Voto impresso auditável

O que está por trás desta enorme rejeição ao anúncio da suposta vitória do ditador cleptonarcocomunista da Venezuela, claro, está todo o tormentoso regime autoritário que se estabeleceu há quase um quarto de século pelo então coronel Hugo Chaves, que evidentemente interdita a emergência ao Poder de qualquer força democrática de oposição.

Ao coronel bufão Chaves, seguiu-se o mais bufão ainda Nicolás Maduro, o ditador bolivarianista de plantão, que neste momento apresenta ao mundo a face cruel de um regime perverso, cruel, corrupto e corruptor, mas sobretudo incompetente ao extremo no trato da coisa pública.

Falo sobre isto a todo momento no meu blog polibiobraga.com.br

Mas hoje eu quero destacar o ponto mais nodal da crise política decorrente das eleições de domingo, que é o caso de um processo eleitoral fraudulento e sem sofisticação nenhuma.

É na base do "roubo porque posso roubar".

Agora, o que me chama mais a atenção é o caradurismo de gente como o presidente nomeado Lula da Silva, que vai ganhando tempo para aderir ao bandido político venezuelano, enquanto reclama pela apresentação das atas de cada local de votação, porque se sabe que só 70% delas foram apresentadas. 

Ou seja: é o processo de apuração e de totalização que está sendo questionado, inclusive por Lula.

"É a ata, é a ata", reclama Lula da Silva, que junto com Joe Biden coloca em dúvida o processo de apuração e de totalização.

Ora, e por que Lula da Silva reclama na maior cara dura ?

Ora, porque nas eleições da qual resultou nomeado, a oposição que apoiou Bolsonaro foi atropelada de modo severo e truculento pelo TSE quando buscou acesso ao chamado código fonte, o santo graal do processo de votação e apuração eletrônica.

Mas, antes disto, a oposição foi atropelada para valer pelo TSE e seus aliados da grande mídia, quando tentou emplacar legislação própria para estabelecer o voto impresso auditável. Narrativas mentirosas chegaram a vender a ideia de que a oposição tentatava restabelecer o voto de papel, quando na verdade o que se queria e o que se quer é estabelecer uma nova camada de auditoria, desta vez ao alcance de qualquer eleitor, ou seja, o voto continua eletrônico, mas um comprovante impresso é depositado automaticamente noutra urna, às vistas do eleitor, para possível cotejo posterior e no caso de dúvidas.

Simples assim.

Só não quer aprovar isto quem tem contas a ajustar.

O assunto, agora, em função do escandaloso sistema eleitoral de votação e apuração na Venezuela, volta à baila.

Está nas ruas, de novo, a campanha pelo voto impresso auditáve.

Há muito tempo até 2026 para que o sistema seja implantado.

O deputado federal gaúcho Ubiratan Sanderson, PL, defendeu, hoje, por exemplo, no seu X, que "a @camaradeputados precisa retomar as discussões sobre o sistema de votação eletrônica utilizado no Brasil".

Samndersom voltou ao assunto em função da fraude eleitoral ocorrida na Venezuela e vê semelhanças entre o que aconteceu lá e as suspeitas levantadas antes, durante e depois do processo eleitoral que resultou na nomeação de Lula da Silva:

- A falta de transparência no processo eleitoral da Venezuela e a absoluta desconfiança do resultado apresentado,  reavivaram aqui no Brasil a necessidade de aprimorarmos, com urgência, o sistema de votação eletrônica em nosso país. 

A campanha pelo voto impresso auditável volta a ganhar espaços nas redes sociais.

Eu apoio.

E tu, que me acompanhas todos os dias neste estaço e no meu blog polibiobraga.com.br5

Câmara aprova benefícios fiscais para empresas e imóveis de áreas alagadas de Porto Alegre

A Câmara de Vereadores de Porto Alegre4 aprovou, em sessão extraordinária, ontem, terça-feira, 30, o Projeto de Lei Complementar que prevê a remissão do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e do Imposto Sobre Serviços para Profissionais Liberais e Autônomos (ISSTP) para imóveis e prestadores de serviços localizados em áreas atingidas pela enchente de maio de 2024. Entre as medidas aprovadas, está a remissão dos créditos tributários, que inclui o perdão das dívidas, juros e encargos legais relacionados ao IPTU e à Taxa de Coleta Domiciliar de Lixo (TCL) de 2024. Além disso, haverá anistia das multas de mora para parcelas do IPTU e TCL vencidas entre maio e dezembro de 2024.

Imóveis diretamente atingidos pela enchente terão perdão total das parcelas, enquanto imóveis indiretamente atingidos, como apartamentos em andares superiores não alagados, terão uma redução de 20%. Para valores pagos de IPTU e TCL em 2024 que excederem o valor após a redução, será possível uma compensação nos lançamentos de 2025 e anos subsequentes.

O projeto também inclui a remissão do ISSTP para profissionais autônomos na área afetada, abrangendo juros e multas de mora para parcelas vencidas de maio a dezembro de 2024, com compensação proporcional no lançamento do tributo de 2025. Além disso, prevê uma nova isenção do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) para imóveis inutilizados para moradia, adquiridos por meio de bônus moradia ou programas governamentais de habitação, permitindo a compra de novos imóveis em qualquer região da cidade.

Lá e cá, nós não os perdoaremos e nem os esqueceremos

Eu quero convidar todos vocês para lerem o contundente e robusto relatório divulgado pela OEA sobre as fraudadas eleições na Venezuela.

Este relatório servirá de base para a reunião extraordinária que a OEA convocou para hoje em Washington.

9 Países assinaram a convocação.

O Brasil não assinou, isto porque seu governo nomeado lulopetista é covarde e não consegue se manifestar nem contra e nem a favor do processo eleitoral corrupto que aconteceu domingo na Venezuela, mas o principal Partido que o sustenta, o PT, já se congratulou com Maduro.

O PT já deveria ter sido proscrito da vida pasrtidária brasileira quando os eventos do Mensalão e da Lava Jato, mas apesar disto prossegue espargindo malfeitos a torto e a direita.

O PT está isolado no canto do ringue neste caso da Venezuela. Isto porque as manifestações dos Partidos verdadeiramente democráticos manifestam-se de forma unânime contra a fraude e a favor da derrubada de Maduro. Eu não quero citar muita gente, mas chamo a atenção para manifestações do governador Eduardo Leite, PSD; do prefeito Sebastião Melo, MDB, e do senador Hamilton Mourão, Republicano. Estão todos no meu blog de hoje. Como vocês sabem, o próprio PL, na palavra de Bolsonaro, antes mesmo das eleições, pintou a pedra e fez previsões que se confirmaram no domingo.

Eu estou disponibilizando tudo o que acontece neste momento na Venezuela, não só por conteúdos que publico sem parar no meu blog polibiobraga.com.br, como principalmente pela transmissão em tempo real que faço do material da EV TV, que é operada por patriotas venezuelanos que estão em Miami, Florida, Estados Unidos. Este pessoal da EV TV faz um serviço extremamente profissional. Eles são alguns dos 7 milhões de venezuelanos que fugiram da tirania cleptonarcocomunista, que lançou o País na corrupção e na miséria.

O que está em questão na Venezuela, neste momento, é a enorme fraude eleitoral, tudo provocado  por um processo eleitoral viciado, corrompido .... um enredo que conhecemos bem no Brasil, mas menos sofisticado, muito mais brega e descarado, inclusive na repressão policial e militar contra os patriotas que ousam questionar a falta de transparência do processo como um todo.

Nós já vamos filmes como este, aqui mesmo no Brasil

Vimos e vemos todos os dias.

A tragédia venezuelana, a reação popular interna e a reação internacional, poderão nos inspirar a aprofundar o combate ao Eixo do Mal, devolvendo o Poder ao povo, lá e cá.

Aos usurpadores de lá e de cá, como disse o candidato vencedor e não reconhecido na Venezuela, o diplomata Gonzales Urrutia:

- Nós não os perdoaremos e nem os esqueceremos.

Isto porque não há bem que sempre dure e nem mal que nunca acabe, como ensina, hoje, o senador e general Hamilton Mourão no artigo que publico houje no meu blog polibiobraga.com.br



Venezuela – O ocaso de um regime

A história nos mostra e ensina que os impérios e regimes têm tempo de duração e vida útil. Os tiranos nascem, por vezes em golpes de sorte se estabelecem, vivem seu apogeu e mais cedo ou mais tarde irão conviver com a decadência e o fim. Assim será também na Venezuela de Maduro! A pergunta não é se o regime vai cair e sim quando irá cair.

No final da década de 1990, a dita “Revolução Bolivariana” ganhou força e se estabeleceu sob a figura de Hugo Chávez. Após sua morte, deu-se a sucessão para Maduro, que envaidecido preocupou-se em “aparelhar politicamente” ainda mais as estruturas do estado e as forças de segurança, sustentando um esquema de corrupção palaciano, ao mesmo tempo em que deixou a gerência da economia nacional na mão de ideológicos mal-intencionados. O resultado não foi outro, um em cada cinco venezuelanos saíram do país e a população oprimida que lá permaneceu é obrigada a viver em uma realidade de níveis de pobreza nunca vistos.

Quando falo de Venezuela, falo com o olhar de quem teve oportunidade de viver por dois anos naquele país. O povo venezuelano é alegre, de bom coração e orgulhoso de sua pátria; logo não merece sofrer as agruras advindas de um regime tirânico que faz com que milhares de pessoas abandonem sua terra diariamente, gerando um êxodo que acaba por produzir uma perigosa e constante pressão imigratória nos países do entorno.

As recentes eleições, com inequívocos sinais de fraude, mostram o desespero do regime, que inequivocamente vive o seu ocaso. O mundo assistiu, atônito, eleitores sendo impedidos de acessar locais de votação, sendo claramente coagidos por forças de segurança, zonas eleitorais fechadas fora dos horários previstos e um processo de apuração confuso e sem nenhuma transparência. Diante dessa realidade nua e crua, a comunidade internacional não pode se calar!

No ambiente doméstico, vemos um Brasil acanhado, sem liderança no subcontinente, que em seus posicionamentos afasta-se cada vez mais da neutralidade e do pragmatismo que sempre caracterizaram a nossa política externa.

Atualmente conduzida na direção do fisiologismo ideológico, a diplomacia brasileira consegue piorar a cada dia, exemplo disso foi a ausência na iniciativa verdadeiramente democrática da reunião de emergência demandada por nove países da América Latina junto à Organização dos Estados Americanos, no sentido de expressar a preocupação com a apuração, a necessidade de revisão dos resultados do pleito venezuelano, inclusive com a presença de observadores internacionais.

Por derradeiro, não tenho dúvidas em afirmar que a Venezuela merece e vai se tornar uma verdadeira democracia, uma vez que as bases para tal mudança estão postas em uma situação irreversível. A pressão constante da comunidade internacional, particularmente dos países ocidentais, irá corroer ainda mais as já apodrecidas bases do regime Maduro. Internamente, o bravo povo venezuelano já mostra nas ruas que não mais aceita as descaradas fraudes eleitorais e a opressão que buscam sustentar o tiranete no poder. Oxalá tal desenlace não precise ser banhado de sangue, o que nunca é desejável, mas a velha história nos mostra que é sempre possível.


Hamilton Mourão

Senador da República


RBS

 O Grupo RBS anunciou a conclusão da reorganização societária da empresa, iniciada em 2022. A família Sirotsky permanece controle acionário.

Nelson Sirotsky, o líder da família, anunciou que o empreendedor gaúcho Fernando Tornaim passa a fazer parte do quadro societário da empresa de mídia. Nelson, juntamente com seu núcleo familiar, amplia sua participação no negócio. Também se mantêm como acionistas da RBS os núcleos de Jayme Sirotsky (presidente-emérito), Pedro Sirotsky, Sônia Pacheco Sirotsky e Fernando Ernesto Corrêa.

Eis o resumo do comunicado divulgado hoje pelo jornal Zero Hora, que é do grupo RBS:

Além de seguir como Publisher (responsável pela linha editorial), Nelson Sirotsky passará a presidir o recém-criado Conselho de Gestão, e Fernando Tornaim será vice-presidente. Permanecem como conselheiros Gilberto Meiches, Marcelo Damasceno Ferreira e Mauricio Sirotsky Neto. Os empresários e acionistas da RBS Pedro Sirotsky e Geraldo Corrêa passam a fazer parte do conselho, que terá também como integrante Roberto Sirotsky, empresário da área digital e de comunicação e membro da terceira geração da família Sirotsky.

Além dos já existentes Conselho Editorial e Comitê de Finanças, Riscos e Compliance, estão sendo criados três novos comitês conectados ao Conselho de Gestão, com o objetivo de acompanhar temas estratégicos e relevantes para o futuro dos negócios: Pessoas/Governança (ESG); Mercado/Produto; Inovação/Digital.

A RBS Ventures, media capital do Grupo RBS, criada em 2022, e que já tem no seu portfólio investimentos realizados nas empresas Pulso Creators, Player 1, Ventures Estádios, Kravi Portaria Remota, Salute e Doji, seguirá sob a liderança de Mauricio Sirotsky Neto.

Claudio Toigo permanecerá como presidente-executivo (CEO) do Grupo RBS, reportando-se ao Conselho de Gestão e liderando o atual Comitê Executivo da companhia, com a missão de evolução e crescimento dos negócios.


Telhado de vido do Itamaraty

Marcus Vinicius Gravina

Cidadão – Tit. Eleitoral 328036104/34


A hesitação do Lula em assumir uma posição firme por uma revisão dos votos escrutinados e sem apresentação das respectivas atas – que levantaria suspeita de fraude eleitoral – nada tem a ver com o calote da Venezuela que está sendo aplicado, face à dívida que tem com o Brasil.

Quando houve o empréstimo do nosso dinheiro o Lula já sabia do seu destino a fundo perdido. A manobra diplomática confiada ao “ministro” Celso Amorim foi a de neutralizar a típica explosão tresloucada do caudilho Maduro, que não aceitaria do seu confrade qualquer desaprovação do suspeitíssimo resultado daquele processo eleitoral em seu país. 

O Maduro já deu sinal de saber, em detalhes, como foi a nossa eleição presidencial, contestada por milhões de brasileiros. Isto é, que temos uma questão semelhante e mal resolvida aqui, da mesma suspeita de falta de lisura.

Há, quase uma certeza de que o Maduro “bateria com a língua nos dentes” e diria que o Lula não tem autoridade moral política e eleitoral para falar dele, sem permitir que se faça o mesmo com a recontagem dos votos da sua malfadada eleição.

Os patriotas que pediram a verificação dos códigos fontes das urnas, manifestaram-se em todo o país em frente de quartéis, com Bíblia e terço nas mãos, e foram presos a mando do Lula, mediante perfídia de quem recebeu e cumpriu suas ordens diretas e continuam como presos políticos na Papuda.

A mensagem enviada pelo Lula ao Maduro, como jogo de cena, clamando por respeito à democracia e ao resultado dos votos, bem poderia fazer eco na Venezuela e retornar ao Brasil feito um bumerangue ao palácio da Alvorada. 

Caxias do Sul, 30.07.2024


Venezuela

 Na Venezuela aconteceu aquilo que muita gente esperava que acontecesse:

- Nicolás Maduro proclamou-se eleito, alegando ter conquistado 51,2% dos votos, contra 44% do seu adversário consentido, o diplomata Gonzales Urrugia, um corajoso patriota de 74 anos que foi o único que conseguiu escapar das cassações do TSE de lá.

Foi outra eleição fraudada.

A Venezuela tem 22 milhões de habitantes dentro do País e 7 milhões que se foram nos últimos 10 anos, fugitivos da tirania cleptonarcocomunista, portanto da ditadura, mas também da corrupção e da miséria.

Nos últimos 10 anos, a economia da Venezuela recuou 62,5%.

E é o País com a maior quantidade de reservas petrolíferas existentes no mundo, mais do que no mundo árabe.

Há algo de podre nesta parte suja da América Latina, como se comprovou nas eleições de 2022 no Brasil e, agora, na da Venezuela.

Lá, como cá, o principal problema localiza-se no processo de apuração dos votos.

Como, apuração dos votos ?

A oposição acha que fez 70% dos votos, denuncia fraude na apuração e nisto já recebe apoio internacional, inclusive de Países com governos francamente de esquerda, como o de Boric, no Chile, e de Pietro, no Chile. Até mesmo o governo nomeado lulopetista parece estar perplexo e até agora, 4,30 da tarde, não reconheceu a vitória do seu aliado Nicolás Maduro, embora eu considere, sinceramente, que isto é parte do jogo de cena do esperto presidente nomeado Lula da Silva.

A oposição e os protestos do mundo civilizado pedem que todas as atas de votação sejam apresentadas e todas elas, as que foram sonegadas ao conhecimento público e as tornadas públicas, sejam auditadas por organismos internacionais independentes.

Isto não vai dar em nada, claro, mas vale pelo protesto.

Ora, sequer observeadores internacionais puderam acompanhar o processo eleitoral. Eu mesmo conversei com o presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, o deputado Lucas Redecker, imaginando-o em Caracas, porque ele tinha anunciado viagem para a Venezuela, mas ele me disse o seguinte:

- Fomos impedidos de viajar para Caracas.

Esta ditadura cleptonarcocomunista da Venezuela só poderá acabar pela força, mesmo que seja por força interameriucana, tipo da qual acabou com a ameaça comunista na República Dominicana em 1965. 

Nem mesmo Donald Trump, caso assuma, poderá derrotar esta tirania instalada na Venezuela, pelo menos não através dos meios usuais da asfixia econômica, porque a Venezuela asfixiou-se a si mesma.

Com seus mais 6 anos de mandato, a ditadura cleptonarcocomunista da Venezuela manterá o Poder durante 1/4 de século. 

Da mesma forma que vem acontecendo no Brasil, onde o processo está em andamento, a tirania venezuelana aparelhou tudo: Judiciário, Legislativo e Executivo, aí incluídos o Exército, a Polícia Federal e a totalidade da mídia, impondo o terror sobre o povo, expulsando-o para fora do País, prendendo, assassinando e exilando os líderes da oposição, corrompendo e se corrompendo de maneira oceânica.


Artigo, Fernando Albrecht, Jornal do Comércio - Os kerbs e a devoção à cerveja

Nos anos 1950, meu pai visitou os pais dele na Alemanha, então como bom alemão fez uma visita à famosa cervejaria Hofbrauhaus de Monique. Por acaso encontrou um conhecido, morador do Vale do Caí, e então sentaram na mesa esperando que uma alemoa do porte de um panzer servissem enormes canecas de cerveja de um litro, seis em cada mão. Até a Darcy Pacheco Soluções de Peso passaria trabalho. Quando ela depositou a caneca na frente do conhecido, ele gesticulou fazendo "nein, nein! com o dedinho balançando de um lado para o outro como um pêndulo . Ele queria um chope como o nosso, de 300 ml. Ela o olhou com pena. Na tradução, falou assim:

    - Tsk Tsk Tsk. Quando cresceres, volte aqui para beber em caneca e não em copo miniatura.

  Até contam que quando mais de três alemães se encontram, dá guerra ou rodada de cerveja. Nos kerbs, a loira bebida reinava. Kerb, na origem, significa colheita, mas pelo menos no Vale do Caí era dia do padroeiro da localidade. Nunca havia baile aos sábados, porque o padre vigário (sem ofensa, sem ofensa...) temia que os fiéis matassem a missa dominical. Por isso a festa era nos domingos e os bailes se estendiam até terça-feira.

  A largada era após a missa das 8h. Findo o culto, uma bandinha começa a tocar. Lembro em especial de uma valsinha chamada "Amor de pobre", mui linda a melodia. O séquito ia para o salão de baile. Em lá chegando, os esperava uma garrafa de cerveja pendura no teto do alto pé direito. A moral era quem tirasse a garrafa teria que pagar uma rodada para todos os presentes. E brigavam por isso, imagina.

  O sistema funcionava bem. Assim que os casais entravam na pista, um funcionário do dono do salão pregava uma fitinha com alfinete no paletó, era o pedágio. Nas mesas ao redor a ordem era deixar as garrafas nas mesas, uma espécie de campeonato. Vindas de longe em estradas precárias, as mulheres vinham de pés descalços ou de tamancos, com o sapato social nas mãos. Ali começava o namoro, o casamento. Cada "marca", como se dizia, era tocada duas vezes pela bandinha. Flor da Serra e tricolor (de Taquara) eram as melhores, na minha opinião.

  Quando a bandinha precisava tomar um ar - misturado com cerveja - dois ou três tocavam tangos. Era hora de botar comida no estômago. Em dependência anexa, serviam linguiça fervida, cuca e café bem forte. Vocês não têm ideia como aquilo fazia bem à alma, minha Nossa Senhora! Certa vez um amigo de infância tirou uma vizinha para dançar, meio que uma boa ação. Não era nenhuma Marlene Dietrich, mas vá lá. Ela recusou.

     - Não danço, porque se danço eu sôô e se sôô eu fedo.      



 

Fernando Albrecht

Editor Começo de Conversa (página3)

fernando.albrecht@jornaldocomercio.com.br

www.jornaldocomercio.com


Nota da Câmara dos Deputados do Brasil

 CREDN expressa preocupação com processo eleitoral venezuelano


Na condição de presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados, manifesto a minha preocupação com o desfecho do processo eleitoral venezuelano, marcado pelo cerceamento da oposição às mesas de votação e, posteriormente, às atas, documentos indispensáveis para conferir a necessária transparência do pleito.


Lamento, ainda, a decisão do governo venezuelano de impedir o ingresso no país de vários observadores internacionais, incluindo uma missão da própria CREDN, um grupo de ex-presidentes latino-americanos e parlamentares europeus, todos devidamente convidados pela oposição.


À frente da CREDN, expresso, também, o desejo de que a vontade popular, expressada nas urnas, seja respeitada por todos os atores. Para tanto, exortamos a que o regime venezuelano permita a devida conferência das atas e mapas de votação, para que não pairem dúvidas e/ou inquietações acerca do desejo dos venezuelanos expressados nas urnas neste domingo, 28.


Lucas Redecker

Presidente

Anistia fiscal de Porto Alegre já rendeu r$ 44,8 milhoes

 Os contribuintes em dívida com o município têm até esta segunda-feira, 29, para aproveitar o desconto de 98% nas multas de mora, multas por infração e juros de mora para pagamento à vista dos débitos. A adesão ao programa deve ser feita diretamente no site do RecuperaPOA. 


Entre as dívidas que podem ser negociadas em Porto Alegre estão o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), Taxa de Coleta de Lixo (TCL), Taxa de Fiscalização de Localização e Funcionamento (TFLF), créditos de natureza não tributária inscritos em dívida ativa e o Imposto sobre Vendas a Varejo (IVV) de combustíveis líquidos e gasosos, exceto óleo diesel. Além do desconto nos encargos, o programa fixa em 2% os honorários para casos de execução fiscal.


Podem aproveitar o desconto referente ao Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) os contribuintes que já tiveram seu lançamento efetuado pela fiscalização. O prazo para solicitar guia para operações de realização de capital, fusão, incorporação, cisão ou extinção de pessoa jurídica terminou no dia 22.


Até o momento foram negociados R$ 90,9 milhões bruto, que corresponde a um ingresso de R$ 44,8 milhões para o município.

Venezuela

 Pesquisa AtlasIntel divulgada na 6ª feira (26.jul.2024) indica que Edmundo González Urrutia (Plataforma Unitária Democrática, centro), tem 51,9% das intenções de voto nas eleições da Venezuela, marcadas para domingo (28.jul). Ele representa a coalizão formada por 11 partidos de centro-esquerda e centro-direita, em oposição ao presidente venezuelano, Nicolás Maduro (Partido Socialista Unido da Venezuela, esquerda), que aparece em 2º lugar na disputa, com 44,2% dos votos. ...


A viagem de Janja a Paris é caso de Ação Popular, senador Mourão

 No blog de ontem, o editor publicou a denúncia do senador Hamilton Mourão, no qual ele pede explicação ao Itamaraty, de como a mulher do presidente obteve credencial, próprias de Chefe de Estado ou de representante oficial da Administração pública do país,  para ir a Paris em missão protocolar  (ou faz de conta) de representação, ser um abuso de autoridade do governo federal. 

Uma vez comprovado este fato, traz consigo consequências mais graves. 

Sujeita-se a quem tenha dado causa ao cometimento formal à ilegalidade administrativa a uma Ação Popular. Quem determinou ou assinou tal ato de representação, a quem não era apta a recebê-lo, ou por não exercer cargo público, sujeita-se a uma Ação Popular, dentre outras consequências.

Acontece que a suposta designação teve alto custo ao erário. 

Caso tivesse acontecido no governo anterior, os partidos de esquerda, de prontidão, teriam ingressado em juízo, como sempre o fizeram, para reaver ao cofre público todas as despesas com viagem aérea, cartão corporativo, seguranças com diárias pagas e dama-de-chambre

A Ação Popular é uma medida jurídica processual conferida, constitucionalmente, a todo o cidadão para anular os atos lesivos ao patrimônio público e em defesa da moralidade administrativa.

As informações que forem julgadas necessárias devem ser fornecidas em 15 dias. Neste caso não há sigilo que impeça o fornecimento de certidões dos documentos fornecidos a Janja ou informações, especialmente por ter partido de alguém que além de cidadão é senador e foi vice-presidente da República, portanto conhecedor privilegiado do que acontece nas entranhas do governo federal.

