços (-13%).
Todas as regiões do Brasil apresentaram melhora, mas o crescimento mais robusto foi no Norte (14%) e no Sudeste (10%). Sul, Centro-Oeste e Nordeste tiveram alta de 9%, 5% e 2%, respectivamente.
Os setores que mais alavancaram os números foram Lojas de Roupas (12%), Transportes (10%), Restaurante (10%), Combustível (8%) e Hotéis e Motéis (8%). Os gastos que mais tiveram queda foram com Diversão e Entretenimento (-19%), principalmente, jogos online.
Neste mês, foi possível fazer uma análise sobre o comportamento de consumo, em que as pessoas passaram a fazer mais compras em estabelecimentos comerciais físicos e menos no e-commerce, fato relacionado à reabertura gradual do comércio e maior mobilidade.
Em abril o consumo online representou 25% do total das compras e passou para 22% em maio. Já o consumo em lojas físicas passou de uma representatividade de 75% em abril para 78% em maio, com aumento nas categorias Diversão e Entretenimento (81%), Serviços (12%), Lojas de Roupas (9%) e Restaurante (7%).
Para Luciana Godoy, CEO da Superdigital no Brasil, “depois do fechamento do comércio que houve no início do ano, as pessoas voltaram a ir a restaurantes e lojas. Percebemos uma mudança até no consumo de entretenimento, já que nos meses anteriores identificamos crescimento de gastos com jogos online. Agora, o consumo está sendo em parques de diversão, academias, entre outros serviços presenciais”.
Esta avaliação fica ainda mais evidenciada observando os valores médios gastos em maio com cada modalidade. Os que mais cresceram foram em Companhias Aéreas (7%), Hotéis e Motéis (5%) e Restaurante (4%). “As pessoas estão gastando com itens que dependiam de maior circulação. Conforme o avanço da vacinação, elas se sentem mais confiantes para viajar, ir a um restaurante ou espaço público”, afirma a executiva.
Para o acesso aos dados completos da pesquisa, clique aqui.
Recortes regionais
NORTE
Pará
No Pará, o crescimento do consumo foi de 33%, impulsionado, principalmente pelos setores Drogaria/Farmácia (53%), Automóveis e Veículos (38%), Restaurante (36%) e Combustível (27%). Houve queda também em algumas categorias, como Companhias Aéreas (-18%), Telecomunicação (-8%), Hotéis e Motéis (-3%).
Amazonas
No estado, houve uma leve queda do consumo em maio de 1%. As categorias que mais sofreram foram Rede Online (-28%), Serviços (-26%) e Hotéis e Motéis (-23%). Os setores que mais cresceram foram Companhias Aéreas (121%), Transporte (23%), Diversão e Entretenimento (14%) e Restaurante (10%).
SUDESTE
Rio de Janeiro
O índice cresceu 38% em maio no Rio de Janeiro, recuperando as perdas em abril, quando houve queda no consumo em 26%. Os setores que mais se destacaram foram Hotéis e Motéis (40%), Combustível (14%) e Lojas de Roupas (13%). Houve queda nas categorias Companhias Aéreas (-17%), Prestadores de Serviços (15%) e Serviços (9%).
São Paulo
A pesquisa apontou crescimento do consumo em 4%, com destaque nos setores Lojas de Roupas (15%), Companhias Aéreas (14%), Restaurante (12%) e Combustível (10%). Houve queda dos gastos em Diversão e Entretenimento (-26%), Serviços (-5%) e Prestadores de Serviços (-2%).
Minas Gerais
A variação do consumo em comparação com abril foi de 7% de crescimento. Os mineiros gastaram mais nos setores Lojas de Roupas (21%), Transporte (14%) e Combustível (12%) e Telecomunicação (9%). As maiores quedas foram nas categorias Diversão e Entretenimento (-32%), Companhias Aéreas (-17%) e Automóveis e Veículos (-10%).
Espírito Santo
No Espírito Santo, houve uma leve queda no consumo em maio de 0,3%. Em comparação com abril, as categorias que recuaram foram Diversão e Entretenimento (-38%), Rede Online (-14%) e Transporte (-13%). Houve crescimento em Hotéis e Motéis (227%), Lojas de Roupas (32%) e Companhias Aéreas (18%).
SUL
Rio Grande do Sul
No estado, a pesquisa aponta crescimento do consumo em maio de 20% sobre abril, destacando as categorias Transporte (27%), Drogaria (10%) e Automóveis e Veículos (9%). Houve queda também nos setores Companhias Aéreas (-50%), Serviços (13%) e Prestadores de Serviços (-13%).
Paraná
No Paraná, o consumo teve um crescimento mensal de 6%. As categorias que mais tiveram alta foram Lojas de Roupas (14%), Lojas de Artigos Diversos (11%) e Transporte (8%). Houve queda de gastos nos setores Companhias Aéreas (-26%), Automóveis e Veículos (-19%) e Rede Online (-17%).
NORDESTE
Bahia
O consumo na Bahia teve queda de 3% em maio sobre abril. As maiores quedas foram nos setores Automóveis e Veículos (-33%), Hotéis e Motéis (-27%) e Companhias Aéreas (-27%). Alguns setores apresentaram crescimento, como Transporte (22%), Restaurante (11%) e Combustível (9%).
Ceará
No Ceará houve uma leve queda no consumo em maio sobre abril de 0,3%. As categorias que mais recuaram foram Companhias Aéreas (-44%), Diversão e Entretenimento (-30%), Hotéis e Motéis (-17%). Houve também crescimento de 8% nos setores Restaurante, Combustível e Transporte.
Pernambuco
Em Pernambuco, o crescimento no consumo em maio foi de 4% sobre abril. Rede Online teve crescimento de 41%; Automóveis e Veículos, 23% e Lojas de Roupas, 12%. No estado houve recuo em alguns setores como, Companhias Aéreas (-7%), Telecomunicação (-6%) e Prestadores de Serviços (-3%).
Sobre a Superdigital
A Superdigital (www.superdigital.com.br) é uma das fintechs do Banco Santander com atuação global. Possui mais de 1,7 milhão de clientes e processa mais de 70 milhões de transações por ano. O propósito da empresa é democratizar os serviços bancários: em apenas cinco minutos, qualquer pessoa pode abrir uma conta e gerenciar sua vida financeira sem burocracias, pelo celular.