Aprovado homeschooling no RS

 Assembleia aprova projeto de lei que regulamenta ensino domiciliar

 

Afora o Distrito Federal, RS é o primeiro estado a aprovar PL que regulamenta a prática do homeschooling

 

O Rio Grande do Sul deu um importante passo para a regulamentação da educação domiciliar. A Assembleia Legislativa aprovou nesta terça-feira (08/06) o Projeto de Lei (PL) 170/2019, de autoria do deputado Fábio Ostermann. Em tramitação há mais de dois anos, a matéria teve 28 votos favoráveis e 21 contrários. 

 

"Trata-se de uma questão de liberdade de escolha. As escolas seguirão cumprindo seu papel, mas precisamos garantir segurança jurídica para aqueles que optam por assumir a responsabilidade da educação dos seus filhos. O homeschooling já é um fato social em todo o Brasil, mas ainda é alvo de preconceito e represálias. Cabe a nós garantirmos que a educação domiciliar aconteça dentro da lei", argumenta Ostermann.

 

Atualmente, apenas o Distrito Federal já regulamentou a modalidade de ensino utilizada por aproximadamente 20 mil famílias no país. No Rio Grande do Sul, estima-se que mil famílias pratiquem a educação domiciliar. Também conhecida como homeschooling, a prática é legalizada em mais de 60 nações, como Estados Unidos, Inglaterra, Dinamarca, Nicarágua, Bolívia e México. 

 

O que é a educação domiciliar

 

Por meio do homeschooling, crianças e jovens são educados fora do ambiente escolar pelos próprios pais ou com apoio de professores particulares. Segundo o deputado Fábio Ostermann, a educação domiciliar não prejudica a sociabilidade das crianças. “Quem pratica a educação domiciliar tem aulas em casa, mas também realizada atividades em outros ambientes, pratica esportes, faz aula de música. Essas crianças não são privadas de contato, também têm amigos, brincam e interagem com outras crianças. No ensino domiciliar, a socialização acontece de várias formas, explica o proponente.

 

O que estabelece o projeto

 

De acordo com o Projeto de Lei 170/2019, as famílias que optarem pelo ensino doméstico deverão informar a escolha para a Secretaria Estadual de Educação, que ficará responsável por regulamentar a matéria. Além disso, os responsáveis deverão manter um registro atualizado das atividades pedagógicas desenvolvidas com os alunos. Para comprovar o aprendizado, crianças e adolescentes educados no regime domiciliar deverão passar por avaliações periódicas aplicadas pelo sistema regular de ensino.

 

O que diz a lei

 

O homeschooling ganhou notoriedade no Brasil após uma ação envolvendo uma família de Canela, na Serra Gaúcha. Na ocasião, o Supremo Tribunal Federal reconheceu que a prática da educação domiciliar é constitucional, desde que haja uma lei regulamentando a matéria. “A questão jurídica já foi pacificada. A Constituição resguarda o direito da família em optar pelo homeschooling, e o Supremo garantiu a legalidade da prática, desde que haja regras, que é justamente o que aprovamos nesta terça-feira”, pontua Ostermann.

Recomendado - Hoje a noite tem burgers a R$ 25,00 no Bier Markt Vom Fass. Porto Alegre.

Hoje tem promoção especial, com todos os burgers a R$ 25,00.

Cervejas artesanais e também petiscos inspirados na gastronomia alemã.

Faça reservas via Whats 993882401 / 993887265. 

Cardápio no goomer.app/biermarkt

Segurança completa
Estacionamento fácil na rua Barão de Santo Ângelo
Atendimento a partir das 17h

Biermarkt Vom Fass

Rua Barão de Santo Ângelo, 497
Moinhos de Vento
Porto Alegre, RS

Localização, dicas, serviços e encomendas: goomer.app/biermarkt

Bier Martk Vom Fass tem recebido indicações como o melhor da cidade na sua área, cervejas e chopes artesanais, tudo por parte da revista Veja Porto Alegre.

Nos sites de busca, as opiniões dos clientes revelam aceitação positiva dos produtos e serviços oferecidos pela casa, que opera há 10 anos na Capital.

Abriu, hoje, o Zaffari Lindoia

Nesta terça-feira (08/06), às 10 horas, o Zaffari Lindoia abre suas portas na Avenida Panamericana, nº 240, na Zona Norte de Porto Alegre, renovando um tradicional ponto de varejo que operava no abastecimento da região, desde 1974. Como loja de bairro, o empreendimento destina-se a atender às demandas da população do seu entorno, reunindo uma unidade de Supermercado Zaffari e um mall com 12 lojas de serviços e produtos que irão inaugurar de forma gradativa. O supermercado será a primeira operação a inaugurar. Nos próximos dias, a Panvel e a OMO Lavanderia também iniciarão suas atividades. Além dos novos 150 empregos diretos do supermercado, são estimados mais 55 empregos diretos a serem criados pelas lojas do mall.


