Agora, ao vivo, retoma no You Tube "Oeste sem fitrio", com Augusto Nunes, Henkel, Fiuza e Navarro

Depois de dois meses de censura prévia, os jornalistas retomam seus trabalhos no You Tube.

 

Quase metade dos 33,6 mil médicos gaúchos trabalham apenas na Capital

 Dados divulgados pela nova plataforma da Demografia Médica do Conselho Federal de Medicina (CFM) revelam que o Rio Grande do Sul possui 33.630 médicos registrados, correspondendo à quarta maior densidade de médicos no Brasil, atrás apenas do Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo.

Além da grande quantidade de médicos no estado, outro dado preocupa o Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers): 43% dos profissionais estão concentrados na capital. De acordo com o presidente do conselho, a má distribuição é reflexo da falta de incentivos para a fixação de profissionais em municípios do interior. Diz o Cremers, em comunicado ao editor:

- Não há, atualmente, um plano de carreira que permita aos médicos atender no interior com qualidade, remuneração adequada, acesso à estrutura e possibilidade de aperfeiçoamento profissional nas cidades menores. O estado conta com 20 escolas de Medicina de excelência, que formam ótimos profissionais. Nós temos médicos suficientes para atender com qualidade toda a população gaúcha. O que precisamos é de políticas públicas que atraiam os médicos para outras regiões

Outros dados – O levantamento realizado pelo CFM aponta ainda que 66% dos médicos gaúchos são especialistas; 53% são homens e 47% mulheres. 15% possuem entre 30 e 34 anos, revelando que os profissionais que exercem a medicina no Rio Grande do Sul são cada vez mais jovens.

Vendas de carros novos caiu 12% em 2022. Os preços mais do que duplicaram em 2 anos.

Segundo dados da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), no ano de 2022, foram negociadas 13.297.958 vendas de automóveis, uma queda de 12% em comparação com o ano de 2021, que tinha registrado 15.106.724 aquisição de carros.  

Segundo o professor do curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Cesuca, Cachoeirinha, RS, Filipe Martins, há poucos anos, era possível adquirir um veículo 0Km por R$ 40 mil, mas agora isto não acontece mais: “Hoje em dia se torna mais viável adquirir um carro seminovo, pois é possível encontrá-los por valores a partir de R$ 20 mil, o que é mais fácil para se planejar". Novos chegaram a duplicar de preços depois da pandemia.

O especialista mandou dizer ao editor que para 2023 a tendência é que as aquisições de veículos seminovos sejam melhores, pois com a alta dos preços nos anos de 2020 e 2021, se espera que os valores comecem a diminuir devido ao excesso de seminovos no mercado, além da expectativa de que a venda de automóveis voltará a ficar mais fácil no futuro. E ainda o fato de que muitos consumidores optaram por não adquirir nenhum carro, fazendo o uso do transporte por aplicativos.