O Grande Comício

Vamos dar de barato que 1 milhão de pessoas estiveram neste domingo na Paulista. Se for assim, isto significa que o público foi 200 vezes maior do que conseguiram botar ali, no mesmo lugar, há uma semana, toda a esquerda lulopetista e seus aliados.

5 mil contra 1 milhão.

A comparação das imagens desmoraliza não apenas a esquerda lulopetista brasileira e seus aliados, mas também comprova que ela perdeu definitivamente o domínio das ruas, como já tinha perdido o domínio das redes sociais.

Esta esquerda só se mantém à tona porque se aliou ao que de pior existe no andar de cima do poder repuclicano, ou seja, dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, já que todos defendem seus interesses difusos e inenarráveis.

Se alguém queria provar alguma coisa, a jornada de domingo a tarde provou pelo menos uma leitura correta sobre os acontecimentos políticos brasileiros do momento, de conjuntura, como gostam de dizer os cientistas políticos:

- Há um rugido recorrente e descomunal gritando nos ouvidos dos parlamentares que não queriam ouvir, reclamando imediata anistia política.

É isto.

A anistia política é a mãe de todas as mudanças, porque que quem pode mais, pode menos, ou seja, sepultará os atuais poderes autoritários de Moraes e do STF, podendo estabelecer novas regras para as eleições do ano que vem. Nem será preciso implantar o voto impresso e auditável, porque o ambiente político e institucional será de outra natureza.

Valem mais estes registros:

1) O melhor discurso da tarde, de longe, foi o de Michelle Bolsonaro.

2) O discurso mais impactante foi o do ministro Silas Malafaia, o único que pediu que o presidente da Câmara, Huogo Motta, deixe de ser covarde e paute para voto o projeto da anistia.

3) A presença de 7 governadores no palanque, sendo apenas um do PL. Aliás, os governadores Ratinho Júnior, Ronaldo Caiado e Romeu Zema, ali presentes, como Bolsonaro, querem ser candiatos a presidente no ano que vem. Eles não falaram, a não ser Tarcísio, de São Paulo. Mas foi politicamente relevante estarem ali, por duas razões: 1o) Porque isto encorpa Bolsonaro. 2) Porque eles pressionasrão seus deputados para que votem a favor da anistia política.

4) O apelo ao público externo, comproado pelo discurso em inglês que fez Bolsonaro, sem contar faixas e cartazes também em inglês.

É isto.

E não é pouca coisa.

Foi uma tarde de lavar a alma e reascender as esperanças até do mais desalentado oposicionista brasileiro.


Enoir Zorzanello morre aos 75 anos

Morreu o empresário gramadense Enoir Zorzanello, ocorrido na manhã deste domingo, 6 de abril, aos 75 anos. Ele estava em casa quando sofreu uma embolia pulmonar, sendo encaminhado ao Hospital Arcanjo São Miguel, em Gramado, mas não resistiu. Na última quarta-feira, dia 2, Enoir havia passado por uma cirurgia no joelho em Porto Alegre e recebido alta hospitalar no dia seguinte.

O velório será realizado neste domingo, das 16h às 23h, no Teatro Elisabeth Rosenfeld, junto à Câmara de Vereadores de Gramado. Na segunda-feira, 7 de abril, o espaço reabre às 6h30, com sepultamento marcado para as 14h no Cemitério São Lourenço.

Viúvo da empresária Silvia Zorzanello, fundadora da Rossi & Zorzanello Eventos e Empreendimentos ao lado de Marta Rossi, Enoir deixa os filhos Eduardo e Vinícius, e os netos Vicente, Maria Eduarda e Clara.

Nascido em Gramado, Enoir era formado em Administração de Empresas e construiu uma trajetória marcante no setor do turismo. Desde jovem, dedicou-se ao desenvolvimento econômico e cultural da cidade. Foi diretor da extinta agência Terra Turismo, atuou à frente do Hotel Serrano (atualmente Wish Serrano Resort), criou a TecnoHotel e esteve na organização, por mais de uma década, do Festival de Cinema de Gramado, um dos principais eventos do calendário cultural brasileiro.

Também foi idealizador do Gramado Cine Vídeo, evento voltado ao cinema universitário e ao mercado de televisão, que por muitos anos integrou a programação oficial do festival.

Além de sua atuação empresarial, Enoir teve participação ativa na vida pública de Gramado. Foi vereador e vice-prefeito na gestão de Pedro Bertolucci.

Artigo, Silvio Lopes - Prá ti, Xandão

Silvio Lopes. Jornalista, economista e palestrante.

         Há espíritos bons; e há espíritos maus. É a saga humana se desenrolando sobre a terra. Dos bons, a humanidade lembra com carinho e devoção. Dos maus, sobram sentimentos de desagrado e justificada condenação pelo que fizeram e/ou disseram( lembrem-se, a Palavra tem poder absoluto, ou constrói, ou destrói). 


          Acabo de reler sobre a vida e obra de Winston Churchill. Referindo-se a um dos maiores monstros paridos por uma mulher em toda a humanidade - Adolf Hitler - o mais ilustre homem do século XX assim se expressou: " Este homem mau, este aborto monstruoso de ódio e derrotas!". Pois bem. E não é que temos aqui, entre nós, brasileiros, um digno exemplar dessas " feras humanas", encastelado que está na Suprema Corte da nação, a destilar seus mais baixos e torpes sentimentos de ódio e ressentimentos contra quem quer que se insurja contra suas ações injustas, cruéis e demoníacas? E, o que é mais grave, sem que uma sequer instituição nacional se erga para restabelecer a paz e a ordem abruptamente interrompidas pela estupidez de um desequilibrado mental!? Estranho isso, não é mesmo? Ou se confirma minha percepção de que já não temos mais uma sequer de instituição digna de respeito dos brasileiros!?


