Lula é culpado pela tragédia do Rio. A tragédia era “inevitável. Lula de prefere proteger criminosos ao recusar uma proposta de cooperação antiterrorismo oferecida por Washington:
O que está acontecendo no Rio era inevitável. O governo federal tem estado paralisado ou relutante em enfrentar o PCC e o Comando Vermelho. Os Estados Unidos ofereceram em maio uma parceria para classificar o PCC e o Comando Vermelho como organizações terroristas estrangeiras (FTOs), o que permitiria o uso de instrumentos do aparato antiterrorismo norte-americano, como compartilhamento de inteligência, rastreamento financeiro, bloqueio de ativos e sanções internacionais. A oferta foi recusada. Esse status desbloqueia todo o peso das ferramentas de contraterrorismo dos EUA — o mesmo arcabouço usado para desmontar a rede global do Estado Islâmico e cortar suas fontes de financiamento.
A recusa foi “pretexto político” usado para “acobertar a inércia” diante da criminalidade:
A desculpa foi ‘soberania’, a mesma palavra que usam para defender censura, corrupção e inação, enquanto brasileiros vivem cada vez mais sob o domínio do crime organizado. O governo brasileiro e seus asseclas do STF e da PGR, agora, querem investigar policiais e autoridades que participaram da operação, em vez de se posicionar ao lado das forças de segurança. Agora essas mesmas facções estão sobrevoando o Rio com drones e atirando em policiais com armas militares. E, em vez de apoiar a polícia, o governo decidiu investigar os que tiveram coragem de enfrentá-las.
O governo federal tem que decidir que tipo de soberania quer — uma que protege o povo ou uma que protege os criminosos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário