Cercamento Eletrônico faz mais de 255 milhões de leituras de placas em 2023

Os repórteres Gilmar Martins e Aristóteles Júnior, que são da prefeitura de Porto Alegre, informam, hoje, que o cercamento eletrônico fez mais de 255 milhões de leituras de placas de veículos na Capital. A rede de inteligência, composta por 365 câmeras instaladas em pontos estratégicos, realiza, em média, um milhão de leituras de placas por dia e contribui para a redução dos índices de furto e roubo de veículos. Um único carro pode ser monitorado múltiplas vezes ao dia pelo sistema. Segundo dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP/RS), o total de carros furtados, ou roubados, entre janeiro e setembro de 2023 caiu 17% na comparação com o mesmo período do ano passado. Na comparação com 2018, ano de implementação da rede de inteligência, o recuo é de 72%.

Os alertas são atendidos pela Brigada Militar. As informações também são compartilhadas com Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) e Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). 

POA Segura – Lançado em 2021, o projeto POA Segura tem orçamento de R$ 60 milhões para investimentos na reestruturação e qualificação da segurança municipal. A iniciativa prevê, por exemplo, o emprego de R$ 27 milhões na instalação de mais de 400 câmeras de videomonitoramento, equipamentos de inteligência artificial e sistemas de informação.

Detetive Cidadão - O Detetive Cidadão é uma funcionalidade do aplicativo 156+POA que permite que o cidadão denuncie, através de uma fotografia enviada pelo celular, a imagem de um carro suspeito de roubo ou furto na Capital. Ao receber a informação, de forma anônima, os órgãos de segurança verificam a procedência do veículo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário