Se....

Se a Educação estivesse cumprindo o seu papel verdadeiro no Brasil, não estaríamos vivendo este tempo grotesco.

Se a Educação estivesse preparando legítimos livres-pensadores, não estaríamos dividindo o Brasil entre direita e esquerda, nordeste e sul.

Se a Educação estivesse apresentando o conhecimento e facilitando a construção de novos conhecimentos, não estaríamos presos em uma arapuca.

Se a Educação estivesse promovendo o contato com as extraordinárias conquistas da humanidade em Arte, Literatura, Ciências, Matemática, Física, Química, História, Geografia, Línguas Estrangeiras, nosso povo não estaria mais discutindo fome nem se contentaria em receber auxílio ou em vender o voto por gasolina ou pelo pagamento de conta de luz e água.

Se a Educação estivesse sendo exercida somente por educadores, e não infiltrada por militantes, teríamos visão e discernimento para fazer escolhas.

Se a Educação promovesse o estudo criterioso e imparcial das ideologias e dos modelos econômicos, o Brasil todo saberia que as experiências reais com o marxismo, comunismo, socialismo puro não foram eficazes.

Se a Educação fomentasse o real entendimento de liberdade, não estaríamos testemunhando as maiores aberrações morais em nosso país.

Só escola, Governo, políticas públicas vieram à mente?

Em maior número são as casas, pais e mães, que produzem pensadores e cidadãos.

 

 

Cláudia Woellner Pereira, tradutora e redatora


Burocraciana tucana emperra construção de novo porto no rio Gravataí, em Canoas

O empreendimento projeta porto fluvial e armazéns para cereais, em terreno hoje antropizado e completamente degradado. Próximo ao local,  já existem empreendimentos como os da Petrobrás, que maneja combustível a céu aberto.  

O governo tucano de Eduardo Leite emperra tudo na área da secretaria do Meio Ambiente. 

No caso dos licenciamentos ambientais, o governo anterior ao de Leite viabilizou tramitações que resultaram na LP (Licença Prévia) em 40 dias.

O  projeto foi apresentado ao final do governo Sartori, que teve o chamado Termo de Referencia para o EIA/RIMA (exigências), apresentado ao empreendedor no início do Governo Leite, que emperra o projeto. 

Saiba por que os principais líderes do MDB do Bem não apoiam Eduardo Leite

- João Pedro Valandro Bertani, advogado e militante do MDB. 

Por não respeitar companheiros do MDB a chapa PSDB-MDB quase ficou fora do segundo turno.  Esta soberba do Leite e do Gabriel de que não precisavam das "velhas raposas" está fazendo eles perderem perderem as eleições.   Foram atrás do PT, humilhando-se, mas pisam nas maiores e melhores lideranças do MDB. Vejam por que os maiores líderes não estão apoiando Leite, pendendo para Onix:  "Em 1994 foram eleitos 107 deputados federais pelo PMDB no Brasil. A nível nacional começou a perder o protagonismo apoiando o PSDB (Gedel era um dos líderes) e, principalmente o PT.  Por 3 mandatos o MDB fez o que interessava ao Lula e hoje, melhorando um pouco de 2018 (37) elegeu 42 Deputados Federais.   No RS o MDB sempre havia mantido o protagonismo, a coerência e sua Histórica linha de atuação, democrática e ética. Isso até estas eleições. A maior bancada emedebista de deputados, dentre todos os estados, ainda era a do Rio Grande do Sul. Agora, enquanto a bancada federal cresceu a nível nacional, no RS diminuiu - assim como a Estadual - em 25%".  Estes fatos, aliados à forma fisiológica e traiçoeira da condução deste apoio a Eduardo Leite, pois desde o debate interno parte do partido atuou em consonância com o interesse de Eduardo Leite e não do partido.  Esta atuação fisiológica da maioria das lideranças que encaminharam o apoio a Eduardo Leite é igual à que Renan Calheiros, Gedel Vieira e outros encaminharam para Fernando Henrique, Lula e Dilma.  Tornou o partido dependente de cargos e benesses do Governo, independente de quem governe.  Levou do fisiologismo à corrupção e definhamento do partido.   Estas lideranças que não apoiam Leite, pressentem este destino ao MDB gaúcho.  Isso já fez o MDB diminuir. Se Leite vencer, o partido vai permanecer atuando no interesse dele, dependendo de cargos do governo e continuará a diminuir.  Por isso é melhor Onix vencer para o MDB recuperar a autonomia, os verdadeiros ideais e crescer.


Eduardo Leite deixou herança maldita (PIB a menos 8%) e acha que empresários é que não sabem de nada

As entidades empresariais podem até não tomar lado explícito no caso do RS, mas em relação ao presidente que faz dobradinha com Onyx e o apoia, não parece haver dúvidas que os empresários gaúchos sabem o que querem. Leia a nota ao lado:

Apoiado pelos lulopetistas, o ex-governador Eduardo Leite, que nunca foi empresário e nunca teve carteira assinada, sustentando-se agora de dinheiro do fundo eleitoral, acha que os empresários gaúchos não conseguem ter clareza sobre a boa condução econômica do seu governo, que deixou o Estado numa terrível recessão econômica, segundo dados da Farsul (previsão de queda de 8% PIB deste ano). A declaração do tucano foi feita na Rádio Gaúcha, hoje, no Gaúcha Atualidade. 

Diz a RBS, o grupo de comunicação beneficiado com verbas milionárias de publicidade durante o governo de Eduardo Leite:

- Sobre conversas com grupos de empresários gaúchos, Leite respondeu que alguns ainda não têm clareza sobre as diferenças de posicionamento fiscal entre os dois nomes que disputam a eleição no Rio Grande do Sul (....) alguns não conseguem ter clareza, me parece, que de fato não somos iguais do ponto de vista da visão liberal para a economia, eu e o meu adversário (Onyx). Ele defende rescindir o regime de recuperação fiscal, suspender privatizações, promete mundos e fundos para todo mundo, sem dizer de onde vêm os fundos.



Artigo, João Pedro Valandro Bertani - 45 - A chapa da traição

- O autor é advogado e militante histórico do MDB do RS.                      

Por que o Deputado mais votado do MDB, Alceu Moreira disse: “...do lado de lá tem um traidor...”, negando-se a participar da campanha de Eduardo Leite ?

Alceu Moreira foi o maior apoiador e que projetou Gabriel Souza na política.  Alceu assumiu o compromisso de elegê-lo Deputado Estadual, inclusive abriu mão de fazer diversas dobradinhas com outros Deputados Estaduais na região do Litoral Norte, para viabilizar a eleição de Gabriel.  Na desistência de Sartori e Rigotto, Alceu Moreira, pelo curriculum, seria o candidato natural. Contava com o apoio das lideranças do MDB e de Gabriel Souza, dos mais entusiasmados, pois herdaria os votos para Deputado Federal.  Surpreendentemente Gabriel e alguns deputados (que haviam assumido compromisso com Alceu) passaram a articular com o Governador Eduardo Leite, usando argumentos pífios, a defender o nome do Gabriel, dizendo que ele teria o apoio do Governador Eduardo Leite e o Alceu não.  Ficou claro o uso da máquina, com liberação de verbas para alguns deputados e outros questões, como a indicação de Edson Brum ao Tribunal de Contas.  Para isso precisava o Conselheiro Algir Lorenzon sair.  Deram cargo no Governo para o Algir aposentar-se e ele ficou com dois polpudos salários, aposentadora e AGERGS.  Traíram inúmeros companheiros do MDB que tinham condições para o cargo e Gabriel traiu Alceu.  Considerando que o Governador Eduardo Leite desejava a Presidência da República, ele mostrou sua inteligência maquiavélica, no interesse pessoal.   O MDB era seu Plano B, caso não vencesse as prévias:  se Gabriel fosse o candidato, bom para Leite, pois é muito mais fraco do que o Alceu e, na melhor das hipóteses, se conseguissem o apoio da convenção, seria o seu Vice e foi o que aconteceu.  Alceu não aceitaria, mas Gabriel, aceitou, mesmo traído. Alceu foi traído por Gabriel que foi traído por Leite que traiu o povo gaúcho ao garantir solenemente que não seria candidato à reeleição.   Sartori também foi traído, poderia concorrer ao Senado (estava em primeiro nas pesquisas), mas Gabriel articulou chapa com Ana Amélia.