Que tudo se esclareça e se recupere o dinheiro gasto com uma missão, com aparência de fake news, de quem não passa de mulher do presidente da República. A autoridade ou agente público que assinou a referida representação e autorizou os gastos deve responder por isto  e sirva de exemplo. 

O senador Mourão,  que cumpra o seu papel fiscalizador em busca da solução cabível a sua denúncia.

Candidatos PT e aliados

 PCdoB

Abigail Pereira

Erick Denil

Giovani Culau

Luciane Congo


PT

Adeli Sell

Alexandre Bublitz

Any Moraes

Beta Fontana

Brunno Mattos

Cassio Moreira

Celestino Lucas

Dandara Yvy

Davison Soares

Demian Kapelius

Everton Gimenis

Jane Pilar

Jeferson Aguiar

Jonas Reis

Josiane França

Juliana de Souza

Kirion Black

Lídio Santos

Marcio Chagas

Masitela Maffei

Natasha Ferreira

Ni

Nidia Albuquerque

Oliboni

Paulo Big Fat

Pérola Sampaio

Regis Carletti

Saul A. Granville J.

Volnei Piccolotto


PV

Antônio Calheiros (Toninho do Escaler)

Cinthia Bordini

Regina Becker

Candidatos

 Claudia Magnus Psico

Clovis Andre

Denis Agente

Despachante Xavier

Fernanda Leite

Gustavo Ferenci

Iara Severo

Idenir Cecchim

Igor Mendonça

Moura

José Vendruscollo

Lissandra Thomsen

Léo Berlese

Maricato do Pujol

Lore Abrão

Lu Beiró

Suci Sarandi

Lourdes Sprenger

Maria Odete

Mauricio Melo

Michel Sanchez

Nelsinho Beron

Otalicio Jr

Mendes Ribeiro

Pablo Melo

Paulo Marques

Rafael Fleck

Renata Terra

Sandro Borges

Sefora Mota

Tenente Neto

Thiago Knippling

Psicóloga Tanise Sabino

Thiago Moyses

Tiago Belinski

Professor Vitorino

Nominata de candidatos e candidatas do PP:

Alysson Gomes Dos Santos - Alysson Dos Santos

Anderson Alves Da Silva - Dj Cata

André Luiz De Mello Machado - André Machado

Ariel Eckstein Stepanski - Ariel

Arlei Romeiro - Arlei Romeiro Do 4° Distrito

Arlindo Fernando Da Silva Mença - Arlindo Mença Baia

Arthur Cauduro - Cauduro Professor

Camerino Gomes Gonçalves - Camerino Bom De Bola

Carlos Alberto Fagundes De Oliveira - Carlinhos Da Vila

Daniel Da Silva - Daniel Silva

Denison Brindes De Mello Soares - Denison Mello

Emerson De Souza Fagundes - Emerson Fagundes

Enilson Schepff Gambarra Da Silva - Enilson Toco Da Glória

Ernani Guimarães Felipe - Ernani Felipe

Fernando Palmeiro - Fernando Palmeiro

Gilberto Sallon Dias - Beto Salva Cão

Hugo Pereira La Roque - Hugo La Roque

Luís Augusto Silva De Souza - Tenente Augusto

Luis Luciano Bueno Da Silva - Luciano Silva

Marcelo Rocha Marques - Sargento Marcelo Marques

Marco Cezar Carvalho Della Nina - Marco Della Nina

Matheus Cruz Ayres - Matheus Ayres

Mauro Roberto Pinheiro - Mauro Pinheiro

Roberto Heberle Da Silveira - Miudinho

Rui Da Silva Soares - Rui Soares

Ana Paula Santos De Matos Dias - Ana Paula Dias

Clarice Julieta Ilaria Ramos - Clarice Ramos

Cristiane Vacca - Cristiane Vacca

Giselle Guimarães Hubbe - Giselle Hubbe

Lúcia Oliveira Martins Castêncio - Lúcia Castêncio

Magali Terezinha Lima Rodrigues - Tenente Terezinha

Mariana Doernte Lescano - Policial Mariana Lescano

Mônica Leal Markusons - Mônica Leal

Nathalia Da Silva Ulguim - Nathy Ulguim

Regina Margareth Da Silva - Regina Do Restaurante

Vera Regina Rodrigues De Armando - Vera Armando


Nominata de candidatos e candidatas do PRD:

Adriana Franco

Aldemir Fogaça Fogacinha

Alex Sander Aguirre

Ana Patrícia Sud

Avilaking

Carmem Helfer

Damaris Lima

Marcelo Bach

Motoboy Motinha

Eneida Nascimento

Evaristo Righetto Gaúcho Solidário

Fábio Souza

Gervásio do POA

Gilmar Mamaro

João Carlos o Mordomo

João Ribeiro

Jonas do Meu Cantinho

Julinho Vally

Keissy Dagostin

Narciso

Nego Ed

Patricia Rangel

Professor Wambert

Rinaldo Peres

Roberto Graziadio

Roberto Kriese

Rodrigo Signorini

Ronaldo Dresch

Flavius Moro

Roselma Marques

Sandro Costa

Zé Ricardo

Zilma Fagundes


Nominata de candidatos e candidatas do PSD:

Alencar Fonseca Guimarães - Tio Alen

Ana Paula Bacceli Barsante - Ana Bonita Da Azenha

Ana Paula Rodrigues Da Silva Bohn - Ana Bohn

Antonio Carlos Ross De Abreu - Toninho

Benorem Penteado Filho - Bruna Estilista

Bolivar Martins Favila - Mestre Bolivar Capoeira

Bruno Ortiz Porto - Bruno Ortiz

Camila Piccoli De Barros - Camila Piccoli

Celia Nobre - Celia Dos Pets

Claudia Vieira De Araújo - Claudia Araujo

Eduardo Marona Cunha - Marona

Fernanda De Andrade Cupertino - Fernanda Cupertino

Flávio De Carvalho Pinheiro - Flavio Carvalho

Francisco Carlos Cruz - Kiko Cruz

Gabriel Ronaldo Rocha Ferreira - Gabriel Ronaldo

Gilberto Pinto Da Silva - Pinto Da Acessibilidade

Joao Reinaldo De Oliveira - Reinaldo Oliveira

Jose Ceslavo Santo Bartochak - Bartochak

Kandice Fabris Da Silva - Kandice Fabris

Luis Carlos Ce - Luiz Carlos Tchê

Luiz Airton Da Silva - Luiz Airton

Luiz Alberto Negrinho De Oliveira - Junior Belo

Luiz Fabiano De Souza - Uh Fabiano

Maikon Puchalski Rocha - Maikon Rocha

Marcelo Opelt Xavier - Marcelo Xavier Treinador

Marcio Vinicio Coelho Reis - Vinicio Reis

Milena Miranda Bittencourt - Nutricionista Milena

Paulo Cesar Alves Da Silva - Paulo Bage

Pedro Mendes Da Silva Filho - Pedrinho Das Creches

Rodrigo Buchfink - Rodrigo Buchfink

Thiago Castro Capitão - Thiago Capitão Tiba

Vandelino Lipert Behenck - Vando Lipert

Vinicius Da Silva Rodrigues - Vinicius Rodrigues

Virginia Paiva Weber - Virginia Weber

Viviane Rosa La Porta - Viviane La Porta

Volnei Rodrigo Kunz Wildner - Professsor Rodrigo Wildner

Bolsonaro e as eleições na Venezuela

 Post


Ver novos posts

Conversa

Jair M. Bolsonaro

@jairbolsonaro

- Amanhã, domingo, 28 de julho.

Eleições na Venezuela (VNZ):


1- A população da VNZ foi totalmente desarmada no governo Hugo Chávez/Maduro, com apoio de Lula e ONGs;


2- O jornalista Leonardo Coutinho, que escreveu a biografia de Chaves, revela que a VNZ recebeu e armou sua milícia (Coletivos) com milhares de fuzis AK-47;


3- As milícias batem à porta das casas dos eleitores e os conduzem às seções eleitorais;


4- Em muitas seções existem um cabo (propositalmente visível para os eleitores) ligando a urna aos mesários, estes escolhidos pelo Governo;


5- Não tem voto secreto na VNZ. O eleitor possui uma caderneta chamada de *"Tarjeta de La Pátria"*, tipo Bolsa-Família. Para se receber uma anêmica cesta básica por mês tem-se que votar no Maduro ou morre de fome;


6- Na VNZ existem forças da China, Rússia ("Wagner"), Cuba ("vespas"/FE), FARC, ELN, ...


7- Na VNZ está a maior reserva de petróleo do mundo, mas seu povo vive numa situação semelhante aos haitianos;


8- Caso a VNZ invada a Guiana, Maduro pode permanecer no Poder por tempo indefinido;


9- Maduro envolveria, direta ou indiretamente, nesse conflito, Rússia, China e Estados Unidos, além de Cuba, Irã, e, talvez, o Brasil (qual seria a posição do Brasil, sendo Lula o Chefe Supremo das FFAA e amigo de Maduro?);


10- Depois das críticas de Maduro sobre o nosso sistema eleitoral, o Brasil não mais enviará seus inúteis observadores eleitorais para a VNZ, mas sim o seu nano-diplomata Celso Amorim, afinal devemos ser o primeiro país a reconhecer a "lisura" na "justa" vitória de Maduro. Caso isso não aconteça Maduro acusará a oposição de golpe ...


11- Maduro barrou/deportou todos os observadores internacionais convidados pela oposição. O nano-Amorim reinará imponente na pujante narcoditadura venezuelana.


- VNZ e Brasil, Maduro e Lula, são mais que parceiros e amigos, são inseparáveis na busca do socialismo para toda a América do Sul.


- Do exposto nota-se que Maduro dificilmente deixará o Poder. Lá como cá tudo deve ser feito para salvar a democracia (deles).


- Enquanto isso o Brasil segue empobrecendo seu povo com a desastrada política econômica e uma péssima Reforma Tributária.


- Os brasileiros terão, um dia, a "Tarjeta de La Pátria"?


- Jair Bolsonaro.

Blolsonaro a perigo

Eu publiquei no meu blog polibiobraga.com.br a íntegra do trecho do discurso que Bolsonaro fez na quinta-feira em Caxias do Sul, no RS, no qual denunciou com todas as letras que o Eixo do Mal, no caso o sistema, mas mais especificamente o Governo do PT e o STF, mas também a Polícia Federal, estão facilitando a vida de novos Adélios Bispos. 

O que disse Bolsonaro, especificamente, foi o seguinte, conforme está no meu blog:
- Eles não querem mais me prender, porque querem me assassinar.
No dia seguinte, ontem, sexta-feira, Bolsonaro deveria fazer um comício em Canoas, Grande Porto Alegre, tudo para apoiar o candidatao do PL a prefeito, mas cancelou tudo em cima da hora.
Por que razão ?
Eu fui pesquisar e soube que o cancelamento teve a ver com questões de segurança.
Ninguém publicou isto, a não ser eu mesmo no meuj blog polibiobraga.com.br
Como, questões de segurança ?
Ora, a Praça do Avião, localizada no centro de Canoas, ao lado da BR-116, é cercada por edifícios e a segurança recomendou que Bolsonaro não fosse ali, porque qualquer atirador poderia matá-lo a partir de quaslquer janela. A praça é totalmente devasdsada.
Bolsonaro e os sguranças lembraram-se do atentado contra Trump.
E cancelaram a ida a Canoas, preferindo permanecer em Porto Alegre, onde ontem à noite o ex-presidente compareceu e falou em ambiente fechado, seguro, diante de milhares de militantes e dirigentes do PL. O PL homologou, ontem, apoio à reeleição do prefeito Sebastião Melo, MDB, para quem ofereceu a vice Betina Worm, uma tenente-coronel do Exército que ontem mesmo foi para a reserva e vai concorrer.
Bolsonaro esteve 3 dias no RS e visitou meia dúzia de cidades, sempre arrastando multidões incríveis.
....
Mas, e o que disse Bolsonaro em Caxias, cujo resumo foi dado pelo site Poder360, geralmente alinhado com o lulopetismo ? Dise isto:

- Bolsonaro sugere que Lula e o STF querem facilitar sua execução.
Ops !
Ouça o que disse claramente o ex-presidente:
Sobre as ações de Lula contra ele:
- Pela presidência, tinha direito a 2 carros. Lula pessoalmente me tirou os 2 carros blindados. Tenho direito a 8 funcionários […] por medidas cautelares, me tiraram os 4 que trabalhavam na minha segurança […] Eles querem facilitar. 
Sobre as ações do STF contra ele
- O STF retirou parte da minha proteção, prendendo: Sérgio Cordeiro (caso da falsificação de cartões de vacinação); Max Guilherme (caso de falsificação de cartões de vacinação); Marcelo Camara (suposta tentativa de golpe de Estado); e Osmar Crivelati (caso das joias sauditas).
Sobre as ações da Polícia Federal contra ele
- Impediu a renovação de autorização para portar armas, no caso do meu filho Carlos.
Por fim, disse Bolsonaro:

- Eles não querem mais me prender, querem que eu seja executado.