A edificação original foi totalmente remodelada, sendo o Zaffari Lindoia implantado a partir do conceito arquitetônico que passou a ser adotado pelas novas unidades da rede a partir de 2015. Espaços amplos e qualificados, em arquitetura contemporânea que valoriza a melhor exposição dos produtos, oferecem praticidade e conforto aos clientes em compras. 


O novo projeto permitiu a inclusão de estacionamentos cobertos no nível da Av. Panamericana, permanecendo o estacionamento lateral descoberto, com acesso pela Rua Pedro Jung. A entrada principal para os pedestres também será pela Av. Panamericana, pelo mall de lojas, que conta com duas esteiras rolantes para a maior comodidade dos frequentadores. 


Também faz parte do projeto aprovado junto a EPTC a requalificação da sinalização viária, horizontal e vertical em seis locais no entorno, o fornecimento de equipamentos a Central de Controle e Monitoramento da Mobilidade de Porto Alegre, a implantação de bicicletário nos estacionamentos e ciclovia proporcional às novas vagas geradas.   



Zaffari Lindoia 


- Área total do empreendimento: 8.449 m²

- Área de venda do supermercado: 1.600 m²

- Vagas de estacionamento: 125

- Geração de empregos diretos: 150 no supermercado + 55 nas lojas satélites

- Âncora: Supermercado Zaffari 

- Mall de lojas: 12 operações



Com 1.600 m² de área de venda, 12 checkouts convencionais e 4 estações de self checkout, o Zaffari Lindoia é a 37ª unidade do Grupo Zaffari. O mix é focado nas demandas do dia a dia dos moradores da Zona Norte da Capital, especialmente em produtos de alimentação, higiene, limpeza e facilidades para o lar. Oferece ainda amplos espaços para os hortifrutigranjeiros, queijos e fiambres, e para os produtos do panifício próprio. Destaque para a adega, com opções de rótulos nacionais e importados, e para o conjunto de expositores refrigerados, com diversidade de alimentos resfriados e congelados.


Arquitetura 


O Zaffari Lindoia é a sexta loja da rede a receber, desde a concepção do projeto, a nova identidade arquitetônica da marca. Está equipado com mobiliários e revestimentos modernos, projeto de luminotécnica e dimensão de espaços que otimizam a apresentação dos produtos.


A estética do edifício acompanha a horizontalidade encontrada em muitas das edificações do bairro Lindoia. Tanto o pavimento do supermercado como o do mall de lojas apresentam grandes aberturas que proporcionam a iluminação natural dos espaços de circulação. 


Tanto os clientes do estacionamento coberto, que tem o maior número de vagas, como os pedestres que vêm pela Av. Panamericana circulam pelo mall de lojas e chegam ao nível do supermercado através de duas esteiras rolantes. Completam a plena acessibilidade do empreendimento mais um elevador e uma escada. 



GRUPO ZAFFARI 


O Grupo Zaffari atua há 86 anos no varejo, acumulando 56 anos de experiência no autosserviço supermercadista e 30 na administração de shopping centers, e contando atualmente com mais de 12 mil colaboradores. Suas atividades iniciaram com a abertura de uma casa de comércio no interior do Rio Grande do Sul, em 1935, por iniciativa dos fundadores Francisco José Zaffari e Santina De Carli Zaffari. O Grupo estreou sua atuação fora do Estado em 2008, inaugurando o Bourbon Shopping São Paulo, na capital paulista. 


Rede supermercadista 

A rede de supermercados é formada por 37 unidades, e está entre as maiores redes de autosserviço supermercadista do Brasil, conforme ranking da Associação Brasileira de Supermercados - ABRAS. 

A atuação no setor de shopping centers inclui a administração de 10 empreendimentos, com as bandeiras Bourbon Shopping (sete unidades no Rio Grande do Sul e uma em São Paulo); Moinhos Shopping e Porto Alegre Centerlar.     


Presença na Zona Norte de Porto Alegre

A rede supermercadista Zaffari e Bourbon já se encontra presente na Região Norte de Porto Alegre desde 1991 com a inauguração do Hipermercado Bourbon Assis Brasil; a partir de 2006, com a abertura do Supermercado Zaffari Boulevard, e desde 2012 com o Hipermercado Bourbon Wallig.



