Exilados

 A Argentina tem longa tradição de amparo a exilados políticos de Países com regimes extremistas.


Nesta sexta-feira, a embaixada do Brasil em Buenos Aires apresentou requerimento formal ao Ministério das Relações Exteriores da Argentina solicitando informações sobre a condição local de 65 exilados políticos brasileiros. Todos já pediram asilo no Conare e se encontram com autorização provisória de  residência. Eles fugiram porque foram condenados a penas altíssimas, estavam em librdade vigiada e sob ameaça de terem que cumprir penas de até 17 anos.

A lista com o nome de cada um foi entregue à Chancelaria argentina (equivalente ao nosso Itamaraty). Por ordem de A. de Moraes, STF, o governo nomeado quer a prisão e extradição de todos.

 Não há precisão sobre este número exato até o momento.

Advogados dos presos políticos estimam em 165 o número de presos políticos exilados.

Há duas semanas, a deputada argentina María Celeste Ponce, simpatizante do bolsonarismo, e do partido de Milei, promoveu ato público no Congresso, com a presença de advogados e parlamentares brasileiros, denunbciando a protoditadura brasileira.



Joel Cândido denuncia o Estado Policial contra o Estado Policiado

Joel Cândido denuncia o Estado Policial contra o Estado Policiado

O advogado gaúcho Joel Cândido, autor de extenso rol de livros sobre Direito Eleitoral (veja ao lado, 16a. edição), sua especialidade, não está nada satisfeito com os rumos atuais da Justiça Eleitoral no Brasil.

Eis três postagens que ela caba de fazer no seu X:

1. É lamentável a opção brasileira pela continuidade de um Direito Eleitoral repressivo e crivado de ameaças (tal como já se lê), em detrimento de uma nova ordem jurídica que reponha o DE como guardião da democracia e da liberdade. É o Estado policial contra o Estado policiado.

]2. É exigível de uma Justiça Eleitoral que gasta um bilhão por mês, recebendo tudo dentro de casa (do alistamento ao voto), que seja, por biênio, o espaço ordeiro para a festa alegre e colorida dos eleitores, partidos e candidatos. Tal como ocorre nos partidos de sã democracia.

E conclui

3. Rectius (mais corretamente): Tal como ocorre nos países de sã democracia.