Evento em Oxford reúne nomes como Barroso, Erika Hilton, Célia Xakriabá e Eduardo Saron para o debate de questões urgentes que afligem o Brasil
Sob o tema Inovando caminhos, transformando futuros, oitava edição do Brazil Forum UK trará discussões sobre democracia, segurança alimentar e arcabouço fiscal
Entre os dias 17 e 18 de junho, a cidade de Oxford, na Inglaterra, sedia a oitava edição do Brazil Forum UK, evento organizado por universitários brasileiros que vivem no país e que tem como intuito debater pautas que contribuam para o crescimento e desenvolvimento do Brasil. Com o tema Inovando caminhos, transformando futuros, a edição deste ano reúne representantes do poder público, da sociedade civil, da iniciativa privada e da academia para discussões que atravessam os campos político, econômico e social.
Entre os palestrantes já confirmados para esta edição estão Luís Roberto Barroso, ministro do STF e patrono de honra do evento; Erika Hilton, deputada federal; Toya Manchineri, coordenador da Área de Territórios e Recursos Naturais da Coordenadoria das Organizações Indígenas da Bacia Amazônica (Coica); Nina da Hora, cientista da computação e ativista hacker; Eduardo Saron, presidente da Fundação Itaú e Bruna Brelaz, presidente da UNE.
"Entendemos o ano de 2023 como um marco de recomeço. Encerrada a pandemia, é tempo de olharmos para o amanhã. Os últimos anos trouxeram uma série de restrições e obstáculos que só poderão ser superados se encarados de frente", pontua Beatriz Saboya, advogada, mestranda no Law & Technology no King’s College London e presidente desta edição do evento. "Fizemos questão de convidar representantes de todas as esferas da sociedade para, juntos, debatermos problemas urgentes que, de alguma forma, acabam por travar o desenvolvimento de nosso país", completa.
Ao lado do senador Fabiano Contarato, da antropóloga Isabela Kalil e do fundador do instituto de Pesquisa IDEIA Mauricio Moura, o ministro Barroso integra o painel Democracia por um fio: desafios à manutenção da estabilidade democrática em tempos de desinformação e extremismos. Outra mesa que deve chamar a atenção é a Tem gente com fome? Dá de comer! Caminhos para o combate à insegurança alimentar no país que alimenta boa parte do planeta, que trará além de Erika Hilton, a também deputada Célia Xakriabá, primeira indígena pelo estado de Minas Gerais; Lilian Rahal, secretária Nacional de Segurança Alimentar; e Preto Zezé, presidente da Central Única de Favelas (CUFA).
A responsabilidade de governos e empresas na implementação de novas tecnologias; a discussão de soluções à crise do sistema prisional brasileiro e o papel fiscal para a recuperação de credibilidade, transparência e crescimento socioeconômico no Brasil são alguns dos outros temas que devem permear as discussões promovidas neste ano.
O evento vai acontecer nos auditórios da Blavatnik School of Government, da Universidade de Oxford, e será transmitido ao vivo no canal do YouTube do Brazil Forum UK. Os ingressos para acompanhar o evento presencialmente poderão ser comprados no site da organização a partir do dia 26 de maio.
Confira abaixo os painéis e palestrantes já confirmados.
1. "Democracia Inabalada": desafios à manutenção da estabilidade democrática em tempos de desinformação e extremismos
Painelistas: Luís Roberto Barroso, ministro do STF; Isabela Kalil, pesquisadora doutora em Antropologia; Fabiano Contarato, senador; e Maurício Moura, fundador Instituto Ideia
2. Qual reforma tributária nós queremos? O papel fiscal para a recuperação de credibilidade, transparência e crescimento socioeconômico no Brasil
Painelistas: Maria Angélica dos Santos, professora Doutora Titular da Universidade Federal de Viçosa e autora de livros como Tributação e Raça e E eu não sou uma jurista? Reflexões de uma Jurista Negra sobre o Direito, Ensino Jurídico e Sistema de Justiça); Anelize Almeida, Procuradora-Geral da PGFN; e Baleia Rossi, deputado federal.
3. Oportunidades e desafios da Era Digital: um olhar para a implementação responsável de novas tecnologias e sistemas conectados
Painelistas: Nina da Hora, cientista da Computação e ativista em Direitos Digitais; Renato Leite, fundador Data Privacy Brasil e Global Data Protection Officer Twitter; e Orlando Silva, deputado federal.
4. A formação profissional das juventudes como vetor para redução de desigualdades: como avançar essa agenda?
Eduardo Saron, presidente da Fundação Itaú; e Sra. Bruna Brelaz, Presidente da UNE.
5. Tem gente com fome? Dá de comer! Caminhos para o combate à insegurança alimentar no país que alimenta boa parte do planeta
Célia Xakriabá, deputada federal; Erika Hilton, deputada federal; Lilian Rahal, secretária Nacional de Segurança Alimentar; e Preto Zezé, presidente da Central Única de Favelas (CUFA).
6. Política habitacional e desastres urbanos: quem paga a conta das mudanças climáticas nas cidades brasileiras?
Isabella de Roldão, vice-prefeita do Recife
7. Qual o papel da agenda ambiental para reafirmar o protagonismo internacional brasileiro?
Toya Manchineri, coordenador de Área de Território e Recursos Naturais da Coordenação das Organizações Indígenas da Bacia Amazônica (COICA)
8. Seletividade penal e democracia: soluções à crise do sistema prisional brasileiro
Renato Freitas, deputado estadual do Paraná; Augusto Botelho, secretário Nacional de Justiça do Ministério da Justiça; e Adriana Cruz, juíza.