Jogo rasteiro e traições ocorreram também no encaminhamento da convenção.  O setor Jovem do MDB era contrário à coligação e convocou numa reunião prévia.  A Associação dos Prefeitos e Vices do MDB, seria o único setor a favor, por razões óbvias, o uso da máquina pública do Governo Leite para seduzir.  Também convocou reunião.  O Presidente Estadual do Partido, também Prefeito de Rio Grande, solicitou ao Setor Jovem cancelar a reunião, para evitar posição contra Eduardo Leite e incentivou a Associação dos Prefeitos e Vices e realizar.  Mesmo assim, dentre 260, compareceram apenas 62, sendo a votação 52 x 10 pró-coligação.  No início na convenção, nova traição ao correto encaminhamento: ao invés de haver o debate e depois a votação, primeiro foi feita a votação, para depois os debates.   Os maiores líderes, como Pedro Simon, José Ivo Sartori, Sebastião Melo e outros, sentiram o golpe traiçoeiro e abandoram a convenção logo após a votação.   

Gabriel Souza, mostrou seu sangue frio e mestre em traição:  discursou a favor de candidatura própria, quando já havia articulado e votado para ser Vice de Eduardo Leite.   Para ter uma idéia do nível das traições, nenhum convencional discursou a favor do apoio a Leite e na votação secreta, por margem apertada, venceu.   

https://gauchazh.clicrbs.com.br/colunistas/rosane-de-oliveira/noticia/2022/06/juventude-do-mdb-rejeita-composicao-com-leite-e-defende-saida-do-governo-caso-tucano-lance-candidatura-cl47b38m5004b01676df652wo.html

https://gauchazh.clicrbs.com.br/colunistas/rosane-de-oliveira/noticia/2021/04/presidente-da-assembleia-diz-que-alceu-moreira-tem-a-preferencia-para-ser-candidato-ao-governo-do-rs-pelo-mdb-ckn3pcytn0048016u3lw7aktp.html 

https://esportes.yahoo.com/eduardo-leite-descumpre-promessa-e-165100328.html



Cuidado: os inimigos do Brasil são muitos, são poderosos e estão dispostos a tudo

Gilberto Simões Pires

SOCIEDADE EM MODO - PERPLEXA-

Ontem à noite, quando ministro das Comunicações, Fábio Faria, afirmou que uma AUDITORIA contratada pela campanha eleitoral de JAIR BOLSONARO constatou que o número de INSERÇÕES DA PROPAGANDA ELEITORAL -OBRIGATÓRIA- em RÁDIOS de todo o Brasil foi ACENTUADAMENTE MENOR do que manda a Legislação, a sociedade brasileira entrou em MODO -PERPLEXA-. Segundo Farias, até o dia 21 de outubro foram mais de 154 MIL INSERÇÕES A MENOS, sendo que só no NORDESTE DO PAÍS foram mais de 29 MIL INSERÇÕES A MENOS.

 

DISPOSTOS A MUITO MAIS DO QUE TUDO

Ora, enquanto todos nós olhávamos com MUITA DESCONFIANÇA para as URNAS ELETRÔNICAS, imaginando que o sistema de apuração concentrava o RISCO de existência de FRAUDE ELEITORAL, eis que surge esta GRAVE DENÚNCIA para provar que os INIMIGOS, além de NUMEROSOS E PRA LÁ DE PODEROSOS estão UNIDOS E DISPOSTOS A TUDO, ou até MUITO MAIS DO QUE TUDO, para emplacar o LulaLadrão como o vitorioso no próximo domingo. 

 

A FRAUDE JÁ ESTÁ FEITA

Como se sabe, a PROPAGANDA ELEITORAL se encerra nesta quinta-feira, 27. Até lá, mesmo que o TSE julgue (pouco provável) que houve FRAUDE no tocante às INSERÇÕES QUE NÃO FORAM LEVADAS AO AR, não haverá tempo suficiente para recuperar o que os criminosos fizeram com o objetivo de beneficiar o candidato ladrão. Ou seja, a FRAUDE JÁ ESTÁ FEITA E, INFELIZMENTE, NÃO HÁ COMO RECUPERAR O PRODUTO DO ROUBO. 

 

ORQUESTRAÇÃO DE FORÇAS INIMIGAS

Quando digo que os INIMIGOS SÃO NUMEROSOS, PODEROSOS E ESTÃO DISPOSTOS A TUDO, estou me referindo, por exemplo, a uma fantástica ORQUESTRAÇÃO DE FORÇAS INIMIGAS, onde cada uma cumpre à risca o seu papel de CRIMINOSO. Começando, por exemplo, pelo ministro Luis Roberto Barroso, que CONFESSOU PUBLICAMENTE que -ELEIÇÃO NÃO SE VENCE, SE TOMA!-. A seguir, como se viu desde o início de 2019, grandes empresas de comunicação se organizaram em forma de CONSÓRCIO com o propósito de criar NARRATIVAS FALSAS E/OU CRIMINOSAS sempre voltadas para desacreditar o governo BOLSONARO. 

 

INIMIGOS ORGANIZADOS

Mais: boa parte dos ocupantes do Congresso Nacional aprovaram CPIs ABSURDAS, e PAUTAS BOMBAS, como o ORÇAMENTO SECRETO, além de outras barbaridades. Também se juntaram aos ORGANIZADOS INIMIGOS os INSTITUTOS DE PESQUISA, cujo papel -bem conhecido- tem sido o de FABRICAR NÚMEROS com o propósito de influenciar ao máximo os eleitores menos esclarecidos. Pois, para completar o time de INIMIGOS, O PODEROSO JUDICIÁRIO entrou em cena e sem dar a mínima para a Constituição Federal, tratou de criar e aplicar LEIS -MAGNAS- absurdas, além de promover repugnantes ATOS DE CENSURA, voltados exclusivamente para beneficiar o COMUNISTA LULALADRÃO. 

 

FOCO: FALTAM APENAS 5 DIAS

Pois, mesmo dentro deste CLIMA TERRÍVEL a ORDEM É RESISTIR. Não esqueçam: faltam apenas 5 DIAS para o segundo turno. Até lá nada pode nos afastar do FOCO NA REELEIÇÃO DE JAIR BOLSONARO. O Brasil, mais do que nunca, precisa de nós. Vamos em frente. A VITÓRIA está ao nosso alcance. Vamos vencer os terríveis INIMIGOS DO BRASIL.


Nota técnica da Soundview

Soundview Tecnologia LTDA – PRESS RELEASE

 

COMO SURGIU

 

A Soundview nasceu por uma iniciativa de alunos da UFOP, Universidade Federal de Ouro Preto – MG, no ano de 2012 quando foi criada a primeira versão da tecnologia de reconhecimento de áudio. Esta experiência gerou um conhecimento robusto e desencadeou a criação de um novo sistema no ano de 2013, com alta performance de identificação automática de fonogramas.

 

A ideia inicial era monitorar músicas para artistas de todo o Brasil nas milhares de emissoras de rádio do país. Porém, no mesmo ano de 2013, a Soundview foi contratada para monitorar sua 1ª campanha publicitária e evoluiu a tecnologia ao longos dos anos.

 

A experiência no monitoramento de campanhas políticas em 2014, exigiu uma escala de milhares de rádios simultaneamente com reports em tempo real para os partidos que nos contrataram.

 

OS NÚMEROS DA SOUNDVIEW

 

Entre o ano de 2013 a 2022 foram:

. Mais de 100 milhões de horas de gravação

. Mais de 2.000 campanhas publicitárias monitoradas

. Mais de 5 Milhões de spots detectados

. Mais de 500.000 Comprovantes de auditoria emitidos

 

 

 

CLIENTES

 

Vários anunciantes já tiveram campanhas monitoradas pela Soundview ao longo dos últimos anos, seja via agências publicitárias ou contratação direta. Alguns deles:

 

Empresas privadas:

 

. Carrefour

. Azul Linhas Aéreas

. Sebrae

. Anhanguera

. Unopar

. Unimed

. Fiat

. Azul linhas Aéreas

. Claro

. Tim

. Banco do Brasil

. Caixa Econômica Federal

. Ministério da Saúde

. Hyundai

. Carrefour

. Brasil Kirin

. Ricardo Eletro

 

Setor Público

. Companhia Energética de Minas Gerais – CEMIG (licitação vencida)

. Governo do Estado de Minas Gerais

. Governo do Estado de Goiás

. Secretaria de Comunicação do Governo Federal (Governo Lula, Governo Dilma Roussef, Governo Jair Bolsonaro)

