A "personalidade Ozempic" refere-se a relatos de pacientes sobre embotamento emocional, apatia e perda de interesse por prazeres cotidianos, como comida e álcool, durante o uso de medicamentos GLP-1 (como o Ozempic). Isso ocorre porque o medicamento, além de reduzir o apetite, pode alterar o sistema de recompensa do cérebro, diminuindo a dopamina. 

The Washington Post

The Washington Post

 +4

Por que a vida parece "sem graça"?

Alteração na Dopamina: O medicamento pode impactar o sistema de recompensa do cérebro, reduzindo a sensação de prazer intenso associada a comer ou beber.

Embotamento Emocional: Muitos usuários relatam uma sensação de "aplanamento" das emoções, onde altos e baixos emocionais ficam menos intensos.

Fadiga e Névoa Mental: Alguns usuários também mencionam dificuldade de concentração, esquecimento e lentidão mental, que podem contribuir para uma sensação de desinteresse geral.

Mudança no Foco: Com a saciedade constante e a redução do "prazer" na comida, atividades que antes eram prazerosas perdem o sentido. 

The Washington Post

The Washington Post

 +4

Embora não seja um efeito colateral oficial descrito na bula, esse relato tem sido frequente. No entanto, algumas pessoas podem não sentir esses efeitos. 

R7

R7

 +1

Importante: O Ozempic é um medicamento para diabetes tipo 2 e deve ser usado com acompanhamento médico. 

Panvel

Panvel

 +3

Artigo, especial, Marcus Vinícius Gravina - Tentativa de castração de Senador

O ato do Relator em CPI não tem efeito subjetivo ou personalístico. Trata-se, da elaboração de um relatório resultante de uma coleta de informações e provas sobre o objeto da CPI.


O Relator não decide nada. É um mero repórter.


O Relatório do sen. Alessandro Vieira foi submetido, regimentalmente, à decisão da Comissão (11 membros) para cumprimento de um procedimento interno, sem contencioso e incapaz de produzir, por si só, efeitos contra terceiros, sem que o tenha sido apreciado e julgado definitivamente. É inofensivo ao ministro apontado. Não houve indiciamento aprovado. 


Cumpria a CPI julgar o suposto desvio de finalidade do Relatório. Nem foi preciso entrar no mérito.  A decisão já havia sido tomada por uma manobra sórdida política – 6x4 votos, contra o relatório. 


A CPI foi extinta depois disso e sem causar nenhum efeito aos ministros citados naquela fase da CPI.  


A proposta/sugestão do Relator,  senador Alessandro Vieira,  não se consumou. Mas, cumpriu o rito próprio da CPI.  Isto é, morreu dentro da própria “Casa”, intramuros do Senado, em que se exerceu o direito de investigação. Não partiu do Relator nenhuma convocação pública de imprensa.  


A reação vingativa do ministro Gilmar Mendes contra um Senador é a prova de que ele não preza pela harmonia entre os Poderes da República, além de constituir expediente de duvidosa constitucionalidade.


Ora, se um cidadão comum, sem mandato, tem o direito de opinião e de expressão, o que dizer de um Senador da República investido do poder de fiscalização da Administração Pública e do Judiciário que inicia pela sabatina dos Ministros do STF. 


Caxias do Sul, 16.04.2026


Advogado do Master, preso hoje, sabe tudo. Só a mulher de Moraes ganhava mais do que ele no Master.

O que mais assombra os ministros do STF que estão sob escrutíneo público e os demais políticos, autoridades e beneficiários das propinas pagas pelo Banco Master e pelo banqueiro Daniel Vorcaro, nem é tanto a prisão do ex-presidente do BRB, mas a prisão do advogado do banco, Daniel Monteiro.

Daniel Monteiro sabe tudo em detalhes. Foi ele quem armou a ciranda jurídica que permitiu passar apartamentos de luxo em São Paulo e Brasília para o presidente do BRB em troca da compra de carteiras fraudulentas e da operação de compra da instituição pelo banco estatal. Ele operava dentro do Master e da Reag  e de acordo com as investigações, ele era também o responsável por estruturar toda a rede de fundos usados por Vorcaro para pagar propina a políticos e autoridades públicas. Seu escritório foi o segundo mais bem pago pelo Master, conforme mostraram as informações da Receita Federal enviadas à CPI do Crime Organizado. Os pagamentos de R$ 79,1 milhões entre 2022 a 2025 para o Monteiro, Rusu, Cameirão e Bercht Sociedade de Advogados são menores apenas do que o valor pago à banca de Viviane Barci de Moraes, mulher do ministro do Supremo Alexandre de Moraes.

Além de atuar em várias frentes dos negócios do Master, Monteiro tem informações sobre o destino do dinheiro que Vorcaro desviou e escondeu fora do Brasil e conhece as interligações desses esquemas com as contas mantidas na gestora Reag. Sabe, portanto, tanto quanto ou até mais do que Vorcaro sobre detalhes das transações realizadas.



Dica do editor - Prefeito Sebastião Melo abre segundo Centro de Avaliação de Alunos com Necessidades Especiais

Foto de Pedro Piegas, PMPA.

O prefeito Sebastião Melo entregou, ontem, quarta-feira, 15, o segundo Centro de Avaliação Multidisciplinar Educacional (Came) de Porto Alegre. A nova unidade está localizada na avenida Assis Brasil, 1708, no bairro Passo da Areia, Zona Norte. O primeiro centro foi inaugurado no último dia 9 de abril, no bairro Menino Deus. O novo espaço tem capacidade para realizar até 1.200 atendimentos mensais e 300 avaliações a cada dois meses. Os Cames contam com uma equipe especializada - formada por psicopedagogos, fonoaudiólogos, psicólogos, nutricionistas e médicos (neuropediatras ou psiquiatras) - responsável por avaliar e identificar as necessidades educacionais específicas dos estudantes com necessidades especiais da rede municipal de ensino, indicando, quando for o caso, o enquadramento como público da educação especial.

Leia reportagem especial assinada por Sarah Hoffmeister, PMPA:

A criação dos Centros ocorre em um contexto de crescimento significativo da demanda. Em 2022, a Rede Municipal contava com 3.391 estudantes com cadastro de Necessidades Educacionais Especiais (NEES). Atualmente, esse número chegou a 6.358 alunos. Os alunos identificados com dificuldade relevante de aprendizado, são encaminhados pra avaliação por parte das escolas

Atendimento - O fluxo de atendimento inicia nas escolas, a partir da identificação de barreiras relevantes no processo de aprendizagem pelos professores e equipes pedagógicas.Na sequência, a escola realiza o encaminhamento, reunindo informações sobre o estudante. O caso é então acolhido pela equipe técnica do programa Incluir+POA, responsável pelas primeiras avaliações e pelo contato com a família.

Após essa etapa, a demanda é encaminhada à Unidade de Educação Especial e Inclusiva (UEEI) da Secretaria Municipal de Educação, que direciona o estudante ao Came mais próximo de sua residência. Ao final do processo, os resultados são compartilhados com a família e com a UEEI, que organiza a devolutiva às escolas para orientar o trabalho pedagógico.

Outros dois Cames devem abrir as portas ainda neste mês, nas regiões Leste e Sul, por meio de parceria com a Associação Brasileira de Educação, Saúde e Assistência Social (Abess).