           Isaías, 14, no Velho Testamento, já se referia a tais "feras humanas", quando profetizou: " Você será jogado no mundo dos mortos, no mais profundo dos abismos. E os mortos vão olhar espantados para você e irão perguntar: Será este o homem que fazia os reinos tremerem, que fazia o mundo inteiro tremer de medo? Será este o homem que fez o mundo virar um deserto, que arrasava cidades e não deixava seus prisioneiros voltarem para casa?

            " Todos os reis do mundo foram sepultados com homenagens. Mas você será sepultado como se fosse um aborto nojento, e seu corpo será pisado e jogado fora. Você não será sepultado como outros reis, pois arrasou o seu próprio país e matou o seu próprio povo.  Que morram todos os descendentes desse rei maldito!" A voz da profecia do livro dos livros jamais se enganou. E jamais será letra morta. Ainda bem. 



9 de cada dez brasileiros têm acesso à telefonia móvel, diz Anatel

 Nove em cada dez brasileiros têm acesso à telefonia móvel, de acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), divulgados neste sábado (5), Dia das Telecomunicações.


De acordo com o levantamento, a maior parte da população brasileira com acesso à telefonia móvel reside em capitais e regiões metropolitanas.


Os dados indicam também que 4.363 municípios brasileiros contam com infraestrutura de fibra óptica — o que proporciona mais velocidade, estabilidade e eficiência energética em serviços de telecomunicações.


A Anatel aponta também a chegada da tecnologia 5G a 1,3 mil municípios brasileiros.


Satisfação dos consumidores

Em março, a Anatel divulgou os resultados da sua décima edição da Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida a respeito de serviços de telecomunicações: telefonia fixa, telefonia celular (pré-paga e pós-paga), internet fixa e TV por assinatura.


Em 2024, mais de dois terços dos consumidores pesquisados de todos os serviços se consideravam satisfeitos ou muito satisfeitos com a prestação do serviço de telecomunicações, de acordo com a Escala CSAT (Customer Satisfaction Score). Enquanto isso, mais de 10% dos consumidores se declaram muito insatisfeitos ou insatisfeitos.


No questionário da pesquisa, também são realizadas perguntas sobre os padrões de uso dos consumidores, tecnologia, do Wi-fi, telefone fixo.


Sobre a tecnologia das redes celulares utilizada com maior frequência, apesar da rede 4G ser a mais utilizada, mais de 64% dos consumidores de celular pós-pago e 67% dos consumidores de celular pré-pago, houve crescimento na percepção de uso mais frequente da rede 5G.


Quanto à tecnologia para prestação do serviço de internet fixa, 78% dos consumidores usam fibra ótica.


Entre os entrevistados que contratam o serviço de telefonia fixa, 16% responderam que o telefone fixo é o principal meio para realizar chamadas de voz quando está em sua residência. Estes usuários são os que possuem maior idade no grupo, menor renda média e em sua maioria do sexo feminino.


Por último, 67% dos entrevistados que contratam o serviço de televisão por assinatura declararam usar o serviço diariamente.


A pesquisa foi realizada entre os meses de julho e novembro de 2024, com 64 mil consumidores dos serviços de telefonia fixa e celular, internet fixa e TV por assinatura que eram clientes das prestadoras Algar, BrSuper, Brisanet, Claro, GB Online, Ligga, Oi, Proxxima, Sky, Tely, Tim, Unifique, Valenet, Vero e Vivo. 



South Summit Brazil

 O Cais Mauá, casa do South Summit Brazil (SSB), entra nos dias de obras finais para a quarta edição do evento em Porto Alegre. Correalizado pelo governo do Estado, o SSB 2025 ocorrerá nos dias 9, 10 e 11 de abril. Neste ano, o foco será a inovação e a resiliência necessárias à retomada econômica e social. No palco do RS Innovation Stage estão programados mais de 50 painéis, com mais de 140 participantes.

Serãotrês dias de SSB.

Com 263 metros quadrados, o espaço do governo do Estado terá capacidade 56% maior que a de 2024, podendo comportar até 125 pessoas sentadas. Pela primeira vez, o conteúdo será transmitido ao vivo pelo YouTube do Governo do Rio Grande do Sul.

O tema principal da edição será “Beyond Resilience” (Além da Resiliência, em português). Durante os dias de evento, os participantes poderão acompanhar painéis em cinco grandes trilhas de conteúdo, que se dividem em temas diversos: Sustainability (incluindo agtechs, resiliência climática, transição energética, ESG, netzero e foodtechs); Digitalization (fintechs, segurança cibernética, inclusão digital e indústria 4.0); Ecosystem (startups, investimentos, futuro do trabalho e colaboração entre o ecossistema); Social Shift (educação, bem-estar, ética governamental e diversidade e inclusão); e The Edge (biotechs, indústria 5.0, phygital e quantum).

O SSB 2025, com área útil de 38 mil metros quadrados, será realizado em quatro armazéns do Cais Mauá e seguirá o formato da edição anterior. Estima-se que o evento receba um público de 24 mil pessoas.