 

. Ministério da Saúde do Governo Federal

. Prefeitura de Sete Lagoas MG

. Prefeitura de Coronel Fabriciano MG

. Prefeitura de Sete Lagoas MG

. Secretaria de Comunicação do Distrito Federal

. BNDES

. Caixa Econômica Federal

 

Campanhas Políticas

. Aécio Neves – Campanha Presidente

. Dilma Roussef – Campanha Senado

. Alexandre Kalil – Campanha Governo MG

. Romeu Zema – Campanha Governo MG

. Jair Bolsonaro – Campanha Presidente

. Alexandre Silveira – Campanha Senado

 

METODOLOGIA SOUNDVIEW

 

Com o objetivo de monitorar spots publicitários e fonogramas diversos, a

Soundview desenvolveu uma tecnologia de reconhecimento de áudio em tempo real capaz de identificar informações detalhadas de execução e veiculação em emissoras de rádio pelo Brasil.  Não é amostragem. São dados exatos extraídos das gravações promovidas pelo sistema e armazenadas no banco de dados.

 

Metodologia da empresa

 

Realizamos a coleta do áudio de duas formas, ambas pela Internet. Na

primeira, coletamos o áudio diretamente do website da rádio, caso a mesma

possua transmissão pela Web (STREAMING). Caso contrário, instalamos um plugin diretamente em um computador da emissora que realiza a transmissão

diretamente para os nossos servidores. O plug-in é enviado por email e possui

instalação rápida com 3 cliques. Disponibilizamos uma equipe de suporte que

acompanha remotamente a instalação, quando necessário.

 

A partir do sinal captado, realizamos a busca em um banco de dados de

spots gravados a partir de tecnologia proprietária. Caso a transmissão seja interrompida, o plugin armazena os áudios do DIAL por 20min, garantindo assim a recuperação de dados (maioria das interrupções no Brasil estão dentro desta duração).

 

Comparamos a quantidade e horários veiculados com o plano de mídia

previamente recebido e geramos medidas de concordância entre o previsto e o

realizado.

 

No decorrer da campanha o sistema emite alertas de baixa performance por email para as emissoras em descumprimento. Este alerta, diz respeito sempre, ao dia anterior integralmente.

 

O método Soundview, funciona tecnicamente da seguinte forma:

 

1. A SoundView coleta as URLs de stream das rádios que possuem programação na Internet.

 

2 . A SoundView recebe os spots a serem transmitidos pelas rádios.

 

3. A partir de tecnologia proprietária e patenteada de gravação, fingerprinting e

busca, a SoundView monitora os spots nas URLs de stream das rádios desejadas.

 

4. As detecções são registradas no banco de dados da SoundView contendo as

seguintes informações: spot, rádio onde foi encontrado, data e hora de detecção.

 

5. As gravações do entorno da detecção também são registradas, para que o

clientes possa se assegurar da detecção. Nesse caso, é possível ouvir o que estava

sendo transmitido momentos antes da detecção.

 

6. As gravações de toda a programação das rádios monitoradas fica disponível no

sistema de armazenamento da SoundView por três meses.

 

7. Os diversos relatórios de detecção são acessíveis no site da SoundView. Desta forma é possível:

 

. Ter abrangência (monitorar mais de 5 mil emissoras pelo Brasil

principalmente nos interiores dos Estados)

. Ter agilidade no feedback de informação estratégica (cliente) e no report

às emissoras

. Ter maior segurança: não intervêm no sistema interno da emissora

. Promover checking diário com monitoramento 24x7

. Promover disparos automáticos de alerta por email para rádios com

irregularidades

. Proporcionar à Equipe de atendimento e suporte uma consulta rápida

para reports ao cliente

. Gerar Relatórios Instantâneos em tempo real: exportar gráficos e gerar

comprovantes de veiculação

. Oferecer interface de navegação moderna e usual com versão inclusive

para Tablet's

. Oferecer os dumps (trechos em audio) como contra-provas (caso necessário).

 

Distribuição de material de campanha – Iniciativa pioneira no Brasil

 

A Soundview, desenvolveu em 2016, um sistema de distribuição de material

de campanha integrado ao checking, uma iniciativa pioneira neste segmento.

 

Desta forma é possível garantir a entrega dos spots e PI’s (Plano de mídia)

pois temos o controle de entrega e downloads de materiais por parte das

emissoras.

