Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa catarinense acabam de aprovar em plenário, portanto em fase terminativa, o Projeto de Lei 162/2022, que isenta os proprietários de veículos do pagamento da taxa anual de licenciamento (CRLV). Falta o governador sancionar.
A informação é do deputado gaúcho Rodrigo Lorenzoni, que desde o ano passado não consegue destravar relatórios favoráveis ao seu projeto, que é boicotado na Comissão de Constituição e Justiça por pressão do governo Eduardo Leite. A taxa tem cobrança abusiva e se mantém mesmo depois que a emissão em papel moeda passou a ser feita por meio digital, portanto sem custo para o governo.
O governador não quer perder a arrecadação abusiva, que em 2026 chegará a quase R$ 1 bilhão.
Para Lorenzoni, a movimentação no estado vizinho demonstra que a discussão já amadureceu no país. “Santa Catarina mostrou que é possível modernizar a legislação e aliviar o bolso dos cidadãos sem prejuízo ao Estado. O CRLV digital tornou essa taxa obsoleta, e os gaúchos não podem continuar pagando por algo que já não faz sentido. Nosso projeto está pronto para ser votado — falta apenas vontade política da Assembleia para avançar”, afirmou o deputado.
Não é por nada que SC emplaca mais carro do que RS. Carro paga 2% e moto 1%. Vou ter que transferir o emplacamento para poder fugir dessa ladroeira.
ResponderExcluir