P-53 interditada pela ANP

  Essa plataforma foi construída em Rio Grande e serviu de trampolim para as campanhas do PT aqui na região sul (Rio Grande, Pelotas, Bagé, Jaguarão e São José do Norte).Custo altíssimo e mão de obra de quinta categoria, dito pelos próprios funcionários do estaleiro.

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) determinou a interdição total da operação com hidrocarbonetos na plataforma P-53, operada pela Petrobras, após auditoria realizada entre os dias 8 e 17 de abril de 2025 constatar riscos graves e iminentes à vida de trabalhadores e ao meio ambiente. De acordo com o relatório técnico da ANP, foram encontrados diversos desvios críticos de segurança, muitos deles semelhantes aos já identificados em uma interdição anterior da mesma plataforma, ocorrida em fevereiro de 2024. Entre os principais problemas estão a degradação severa de estruturas críticas, ausência de medições técnicas confiáveis, falhas na avaliação de danos e omissões no envio de relatórios técnicos fundamentais, como o Relatório estrutural por entidade especializada, que sequer foi encaminhado à agência. Segundo o documento, vigas com grande degradação estrutural, inclusive aquelas que servem de suporte para tubulações de fluidos perigosos, foram ignoradas pela Petrobras nos relatórios apresentados. A ANP alerta que tais falhas comprometem diretamente a segurança em cenários de incêndio e explosões, colocando em risco  uma população a bordo (POB) de 240 pessoas.

Visitas ao Piratini

 A próxima edição da visita especial de final de semana do Palácio Piratini foi agendada para os dia 26 e 27 de abril. Nesses dois dias, o público poderá conhecer ambientes das alas Governamental e Residencial da sede do Executivo gaúcho, além de toda história e cultura que integram a edificação. A participação é gratuita, mas requer inscrição prévia pelo site oficial do Palácio, a partir de terça-feira (22/4), ao meio-dia. Para esta edição, serão ofertados seis horários no sábado (9h, 10h, 11h, 14h, 15h e 16h) e outros cinco no domingo (10h, 11h, 14h, 15h e 16h), com 35 vagas em cada grupo. A visita tem duração estimada de 1h15. 

Durante o roteiro, os visitantes conhecerão espaços como os salões Negrinho do Pastoreio e Alberto Pasqualini e o gabinete oficial do governador, na Ala Governamental. Na Residencial, será possível acessar áreas normalmente restritas, como os salões de Banquetes e dos Espelhos, além do oratório.

A visita termina no jardim interno, que abriga a escultura A primavera, de Paul Landowski. Todo o percurso terá a mediação de servidores do Palácio.  

Outras formas de conhecer o Piratini 

Além da visita especial mensal, o Palácio Piratini também oferece visitações diárias à Ala Governamental, de segunda a sexta-feira, às 11h e às 16h. O agendamento também deve ser feito pelo site oficial. 

Grupos com mais de dez pessoas, incluindo escolas, podem solicitar horários específicos. Nesse caso, é preciso enviar um e-mail para palacio-piratini@gg.rs.gov.br, informando o nome da instituição, a data desejada e o número de participantes. É necessário aguardar a confirmação do pedido.  

Serviço    

Inscrições: a partir de terça-feira (22/4), às 12h, pelo site do Palácio, na aba “Agende". A entrada é gratuita.