 

CHECKING RETROATIVO AUTOMÁTICO

 

A Soundview promove checking retroativo de até 90 dias, permitindo desta

 

forma, viabilizar tecnicamente a auditoria de campanhas já iniciadas com a mesma assertividade (100%) de campanhas futuras.

 

CHECKING de spots de 3 e 5 segundos com assertividade de 100%

 

Vários anunciantes utilizam formatos de vinhetas de aberturas e

encerramentos com duração de 3 e 5 segundos. Anteriormente, não existiam

métodos para comprovações. Desta forma, é possível garantir a auditagem de

todos os formatos do mercado.

 

Outro ponto é que diversos testemunhais ao vivo, são acompanhados destas

vinhetas de abertura e encerramento. Desta forma é possível garantir também a

auditoria deste tipo de citação.

 

POTENCIALICAÇÃO/OTIMIZAÇÃO/RECUPERAÇÃO DE CAMPANHAS

 

Outra importante frente de atuação da Soundview é a Potencialização/Recuperação de campanhas: após indexação do plano de mídia (pré-campanha), o software passa a identificar a partir do segundo dia de veiculação, as emissoras que estão em descumprimento. Desta forma, dispara-se um alerta por e-mail individualmente, com o detalhamento das informações irregulares.

 

Diversas situações são identificadas nesta frente:

 

. Veiculação fora de dias contratados

. Veiculação fora de horários contratados

. Não veiculação total ou parcial

. Veiculação de conteúdos antigos do anunciante

 

É um trabalho sempre evolutivo. É natural o processo de recuperação

gradativa de rádios inoperantes e irregulares com a veiculação, pois a grande

 

maioria destas emissoras são de pequeno porte e não possuem um processo de

gestão. Neste caso o monitoramento serve também como alerta e consultoria de

gestão para estes veículos.

 

Após a primeira campanhas, as novas campanhas, se iniciam normalmente

com resultados superiores, pois já criou-se uma cultura no veículo. Desta forma,

outra frente de atuação é a CONSCIENTIZAÇÃO DO MEIO RÁDIO que gera

AUMENTO DA QUALIDADE DA ENTREGA.

 

Todos os dados gerados pelo sistema são certificados e credenciados pela

nossa auditoria. Temos o compromisso de buscar a otimização de resultados neste instável cenário de rádios e oferecer as informações de forma 100%  transparente.

 

NOSSA MISSÃO

 

O Objetivo final da Soundview é criar um novo padrão de monitoramento

e auditoria além de aumentar a credibilidade do meio rádio no Brasil garantindo a entrega das campanhas. Para isto, atuamos há 10 anos em pesquisa, desenvolvimento, testes, homologações e evoluções diárias e constantes no atendimento práticos ao clientes.

 

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS – CAMPANHA PRESIDENTE JAIR BOLSONARO 2023

 

A Soundview foi contratada para o monitoramento da campanha auditando emissoras de rádio e televisão em todo o país, certificando a entrega do programa eleitoral gratuito, conforme a Lei Federal prevê. O escopo contratado, contemplou:

. Monitoramento 24x7 de milhares de emissoras de rádio de todo o Brasil, inclusive no interior dos estados com a gravação e submissão da tecnologia proprietária de reconhecimento de áudio, que consegue em tempo real, gerar relatórios com datas e horários exatos de inserções em cada emissora de rádio indexada.

. Entrega de relatórios diários com o consolidado do dia anterior contemplando o volume total de inserções dos conteúdos do candidato

. Monitoramento dos conteúdos do principal concorrente com entrega de relatórios diários contemplando volumes de execuções por rádio.

. Monitoramento de emissoras de TV aberta para certificação do cumprimento das inserções além da transcrição dos conteúdos do candidato contratante e dos concorrentes.

Audiency Brasil

 Comunicado Audiency Brasil

Os dados divulgados na última segunda-feira (24/10) apontando diferença na veiculação dos spots publicitários da campanha eleitoral 2022, nas emissoras de rádio, foram extraídos da plataforma da Audiency Brasil Tecnologia. Para esclarecer e gerar maior entendimento, a empresa explica, em detalhes, como funciona a captura, processamento e entrega de dados aos clientes e responde às principais manifestações sobre a qualificação para a operação.