Artigo, Marcelo Bagé - Enclauramento não evita as infecções

 As medidas de enclausuramento da população levadas a cabo em Pelotas e região, desde o começo da pandemia, além de não terem sido hábeis a frear o contágio por COVID-19, tornaram a vida na cidade ainda mais pesarosa. O número de empresas que encerrou as atividades no município, durante os últimos 15 meses, é muito grande. O quantitativo de pessoas que perderam seus empregos ou que tiveram suas atividades laborais inviabilizadas, igualmente é enorme. Ainda assim, sem estender a mão à população e sem compreender o desespero que toma conta da região, a prefeitura de Pelotas, alinhada ao governo do estado, continua na mesma ineficaz linha de atuação. Com o argumento de estar agindo sob o manto da ciência, fecha empresas, multa pessoas, ceifa liberdades e dissemina o medo entre aqueles que precisam trabalhar e gerar renda para o sustento familiar. 

Não foram poucos os momentos de terror impostos aos comerciantes e a quem precisa trabalhar. Véspera de dia dos pais, de natal, dia dos namorados, nem as datas comemorativas, sempre importantes para quem vive do comércio, foram respeitadas. 

Hoje é segunda feira, 07 de junho, dia que sucede mais um lockdown. Como pode ser observado na imagem, o centro esteve lotado, pela manhã, pois é época de muitas pessoas receberem salário e pagarem as contas, o que gera bastante movimento, assim como foi na segunda, na terça e na quarta feira que precederam a medida autoritária. 

O lockdown, além de consistir num instrumento inconstitucional de limitação das liberdades individuais e não contribuir para a redução do contágio, gera muito mais movimento de pessoas, nos dias que antecedem e sucedem a medida, levando as pessoas ao desespero, à falta de dinheiro e , por fim, às aglomerações. 

Pelotas e a metade sul clamam, desesperadamente, pelo fim das arbitrariedades e pelo respeito ao direito de trabalhar. 

Marcelo Bagé

Vacinação é ampliada para pessoas a partir de 57 anos e profissionais do ensino médio estadual

Metade da população vacinável (1,1 milhão) de Porto Alegre (quem tem mais de 18 anos) já recebeu a 1a. dose da vacina. Com duas doses, são 28,64%.

Nesta terça-feira, a vacinação contra o vírus chinês será ampliada para homens e mulheres a partir de 57 anos, sem comorbidades e profissionais da educação do ensino médio estadual, além dos públicos que já vinham recebendo a vacina, conforme segundo link a seguir.

A primeira dose poderá ser feita em 34 unidades de saúde e em três pontos de drive-thru.

Serão aplicadas as vacinas AstraZeneca e Pfizer para doses 1 e 2. Não haverá vacinação da dose 2 de Pfizer em farmácias, apenas em três unidades de saúde. 

CLIQUE AQUI para mais informes, endereços e horários.
CLIQUE AQUI para examinar o calendário e quem pode vacinar-se.

Taxa de ocupação de leitos de UTIs volta a subir e já se aproxima dos 90% em Porto Alegre


Já se aproxima dos 90% o índice de ocupação de leitos de UTIs de Porto Alegre - para todos os tipos de doenças.

Dos 968 leitos disponíveis, quatro a menos do que no dia anterior, 419 estão ocupados por doentes infectados pelo vírus chinês.

A taxa vem aumentando diariamente há pelo menos uma semana.

CLIQUE AQUI para examinar mais números da pandemia na Capital.

CPI da Cloroquina ouvirá ministro da Saúde as 9h. É a segunda vez que faz isto.

A CPI da Cloroquina tomará, pela segunda vez, o depoimento do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em sessão que acontece nesta terça-feira.

Será daqui a pouco, 9h.

A CPI alega que precisa esclarecer pontos colocados pela ex-secretária do ministério, Luana Araújo, que foi levada ao governo pelo próprio Queiroga e demitida 10 dias depois por ordem de Bolsonaro, já que foi identificada como inimiga do Planalto.

A médica Luana, que é também cantora, é espinafrada nas redes sociais.

Ontem, 1 mil foram a óbito por vírus chinês. Fiocruz, UFF e Butantan previam 5 mil.

Como os números não confirmam o desastre anunciado, a grande mídia e seus aliados da mídia amestrada de internet ignoram os dados sobre a evolução diária de óbitos por vírus chinês no Brasil.

Este blog desmascara o silêncio, que tem tudo a ver com as fake news que eles publicaram há pouco mais de um mês, prevendo 5 mil mortes diárias para esta época do asno. CLIQUE AQUI para examinar as previsões catastróficas da Fiocruz.

Ontem, foram 1.010 óbitos por vírus chinês.No total, o Brasil acumula 474,4 mil óbitos em 15 meses.

CLIQUE AQUI para examinar todos os números  do Brasil e de cada Estado.