10 destinos mais procurados neste inverno

 No dia 21 de junho, começa oficialmente, no Brasil, a temporada de inverno. É nessa mesma estação que acontecem as férias escolares (mês de julho) e quando é, consequentemente, declarado mais um período de alta temporada para viagens no país. Pensando nisso, a Booking.com realizou um levantamento* para descobrir quais destinos domésticos já estão na mira dos viajantes brasileiros para escapar entre o período de julho e agosto. A informação se refere a buscas realizadas por turistas brasileiros na plataforma nas duas últimas semanas de abril para o período de julho e não necessariamente significam reservas.

A lista revelou um equilíbrio entre destinos para curtir o friozinho e outros para fugir dele. Quem lidera o ranking é a cidade de Campos do Jordão (SP), famosa pelas baixas temperaturas e bastante oportuna para quem deseja degustar bons vinhos e chocolates. O segundo lugar ficou com um destino parecido, uma das localidades apontadas como tendência para viajantes do mundo todo em 2022**: Gramado, no Rio Grande do Sul. Completando o top 3 está o Rio de Janeiro (RJ), ideal para quem foge do clima gelado e quer curtir uma metrópole – e, quem sabe, ainda fugir para a praia.

“Este levantamento, aliado a outras pesquisas e estudos que fazemos para entender o comportamento do viajante brasileiro, endossam nossa percepção de que o turismo vem se recuperando e demanda por viagens domésticas ainda seguirá como uma tendência nos próximos meses. Nós acreditamos em um período de férias de meio de ano bem movimentado, ressalta Nelson Benavides, gerente regional da Booking.com no Brasil.,

Para ilustrar o que o executivo diz, a Booking.com recentemente divulgou que se espera um período de férias entre julho e agosto de muitas viagens, dado que as reservas na plataforma em todo o mundo em abril superavam os 15% comparado a este mesmo período de 2019, antes da pandemia, o que significaria um recorde para esta época do ano.

Outra tendência identificada pela plataforma, além da alta de buscas, é a utilização dos dispositivos móveis no planejamento das viagens. Inclusive, o app da Booking.com atingiu um novo recorde de usuários ativos mensais em todo o mundo no primeiro trimestre deste ano, mantendo a posição de aplicativo de agências de viagens online (OTAs) mais baixado globalmente, de acordo com uma empresa de pesquisa terceirizada.

Confira abaixo a lista dos dez destinos mais procurados pelos brasileiros na plataforma: 

1) Campos do Jordao (SP)

2) Gramado (RS)

3) Rio de Janeiro (RJ)

4) Monte Verde (MG)

5) São Paulo (SP)

6) Porto De Galinhas (PE)

7) Caldas Novas (GO)

8) Maragogi (AL)

9) Salvador (BA)

10) Fortaleza (CE)

 

*Buscas realizadas entre 18 de abril e 1° de maio de 2022, com estadias entre julho e agosto deste ano. O dado não necessariamente reflete reservas realizadas.

**A pesquisa Previsões de Viagem para 2022 foi encomendada pela Booking.com e realizada com um grupo de adultos que planeja viajar a lazer ou a negócios nos próximos 12 a 24 meses. No total, 24.055 pessoas em 31 países e territórios participaram da pesquisa. As pessoas entrevistadas responderam a uma pesquisa on-line em agosto de 2021.


Sobre a Booking.com 

Parte da Booking Holdings Inc. (NASDAQ: BKNG), a missão do Booking.com é tornar mais fácil a todos experimentar o mundo. Ao investir na tecnologia, que ajuda a facilitar o processo de viagem, a Booking.com conecta milhões de viajantes com experiências memoráveis, opções de transporte convenientes e lugares incríveis para se hospedar - de residências a hotéis e muito mais. Como um dos maiores mercados de viagens do mundo tanto para marcas estabelecidas e empreendedores de todos os tamanhos, a Booking.com permite que propriedades em todo o mundo alcancem uma audiência global e ampliem seus negócios.

A Booking.com está disponível em 44 idiomas e oferece mais de 28 milhões de anúncios, incluindo mais de 6,4 milhões deles apenas em casas, apartamentos e outros locais exclusivos para hospedagem. Não importa onde você quer ir ou o que você quer fazer, a Booking.com facilita e faz tudo com suporte ao cliente 24/7.