 

Sobre a qualificação técnica para realizar o serviço

Em resposta aos julgamentos sobre a CNAE - classificação de atividades econômicas oficialmente adotada pelo Sistema Estatístico Nacional e pelos órgãos gestores de cadastros e registros da Administração Pública do país - que fazem parte do CNPJ como atividade principal da empresa.

Reforçamos que notas explicativas tanto na classe, quanto na subclasse podem ser acessadas no site do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e comprovam a expertise para checking de publicidade, o que utilizamos a todo momento em nossa publicidade e também na divulgação dos dados aos nossos clientes: uma empresa de checking/auditoria.

 

As soluções da Audiency

A idoneidade da empresa foi citada várias vezes, no entanto, apesar de ser uma empresa jovem, somos uma startup com uma solução altamente tecnológica. Temos sede em uma das cidades reconhecida mundialmente por abrigar algumas das empresas mais inovadoras do mundo: Florianópolis e estamos em constante evolução para oferecer as melhores soluções aos nossos clientes.

A Audiency oferece uma plataforma de inteligência de dados, com soluções completas para gestão da publicidade no rádio com distribuição (áudio e texto), captura e processamento de spots e músicas veiculados nas emissoras de rádio. O serviço já foi amplamente testado, validade e é utilizado por empresas de abrangência internacional.

Usamos um algoritmo/código, que captura o áudio emitido pelo sinal das emissoras, transforma em dados binários e, logo após compara com os áudios cadastrados no banco de dados em forma de um espelhamento. Portanto, o que está programado no Pedido de Inserção – PI, é lançado no sistema e, a partir disso, o algoritmo faz o checking do que deveria ser tocado de acordo com o PI. Todos os dados são guardados pós-processamento para permitir, inclusive, buscas retroativas.

Por ser um banco de dados, não apenas a Campanha de Bolsonaro pode ter acesso, mas qualquer cliente que queira monitorar sua publicidade. Se tocou no rádio, a Audiency mostra onde ela tocou, qual o horário e permite, inclusive, fazer um corte na gravação para comprovar com minutos antes e depois do espaço mencionado.

E deixamos o convite, inclusive, para que qualquer empresa que realize anúncios em qualquer uma das milhares de emissoras que temos cadastradas e monitoradas, possam encaminhar seus spots a título de realizar testes de performance nos seus anúncios.

Os clientes atualmente atendidos pela empresa

Atendemos desde pequenas empresas com atuação local, até multinacionais. Nossos serviços são referência não só no Brasil, mas também no exterior. Prova disso, foi nossa recente participação em feira na Europa, expondo nossas soluções para os anunciantes de Portugal.

Atualmente, em nossa base de clientes temos fintechs, gigantes do varejo nacional, redes de farmácias, redes de supermercado, varejistas locais, cooperativas de crédito nacional, e claro, nossa atuação também é utilizada por órgãos públicos como a Assembleia legislativa de Santa Catarina e federações. Já no mercado musical, atendemos artistas nacionais do sertanejo, pagode, pop, rock, e muitos outros. O monitoramento político não foi contratação apenas da Campanha de Bolsonaro.

 

Os serviços realizados para a Campanha de Bolsonaro

A tecnologia está aí para nos ajudar. Hoje a Audiency Brasil assegura um controle das veiculações no rádio. Todo acompanhamento é realizado de duas formas: ou de forma geral, onde cadastramos um áudio e monitoramos para identificar o número total de execuções, ou cadastrando o Pedido de Inserção – PI, onde nós verificamos se as execuções aconteceram da forma como foram contratadas, nos horários, datas e quantidades determinadas para cada emissora e spot da campanha.

Cada cliente realiza a contratação das soluções que melhor satisfazem suas necessidades, no caso da campanha, a Audiency Brasil foi contratada para monitorar os spots do segundo turno. Primeiro emitimos um checking retroativo no período de 7 a 14/10. Logo após de 14 a 21/10. Dentro do período a análise foi baseada no Pedido de Inserção – PI, encaminhado pelo TSE.

Os dados que estão sendo divulgados são exatamente os mesmo que trabalhamos diariamente com outros clientes. É exatamente a mesma entrega que fazemos para todos nossos clientes quando monitoramos uma campanha. As emissoras já conhecem o trabalho e normalmente realizam os ajustes no momento do apontamento das falhas.

