Ex-lavador de carros cria franquia de lava-rápido sem
custo fixo e fatura R$1.6 milhão em um ano
O Portal Sua Franquia conta a historia do Ex-lavador de
carros cria franquia de lava-rápido sem custo fixo e fatura R$ 1.6 milhão em um
ano: Rede de franquias Top Spa Car, do ramo de estética automotiva e
lava-rápido adaptado para concessionárias, possui 42 unidades em operação com
investimento inicial a partir de R$55 mil.
Leia a reportagem:
Anderson Macena era lavador de carros e morava de favor
em um quarto de funilaria. A vontade de vencer falou mais alto e o que não
faltou foi determinação para alcançar seus objetivos. Hoje é um empresário de
sucesso, proprietário da franquia Top Spa Car, franquia de lava-rápidos
adaptados para concessionárias e fornece tecnologias exclusivas de estética
automotiva. No último ano conquistou faturamento de R$ 1.6 milhão e gerou mais
de 500 empregos diretos. A expectativa é crescer em faturamento mais 50% neste
ano.
Dessa forma, a marca que atualmente possui 42 unidades em
operação e tem a expectativa de abrir 24 novas unidades em 2018, em cidades
como Curitiba, Belo Horizonte e São Paulo. O modelo de negócios da marca requer
um investimento entre R$ 55 a R$ 230 mil. A rede está presente nos estados de
São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Pará.
A Top Spa Car faz todo o relacionamento com as
concessionárias para conseguir os respectivos pontos. Os proprietários das
concessionárias não são os franqueados, por este não ser o core business deles.
As revendedoras ganham uma porcentagem variável na venda de serviços
complementares.
Dentro deste formato, o franqueado não tem custos com
aluguel, água e luz, já que tudo isto faz parte do espaço da concessionária.
Ele também tem a segurança de que o seu público alvo estará no espaço do
negócio com alto potencial de compra, além da oferta de serviços exclusivos de
estética automotiva, que são atrativos tanto para carros novos quanto para
veículos usados.
De ex-lavador de carros a dono de franquia
Quando Anderson Macena morara de favor em um quarto de
funilaria, em São Bernardo do Campo, para retribuir a gentileza,
voluntariamente, ajudava o proprietário do local com os serviços de reparos.
Prestativo, ele gostava de tudo muito organizado e tinha o hábito de sempre
arrumar o carro para entregá-lo com a melhor aparência possível.
Logo, pensou em ofertar os serviços de higienização para
também ter sua própria remuneração. O capricho e a determinação de Macena
começaram a chamar a atenção da clientela. Em quatro meses ele já tinha
clientes que buscavam apenas pelos serviços de higienização. Aos poucos foi
conquistando sua própria renda e fazendo capital para conquistar seu próprio
espaço. A vontade de crescer fazia o
empreendedor trabalhar até 14 horas por dia.
O esforço valeu a pena e logo ele conseguiu alugar um local maior para
montar seu próprio lava-rápido.
Detalhes fazem sucesso
Dedicado, ele começou a se destacar por ser detalhista na
prestação de serviços e carismático com os clientes. A reputação de Macena
chegou até um funcionário de uma seguradora que o indicou para atuar em uma
concessionária, responsável por fazer a revisão de veículos prejudicados por
uma enchente. Foi aí que o empreendedor identificou um gap de mercado, o
funcionamento de lava-rápidos dentro de concessionárias para atender carros
agendados para revisão.
Ousado, ele mesmo propôs ao dono da concessionária que
continuasse prestando os serviços. Em troca o estabelecimento recebia uma
porcentagem por veículos lavados. Como
era uma proposta rentável para ambos os lados, a parceria continuou. Logo,
surgiu a oportunidade para prestar o mesmo atendimento em outras lojas do mesmo
dono.
O avanço era animador, mas sinaliza também desafios, já
que havia apenas uma máquina a vapor que precisava ser realocada,
simultaneamente, em diferentes locais. Ao invés de desistir, ele optou por
buscar uma solução e foi atrás de equipamentos usados. Teve também que treinar
colegas para lavar os carros, seguindo exatamente o padrão de qualidade que ele
estabeleceu desde o início.
Nasce a franquia Top Spa Car
Após três anos neste ritmo e com uma fórmula promissora
de negócio, Macena, sentiu que era hora de dar mais um importante passo para
crescer. Com um planejamento amparado por números lucrativos, o empreendedor
decidiu que era hora de transformar o lava-rápido em franquia.
O primeiro passo foi buscar o auxílio de uma instituição
de confiança para entender como seria a transformação e analisar a viabilidade.
Consultou, então, algumas instituições e sentiu na Endeavor, organização de
apoio aos empreendedores, a segurança necessária para seguir as diretrizes.
Entre elas as questões burocráticas e a padronização da imagem, qualidade e
treinamento operacional deveriam ser formalizadas em documento.
Com a evolução do projeto, o empreendedor investiu ainda
mais em tecnologias para aprimorar a performance do negócio. Criou uma máquina
de higienização automatizada de veículos, capaz de reaproveitar até 95% da água
utilizada e diversos outros serviços exclusivos e complementares, dentro do
conceito de Car Care.