Caso o STF negue a devolução do passaporte ao ex-presidente Bolsonaro, mesmo assim ele poderá viajar para os Estados Unidos e participar da cerimônia de posse do novo presidente americano Donald Trump, marcada para o dia 20 de janeiro, em Washington ?
E se o STF negar e o governo americano entregar um passaporte americano para Bolsonaro ?
É sobre isto que quero falar.
Bolsonaro disse, esta semana, que aguarda apenas o convite oficial do governo dos Estados Unidos para pedir de volta seu passaporte, confiscado em fevereiro pela Polícia Federal, tudo no âmbito de um inquérito flagrantemente inconstitucional e que tem o comando do ministro Alexandre de Moraes - sempre ele. O inquérito trata de uma possível tentativa de golpe de Estado e que já se arrasta por quase três anos.
Por que Moraes e o STF cassaram o passaporte de Bolsonaro ?
A alegação ridícula é de que ele pode fugir antes que o inquérito realizado pela Polícia Federal e sob o comando de Moraes seja concluído, coisa que nem se sabe quando acontecerá.
A coisa é tão patética que desde que o passaporte foi confiscado, Bolsonaro, noutra punição antecipada e que não existe nem para bandido condenado, está proibido de conversar com o presidente do maior Partido do Brasil, nada casualmente o Partido do qual o próprio Bolsonaro é presidente de Honra.
Bolsonaro já pediu a devolução do passaporte outras três vezes, sempre sem sucesso.
Será diferente desta vez ?
Acho que desta vez é mais em em cima e a negativa terá reação e repercussão de caráter internacional.
Como se sabe, projetos de retaliação a ministros do STF, com ênfase para o caso de Alexandre de Moraes, estão em exame na Câmara de Representantes dos Estados Unidos. E agora, não só a Câmara dos Deputados, mas também o Senado e a própria Casa Branca, estão sob controle dos Republicanos e de Trump, portanto de amigos e correligionários carnais de Bolsonaro.
O STF correrá o risco de provocar uma crise diplomática entre Brasil e Estados Unidos.
A ver.
E se sair um passaporte americano para Bolsonaro ?
E por que não ?
Nada impede.
Isto resolveria o caso ?
Claro que não, porque Bolsonaro seria impedido de embarcar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário