Dica do editor - Neste domingo tem 5a. Corrida contra o AVC em Porto Alegre


Porto Alegre sedia, neste domingo, 27, a 5ª Corrida Contra o AVC, em alusão ao dia mundial de combate à doença, celebrado em 29 de outubro. A corrida terá um percurso de cinco quilômetros por dentro do Parque Farroupilha (Redenção), com largada às 9h, e a caminhada, 2,5 quilômetros e largada às 9h15. A iniciativa é da Rede Brasil AVC, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), para promover a prevenção a partir da prática sadia da atividade física.

A programação inclui verificação de pressão arterial, peso, altura e avaliação do risco de AVC, com orientações de como reconhecer os sinais do agravo, o que fazer e como diminuir a possibilidade de ter a doença. Os atendimentos terão a participação de médicos, residentes, estudantes de Medicina e Enfermagem, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, assistentes sociais, psicólogos e nutricionistas, além de equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Quem estiver no parque poderá também conhecer o Riscômetro de AVC e o Aplicativo AVC Brasil.

O AVC é a segunda causa de morte no mundo e a primeira causa de incapacidade, podendo acometer qualquer pessoa, em qualquer idade. Reconhecer os sinais de alerta e acessar rapidamente um serviço de urgência em centro de AVC diminui a chance de sequelas. A prevenção pode evitar até 90% dos casos.

Programação

9h - Corrida e caminhada contra o AVC

10h30 - Abertura da Campanha Mundial de AVC em Porto Alegre

10h45 - Início dos atendimentos

11h - Educando as crianças: lançamento da Campanha Fast Heroes no Brasil (crianças entre 5 e 8 anos serão os heróis do AVC, aprendendo a reconhecer os sinais, chamar o Samu e ensinar os familiares)

11h30 - Aula de dança (o exercício diminui o risco de AVC)

12h - Sessão de autógrafos e distribuição do livro “Tinha um AVC no meu caminho”, de Rafael Silveira

13h - Palestra “O que é o AVC e como prevenir?”

13h30 - Como reconhecer os sinais de alerta do AVC e o que fazer?

14h - Aula de dança

14h30 - Reabilitação e cuidados pós AVC: o papel da equipe multidisciplinar

15h - Encerramento


Marchezan Júnior protocola projeto que regulariza transporte escolar


A prefeitura protocolou na Câmara Municipal, nesta sexta-feira, 25, dois projetos de lei para regularizar e atualizar o transporte de passageiros por frete e escolar em Porto Alegre. No caso de transporte fretado, nunca houve uma regulamentação na Capital. Para o transporte escolar, o objetivo é atualizar a legislação. Os projetos foram encaminhados em regime de urgência, ou seja, devem ser votados em até 45 dias. “São medidas para desburocratizar e dar mais segurança na prestação de serviço e para os passageiros”, explica o prefeito Nelson Marchezan Júnior.

O transporte fretado ou por fretamento de passageiros é previsto desde 1998 pela lei 8.133, mas nunca foi regulamentado. Agora, o projeto de lei propõe uma legislação e regras para a atividade. Entre elas, está a dispensa de licitação no processo de solicitação para prestação dos serviços. A autorização seria expedida pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). 

O projeto divide o serviço em três categorias:

Fretamento periódico ou continuo –  É o transporte remunerado de passageiros, executado em favor de pessoas jurídicas tomadoras do serviço ou de grupo de pessoas físicas usuárias pré-identificadas, por período predeterminado, com preço preestabelecido, com emissão de nota fiscal ou fatura semanal, ou mensal, em circuito fechado, com quantidade de viagens, frequência e horários preestabelecidos e formalização mediante contrato escrito. Exemplo: funcionário de shoppings ou empresas. 

Turístico – É aquele executado exclusivamente por pessoas jurídicas autorizatárias, prestado em favor de agrupamento de usuários individuais ou de grupo de usuários assim organizados, por uma agência de turismo ou transportadora turística, em caráter ocasional, em circuito fechado, com origem, destino, itinerário básico e horário predeterminados, sem paradas intermediárias para embarque ou desembarque de passageiros, com relação de passageiros transportados, emissão de nota fiscal por viagem com preço certo, conforme contrato entre as partes, destinado exclusivamente a atividades de turismo.

Fretamento assistencial – Consiste no transporte executado pelos entes públicos federais, estaduais ou municipais, por meio de veículos próprios ou locados, gratuitamente aos cidadãos assistidos, como meio para alcançar as finalidades públicas em programas sociais e assistenciais diversos. 

A minuta do projeto de lei atende a uma solicitação da categoria e foi integralmente alinhada com o sindicato e representantes das oito bacias escolares da Capital. O objetivo é desburocratizar o processo de autorização do serviço e modernizar as regras operacionais para facilitar a regularização de novos transportadores. 

O projeto torna o serviço efetivamente de utilidade pública e de autorização. Também estende o transporte escolar para qualquer atividade de ensino regular, como cursos de línguas e pré-vestibular, entre outros. A proposta amplia o limite de prefixos para pessoas jurídicas de seis para até dez veículos. Já o número de veículos em circulação na cidade não tem limitação.

“As vans escolares seguem com obrigatoriedade de vistoria na EPTC, conforme idade do veículo, e autorização para a prestação do serviço. No site, é possível consultar a situação do veículo escolar pelo prefixo, o que dá segurança para os passageiros, que em sua maioria são crianças”, diz o diretor-presidente da EPTC, Fabio Berwanger Juliano.   

Vitor Bertini lançará seu livro "Não me abandone", dia 3, Feira do Livro de Porto Alegre


  – Escrever é a soma da vida que vivi com os sonhos que ainda tenho.
   É assim que Vitor Bertini comenta sua nova atividade, enquanto anuncia o lançamento de seu primeiro livro, “Não me abandone”.
   Dono de uma trajetória profissional tão diversa quanto abrangente – e com mais passagens por governos do que deveria, como adverte sua biografia na contracapa do livro – ele brinca que, profissionalmente, “só faltava escrever”.
   O livro, lançado inicialmente em uma plataforma de financiamento coletivo, terá sessão de autógrafos na Feira do Livro, dia 03 de Novembro, às 14:30, na Praça de Autógrafos.
   – Participar como autor na Feira do Livro de Porto Alegre é voltar a conversar com grande parte de meus personagens – afirma Bertini.
   O livro faz da história de um cachorro, o subtítulo é “A saga de Bénya Krik, um cão de rua, contada pela família que ele adotou”, uma alegoria para o autor discorrer sobre temas como liberdade, sonhos e, parafraseando Nelson Rodrigues, “a vida como ela é”.
   O livro é o primeiro volume da “saga” e tem 128 páginas de textos rápidos.
   – O livro está escrito em um formato de short story. Você lê rápido, para poder reler com calma – afirma o escritor, concluindo:
   – Não percam!
  
   Serviço:
   Financiamento coletivo: http://www.catarse.me/naomeabandone
   Autógrafos: Feira do Livro, dia 03/11, 14:30
  
   Mais informações:
   https://www.linkedin.com/in/vitorbertini/
   http://www.facebook.com/bertini.vitor
   http://www.vitorbertini.com.br
   11.98962.5037
  
   Ilustração da capa: Alexandre Flores Torrano
   Fotos: Carla Zigon