Esse fato rebate alguns questionamentos sobre emissoras que alegaram ter publicado spots não identificados pela plataforma. Reforçamos que a plataforma identificou áudios, no entanto, esses áudios não estavam sendo veiculados em conformidade com o PI. O documento é claro tanto no título do anúncio que deve ser veiculado (imagem acima), quanto na faixa de horários em que devem ser inseridos na programação. A observação menciona ainda que “esse mapa cancela e substitui o anterior”.

Cada cliente possui um acesso através de login e senha, no qual pode acompanhar tudo e realizar diferentes filtros. As milhares de páginas que acompanham o processo, são dados obtidos da plataforma e podem ser verificados a qualquer momento, inclusive cruzando dados para novas opções de filtros e resultados. Ao ouvir os áudios será possível sim, identificar spots, no entanto, não os programados para veicular na data, respeitando uma estratégia de campanha.

Por esse motivo existe um PI diário. Se não fosse para ser respeitado, qual o motivo do empenho e trabalho de toda uma equipe em preparar material diferente para ser veiculado no dia seguinte? As emissoras deveriam analisar se o que veicularam está correto.

 

Pequena amostra para exemplificar o volume de dados

O ministro Alexandre de Morais alega que oito emissoras foi um número muito pequeno, no entanto, o objetivo foi apresentar de forma mais resumida, o que estava sendo entregue na sequência das páginas anexada ao processo. Tanto que pode-se observar a diferença dos relatórios emitidos pela Audiency e a planilha apresentada com os dados dessas oito emissoras.

Reforçamos que todas as provas necessárias estão disponibilizadas para que o Excelentíssimo Ministro ou técnicos do TSE possam fazer testes e tirar todas as dúvidas. Temos uma robusta base de dados. Seria impossível para um ser humano realizar a checagem, em 24h, das mais de 5mil emissoras monitoradas para a campanha. Procuramos facilitar o processo, citando apenas oito, que foram escolhidas de forma aleatória, permitindo que as partes conseguissem ouvir os áudios e tirar qualquer dúvida sobre a entrega.

Lembramos novamente que somos uma plataforma de inteligência de dados. Nosso software possui um processamento lógico e irá gerar relatórios baseados em filtros por emissora, por spot, por cidade, entre tantos outros.

 

Sinal das Emissoras

Quanto a dúvida gerada sobre a análise ser baseada na captura de dados do streaming das emissoras, também deixamos claro que não gera influência nesta análise, pois se o fato fosse um balizador, as não execuções aconteceriam com a publicidade dos dois candidatos à presidência, ou seja, não seria identificado nenhum tipo de publicidade. Estamos falando que os dados captados comprovam uma disparidade entre o número de execuções de um e de outro.

 

Mídia de rádio é fundamental para diversos setores

O rádio hoje é ouvido por mais de 80% da população, chega a locais onde a internet e a televisão ainda não chegaram, por isso, fundamental para anunciantes, especialmente, em uma campanha eleitoral onde deve haver isonomia entre as partes concorrentes.

A escolha do rádio em uma campanha publicitária é extremamente eficaz, mas, assim como em outros canais, é necessário monitorar e criar meios para facilitar a visualização desses relatórios.

Como mencionado anteriormente, os relatórios ficam disponíveis para o cliente através da plataforma, na qual ele pode acessar com seu login e senha. Os relatórios permitem diferentes análises. A Audiency se coloca à disposição das autoridades para fazer a completa demonstração do sistema em tempo real. Vamos responder todas as questões de natureza técnica que sejam necessárias e, se necessário for, também podemos disponibilizar ao Tribunal Superior Eleitoral – TSE, acessos para realizar todos os testes necessários

A empresa segue sua filosofia de mostrar o grande potencial do rádio na publicidade e deixa um convite tanto aos artistas que querem saber onde sua música está tocando nas rádios do Brasil, quanto aos anunciantes e agências que buscam por uma avaliação da execução das suas campanhas no meio rádio, basta visitar o site Audiency.io e selecionar a opção que melhor atende sua necessidade.

“Aqui na Audiency é assim: tocou no rádio, aparece aqui!”, finaliza Anacleto Ortigara, CEO da Audiency Brasil.