Acompanhe o 2º turno das eleições de graça pelo celular

Usuários podem baixar gratuitamente o AYA Bancah e ter acesso às propostas dos candidatos de todos os municípios, pesquisas com as intenções de votos e apuração das eleições em tempo real

O aplicativo de conteúdo jornalístico AYA Bancah, que disponibiliza mais de 350 jornais e revistas digitais, como Exame, Veja, IstoÉ e Folha de S. Paulo, une forças ao Poder360, o maior portal de política do Brasil. Essa parceria tem como objetivo oferecer uma cobertura abrangente e detalhada durante o 2º turno das eleições municipais de 2024. Os internautas podem baixar gratuitamente o app de AYA para ter acesso ao Poder Monitor, ferramenta exclusiva do Poder 360, e acompanhar as novidades sobre o processo eleitoral em todo país, as propostas dos candidatos, pesquisas de intenção de votos e o monitoramento da apuração das eleições em tempo real.

 Sobre o AYA Bancah

O AYA Bancah é um aplicativo intuitivo e amigável que oferece uma experiência envolvente para acessar notícias e informações atualizadas: é informação a qualquer tempo e do seu jeito. Com mais de 350 revistas e jornais disponíveis, entre eles Exame, Veja, IstoÉ, O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo e outros, os usuários podem explorar uma variedade de conteúdos com facilidade. É uma ferramenta essencial para quem busca informação de qualidade de maneira prática e eficiente.


 A Santa Casa de Porto Alegre realizou a primeira captação de tecido musculoesquelético da instituição. Graças a autorização de uma família, que disse “sim” para a doação de órgãos, o procedimento marcou o início de um trabalho que busca ampliar a oferta de ossos para transplante no Rio Grande do Sul.



Como explica o ortopedista Anthony Kerbes Yépez, coordenador da equipe de transplantes musculoesqueléticos da Santa Casa, os ossos podem ser transplantados tanto na forma original como em pequenos fragmentos. Os procedimentos são indicados especialmente para portadores de tumores ósseos, além de pacientes com próteses, que precisam ser trocadas devido ao desgaste do material.


“Iniciamos um importante capítulo não só para a Santa Casa, mas especialmente para os pacientes que necessitam de transplante ósseo. Um trabalho fundamental para ampliar o acesso a esses tecidos, especialmente em casos complexos de revisão de prótese de quadril, joelho e ombro, além do tratamento de tumores ósseos e casos de lesões multiligamentares nas articulações”, explica o médico.


Após a captação, viabilizada pela equipe da Organização de Procura de Órgãos (OPO) da Santa Casa, os tecidos foram enviados para o Banco de Tecidos Musculoesqueléticos (BTME) de Passo Fundo, o único da Região Sul do país, onde serão processados e preparados para o uso em cirurgias ortopédicas e bucomaxilofaciais. “Além de contribuir para abastecer os estoques no Estado, também vamos conseguir ampliar a possibilidade de acesso a esses tecidos e oferecer recursos cada vez mais completos para as cirurgias na instituição”, destaca o ortopedista.


Equipe satélite


Desde agosto, a Santa Casa se tornou a primeira instituição de Porto Alegre e a terceira do Estado a contar com uma equipe satélite do Banco de Tecidos Musculoesquelético, do Hospital São Vicente de Paulo.


Composta por ortopedistas de diferentes subespecialidades, que integram o corpo clínico do serviço de Ortopedia da Santa Casa, a equipe é responsável pela captação desses tecidos tanto na instituição como em alguns hospitais da região metropolitana. Todo o material é encaminhado para Passo Fundo, onde o Banco é responsável pelo processamento, preparo, armazenamento e distribuição dos tecidos ósseos.