Dois pesos, duas medidas, por Renato Sant'Ana

A TV exibia uma reportagem sobre um jogador de futebol (que por decoro 

não nomearei), com aqueles pormenores da vida privada que a crônica 

esportiva chama de extracampo: muito dinheiro gasto com frivolidades, 

festas, orgias, excessos, a total falta de regras. Nem tudo era dito. Mas a 

imaginação sacava os detalhes... O telespectador sabia que era um moço 

nascido na favela, que, por ser um jogador talentoso, ganhara uma fortuna e 

que, precocemente, era o retrato da decadência.

Foi então que um camarada meu, quebrando o silêncio, fez um comentário: 

"Esse cara vai voltar pra favela. E é bem feito!".

Surpreso com aquele juízo sumário, perguntei: "bem feito por quê?". A 

resposta veio de bate-pronto: "Ele teve todas as oportunidades na vida. Um 

cara que já jogou na seleção, que ficou rico e famoso, que se tornou um ídolo, 

só de palhaço põe tudo a perder. Tem mais é que se ralar!".

O tempo passou. Mas a memória - que costuma atuar por conta própria e liga 

o que foi dito ontem com o que se diz hoje -, havendo registrado aquele 

momento, permitiu uma comparação. O mesmo sujeito agora fala com 

simpatia e leniência sobre um vídeo no qual Chico Buarque, em tom de 

gracejo, relata que foi um delinquente na juventude, quando era dado a 

roubar carros e, não raro, depredá-los apenas para divertir-se.

Achei estranho. É que o meu implacável amigo logo soube de que lado ficar: 

acha muito natural tanto os desvios da juventude quanto, frise-se, as atitudes 

atuais do nosso menestrel das ditaduras. Para ele, a delinquência do Chico 

Buarque é mera garotice, algo como tocar a campainha do vizinho e se 

esconder.

Não, eu não estou julgando o Chico. A questão é a parcialidade do nosso 

aprendiz de inquisidor, que aplica dois pesos, duas medidas. Para com um 

jogador que só fez mal a si mesmo, ele é inclemente; do ex-favelado, do 

pobre-diabo - que ganhou dinheiro e fama, mas que nunca deixou de ser 

pobre-diabo -, de um espírito que não teve qualquer polimento ele cobra. Ou 

mais que isso, quase lhe roga uma praga, parecendo animado ao prever a 

ruína do infeliz.

Já de um Chico Buarque ilustrado, bem-nascido, que teve um pai culto e 

biblioteca em casa, aluno das melhores escolas, que estudou na Europa, que 

jamais soube o que é passar privações, dessa vestal socialista ele nada cobra, 

nada censura. Antes, é para com ele muito condescendente. E tudo perdoa, 

ao ponto de justificar e achar engraçada a conduta antissocial que ele teve na 

juventude.

Eu nada tenho a dizer sobre o adolescente filho de Sérgio Buarque. Mas não 

posso ignorar que o incensado compositor (que, aliás, usa a sua notoriedade 

para fazer apologia de ditaduras como Venezuela, Nicarágua, Cuba etc.) 

contou tudo como se fosse a coisa mais natural do mundo. Talvez porque, 

embora idoso, em matéria de política e de crítica social, Chico segue com as 

mesmas crenças imaturas dos seus 20 anos.

Não sei se o meu camarada percebe que se contradiz. Mas sei por que é que 

ele mede Chico Buarque com a régua da exceção: é por identidade 

ideológica. Os dois se dizem de esquerda: são da mesma tribo... É o caráter 

identitário da ideologia. Assim, para ele é indiferente: o que quer que Chico 

Buarque faça sempre merecerá uma absolvição sumária.

Acho que meu amigo, com seu cérebro tribal, não capta que toda ideologia 

é só um montão de crenças e refrões e nenhum conteúdo conceitual: apenas 

um ideário raso para engrupir as massas. E não vê que, em sua cabeça, há 

duas aberrações cognitivas: tratar como se existisse abuso do bem e abuso 

do mal; e julgar conforme a pessoa, não conforme o fato.

Por fim, falemos de consequências. Institucionalizado o modo de julgar da 

sua tribo (dois pesos, duas medidas), o que se tem é uma espécie de 

hermenêutica da parcialidade e do favoritismo, típica do "direito 

inquisitório", que, gostem ou não, é o sistema que vigora nos regimes 

socialistas - jamais contrariando interesses das elites vermelhas. É a total 

negação da democracia, cuja substância é o "direito acusatório", sistema que, 

diferente do outro, valoriza a imparcialidade em juízo, o que implica "ampla 

defesa" com garantia do “direito ao contraditório".

É nisto que dá ter uma bandeirinha, seja ela clubística, ideológica ou 

corporativa: o discernimento falha e o equilíbrio vai pelo ralo.

Renato Sant'Ana é Advogado e Psicólogo.

E-mail: sentinela.rs@outlook.com

Os candidatos a vereador, PL de Porto Alegre

 Adriana Valer

Alexandre Bobadra

Ana Corrêa

Capitão Medina

Charles da Luz

Cíntia Mariana

Professor Cláudio Franzen

Comandante Nádia

Fabiano Rheinheimer

Fernanda Barth

Fernanda Costa

Gregor Carvalho

Greice G Mendes

Professor Todeschini

Jader Porto

Jaque Ribeiro

Jefferson Batista Nunes Pinto

Jessé Sangalli

Peixe da Várzea

Comissário Zeca Lopes

Soldado Arruda

Lisiane Mauá Camargo

Profeta Lú

Luís Alberto Figueira de Moraes

Professor Padilha

Marcelo Chiodo

Dr Marcos Dias Ferreira

Marcelo USTRA

Mari Kruse

Dra Patricia Ulguim Chagas

Paulo Figueiró

Sérgio Barbachan

Tatiana Armos

Galardão

Ten Mastella Jacaré

Magna Carta, Ricardo Gomes - Venezuela: será o fim da ditadura ?

É uma produção da Brasil Paralelo

Dica do editor - Saiba como usar VPN para acessar este blog ou blogs e sites inacessíveis no Brasil

*VPN (Virtual Private Network)* é uma tecnologia que cria uma conexão segura e criptografada entre o seu dispositivo e a internet. Isso permite que você navegue na web de forma privada e segura, ocultando seu endereço IP e localização, além de proteger suas informações pessoais de hackers e terceiros.


### *Casos de Uso de VPN:*


1. *Privacidade e Segurança:* Protege seus dados, especialmente em redes Wi-Fi públicas.

2. *Acesso a Conteúdos Restritos:* Permite acessar sites e serviços que podem estar bloqueados em sua região, como conteúdo de streaming ou sites censurados.

3. *Trabalho Remoto:* Muitas empresas usam VPNs para permitir que seus funcionários acessem redes corporativas de forma segura.

4. *Evitar Rastreamento:* Impede que sites e anunciantes rastreiem suas atividades online.

5. *Economia de Custos:* Pode ajudar a obter melhores preços em compras online, como passagens aéreas, ao simular que você está navegando de outra região.


### *VPNs Recomendadas:*


1. *NordVPN:* Conhecida por sua forte segurança e uma grande rede de servidores. Oferece recursos como proteção contra malware e bloqueio de anúncios.

2. *ExpressVPN:* Excelente para velocidade e confiabilidade, com uma interface amigável e forte criptografia.

3. *CyberGhost:* Boa opção para iniciantes, com uma interface simples e servidores otimizados para streaming.

4. *Surfshark:* Oferece uma boa relação custo-benefício, permitindo conexões simultâneas ilimitadas e uma boa cobertura de servidores.

5. *Private Internet Access (PIA):* Focada na privacidade com uma política rigorosa de não registro e muitas opções de configuração.


Ao escolher uma VPN, é importante considerar a política de privacidade, a jurisdição (local onde a empresa está baseada), a velocidade dos servidores, o suporte ao cliente e os recursos adicionais oferecidos, como bloqueio de anúncios e proteção contra malware.

As VPNs gratuitas podem ser uma boa opção para quem precisa de uma conexão segura ocasionalmente ou quer testar o serviço antes de investir em uma versão paga. No entanto, é importante ter em mente algumas limitações e riscos:


### *Limitações das VPNs Gratuitas:*

1. *Limite de Dados:* Muitas VPNs gratuitas têm limites de dados mensais, o que pode ser insuficiente para streaming ou downloads extensos.

2. *Velocidade Reduzida:* Servidores gratuitos geralmente têm mais usuários, o que pode resultar em conexões mais lentas.

3. *Menos Servidores:* Opções limitadas de localizações de servidores podem não atender a todas as necessidades.

4. *Segurança e Privacidade:* Algumas VPNs gratuitas podem não oferecer o mesmo nível de segurança e criptografia que as pagas. Além disso, algumas podem registrar e vender dados dos usuários para terceiros.

5. *Anúncios:* Muitas VPNs gratuitas exibem anúncios para monetizar seus serviços.


### *VPNs Gratuitas Recomendadas:*

1. *ProtonVPN:* Conhecida por seu foco na privacidade, oferece dados ilimitados e boa segurança, mas a velocidade pode ser limitada.

2. *Windscribe:* Oferece até 10 GB de dados gratuitos por mês, com servidores em várias localizações. Inclui bloqueador de anúncios.

3. *TunnelBear:* Oferece 500 MB de dados por mês e uma interface amigável. É uma boa opção para uso ocasional.

4. *Hotspot Shield:* Oferece uma versão gratuita com 500 MB de dados por dia, o que pode ser útil para navegação leve.

5. *Hide.me:* Fornece 2 GB de dados gratuitos por mês e uma política de não registro de atividades.


*Dica:* Ao utilizar uma VPN gratuita, é essencial ler a política de privacidade e os termos de serviço para entender como seus dados serão tratados. Além disso, se você usar uma VPN regularmente para atividades sensíveis ou com necessidades específicas (como streaming ou acesso a redes corporativas), pode valer a pena investir em uma versão paga para maior segurança e recursos.


 *Orbot* é uma aplicação de proxy que usa a rede Tor para criptografar seu tráfego na internet e escondê-lo ao passá-lo por uma série de servidores (nós) operados por voluntários ao redor do mundo. É especialmente popular entre os usuários de Android que desejam aumentar sua privacidade online.


### *Vantagens do Orbot:*


1. *Privacidade e Anonimato:* Orbot é eficaz em proteger sua privacidade, pois oculta seu endereço IP e impede que terceiros rastreiem sua atividade online.

2. *Acesso a Conteúdo Restrito:* Pode ajudar a acessar sites e serviços que estão bloqueados em determinadas regiões.

3. *Gratuito e Open Source:* Orbot é totalmente gratuito e de código aberto, o que significa que o código é auditável por especialistas para verificar a segurança e privacidade.


### *Desvantagens do Orbot:*


1. *Velocidade Reduzida:* Devido à natureza da rede Tor, que passa seu tráfego por vários nós para anonimização, as velocidades de navegação podem ser significativamente mais lentas em comparação com VPNs tradicionais.

2. *Compatibilidade Limitada:* Orbot é mais adequado para navegação na web e algumas aplicações, mas pode não funcionar bem com todos os serviços, especialmente aqueles que exigem alta largura de banda, como streaming de vídeo.

3. *Riscos de Nós Maliciosos:* Embora o tráfego seja criptografado dentro da rede Tor, o nó de saída (o último nó que seu tráfego passa antes de chegar ao destino final) pode potencialmente ser operado por alguém com intenções maliciosas. No entanto, essa possibilidade é pequena, e a criptografia de ponta a ponta ainda é recomendada para dados sensíveis.


### *Conclusão:*


Orbot é uma boa escolha para quem prioriza a privacidade e o anonimato, especialmente para navegação básica e acessos a conteúdo bloqueado. No entanto, para aqueles que precisam de velocidades de internet mais rápidas ou uma cobertura mais ampla de serviços (como streaming de alta qualidade ou jogos online), uma VPN tradicional pode ser uma m

Volta Bolsonaro

 Bolsonaro está desde ontem a noite no Rio Grande do Sul e por onde passa reúne multidões.

Nenhum político e na verdade nenhuma personalidade brasileira cumpriu trajetória semelhante na história do Brasil.

Isto tem peso político e social enorme.

É um fenômeno político e social sem paralelo na nossa história.

...

Bolsonaro desembarcou ontem a tardinha, quarta-feira, em Jaguaruna, quase divisa com o Mampituba, rio que separa Santa Catarina do Rio Grande do Sul. Como vocês sabem, Porto Alegre está sem aeroporto desde a tragédia das águas, em maio. 

Já era noite quando ele cruzou por Osório, dirigindo-se pela BR-101 em direção à Grande Porto Alegre, e deu uma paradinha na mega-lancheria Maquiné. Eu publico no meu blog o vídeo da enorme multidão que o esperou ali com foguetes e um entusiasmo sem limite, com direito a comício.

Bolsonaro está em campanha aberta para ajudar a eleger os prefeitos e vereadores que se candidatam pelo PL ou com o apoio do PL.

Ontem a noite mesmo, ele viajou até São Leopoldo, onde se hospedou no Hotel Vila Kaiser.

São Leopoldo é domínio do PT. O prefeito é Ary Vannazi, velha raposa felpuda do lulopetismo, que tem candidato, já que ele não pode disputar nova reeleição. Ele é prefeito pela quarta-vez.

De noite mesmo, o PL fez comício para apoiar o Delegado Eleomar. 

Esta manhã, o ex-presidente foi para Caxias do Sul, a segunda maior cidade do Estado, com meio milhão de habitantes - e botou pra quebrar. Além de um mega-comício para milhares de pessoas, comandou uma enorme motociata. Isto tudo, os vídeos, vocês podem ver no meu blog polibiobraga.com.br

O PL disputará a eleição com Maurício Scalco.

Depois de Caxias, foram as vezes de Farroupilha, Santa Cruz do Sul e Santa Maria.

E sempre com milhares de manifestantes buscando ouvi-lo nos comícios, participando das moticiatas ou simplesmente buscando selfies.

Amanhã, sexta-feira, a gran finale será em Canoas, da manhã, em comício para apoiar o vereador Airton Azevedo, e mais tarde, de tardinha, para participar da convenção do PL e apoiar a candidatura do prefeito Sebastião Melo. Melo é do MDB, mas tem aliança firmada com o PL. Seu vice será a tenente-coronel Betina Worm, oficial do Exército.

Porto Alegre, 1,5 milhão e meio de habitantes, será o grande desafio do apoio bolsonarista nestas eleições. O prefeito Sebasatião Melo é bem avaliado, mas terá que enfrentar Maria do Rosário, PT, e também, provavelmente, o ex-prefeito Marchezan Júnior, PSDB.

Melo está na frente em todas as pesquisas.

O fato é que esta movimentação de Bolsonaro pelo País não é apenas o exercício de uma atividade partidária.

Longe disto.

Ele acumula capital político inédito, o que resultará em vitórias eleitorais acachapantes nas eleições de outubro, encorpando seu Partido e a si mesmo de maneira irresistivelmente contundente e robusta, capaz de levar o Congresso a anistia-lo, devolvendo-lhe a elegibilidade e com isto pavimentando sua volta ao Poder.

Não é por menos que por onde passa, como em Osório ou Caxias, o povo reunido na praça entoa um refrão que já se tornou o mantra das manifestações da oposiçlão:

- Volta Bolsonaro.

É isto: volta Bolsonaro.

Pronampe Gaúcho

 O Banrisul começou a assinar os primeiros contratos do programa Pronampe Gaúcho, linha com R$ 250 milhões em recursos, dos quais 40% serão subvencionados pelo governo do Estado, no montante de R$ 100 milhões. A iniciativa, que faz parte do Plano Rio Grande, pretende apoiar a recuperação de 22 mil microempreendedores gaúchos.A linha de crédito especial é destinada exclusivamente aos MEIs, microempresas e empresas de pequeno porte localizados (matriz ou filial) em municípios em estado de calamidade e apontados pelo sistema de mapeamento de áreas atingidas pelas enchentes, o Mapa Único do Plano Rio Grande (MUP RS). As empresas devem ter registro ativo e operação antes de 24 de abril de 2024.

O valor máximo de crédito será de R$ 3 mil para MEIs e de R$ 150 mil para outros empreendimentos enquadrados no programa de fomento à reconstrução econômica. Os encargos financeiros serão limitados a 1,35% ao mês, com equalização do juro pelo subsídio de 40% do valor da operação pelo Estado. O prazo de pagamento será de 60 meses, com um ano de carência, sem desembolsos nesse período. A contratação é efetivada nas agências do Banrisul.

Maduro

 E depois o lulopetismo e seus asseclas espalhados pelas redações da imprensa tradicional reclamam dos memes e tiradas de humor que se espalham como vírus democráticos pelas redes sociais, porque essa gente despudorada, ridícula e antipatriótica não para  de produzir piada pronta.Não é apenas os ridículos protestos contra os memes sobre Taxaad, que expõem a fúria fiscal do ministro Fernando Haddad.

É o que veio antes, surge agora e virá mais tarde.

Hoje, o caso são os protestos da companheirada diante do bate-boca do cleptonarcocomunista ditador Nicolás Maduro com seu antigo protetor Lula da Silva e com o próprio TSE.

A coisa chega a ser patética.

O episódio com Lula não é vexaminoso, mas o bate boca seguinte é, sim, altamente vexaminoso.

O caso com Lula

Lula, na segunda-feira, com atraso de uma semana, declarou para a mídia que ficou assustado com a declaração de Maduro sobre a possibilidade de um banho de sangue, caso perca a eleição de domingo. Na réplica, Maduro mandou Lula tomar chá de camomila. Como se sabe, chá de camomila acalma os nervos. E ficou por aí, mas renderam memes, inclusive o lançamento do Chá de Camomila Lula da Silva. Está na moda lançar produtos com os nomes de líderes políticos. Bolsonaro saiu na frente com seus perfumes, cervejas, adagas e até tênis.

E o caso do TSE.

Este caso, sim, é coisa de República Bananeira, porque Maduro colocou em dúvida a lisura das urnas, fazendo coro com a oposição brasileira, com ênfase para Bolsonaro.

A mídia tradicional pulou da cadeira e atacou Maduro. Ao lado, acima, um dos exemplos, o de Raquel Landim: 

- É inadmissível tolerar fala bolsonarista de Maduro sobre eleições no Brasil.

Eles não toleram colocar em dúvida a nomeação de Lula da Silva como presidente.

Multas por propaganda enganosa

 A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) aplicou multas às operadoras de telefonia Oi, Vivo e TIM por propaganda enganosa. Segundo o órgão, as empresas falharam na prestação de informações corretas, claras, precisas e ostensivas em mensagens publicitárias que induziram os consumidores ao erro, por não informarem com clareza e adequação as limitações das tecnologias conhecidas como DSS (Dynamic Spectrum Sharing) e refarming.


Em processo administrativo, a TIM foi multada em R$ 2 milhões por violação às normas previstas no Código de Defesa do Consumidor. Para a Vivo, a multa será de R$ 1,46 milhão e, para a Oi, de R$ 1,33 milhão. Os recursos serão destinados ao Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD). 


Segundo a Senacon, os consumidores foram induzidos ao erro ao acreditar que já poderiam usufruir da tecnologia de quinta geração no Brasil. Na realidade, o serviço anunciado era uma versão inferior, que permite o uso das redes 4G de forma mais próxima ao 5G, mas ainda com limitações comparado ao 5G chamado standalone. Em maio deste ano, a Senacon também impôs uma multa de R$ 922,8 mil à empresa Claro pela mesma prática.

Brasil suspende exportação de carne de aves

 Após a confirmação de um foco da doença de Newcastle (DNC) em estabelecimento de produção avícola comercial, no município de Anta Gorda, no estado do Rio Grande do Sul, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) suspendeu temporariamente, na sexta-feira (19), a exportação de carne de aves e derivados para 44 países.



A doença de Newcastle (DNC) é uma enfermidade viral que contamina aves domésticas e silvestres. As suspensões devem durar pelo menos 21 dias e variam o produto e a área, a partir do acordo comercial bilateral que o Brasil possui com os países. Parte dos países considera carnes produzidas em todo o território nacional; alguns, somente no Rio Grande do Sul.


Os principais países de destino do transporte rodoviário internacional de cargas e os produtos estão com ingresso suspenso.


Suspensão válida para todo o Brasil:


-Argentina


Suspenso o ingresso de carnes de aves, carnes frescas de aves e derivados, ovos; carne para alimentação animal; matéria-prima de aves para fins opoterápicos; preparados de carne e produtos não tratados derivados de sangue.


Suspensão válida para todo o RS:


-Bolívia


-Chile


-Paraguai


-Uruguai


Suspenso o ingresso de carne fresca, resfriada ou congelada de aves; ovos e ovoprodutos; carnes, produtos cárneos e miúdos de aves; farinha de aves, suínos e de ruminantes; cabeças e pés; gorduras de aves; embutidos cozidos, curados e salgados; produtos cárneos processados e termoprocessados; e matéria-prima e produtos para alimentação animal.


Segundo comunicado do Mapa, três novas suspeitas da doença foram descartadas após 

Dica do editor - Saiba o que mudou nas transações por Pix

Mudanças nos ajustes nos mecanismos de segurança do Pix para combater fraudes e golpes foram anunciadas, nessa segunda-feira, pelo Banco Central.  As mudanças entram em vigor no dia 1º de novembro.Nos casos em que o dispositivo de acesso eletrônico ao Pix, celulares ou computadores, não estiver cadastrado no banco, as transações não poderão ser maiores que R$ 200. Quando houver a mudança para um celular desconhecido, o limite diário de transações instantâneas via Pix não poderá ultrapassar R$ 1.000.Para transações fora destes limites, o novo dispositivo de acesso ao Pix (celular ou computador) deverá ser previamente cadastrado pelo cliente no banco para realizar as transferências, assim como nos casos em que o usuário mudar de aparelho.

Segundo o Banco Central, essa exigência de cadastro se aplica apenas a aparelhos que nunca tenham sido usados para iniciar uma transação por Pix, para não causar inconvenientes aos clientes que já usam um dispositivo eletrônico específico.

Artigo, Marcus Vinicius Gravina - Dois fatos incômodos

Marcus Vinicius Gravina é advogado, RS.


Dois fatos públicos chamaram a minha atenção nestes últimos dias. Pois, desejo compartilhar com os que têm lido meus artigos no Blog do Polibio Braga. 


O primeiro, foi a raivosa ameaça de Nicolás Maduro,  de que correrá sangue naquele país se ele não for reeleito - e,  o outro, a Revolução Constitucionalista de 1932, comemorada com  desfile das forças de segurança  encabeçadas pela Polícia Militar de São Paulo e grupos de instituições civis e ex-combatentes ou familiares.


De ambos, não houve repercussão daquela conhecida imprensa e logo poderemos tirar alguma conclusão  para tal desprezo. 


Certamente, pelo seu grau de inconveniências ao governo central e dos frequentadores do prédio vizinho da Praça dos 3 Poderes de Brasília, em razão do tormentoso momento político instável do Brasil.

Sobre a Revolução,  no dia 9 de julho, o governador de São Paulo presidiu este mês  o maior desfile comemorativo da Revolução Constitucionalista de 1932.


As forças de segurança  daquele Estado desfilaram, garbosamente, diante de autoridades e de uma multidão de pessoas presentes ao ato cívico. 


Para melhor entendimento deste artigo importa relembrar  os esquecidos deste episódio, relevante da nossa história, que   " a Revolução Constitucionalista foi um movimento armado iniciado em 9 de julho de 1932, liderado pelo estado de São Paulo, que defendia uma nova Constituição para o Brasil e atacava o autoritarismo do Governo Provisório de Getúlio Vargas".


Segundo o Google , de forma resumida, descreveu; " o objetivo era derrubar o Governo Provisório de Getúlio Vargas e promulgar uma nova Constituição para o Brasil. Quando Vargas assumiu nomeou interventores nos Estados".  A Revolução terminou em 2.10.1932 com a deposição do Governo do Estado.


Para este último tópico cabe o adágio popular:  "em casa de enforcado não  se fala em corda".


A diferença da Revolução de 1932 para a mobilização de ruas e do 8 de janeiro em Brasília   é a de que há 92 anos morreu muita gente em busca de uma nova Constituição e, agora a maioria do povo brasileiro quer que seja, apenas, cumprida a que está em vigor e sendo mutilada.


Caxias do sul, 21.07.2024

Convenções

Depois da convenção do Podemos, sábado, que definiu apoio à candidatura do prefeito Sebastião Melo, MDB, hoje será a vez do Solidariedade, que também deve fechar com a mesma chapa. 

O MDB e o PL, que comandarão a chapa situacionista, farão convençãono dia 27.

A primeira convenção da oposição de esquerda acontecerá amanhã e será do PCdoB, que apoiará Maria do Rosário do PT. O PT terá convenção no dia 27.

Conheça o calendário:

22/07, 18h, CTG Estância da Azenha - Solidariedade

23/07, 18h, Fecosul - PCdoB

26/07, 18h, Centro de Eventos Barros Cassal - PSol/Rede

26/07, 19h, Semapi - PV

27/07, 10h, ACM - PT

27/07, 12h, Amrigs - MDB/PP/PSD/PRD

27/07, 15h, Cpers - PSTU

27/07, 18h30, Casa do Gaúcho - PL

27/07, sem local definido - PCO

30/07, 18h30, Palácio do Comércio - Novo

03/08, 9h, Plenarinho da Assembleia - Republicanos

03/08, 16h, Plenarinho da Assembleia - União Brasil

03/08, 19h, Plenário da Câmara Municipal - PDT

04/08, 15h, Ocupação Mirabal - UP

04/08, sem horário - PSDB/Cidadania

Sem data definida: PSB, PCB e Avante

Venezuela

 Venezuela vai às urnas no próximo domingo, quando 21 milhões de pessoas devem eleger o próximo presidente, que vai governar o país sul-americano entre 2025 e 2031. O ditador Nicolás Maduro está há 11 anos no Poder e quer ficar mais. Ele prometeu um banho de sangue se perder. 7 milhões de venezuelanos já fugiram do País. 

As pesquisas eleitorais da Venezuela divergem sobre o resultado do pleito presidencial marcado para o próximo domingo (28). Enquanto algumas enquetes dão a vitória com ampla margem ao principal candidato da oposição, Edmundo González Urrutia, outros levantamentos apontam para uma vitória do atual presidente Nicolás Maduro, também com uma margem confortável.

- Datincorp, Delphos e Meganálisis - Vitória ao opositor Edmundo, da Mesa da Unidade Democrática (MUD), apoiado pela política María Corina Machado. 

- Centro de Medição e Interpretação de Dados Estatísticos (Cmide), do Hinterlaces e do Internacional Consulting Services (ICS) - Vitória de Nicolás Maduro.

As informações são da Telesur, veículo estatal do país.

Opinião do editor

 O cadáver político chamado Joe Biden nem está frio e os democratas já buscam uma alternativa. Os dois nomes mais em evidência são os da vice Kamala Harris e o da mulher de Obama, Michelle Obama.

Joe Biden estava perdendo aliados em velocidade geométrica e também não conseguia mais alavancar recursos financeiros para sua candidatura.

A renúncia é uma espécie de derrota antecipada dos democratas.

Donald Trump comemorou o desastre democrata.

Todas as pesquisas mostravam e mostram pequena vantagem numérica para Trump, ainda que eu coloque pesquisas deste tipo, tanto nos Estados Unidos como no Brasil, em sérias dúvidas, manipuladas como costumam ser pelos interesses da grande mídia, aqui e lá do lado do Eixo do Mal.

Nem mesmo o atentado contra Trump amoleceu o coração e as mentes das empresas de pesquisa, muito embora a percepção universal é de que candidatos que surgem como vítimas, costumam derrotar qualquer adversário.

O caso mais recente de Bolsonaro é exemplar.

Bom para Bolsonaro e para o Brasil.

Cortes de gastos

  O governo federal nomeado informou, hoje, que a equipe econômica oficializará, nesta segunda-feira , o congelamento de R$ 15 bilhões no Orçamento de 2024. A suspensão dos valores constará do Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas, a ser enviado na tarde de segunda ao Congresso Nacional.

O mercado financeiro reagiu mal ao anúncio e espera corte maior.

Na última quinta-feira, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, antecipou o anúncio do congelamento, em meio à disparada do dólar às vésperas do envio do relatório. Dos R$ 15 bilhões a serem suspensos, R$ 11,2 bilhões serão bloqueados; e R$ 3,8 bilhões, contingenciados.

Tanto o contingenciamento como o bloqueio representam cortes temporários de gastos. O novo arcabouço fiscal, no entanto, estabeleceu motivações diferentes. O bloqueio ocorre quando os gastos do governo crescem mais que o limite de 70% do crescimento da receita acima da inflação. O contingenciamento ocorre quando há falta de receitas que comprometem o cumprimento da meta de resultado primário (resultado das contas do governo sem os juros da dívida pública).

A distribuição dos cortes pelos ministérios só será divulgada no fim do mês, quando for publicado um decreto presidencial com os limites de gastos por ministérios. Pela legislação, o detalhamento do congelamento deverá ser publicado até dez dias após o envio do relatório ao Congresso.

Em março, o governo tinha bloqueado R$ 2,9 bilhões em gastos discricionários (não obrigatórios) do Orçamento. O bloqueio foi necessário para garantir o cumprimento do limite de gastos do arcabouço fiscal.

Com a aprovação da lei que retomou a cobrança do Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito (Dpvat), o governo havia liberado os R$ 2,9 bilhões em maio. Isso ocorreu porque a lei continha um “jabuti” que liberou R$ 15,8 bilhões do teto de gastos. A liberação do dinheiro estava prevista no arcabouço fiscal, caso a arrecadação tivesse crescimento acima do previsto. Em política, o termo jabuti significa a inserção, em uma proposta legislativa, de um assunto sem relação com o texto original

Live de Melo e secretários

O prefeito Sebastião Melo e doi9s secretários municipais da Habitação, Simone Somensi, e de Meio Ambiente, germano Bremm, fizeram live neste final de semana para detalhar projetos de habitação para Porto Alegre. Melo informou que 38% do município foi atingido pela enchente de maio.

O que ele disse na live:

— Temos quase 20 mil casas que estão parcialmente ou totalmente inabitáveis na Capital. Não há saída para resolver a questão habitacional sem foco na cooperação.

O prefeito falou no programa Estadia Solidária, benefício destinado a pessoas que declararam estar com as casas inabitáveis, que estão inscritas no Cadastro Único e fazem parte de família com renda mensal per capta de até meio salário mínimo. Ao todo, 3.944 famílias estão aptas até o momento.

O secretário do Meio Ambiente disse que há um esforço do município para criar condições que permitam ao governo federal concluir a compra moradias para quem perdeu a casa:

— Mapeamos 4,5 mil imóveis dentro da faixa de preço de R$ 200 mil. Estamos dispostos a facilitar esse processo. Anunciamos nesta sexta-feira mais de 2 mil imóveis aprovados nessa faixa de valor.

Badin acusa Nego Di

O humorista gaúcho Eduardo Christ, também conhecido como Badin e "o colono", e que durante a tragédia das águas diz ter conseguido alocar R$ 60 milhões para ajudar nas ações de socorro, tudo através de vaquinhas, confirmou que o influenciador digital Dilson Alves da Silva Neto, conhecido como Nego Di, teria mentido sobre uma doação para ajudar o Rio Grande do Sul por conta das enchentes de maio. O ex-BBB teria doado apenas R$ 100 para uma conta da Vakinha online criada por Badin — conforme apurou o Ministério Público do estado ao quebrar seu sigilo bancário — enquanto afirmava nas redes sociais que o valor total encaminhado era de R$ 1 milhão.

Nego Di está preso após denúncias de que vendia produtos pela internet e que nunca foram entregues. A Polícia tem registros de 370 queixas.

Em vídeo publicado nesta sexta-feira, Badin explica como se deu o contato inicial de Nego Di para que ocorresse a doação.

— Durante as enchentes, ele ajudou muito na divulgação e teve um dia que ele me chamou e falou '"cara, quero doar 1 milhão pra Vakinha". Eu falei "maravilhoso, perfeito". Meu deus, por que eu vou negar uma doação? Falei: "cara, mete bala". Nego Di disse que "um pessoal" iria doar direto e por partes. Nunca percebi a chegada do valor.








O PT começa a apanhar

O governo federal nomeado lulopetista achou que conseguiria engabelar a gauchada quando nomeou Paulo Pimenta, o chefão todo poderoso das verbas bilionárias de publicidade da Secom, para o pomposo cargo de secretário extraordinário de Apoio à Reconstrução do RS, algo como titular de uma espécie de Vice Reinado.

O governador Edurdo Leite não gostou do anúncio feito pelo presidente nomeado Lula da Silva numa cerimônia eleitoreira realizado no campus da Unisinos. Leite estava presente, não protestou, seguindo o mantra de que bom cabrito não berra.

Mas não engoliu.

Paulo Pimenta pôs-se a campo de imediato, nomeou sua corte com nomes manjados de líderes lulopetistas derrotados no campo eleitoral, ocupou espaços generosos na mídia e por algum tempo conseguiu emparedar Eduardo Leite no seu Palácio Piratini.

Acontece que o tempo é o senhor da razão.

Os governos petistas demonstram enorme incompetência, o que vem acompanhado ou não por grossos atos de corrupção.

No caso de Paulo Pimenta, o que acontece é que ele vem sendo o porta-voz de anúncios grandiloquentes que não se materializam.

Com isto, sua prsença no RS desvanece-se como fumaça no ar.

E passou a apanhar de todos os lados.

"E o dinheiro, onde está o dinheiro ?", bradam os gaúchos.

Ontem, sexta-feira, milhares de manifestantes gritaram pelo dinheiro federal, falando grosso em Rio Pardo. O governador Eduardo Leite, que não quis participar da manifestação anterior, há duas semanas, em Cachoeira do Sul, desta vez, pediu para falar. E falou grosso, cutucando Paulo Pimenta e o governo federal nomeado com vara curta.

Até o prefeito Sebastião Melo resolveu sair da posição de conhecida cautela que demonstrou durante toda a tragédia das águas, para gravar, hoje, um vídeo no qual avisa:

- Não nos subestimem. Não queremos esmola.

E qual é o tamanho da esmola ?

Prestem atenção a estes dois dados que o governador Eduardo Leite passou, ontem, no ato público de Rio Pardo:

1) No ano passado, os contribuintes gaúchos pagaram R$ 107 bilhões de impostos federais e receberam de volta apenas R$ 50 bilhões sob várias formas.

É uma verdadeira derrama, do tipo que provocou a Revolução Farroupilha.

2) Chegaram apenas 20% do que o governo federal nomeado anunciou como forma de ajuda ao Estado.

Vale a pena lembrar que a campanha eleitoral para prefeitos e vereadores começou hoje, na prática, com as primeiras convenções. 

O governador Leite e o prefeito Sebastião Melo decidiram ir para o ataque e o alvo é evidentemente o governo federal nomeado, que tem pés de barro e precisa apanhar para valer.

Em Porto Alegre, o lulopetismo quer emplacar Maria do Rosário, com apoio do governo federal nomeado e do próprio Lula, dvendo pasra isto enfrentar o bem avaliado prefeito Sebastião Melo, MDB, mas que tem como vice a candidata indicada pelo PL. Dia 27, Bolsonaro virá ao RS pasra apoiar Mel

E o governador ?

Ele acha que pode superar Rosário e Melo, emplacando sua 3a. via, no caso o ex-prefeito Marchezan Júnior, que tem na sua bagagem uma gestão bem avaliada e um poderoso discurso feito na Câmara contra Paulo Pimenta e que continua até hoje viralizando nas redes sociais.

O PT começou a apanhar para valer no RS.

E o seu governo federal nomeado já apanha muito muito mais.

Aliás, amanhã terá protesto contra ele no Laçador, Porto Alegre, 15h.

É aberto ao público.





Artigo, Silvio Lopes - Mornos, jamais!

Sílvio Lopes, jornalista, economista e palestrante.

      É no interior das democracias verdadeiras, onde vicejam e se digladiam as contradições( não nas que criminalizam opositores, caso atual do Brasil), que se forjam as nações livres e prósperas. A história da civilização mostra que esse axioma linguístico é a fonte( talvez única), em que germina o ambiente social e político mais conforme à natureza humana. À sua grandeza e semelhança ao Criador.

      Heráclito de Éfeso, considerado o Pai da Dialética, deixou registrado que "é da luta dos contrários que nasce a harmonia". A persistência na luta dos contrários, ao final e ao cabo- e só dessa maneira- é que permitirá a uma sociedade alcançar um chamado mínimo de "senso comum" entre o que lhe serve e o que não serve para se tornar desenvolvida, próspera e justa. É inquestionável.

        Esse é o ponto central que move uma sociedade que sequer sabe o que quer, em que se transformar, como a nossa, a brasileira.

      Nesse caso, a polarização política atual é bem vinda, precisava acontecer e até mesmo se exacerbar. Do caloroso, e por vezes, irracional, debate dos contrários, surgirá a luz que tornará claro o caminho que devemos trilhar.

      Nossa mentalidade morna, até pouco tempo atrás( deixar de se envolver na política e tomar posição), foi mortal para chegar aonde chegamos: muito próximos de entregar o país aos que nos querem infligir uma tirania comunista( desumana por natureza), da qual será, quem sabe, improvável nos livrarmos.

    Ser quente ou frio, eis a questão. Mornos, jamais. A Laodicéia dos tempos de Jesus, e sua igreja, foram mornas com sua fé e suas obras, mortas, é claro. A tal ponto de o Mestre revelar "sua vontade de vomitar essa igreja de sua boca".

       Vamos ter voz, não sermos eco do inconsequente e vazio. Agora é chegada a hora de, literalmente, mudarmos o jogo e não permitirmos que o jogo nos mude, conforme há mostras indisfarçáveis desse propósito. Isso tudo, para a felicidade geral da nação. Ou, melhor dizendo, para a alegria e o regozijo da parte dela que ama, de verdade, as liberdades, e quer o melhor para este abençoado país.


Convenções Porto Alegre

 A temporada de convenções para a escolha de candidatos a prefeito e vereadores de Porto Alegre será aberta pelo Podemos, tudo para confirmar apoio à reeleição do prefeito Sebastião Melo (MDB). 

No próximo final de semana, 11 partidos sacramentam as candidaturas de Maria do Rosário (PT), Fabiana Sanguiné (PSTU) e do próprio Melo.

O prefeito Sebastião Melo fará um ato conjunto do MDB, PP, PSD e PRD na sede da Associação Médica do Rio Grande do Sul no dia 27. No mesmo dia, seu principal aliado, o PL realiza na véspera sua convenção com presença confirmada do ex-presidente Jair Bolsonaro.

As datas

Solidariedade

Dia: 22 de julho
Indicativo: apoio a Sebastião Melo (MDB)

PSOL-Rede*

Dia: 26 de julho
Indicativo: apoio a Maria do Rosário (PT)

PT-PCdoB-PV*

Dia: 27 de julho
Indicativo: candidatura de Maria do Rosário (PT)

MDB*

Dia: 27 de julho
Indicativo: candidatura de Sebastião Melo (MDB)

PL
Dia: 26 de julho

Indicativo: apoio a Sebastião Melo (MDB)

PP
Dia: 27 de julho
Indicativo: apoio a Sebastião Melo (MDB)

PSD
Dia: 27 de julho
Indicativo: apoio a Sebastião Melo (MDB)

PSTU
Dia: 27 de julho
Indicativo: candidatura de Fabiana Sanguiné (PSTU)

Novo
Dia: 30 de julho
Indicativo: candidatura de Felipe Camozzato (Novo)

Republicanos
Dia: 3 de agosto
Indicativo: apoio a Sebastião Melo

União Brasil
Dia: 3 de agosto
Indicativo: candidatura de Thiago Duarte (UB)

PDT
Dia: 3 de agosto
Indicativo: candidatura de Juliana Brizola (PDT)

PSB
Sem data
Indicativo: apoio a Maria do Rosário (PT)

PSDB-Cidadania
Dia: 4 de agosto
Indicativo: candidatura de Nelson Marchezan (PSDB)

STF e a PGR afundam-se cada vez mais no negacionismo jurídico

 PGR, para espanto até da OAB, apresentou denúncia criminal contra três cidadãos que tiveram um bate-boca com Moraes


A Procuradoria-Geral da República assinou mais uma confissão de parceria plena com o STF no “enfrentamento” da legalidade no Brasil. A doutrina que vigora atualmente nesses santuários máximos do sistema de justiça é, na verdade, uma neurose: a ordem jurídica do país, na visão dos magistrados que habitam tais alturas, prejudica diretamente a democracia e tem de ser enfrentada com o máximo de dureza.


O principal profeta deste tipo de raciocínio é o primeiro-ministro do STF, Alexandre de Moraes. Agora, num episódio de superação em matéria de desordem legal, a PGR se junta a ele na suprema articulação destinada a impedir que as leis sejam “usadas por forças antidemocráticas”. É uma extravagância que tem tudo para entrar no almanaque dos piores momentos da Justiça brasileira em toda a sua história.


O máximo que pode ter havido é um insulto verbal a Moraes, e esse tipo de coisa depende sempre de testemunho dos envolvidos — no qual, obviamente, um sempre diz o contrário do outro

A PGR, para espanto até da Ordem dos Advogados do Brasil, apresentou denúncia criminal contra três cidadãos que tiveram um bate-boca com Moraes no aeroporto de Roma, um ano atrás. Tudo não passou de uma miserável rixa de sala VIP — mas eis aí o marechal-de-campo do Ministério Público do Brasil, ninguém menos do que ele em pessoa, descendo ao nível da briguinha para acusar uma das partes de crime de lesa-pátria. Após mais de um ano de investigação frenética, inútil e paga com o seu dinheiro por parte da Polícia Federal, não se descobriu um átomo de prova contra os acusados.


O máximo que pode ter havido é um insulto verbal a Moraes, e esse tipo de coisa depende sempre de testemunho dos envolvidos — no qual, obviamente, um sempre diz o contrário do outro. Na pior das hipóteses, isso seria um crime de injúria, punido no Artigo 140 do Código Penal com detenção, ou nem isso — multa, apenas. Como pode, então, a instância máxima do MP vir se meter numa mixaria dessas?


A própria PF chegou à conclusão de que ninguém deveria ser denunciado por nada. Mas o delegado de polícia foi tirado do caso e o PGR fez afinal a denúncia do que a PF tinha chamado de “aparente agressão” — tipo penal que não existe. Mesmo aceitando que a denúncia fosse feita, o caso deveria correr na Justiça de primeiro grau, e não na instância suprema do Poder Judiciário nacional.


O STF e a PGR afundam-se cada vez mais no negacionismo jurídico. Negam que a lei obrigue a se fazer o que está escrito nela — em vez disso, dão a si próprios autorização para violar abertamente o sistema legal vigente no Brasil, com o pretexto de que são os únicos capazes de manter a democracia e combater seus inimigos. Lei, no Brasil, é algo claramente suspeito para o Alto Judiciário.


Auxílio Reconstrução de R$ 5,1 mil cada um já chegou a 350 mil famílias gaúchas, diz Pimenta

O número de famílias gaúchas beneficiadas com o Auxílio Reconstrução no valor de R$ 5,1 mil chegou a 350 mil. A informação é do ministro Extraordinário de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul , Paulo Pimenta, que falou ontem  no programa A Voz do Brasil, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). 

A meta do governo federal é atender 375 mil famílias gaúchas, representando R$ 1,9 bilhão de recursos destinados ao benefício, que garante o valor de R$ 5,1 mil, em parcela única, para ajudar na recuperação de bens perdidos nas enchentes. 

Outros benefícios
Pimenta também anunciou o aumento do limite da subvenção econômica em mais R$ 1 bilhão para o programa Pronampe Solidário, de apoio às micro e pequenas empresas do estado. Também estão sendo disponibilizados outros tipos de apoio , como linha de crédito de R$ 3 bilhões para pequenos e médios agricultores e uma linha do BNDES de R$ 15 bilhões para capital de giro, compra de máquinas e equipamentos e para a reconstrução de danos civis. 

Doença de aves provoca suspensão de exportações

  O Rio Grande do Sul é o terceiro maior exportador de carne de frango do Brasil, ficando atrás do Paraná e de Santa Catarina. Nos primeiros 6 meses do ano, o estado vendeu para o exterior 354 mil toneladas, gerando uma receita de US$ 630 milhões. Essas exportações representaram 13,82% dos US$ 4,55 bilhões gerados pelo país e 14,1% das 2,52 milhões de toneladas exportadas pelo Brasil no mesmo período.  

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) reviu a certificação para exportações de carnes de aves e seus produtos, após a confirmação de um foco da Doença de Newcastle (DNC) em estabelecimento de produção avícola comercial, no município de Anta Gorda,no Rio Grande do Sul, nesta sexta-feira.  A restrição varia de acordo com os mercados, mas afeta as vendas para 44 países.

O Brasil segue as regras internacionais de comércio de aves e seus produtos.

Suspensão estadual

Do estado do Rio Grande do Sul, ficam restritas as exportações para África do Sul, Albânia, Arábia Saudita, Bolívia, Cazaquistão, Chile, Cuba, Egito, Filipinas, Geórgia, Hong Kong, Índia, Jordânia, Kosovo, Macedônia, Mianmar, Montenegro, Paraguai, Polinésia Francesa, Reino Unido, República Dominicana, Sri Lanka, Tailândia, Taiwan, Ucrânia, União Europeia, União Econômica Euroasiática, Uruguai, Vanuatu e Vietnã.  

Entre os produtos estão carne fresca, resfriada ou congelada de aves; ovos e ovoprodutos; carnes, produtos cárneos e miúdos de aves; farinha de aves, suínos e de ruminantes; cabeças e pés; gorduras de aves; embutidos cozidos, curados e salgados; produtos cárneos processados e termoprocessados; e matéria-prima e produtos para alimentação animal.  

Suspensão regional

Em um raio de 50 km do foco não podem ser exportados carnes de aves, farinha de aves, penas e peixes para uso na alimentação animal e produtos cárneos cozidos, termicamente processados, não comestíveis derivados de aves, para o Canadá, Coreia do Sul, Israel, Japão, Marrocos, Maurício, Namíbia, Paquistão, Tadjiquistão, Timor Leste. Os certificados para esses destinos com data de produção até 8 de julho não entram nas restrições e poderão ser emitidos, informou o ministério.  

Sem restrições

Ainda segundo o comunicado do Mapa, produtos submetidos a tratamento térmico como termoprocessados, cozidos e processados destinados a Argentina, África do Sul, Chile, União Europeia e Uruguai não têm qualquer limitação e poderão ser normalmente certificados.

O ministério informou que "as regras de suspensão são revisadas diariamente, tendo em vista as tratativas em curso com os países parceiros, nas quais são apresentadas todas as ações que estão sendo executadas para erradicar o foco".

Ministro da Agricultura anunciou, ontem, em Porto Alegre, MP que perdoa 100% das dívidas de quem perdeu tudo no agro

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro anunciou, ontem, em Porto Alegre, que a Medida Provisória a ser editada pelo governo federal para enfrentar o endividamento de produtores rurais gaúchos, atingidos por sucessivas extremidades climáticas, deverá prever o perdão de até 100% dos débitos para aqueles empreendedores que tudo perderam com as chuvas e enchentes ocorrida em maio.

É promessa.

 Em outros casos, haverá desconto proporcional ao prejuízo sofrido.  

De acordo com Fávaro, o texto será publicado no Diário Oficial da União no dia 30 de julho.

O governo criou, ontem, um fundo garantidor para as operações de crédito no valor de R$ 600 milhões. A instituição do mecanismo ocorreu nesta quinta-feira, por meio de medida provisória publicada no Diário Oficial. De acordo com Teixeira, os recursos são suficientes para dar respaldo a um total de R$ 3 bilhões em financiamentos por Pronamp e Pronaf.  Carlos Fávaro disse que "já está pactuado que vamos retirar as restrições. O governo já tomou a decisão. A forma é que vamos construir agora. Se precisa de lei ou se conseguimos uma solução administrativa”.


Lula aprendeu economia com a mãe, diz Record, baseada em entrevista feita com ele

 A Record, de propriedade de um grupo evangélico, também noticiou que Varandas é sócia da empresa de consultoria. No LinkedIn, ela se apresenta como “repórter política do Jornal da Record e sócia da Capital Advice Análise Política”.

O jornal Estadão informou o seguinte sobre o caso:

Ministro da Fazenda, o economista Fernando Haddad não escondeu sua irritação com a divulgação descontextualizada de declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), concedidas à repórter Renata Varandas na noite passada, à TV Record. Durante a tarde, a emissora antecipou trechos específicos da entrevista, cuja íntegra foi ao ar à noite, mas rumores sobre o teor das respostas já circulavam no mercado desde o fim da manhã.

A agência norte-americana de notícias Bloomberg revelou, em sua edição em inglês, que as afirmações de Lula já constavam de um documento da empresa Capital Advice mais de uma hora antes de a Record divulgá-las. A empresa diz trabalhar com “informação e análise política para investidores”.

A Record, de propriedade de um grupo evangélico, também noticiou que Varandas é sócia da empresa de consultoria. 

 Os vazamentos, segundo o ministro, geraram uma especulação desnecessária sobre a política fiscal do governo. Uma série de ‘memes’ inundou as redes sociais, durante esta manhã, apelidando Fernando Haddad de ‘Taxad’, por uma suposta defesa ao aumento de impostos.

Em um dos recortes que geraram repercussão, Lula diz:

— É apenas uma questão de visão. Você não é obrigado a estabelecer uma meta e cumpri-la se você tiver coisas mais importantes para fazer. Este país é muito grande, este país é muito poderoso. O que é pequeno é a cabeça dos dirigentes deste país e a cabeça de alguns especuladores.



Delegado Fderal Fábio Shor

Hoje venho a público denunciar um grave problema que está afetando a integridade da nossa nação e a segurança dos nossos cidadãos. Trata-se do delegado da Polícia Federal, Fábio Alvarez Shor, que tem agido como o capataz do ministro Alexandre de Moraes, cometendo sérias violações contra a Constituição e os direitos humanos dos brasileiros.


Este delegado, até então desconhecido, tem se ocultado das redes sociais, mas o Brasil precisa conhecer quem é o executor das ordens ilegais de Alexandre de Moraes. Shor tem invadido residências com mandados de busca e apreensão ilegais, apontando armas na cara de crianças, e confiscando celulares dessas crianças. Essas ações são desumanas e inaceitáveis, e estão sendo realizadas sob a falsa bandeira da Polícia Federal, quando na verdade são ordens diretas de Alexandre de Moraes, com a conivência deste delegado covarde.


Além disso, é importante ressaltar que Fábio Alvarez Shor sumiu das redes sociais após o assassinato do agente da Polícia Federal Wilton Tapajós, em 2012. Naquela época, Shor também era agente e virou delegado posteriormente. Ele foi testemunha no processo, pois estava envolvido na Operação Monte Carlo que investigava Carlinhos Cachoeira. Após o crime, ocorrido em 2012, e o medo que se espalhou entre os policiais federais da operação, Shor desapareceu completamente das redes sociais em 2013, provavelmente 


Quero aproveitar para comunicar à imprensa e ao público em geral que a Polícia Federal está sendo usada indevidamente. Quando se diz que a Polícia Federal determinou, investigou, ou indiciou, na verdade é Alexandre de Moraes que está por trás, com a anuência do delegado Fábio Alvarez Shor. Este delegado já está na lista do Tribunal Criminal Internacional, e isso não foi por falta de aviso. Sempre alertei que cumprir ordens ilegais é, por si só, uma ilegalidade.


Recebi denúncias de membros da própria Polícia Federal que não suportam mais ver tantas injustiças. Eles estão começando a expor a indignação que sentem, não apenas pelo cumprimento das ordens ilegais, mas pelas maldades adicionais que este delegado impõe sobre patriotas e cidadãos inocentes. É lamentável que pessoas dedicadas à proteção e segurança do país estejam sendo traídas por aqueles que deveriam ser seus líderes.


Brasil, é hora de tornar este delegado  conhecido. Seu nome já consta na Organização dos Estados Americanos (OEA) e no Tribunal Criminal Internacional, e será apenas uma questão de tempo até que a justiça seja feita. 



Nota do Podemos

 “É com respeito, mas com enorme inconformismo que o diretório estadual do Podemos recebe a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio Grande do Sul em anular os votos de 318.850 gaúchos confiados ao partido na eleição para deputado federal de 2022, no qual elegeu o deputado federal Mauricio Marcon com 140.634 votos.

A surpresa se dá pela decisão do TRE em definir como fraude à cota de gênero a votação de uma candidata que obteve votos em dez cidades gaúchas, mesmo entrando no pleito em substituição a outra candidatura feminina, faltando apenas 20 dias para a eleição, sem uso de recurso público e já sem tempo hábil para gravação dos programas eleitorais. Além disso, a referida candidata enfrentou problemas de saúde na família nos poucos dias que lhe restavam para campanha, impactando diretamente seu desempenho.

Por divergirmos totalmente da medida e confiarmos que a vontade popular e democrática será mantida pela Justiça, faremos todos os esforços para recorrer e mudar essa decisão nos tribunais superiores”.

Nota oficial

   Fomos surpreendidos na manhã desta terça-feira, 16/07/2024, com operação realizada pela Polícia Civil gaúcha, denominada “Falso Grau”, onde seis agentes fortemente armados adentraram na residência de um nosso constituinte por volta das 06h00, revirando armários e gavetas, pisoteando sobre estofados, camas e colchões - inclusive de uma criança - com calçados e botas embarradas e mantendo sob a mira de armamento pesado a ele, sua esposa e o filho de apenas cinco anos de idade; numa ação abusiva, desproporcional e ilegítima, embora travestida de legalidade, que somente poderia ser compreendida no âmbito de um Estado policial a serviço da mais pérfida das ditaduras, e num contexto de absoluto desprezo pelos mais elementares direitos de um cidadão que, gize-se, não se encontrava em flagrante delito, não possui antecedentes criminais, possui resdência e ocupação fixa, e que sequer foi tornado réu por conta de qualquer imputação feita contra sua pessoa.


  A atuação dos agentes da Polícia Civil neste episódio, em conduta muitas vezes não adotada no trato com criminosos da mais alta periculosidade; foi direcionada a um cidadão, sua esposa e filho indefesos, submetidos a uma situação de terror e humilhação totalmente despropositada, extrapolando qualquer limite da razoabilidade no cumprimento de um mandado judicial; e como tal merece não apenas total repúdio, mas também a adoção de medidas visando apurar as devidas responsabilidades no inequívoco abuso de autoridade praticado, a luz do que dispõem as bases fundamentais do Estado Democrático de Direito.


  A virulência da ação na qual foi alvo nosso constituinte e sua família, visava a apreensão de documento cuja autenticidade é questionada em fase meramente investigatória, sendo objeto de apuração administrativa em andamento, ainda inconclusiva, e na qual não se vislumbra a ocorrência de qualquer dano ou prejuízo a terceiros, e, o que é mais grave, já se encontrava de posse da autoridade policial, não se tratando, pois, de elemento de prova indispensável ao inquérito policial a justificar operação policial de tal magnitude.


  A defesa técnica tomará todas as medidas judiciais e administrativas cabíveis para assegurar a preservação da honra, integridade moral, física, emocional, segurança e garantias constitucionais do nosso constituinte e de sua família; discutindo as questões envolvidas unicamente no âmbito processual, como deve ser; longe da espetacularização e autopromoção lamentavelmente levada a cabo por determinados agentes públicos em condutas incompatíveis com suas elevadas funções.  


Brasília/DF, em 16 de julho de 2024.


Adão José Correa Paiani

OAB/RS 62.656

Vigiai, e orai

       Ao longo da história humana, o que tem sido uma luta sem tréguas é a da liberdade diante do Estado ditatorial. Aonde o Estado impera, a liberdade, com certeza, foge pelo ralo civilizacional. Não há formas de convivência possíveis.

      Podemos dizer que "a liberdade tornou-se um instrumento de conveniência", conforme declarado no livro Algoritmo de Inteligência Artificial, da advogada Maria Eduarda Trevisan Kroeff, mestrada da Universidade Mediterrânea Galábria, entre outros títulos. É a mais pura e cristalina verdade.

     Hoje em dia, o que presenciamos é o crescer - assustadoramente- da escalada opressora progressista contra todas as formas de manifestação das liberdades individuais. Mas não creiamos que esses déspotas e tiranos que nos afligem e querem suprimir nosso livre pensar e nossa livre expressão, desgostem (eles próprios), das liberdades. Não, absolutamente.

     " Nem os próprios déspotas negam que a liberdade seja excelente; apenas a querem só para eles e afirmam ( sem corar,  eu acrescento)" que os outros são totalmente indignos dela". Perfeita definição do filósofo Alexis de Tocqueville, pensador político e escritor francês do século XIX. Sem tirar, nem por.

     Como nunca, nos dias atuais, as liberdades vêm sendo combatidas com tanto furor pelos opressores progressistas. Afinal de contas, a sobrevivência e o desenvolvimento das tiranias, em todos os tempos, exigem- por pressuposto-, o sufoco de quaisquer vozes dissonantes.

    Vivemos esses tempos inglórios, hoje, no Brasil. A verdade sendo dissipada e vilipendiada por onde quer que pretenda se estabelecer. E, por incrível que pareça, entre os que buscam assassiná-la, acham-se instituições justamente criadas e consolidadas com a finalidade de blindá-la contra os ataques das tiranias incrustradas no coração de nossa "democracia".

      Se "o preço da liberdade é a eterna vigilância", como profetizou Thomas Jefferson,  estejamos, pois, vigilantes. Mas isso só não basta. Lembram- se do Vigiai e Orai? A Oração, no  estanto, implica dois momentos indissociáveis e concomitantes: Orar acrescentado de... Ação.

Ou perderemos essa guerra contra o mal.

Deus tenha misericórdia deste país.

Sílvio Lopes, jornalista, economista e palestrante.

Novo pronunciamento de Trump, hoje mais cedo, na sua rede social, Truth Social

"Obrigado a todos pelos pensamentos e orações de ontem, pois foi apenas Deus quem impediu que o impensável acontecesse. Não TEMEREMOS, mas permaneceremos resilientes em nossa Fé e Desafiantes diante da Maldade. Nosso amor vai para as outras vítimas e suas famílias. Oramos pela recuperação dos feridos e guardamos em nossos corações a memória do cidadão que foi tão horrivelmente assassinado. Neste momento, é mais importante do que nunca que permaneçamos Unidos e mostremos nosso Verdadeiro Caráter como Americanos, permanecendo Fortes e Determinados, e não permitindo que o Mal Vença. Eu realmente amo nosso País e amo todos vocês, e estou ansioso para falar com nossa Grande Nação esta semana de Wisconsin."

Federasul, nota oficial

 Porto Alegre, 10 de julho de 2024

Prezado Governador Eduardo Leite,

Conforme conversamos na reunião de ontem no Palácio Piratini, sobre o 

posicionamento da Federasul quanto a apresentação de um projeto de reestruturação de cargos 

e salários dos servidores públicos estaduais com forte impacto permanente no orçamento anual

do RS, aproveitamos a reunião de integração híbrida de hoje pela manhã no Palácio do 

Comércio, com participação de presidentes de filiadas, diretores e conselheiros de todo RS, para 

debatermos a pertinência desta possibilidade.

Por unanimidade rejeitamos uma reestruturação de cargos e salários com aumento de 

custos bilionário nas contas do Estado, incompatível com o momento de enorme sacrifício

para todo o povo gaúcho. 

Quando milhões de pessoas pedem socorro aos Governos Federal e Estadual para 

salvarem empregos e empresas que estão sendo perdidos, famílias que perderam a renda e o 

lar, que se endividam sem poder contar com a estabilidade do salário no serviço público, com 

agricultores que viram a safra e a terra arrasada pelas águas, ...não nos parece oportuno.

Houve consenso de que o momento dramático requer medidas em caráter 

emergencial que atendam as necessidades da calamidade em sua medida exata, sem 

comprometer de forma permanente a saúde financeira de um Estado que já se equilibrava de 

forma tão frágil mesmo antes da tragédia climática.

A FEDERASUL vem insistindo de forma enfática e embasada de que as narrativas não 

podem se sobrepor as mais evidentes verdades, que a ajuda federal tem sido muito aquém da 

magnitude da tragédia, visto que já estamos enfrentando demissões em massa, fechamento de 

empresas, êxodo da força de trabalho, perda de arrecadação municipal e estadual sem uma 

readequação minimamente razoável da dívida do RS com a União, comprometendo nossa 

capacidade produtiva, contributiva e de arrecadação futura por políticas públicas ineficazes

hoje.

O-GP0034

Neste momento, a proposta de reajuste de salários de servidores públicos simultânea a 

tantos pedidos do RS para que a União nos auxilie na recomposição das enormes perdas que 

enfrentamos, representaria tal inversão de prioridades, que teria como efeito colateral, a 

entrega do argumento perfeito para suspender os imprescindíveis auxíliosfederais para resgatar

milhões de gaúchos que sustentam a arrecadação do RS.

Ainda neste sentido, na continuidade de respostas do Governo Federal tão abaixo das 

necessidades que a recuperação social e econômica impõe, uma escolha do Governo Estadual 

pelo aumento de custos permanentes as vésperas do rompimento do limite prudencial, 

representaria a certeza de um estado insolvente em poucos anos, que voltaria a atrasar 

permanentemente os salários dos servidores, sem condições de prestar serviços públicos

básicos, com dívida impagável e sem a menor condição de governabilidade.

Todos nós gaúchos, servidores públicos e iniciativa privada, já fizemos sacrifícios grandes 

demais para jogarmos fora, de maneira imprudente, a frágil estabilidade fiscal que

conquistamos, que nos trouxe melhor qualidade de vida e perspectivas futuras até a tragédia

que tanto levou, mas precisamos manter a credibilidade inerente ao comedimento. 

O Rio Grande do Sul foi abençoado com a empatia e solidariedade do povo brasileiro, 

demonstrou humildade, desprendimento e bravura neste momento tão difícil, mas precisamos

seguir de braços dados no sacrifício que a todos se impõe, retribuindo o voto de confiança que 

recebemos de todo Brasil, com o melhor exemplo daqueles que se esforçam para servir a todos. 

Por estes argumentos, entendemos que o debate deve se dar sobre quantidade e 

qualificação de contratações em caráter emergencial e temporário, com remunerações a altura 

dos esforços e necessidades urgentes de recuperação sócio econômica, para uso racional dos 

recursos públicos. 

Sem mais, reitero votos de estima e consideração, colocando-nos a disposição dos 

melhores interesses do Estado,

Atenciosamente,

Rodrigo Sousa Costa

Presidente Federasu