Marchezan anuncia R$ 5 bilhões em recursos próprios para a próxima década
O prefeito Nelson Marchezan Júnior recebeu imprensa,
formadores de opinião e empresários para um almoço nesta segunda-feira, 9, no
Salão Nobre da Associação Comercial de Porto Alegre. Marchezan explicou as
medidas de gestão adotadas para recuperar o caixa municipal e retomar os
investimentos na cidade. “Garanto que estamos no caminho do que já há de
melhor no mundo. A cidade não é do prefeito, de entidades, sindicatos ou
jornalistas. É de todos nós”, diz. O prefeito anunciou que as reformas feitas
em Porto Alegre resultarão em R$ 5 bilhões para investimentos com recursos
próprios na próxima década. Além disso, já estão garantidos R$ 936 milhões em financiamentos
com instituições de crédito.
Quando assumiu a prefeitura, em 2017, Marchezan se
deparou com 56 obras paradas, déficit de serviços, R$ 254 milhões em dívidas
com fornecedores e falta de crédito junto às instituições financeiras. O
Município sobrevivia utilizando receitas extraordinárias, como do Departamento
Municipal de Água e Esgoto (Dmae), que hoje sofre com a falta de investimentos
na Zona Sul da cidade, e dinheiro de fundos, que deveriam ajudar a parcela da
população que mais precisa de assistência. “Não quero olhar para o passado nem
culpar este ou aquele governo. Mas precisamos saber onde estávamos, onde
estamos e onde podemos chegar. O futuro de Porto Alegre só depende das nossas
escolhas”, ressalta.
Para reverter esse cenário, Marchezan focou em reformas
importantes, como alteração no estatuto dos servidores, redução de despesas de
custeio e ajustes fiscais. “Não buscamos culpados no governo estadual ou
federal pela nossa crise. Assumimos a responsabilidade e fizemos a nossa parte
para alcançar o reequilíbrio financeiro. E conseguimos o que agora os governos
federal e estadual estão tentando”, frisa.
As reformas estruturais, aprovadas com apoio da maioria
dos vereadores, recuperaram a credibilidade do Município e, após 20 anos, o caixa
da prefeitura fechará no azul. Além dos recursos próprios, a prefeitura já tem
autorizados financiamentos que somam R$ 936 milhões. Serão investidos R$ 200
milhões em requalificação das vias, R$ 345 milhões em saneamento e R$ 82
milhões em segurança, entre outras áreas. Desde 2015 não eram liberados
créditos ao Município, porque a prefeitura era reprovada na análise de risco e
considerada incapaz de pagar a conta.
O prefeito lembrou ainda a aprovação da Lei de
Responsabilidade Fiscal, que dá mais transparência à gestão no que diz respeito
ao gasto público e garante um instrumento de controle e de responsabilização.
Entre os destaques, a lei veda aumento de pessoal antes de o Município destinar
10% da sua receita corrente líquida a investimentos, inclui as estatais
dependentes no cálculo da despesa de pessoal (EPTC etc) e impede aumento da
despesa de pessoal ou reposição salarial no último ano de mandato.
Marchezan terminou a reunião afirmando que todas as
pessoas que vivem em Porto Alegre são responsáveis pela cidade. “A
calçada que um pisa, todos pisam. Não podemos pensar que o problema não é
nosso. Se nos unirmos por uma cidade melhor, teremos um futuro bom pela
frente”, conclui.
Famurs e Cremers lançam ferramenta digital para agilizar contratação de médicos
A Famurs e o Cremers desenvolveram ferramenta digital
inédita que vai possibilitar dar mais agilidade ao processo de contratação de
médicos nos municípios gaúchos.
O café com a imprensa e a coletiva serão realizados na
terça-feira (10), às 14h, na Presidência da Famurs (Rua Marcílio Dias, 574,
Menino Deus, 4° andar), com a presença do presidente da Famurs e prefeito de
Palmeira das Missões, Dudu Freire; do vice-presidente da Famurs e prefeito de
Taquari, Maneco Hassen;
e do presidente do Cremers, Eduardo Neubarth Trindade.
Na oportunidade, a Famurs e o Cremers vão apresentar a
ferramenta, criada em parceria entre as entidades, que pretende atender às duas pontas – médicos que buscam
oportunidades de trabalho e municípios que dispõem de vagas –, além de qualificar o atendimento à população na área da
saúde.
A ferramenta possibilita que os mais de 32 mil médicos
registrados no Cremers tenham acesso às informações sobre vagas
disponibilizadas em municípios que necessitam da contratação desses
profissionais.
Também serão informados dados sobre as vagas ofertadas,
como especialidade, salário, estrutura da rede municipal, além do contato
imediato para o médico informar-se sobre outros detalhes da contratação.
O que o sistema oferece:
a) informação e divulgação das características dos
municípios e das vagas ofertadas e sua rede estrutural de saúde para o
profissional registrado no Cremers e instituições de ensino públicas e
privadas;
b) controle do preenchimento e desistência das vagas nos
municípios junto ao sistema;
c) atualização e integração dos sistemas da Famurs e do
Cremers;
d) produção de materiais informativos, educativos e
de divulgação para os profissionais de saúde municipal.
SERVIÇO
O quê: Café com imprensa e coletiva para lançamento de
ferramenta digital
Quando: Terça-feira (10), às 14h
Onde: Presidência da Famurs (Rua Marcílio Dias, 574,
Menino Deus, 4° andar)
Assinar:
Postagens (Atom)