Opa, tudo bem? Meu nome é Bruno Musa, e tenho uma história pra te contar.
Eu sempre fui interessado por economia e principalmente por conhecer histórias reais.
Já fui a Cuba e a outros países por uma vontade genuína de conhecer a história desses lugares e entender o dia a dia das pessoas que moram lá.
Mas um país ainda me intrigava: a Venezuela.
Nos últimos anos, eu escutei muitos relatos sobre esse país. Para mim, as manchetes dos jornais sempre foram uma prova concreta de uma triste realidade.
• Crise econômica;
• Falta de alimento nas prateleiras de supermercados;
• Miséria;
• Corrupção;
• Inflação;
• Instabilidade política;
• Uma das maiores crises migratória e humanitária do planeta.
Cheguei a ver notícias que diziam que a ONU acusou o país de ter cometido crimes contra a humanidade, afirmando também que pessoas foram presas à força.
Quando pesquisei sobre o índice de liberdade econômica do país, descobri que a Venezuela tem o terceiro pior indicador mundial.
Além disso, assuntos como socialismo, movimentos revolucionários, Hugo Chávez e Nicolás Maduro são recorrentes nos jornais e revistas do Brasil e do mundo.
Mas, aparentemente, as notícias sobre a
Venezuela nem sempre foram assim.
Os venezuelanos eram ricos, prósperos e conhecidos como um dos maiores consumidores de whisky do mundo.
Isso me deixou ainda mais curioso, afinal, como uma nação com aparente passado de sucesso e prosperidade ganhou os holofotes da mídia com notícias sobre pobreza e miséria?
O problema é que eu conhecia a Venezuela só pela voz dos outros,e em meio a tantas dúvidas, a que permanecia em minha mente era: na prática, o que é a Venezuela?
Eu fui até a Venezuela para conhecer a vida daquele povo, e vi, com meus próprios olhos, a realidade daquele país.
Conheci pessoas, ouvi relatos, fiquei emocionado e tive contato com histórias de vida que mudaram a minha forma de enxergar aquele país.
Conversei com líderes comunitários, jornalistas, professores, funcionários públicos e moradores das mais diversas regiões, incluindo cidadãos de Petare, a maior favela da América Latina.
Consegui também uma entrevista exclusiva com Juan Guaidó, líder da oposição ao governo Maduro e fundador do partido Voluntad Popular, que hoje tem seus principais líderes presos ou exilados.
Essa viagem virou o novo documentário da Brasil Paralelo chamado Infiltrados: Venezuela que estreia no dia 12 de junho.
Em breve, você terá acesso a
essa grande história:
Infiltrados: Venezuela
Para assistir, toque no botão abaixo, cadastre-se e se prepare para conhecer a Venezuela com os seus próprios olhos.