Artigo, Renato Sant'Ana - O confisco de Fernando Collor e o confisco do PT

 Artigo, Renato Sant'Ana - O confisco de Fernando Collor e o confisco do PT
Como o confisco do dinheiro do povo promovido por Collor ainda é uma lembrança viva, até as famigeradas agências de checagem apressam-se em dizer que o PT não quer semelhante coisa. Ah, é? Pois vamos recordar o que Collor fez e, também, o que foi tentado mais recentemente.

No dia seguinte à sua posse em 1990, Fernando Collor sequestrou cerca de 80% do dinheiro aplicado, não só em cadernetas de poupança e em contas correntes, mas também em aplicações financeiras como o rentável "overnight", atingindo pessoas físicas e jurídicas.

Fosse uma fortuna ou só aquela poupança feita para a velhice, as pessoas só poderiam sacar 50 mil cruzados novos, menos de R$ 9 mil em valores de hoje. 

CLIQUE AQUI para ler mais.

Zaffari Lucas de Oliveira será inaugurado nesta quinta-feira em Porto Alegre

Localizado no bairro Mont’Serrat, o novo supermercado Zaffari possui 1.400m² de área de venda 

  

Abre ao público nesta quinta-feira (27/10), às 10h, o Zaffari Lucas de Oliveira, localizado na Avenida Coronel Lucas de Oliveira, 740, no bairro Mont’Serrat, em Porto Alegre. A 39ª unidade da rede supermercadista do Grupo Zaffari renova um importante ponto comercial de abastecimento varejista para o bairro e região que deixou de operar em 2017.  A edificação do empreendimento foi ampliada, passando a abrigar o supermercado Zaffari com 1.400m² de área de venda e as instalações de apoio à operação, assim como espaço para lojas de serviços que devem passar a operar em breve. A inauguração do Zaffari Lucas de Oliveira corresponde à geração de 150 empregos diretos.  

  

Mix de produtos e arquitetura 

Com 11 checkouts, sendo quatro deles de autoatendimento, a loja apresenta seções tradicionais da rede, como hortifrutis, padaria, área de refrigeradores disponibilizando cortes de carne, peixes e laticínios, além de fiambreria que inclui uma “cava de frios” para fatiamento de produtos sob demanda. A loja também conta com adega e floricultura, e selecionada exposição de produtos de bazar. 

  

A arquitetura da edificação do Zaffari Lucas de Oliveira é em estilo contemporâneo, com inserção adequada ao bairro, cuidados paisagísticos e iluminação natural concedida por grandes aberturas em vidro na fachada e na lateral do prédio. A arquitetura interna conjuga a modernidade das estruturas aparentes e ambientes amplos com o aconchego do estilo empório, padrão que vem sendo adotado pelas lojas da rede recentemente inauguradas, como o Zaffari ParkShopping Canoas, o Teresópolis e o Zaffari Lindoia.  

  

Supermercado Zaffari Lucas de Oliveira 

- Área de venda do supermercado: 1.401 m² 

- Vagas de estacionamento: 70 

- Geração de empregos: 150 diretos no supermercado + indiretos 

- Operações: Supermercado Zaffari + operações de serviço 

  

Acesso 

O acesso ao prédio para pedestres e veículos se dará pela Avenida Coronel Lucas de Oliveira, sendo que no piso inferior se encontram 70 vagas de estacionamento cobertas e espaço para motos e bicicletas. A ligação do estacionamento com a loja é realizada através de duas esteiras rolantes, elevador ou por escadas. O prédio, como um todo, tem recursos para atingir níveis de sustentabilidade eficientes, com aproveitamento das águas, telhado verde, cuidados acústicos e de revestimentos, tecnologia de frio alimentar de última geração e todas as demais práticas já testadas e adotadas nas lojas do Grupo Zaffari. O entorno da loja e os acessos ao prédio também foram revitalizados com nova sinalização viária da Rua Pedro Ivo com a Avenida Coronel Lucas de Oliveira. 

