Sai a quarta escola charter de Porto Alegre

 O prefeito Nelson Marchezan Júnior anunciou nesta terça-feira, 22, a ampliação da oferta de educação básica comunitária na cidade. 

A escola charter, com metodologia inovadora, terá gestão em parceria com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Associação Beneficente Nossa Senhora da Assunção (Abensa). Esta será a primeira experiência com a Pedagogia Waldorf em sistema público não estatal no Brasil. A entidade sem fins lucrativos foi selecionada por edital para assumir a gestão da escola que será instalada no prédio da Escola Estadual Plácido de Castro, no bairro Higienópolis. A proposta pedagógica será baseada na Pedagogia Waldorf, para alunos da educação infantil e do ensino fundamental. O trabalho educacional deverá ser de, no mínimo, nove horas diárias, em jornada semanal de cinco dias da semana.Unesco considera a metodologia Waldorf  como "a pedagogia do novo milênio".

A capital gaúcha é pioneira no Brasil na criação de escolas charter que oferecem também o ensino fundamental. Marchezan agradeceu as entidades envolvidas pela parceria na transformação da educação da cidade.

Esta é a quarta escola comunitária de educação básica de Porto Alegre. 

Metodologia - A Pedagogia Waldorf é uma abordagem pedagógica baseada na filosofia da educação do filósofo austríaco Rudolf Steiner, fundador da antroposofia. Com mais de cem anos, a Pedagogia Waldorf foi considerada pela Unesco, "a pedagogia do novo milênio". De maneira holística, essa proposta educacional busca o desenvolvimento físico, espiritual, intelectual e artístico do estudante. O desenvolvimento de indivíduos livres e moralmente responsáveis é o grande objetivo.

Na prática, os alunos passam de três a quatro semanas em sala de aula sendo apresentados a uma linguagem específica, como Língua Portuguesa ou Matemática, por exemplo. A aprendizagem ocorre por meio de imagens em que os estudantes são conduzidos a uma grande descoberta, como em uma viagem de exploração. Dessa maneira, a proposta está fundamentada na observação e respeito aos ritmos humanos e naturais, para que cada um possa desenvolver as suas habilidades.

Modelo comunitário - A gestão Marchezan investe nas escolas charter como a melhor forma de ampliar e qualificar a oferta de educação pública não estatal. Na educação infantil, são 207 instituições de ensino. A primeira parceria para o ensino fundamental é a Pequena Casa da Criança, no bairro Partenon, com 370 alunos, seguida da Madre Raffo, com 119 alunos na Vila Nova. A metodologia Lumiar foi adotada na Escola Comunitária de Educação Básica Aldeia Lumiar, na Tristeza, com 145 alunos. Esta foi a segunda escola pública a adotar o modelo Lumiar no Brasil.