Ações gratuitas na Redenção chamam atenção sobre AVC


       Iniciativa também marca início de programa de educação sobre AVC nas escolas, inédito no Brasil
       
      Uma a cada quatro pessoas sofrerá um acidente vascular cerebral (AVC) na vida. No Brasil, são cerca de 400 mil casos ao ano; no Rio Grande do Sul, 15 mil. E é para entender melhor essa doença indesejada, detectar sinais e diminuir riscos que o Hospital Moinhos de Vento promoverá ações integradas neste domingo (27), no Parque da Redenção. Das 9h às 15h, atividades físicas, lúdicas e de atendimento marcarão o início da Campanha Mundial de AVC em Porto Alegre. A iniciativa será realizada em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre, Rede Brasil AVC e Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
       
      Para a neurologista Sheila Martins, chefe do Serviço de Neurologia da instituição, é preciso democratizar o acesso à informação e, também, formar indivíduos como agentes de prevenção. "Devemos orientar as pessoas para que elas saibam como agir quando alguém próximo está sofrendo um AVC”, explica. Segundo a especialista, são dois milhões de neurônios que morrem a cada minuto sem socorro. “Por isso, o atendimento precisa ser rápido, assim que surgirem sintomas como alteração para falar ou paralisia parcial ou total. Com agilidade podemos evitar sequelas e a morte."
       
      A Corrida e a Caminhada contra o AVC serão acompanhadas por ações gratuitas de verificação de pressão, peso e altura, avaliação de riscos e orientações com profissionais da saúde. Também será apresentado o aplicativo Riscômetro de AVC, que auxilia a avaliação do risco de AVC e como preveni-lo. A programação segue com dança, palestras e sessão de autógrafos do livro “Tinha um AVC no meu caminho”, de Rafael Silveira.
       
      AVC como assunto de aula
      Porto Alegre será a primeira cidade do Brasil a implantar o programa internacional da Iniciativa Angels, da Boehringer Ingelheim e endossado pela World Stroke Organization, que já existe em alguns países desenvolvidos. Na prática, significa capacitar crianças a saber como agir diante do AVC de um familiar, detectando características físicas e chamando socorro. O trabalho começará na próxima semana, na escola municipal Vereador Carlos Pessoa de Brum, do bairro Restinga. Inicialmente, serão 125 alunos formados. O projeto piloto prevê cinco encontros por escola.
       
      O treinamento será ministrado pela neurologista Sheila Martins e mais 12 voluntários, entre enfermeiros e acadêmicos de Medicina. As professoras da rede pública também participarão da formação.
       
      Porto Alegre é referência
      Dos 65 hospitais que possuem centros de AVC no país, 16 estão na Região Metropolitana de Porto Alegre – todos capacitados pelo Hospital Moinhos de Vento, que é referência nacional. Trata-se do maior programa brasileiro de atendimento e tratamento, plenamente de acordo com as normas internacionais e habilitado conforme critérios do Ministério da Saúde.
       
      Atualmente, 100% das equipes do SAMU estão treinadas para este atendimento, assim como a rede de atenção básica. A capital gaúcha recentemente foi indicada pela World Stroke Organization como referência para países em desenvolvimento pela atuação. Uma equipe da BBC de Londres virá à capital na próxima semana para colher imagens e depoimentos, que se transformarão em case internacional

Festival em Três Coroas celebra a vida ao ar livre


Parque de aventura Raft Adventure Park promove 2º Festival da Vida ao Ar Livre dia 3 de novembro. 
Diversão em meio à natureza, comida gostosa, chopp gelado, moda, amigos, família e seus filhos de quatro patas. O 2º Festival da Vida ao Ar Livre é o momento de reunir tudo isso em um só lugar. O evento é realizado pelo Raft Adventure Park para marcar o início da temporada e acontece no próximo dia 03, das 10h às 20h, num cenário de aventura com paisagens de tirar o fôlego, às margens do Rio Paranhana, em Três Coroas. Será um dia inteiro de atrações especiais com música, espaço de alimentação, brinquedos infláveis, cama elástica, trilha ecológica, slackline e área para banho. A ideia é reunir os amigos e a família para curtir a natureza e as boas companhias.
Além das atrações gratuitas exclusivas para o evento, os visitantes podem desfrutar de todas as atividades regulares do parque construído numa área de 170 mil m² de Mata Atlântica. E são muitas. O rafting, que percorre 7km no rio com corredeiras de águas cristalinas e obstáculos naturais; a tirolesa, que garante uma vista exuberante do parque e do Vale do Paranhana durante percurso de 1.200 metros de extensão e velocidade que pode chegar a 70km/h, e, também, paintball, stand up, aquaball, rapel, arco e flecha, arvorismo, boia cross, e muito mais. Para participar das atividades de aventura é preciso fazer reserva antecipada. É possível contratar individualmente ou em  pacotes com preços especiais. Consulte em http://www.raft.com.br ou pelo whats 51 99613-9232. 
Para repor as energias, já estão confirmadas as presenças da hamburgueria Green Burger and Beer, dos cupcakes da Maria Boneca Café, do chopp da Maria Kombita, além do açaí e dos espetinhos da Ina. O jardineiro Garten Floricultura e Paisagismo e a Ipadma, marca de calçados sustentáveis, também fazem parte da festa. A redução do lixo e a preservação do meio ambiente são preocupações constantes no Raft Adventure Park e, por isso, não serão distribuídos copos descartáveis. O público pode adquirir um copo eco personalizado do evento ou levar o seu. 
Outra novidade desta edição do Festival da Vida ao Ar Livre é que os ingressos para o arco e flecha, aquaball e stand up serão em prol do Natal Solidário e terão preço único de R$ 15 ou um brinquedo novo, que serão revertidos para a campanha. Para obter o ingresso gratuito de acesso ao evento basta fazer o cadastro no evento do Facebook (facebook.com/raftadventurepark) e no dia levar, também, 1kg de alimento não perecível ou um brinquedo.
Música
A música também não pode faltar e ficará por conta das bandas Naye e Amber Ale. Com influências de Bob Marley, Natiruts, Ultraman, Charlie Brown Jr, Cidade Negra, Chimarruts e O Rappa, a banda Naye toca reggaes consagrados e composições próprias.  A Amber Ale é influenciada pelo reggae, transitando também pelo rock e indie. 

2º Festival da Vida ao Ar Livre 
Local: Raft Adventure Park (Estrada Barro Preto, 3.155 - Três Coroas/RS)
Telefones: (51) 99613-9232 | (51) 99712.5717
Mais informações: http://www.raft.com.br
https://instagram.com/raftadventurepark/
https://www.facebook.com/raftadventurepark/