  


GRUPO ZAFFARI 

O Grupo Zaffari atua há 87 anos no varejo, acumulando 57 anos de experiência no autosserviço supermercadista e 31 na administração de shopping centers, e contando atualmente com cerca de 12 mil colaboradores. Suas atividades iniciaram com a abertura de uma casa de comércio no interior do Rio Grande do Sul, em 1935, por iniciativa dos fundadores Francisco José Zaffari e Santina De Carli Zaffari. O Grupo estreou sua atuação fora do Estado em 2008, inaugurando o Bourbon Shopping São Paulo, na capital paulista. 

  

A rede de supermercados é formada por 39 unidades, e está entre as maiores redes de autosserviço supermercadista do Brasil, conforme ranking da Associação Brasileira de Supermercados - ABRAS. 

A atuação no setor de shopping centers inclui a administração de 10 empreendimentos, com as bandeiras Bourbon Shopping (sete unidades no Rio Grande do Sul e uma em São Paulo); Moinhos Shopping e Porto Alegre Centerlar. 


Hospital Moinhos de Vento tem um dos parques robóticos multiplataforma mais diversificados da América Latina

Chegada do novo sistema robótico Versius® na instituição expande acesso a cirurgias minimamente invasivas

 

A partir desta semana, o Hospital Moinhos de Vento passou a contar com uma nova solução tecnológica para a realização de procedimentos, que é o robô Versius®. Com a chegada do sistema, a instituição passa a ter um dos parques robóticos mais diversificados da América Latina. A realização simultânea de três procedimentos em três pacientes, de especialidades distintas e também utilizando plataformas diferentes marcou a ampliação e a qualificação do Núcleo de Cirurgia Robótica.

O urologista e coordenador do núcleo, André Berger, destaca que o conjunto de novas tecnologias aprimoraram os procedimentos e propiciam maior precisão ao cirurgião. “Conseguimos ter uma visão em 3D e em alta definição. Além disso, contamos com instrumentos que têm uma flexibilidade muito maior que nosso próprio punho. São equipamentos delicados, que aliados a essa visão privilegiada, permitem uma cirurgia muito mais precisa e segura”, ressalta. O cirurgião robótico e urologista acrescenta que os resultados do Hospital Moinhos de Vento são compatíveis com os melhores centros robóticos do mundo e conta com a expertise para abordar casos complexos.

Os primeiros procedimentos cirúrgicos com o Versius® estão sendo realizados desde quarta-feira (12) e tratam-se de cirurgias urológicas para problemas de próstata. Os três pacientes homens, na faixa dos 66 a 82 anos, foram operados e passam bem. Um deles tem câncer de próstata e já foi submetido a uma cirurgia no passado. Agora realizou uma reintervenção para tratar a doença. Outro paciente tratava-se de hiperplasia prostática benigna (HPB), que é o aumento da próstata. Neste caso foi realizada a enucleação da próstata, que é retirada de parte dela. O terceiro paciente também foi tratado para HPB, com retirada de parte do órgão. Porém também apresentava um aumento exagerado da bexiga, que foi reduzida no procedimento.

“Com a utilização da tecnologia robótica nas cirurgias de próstata conseguimos identificar melhor a anatomia e, com isso, separar o tecido da próstata dos tecidos que a envolvem, que são responsáveis pela manutenção de duas funções bem importantes, que são a continência e a potência. Com aumento da precisão, somos capazes de manter a eficácia oncológica, ou seja, retirar o câncer por completo, e ao mesmo tempo não afetar, ou afetar minimamente,  as funções de ereção e de controle urinário”, afirma Berger.

Duas cirurgias foram lideradas por André Berger e outra pelo cirurgião Milton Berger. Além de uma equipe médica da urologia: Artur Paludo, Dorival Duarte Jr, Mauro Weiss, Daniel Freitas Soares e Leonardo Caldeira; o proctor urologista, Gilberto Almeida; os anestesistas Lucas Becker e Ildo Meyer; e a equipe de enfermagem e técnicos em enfermagem.

Para Mario Ferradosa,  gerente geral da CMR Surgical da América Latina, o Versius® traz muitos benefícios, não só pela qualidade das cirurgias minimamente invasivas, que já somam sete mil em todo o mundo, mas também para a gestão hospitalar. “É um sistema robótico com rápido reprocessamento dos materiais entre uma cirurgia e outra, além de agilidade para instalação em salas diversas, sem demandar infraestruturas complexas. Com a rápida recuperação dos pacientes, o tempo de internação é muito menor, reduzindo custos”, destaca Ferradosa.

 

Cirurgia robótica

A cirurgia “roboticamente assistida” permite ao cirurgião maior precisão durante todo o procedimento, com visualização por meio da visão 3D e alta definição além de instrumentos delicados com flexibilidade maior do que a da mão humana. Também há benefícios como a diminuição de sangramento e a redução da necessidade de transfusão sanguínea. “A cirurgia precisa e eficiente com cortes pequenos, leva a menos dor no pós-operatório, alta precoce e recuperação mais rápida”, destaca o cirurgião e urologista. Nos próximos dias, o Versius® também será utilizado em cirurgia torácica, ginecológica e geral.

Segundo Berger, a partir da experiência de toda a equipe multidisciplinar do Núcleo de Cirurgia Robótica, serão determinados em quais casos deve ser usado um dos robôs que a instituição oferece. “É empolgante ter a possibilidade de se trabalhar com inovação. Isso vai totalmente ao encontro da política do Hospital Moinhos de Vento de investir em novas tecnologias e oferecer seus benefícios aos pacientes, elevando o patamar do cuidado em saúde”, afirma.

O Versius®, lançado em 2019, foi projetado e construído pela CMR Surgical, uma empresa de dispositivos médicos sediada em Cambridge, no Reino Unido. O equipamento é aprovado para uso pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

Parque robótico multiplataforma

Os sistemas robóticos Da Vinci, Rosa Knee, Cirq e Versius® — recém chegado à instituição —, fazem do Parque Robótico do Hospital Moinhos de Vento um dos mais diversificados da América Latina — com quatro plataformas. Berger destaca que os investimentos em tecnologias de ponta estão em linha com o novo posicionamento do Hospital Moinhos de Vento: de redefinir a saúde no Brasil.

A presença das melhores soluções tecnológicas disponíveis no mercado, faz com que a instituição seja destaque no cenário mundial da medicina. Cirurgias de próstata, por exemplo, já eram realizadas com o robô Da Vinci no Hospital Moinhos de Vento. Inclusive a equipe do Núcleo de Cirurgia Robótica encontrou uma solução para o possível incômodo provocado pela sonda, em casos específicos. Em 2021, a instituição foi destaque no British Journal of the Urology, com uma mudança de protocolo que propiciou a retirada da sonda no pós-operatório ainda antes da alta, cerca de 24h após a cirurgia. O caso foi inédito no mundo.

Em agosto, a instituição também realizou um feito inédito com o uso do braço robótico Cirq. A artrodese de coluna lombar foi a primeira neurocirurgia robótica da América Latina.

 

Sobre o Hospital Moinhos de Vento

Desde sua fundação em 1927, o Hospital Moinhos de Vento tem como propósito cuidar de pessoas e colaborar com o desenvolvimento do país, promovendo uma medicina de excelência, na vanguarda dos melhores modelos de saúde internacionais. Único hospital brasileiro afiliado à Johns Hopkins Medicine International, é um dos seis de excelência do Brasil, segundo o Ministério da Saúde. Também foi considerado um dos melhores hospitais do Brasil pelas revistas Newsweek e América Economia.



Artigo, Renato Sant'Ana - O confisco de Fernando Collor e o confisco do PT

Como o confisco do dinheiro do povo promovido por Collor ainda é uma lembrança viva, até as famigeradas agências de checagem apressam-se em dizer que o PT não quer semelhante coisa. Ah, é? Pois vamos recordar o que Collor fez e, também, o que foi tentado mais recentemente.

No dia seguinte à sua posse em 1990, Fernando Collor sequestrou cerca de 80% do dinheiro aplicado, não só em cadernetas de poupança e em contas correntes, mas também em aplicações financeiras como o rentável "overnight", atingindo pessoas físicas e jurídicas.

Fosse uma fortuna ou só aquela poupança feita para a velhice, as pessoas só poderiam sacar 50 mil cruzados novos, menos de R$ 9 mil em valores de hoje. E o restante só foi devolvido a partir de setembro de 1991, mas em 12 parcelas mensais com correção monetária e juros de 6% ao ano.

Foi brutalmente traumático, E ninguém sabe ao certo quantas empresas faliram, quantas famílias ficaram arruinadas nem quantos projetos pessoais foram demolidos por causa daquela aventura.

Em 2004 (14 anos depois), o deputado petista Nazareno Fonteles entrou com projeto de lei (PL 137/04) fixando um limite máximo de consumo e a criação de uma "Poupança Fraterna". Ele queria que, durante sete anos, fosse determinado o limite de consumo para cada pessoa. E a parte da renda pessoal que excedesse esse limite ficaria retida pelo governo.

Felizmente não deu, do contrário as pessoas só teriam seu dinheiro de volta nos 14 anos após o término do prazo dos sete anos, em prestações mensais equivalentes à metade de cada um dos depósitos realizados.

O objetivo de Collor foi atacar uma inflação que chegara a 84% ao mês, o que é gravíssimo. Se o método foi falho já é outra história.

Já o petista foi mais fofo: queria fortalecer os "valores humanísticos" de fraternidade, liberdade e igualdade, facilitando e possibilitando a todos acesso aos bens essenciais, o tipo de política hoje em vigor na Venezuela e na Argentina, países onde há cada vez mais gente catando comida nos lixões - mas é tudo por culpa dos americanos, claro..

Não, a "poupança fraterna" não foi só o desvario de um maluco, mas um fato revelador da mentalidade do PT, que é a mesma desde sempre, embora com cada vez mais astúcia para dissimular, sendo grande tolice supor que esse absurdo tenha sido excluído do ideário petista.

 

Renato Sant'Ana é Advogado e Psicólogo.

E-mail: sentinela.rs@outlook.com


Debate falso

 Jornais e jornalistas que apoiam o candidato Eduardo Leite, como são os casos de Zero Hora e o site Poder360, aceitaram um recorte de um minuto e nove segundos do debate promovido pela Rádio Guaíba e pelo jornal Correio do Povo, editado pela campanha do tucano, todo ele relacionado com o regime de recuperação fiscal. Os títulos das matérias favorecem o corte suprimido pelo tucano e não correspondem nem ao conteúdo completo, também publicado ao final das notas. E tudo para induzir a erro o eleitor.

Editado com corte favorável ao tucano, a discussão parece demonstrar que Onyx foi evasivo, mas o exame da conversação até o final demonstra o contrário. 

Leia o final da discussão:

Leite — Qual a alternativa ao regime de recuperação fiscal, candidato?

Onyx — Primeiro, o brilhante governador trocou uma dívida, aceitou uma dívida de R$ 74 bilhões, R$ 74 bilhões, aonde o Tribunal de Contas do Estado... e há uma auditoria no Supremo Tribunal Federal que diz que é no mínimo R$ 15 bilhões a menos. Se nós retornamos o IPCA para a data da contratação, que juridicamente é possível, nós reduzimos mais R$ 15 bilhões, são R$ 44 bilhões. E por que ela ficou tão grande? Porque no original assinou 6% ao ano, candidato, 6% ao ano. Não tem nada a ver com Bolsonaro. 6% ao ano, e o senhor assinou por 4(%). O Rio Grande do Sul nunca... Não, senhor. O senhor escolheu, o programa é voluntário. A decisão de entrar no programa foi sua. O senhor renunciou à proteção da liminar que o Estado do Rio Grande do Sul tinha, o senhor tá impondo para os nossos filhos e netos, e é por isso que eu discordo, R$ 168 bilhões de dívida. O senhor fica tentando debochar. Sabe qual é o problema... A alternativa é sentar com o governo federal e encaminhar um caminho inteligente e racional. A sua escolha foi a pior possível.