 


Dica do editor - Saiba quem matou Teori Zavaschi, o relator da Lava Jato no STF

Você pode ver o documentário a seguir, que vai na íntegra. Esta produção da Brasil Paralelo também pode ser examinada no You Tube.   

A nota da Sociedade de Engenharia do RS sobre eleições limpas

 A Sociedade de Engenharia do RS - SERGS, entidade apartidária que há 91 anos labuta para o aprimoramento da Engenharia a serviço do bem comum, defendendo a liberdade, a democracia e o combate à corrupção e às regalias, gêneses das mazelas que impedem o Brasil de erradicar a miséria e se tornar um país de fato civilizado, vem convidá-lo para o evento SERGS DEBATES, que abordará o importante tema: O SISTEMA ELEITORAL BRASILEIRO E A CONFIABILIDADE DA URNA ELETRÔNICA, que será realizado em 19/05/2022, das 17h às 19h, por videoconferência.


Sendo o voto secreto a essência da democracia, é crucial que sua apuração, como manda a Constituição, seja pública e auditável para que se tenha a plena confiança dos eleitores. Hoje existem na sociedade inúmeras e seguidas denúncias e dúvidas quanto a sua confiabilidade, e por isso o sistema tem sido fortemente contestado por significativos setores da sociedade, a ponto de pôr em risco a credibilidade do nosso processo eleitoral e do regime democrático que decorre dele.


Neste contexto, existe a aprovação pelo Congresso de três leis determinando a obrigação da auditabilidade do processo eletrônico, não cumpridas por determinação do Supremo Tribunal Federal.


Na área de segurança de informações e cibersegurança, diz-se que um sistema que não tenha mecanismos que possam confirmar a sua segurança é considerado inseguro. A segurança do sistema eletrônico de votação precisa ser garantida de forma inquestionável, o que poderia ser feito através da adição de um mecanismo simples de contraprova auditável.


A dúvida sobre a confiabilidade do processo eleitoral poderá ensejar a contestação da legitimidade de seu resultado. Isto poderá acarretar um ambiente político instável, nocivo a nossa necessidade da retomada do desenvolvimento econômico, que é o fundamento para que possamos atender as nossas demandas sociais e reduzir as desigualdades.


Para discussão e avaliação deste importante assunto, a Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul pretende reunir os seguintes grandes especialistas, de renome nacional, envolvidos no tema nas áreas técnicas e jurídicas, a fim de analisar o cenário das urnas eletrônicas, sua confiabilidade e os pontos de atenção a serem considerados:


Eng. Carlos Rocha – Presidente do Instituto Voto Legal, um dos desenvolvedores da urna eletrônica

Prof. Paulo Lício de Geus – Instituto de Computação – UNICAMP - Ph.D., Manchester University, Inglaterra

Deputado Federal  Filipe Barros – Relator da PEC do Voto Impresso

Prof. Ives Gandra Martins – Advocacia Gandra Martins

Alexandre Garcia – Jornalista e comentarista

•    General Heber Garcia Portella – Comandante do ComDCiber Comando de Defesa Cibernética das Forças Armadas

Mediador Eng. Luis Roberto Andrade Ponte – Presidente do Conselho Deliberativo da SERGS


O link para participação do evento por videoconferência é http://sociedadedeengenhariars.com.br/LIVE

Adubos

A Associação Nacional para a Difusão de Adubos (ANDA), dentro dos limites de sua atuação como entidade de representação que tem o compromisso de informar corretamente a sociedade, os produtores rurais e o governo sobre concretos focos de atenção e preocupação no setor de fertilizantes, vem a público prestar e compartilhar as seguintes informações: 

Segundo dados oficiais, o Brasil importou, em abril último, 3,24 milhões de toneladas de fertilizantes. Isto representa 81,5% acima do volume de 1,88 milhão de toneladas registrado no mesmo mês de 2021. No primeiro quadrimestre de 2022, o total importado atingiu 11,19 milhões de toneladas, com crescimento de 6,4% em relação a igual período do ano passado (fonte: MDIC/SECEX). Esses dados ainda espelham o ritmo acelerado de compras internacionais feitas no início do ano e, portanto, antes da crise entre a Rússia e a Ucrânia. Na atualidade, contudo, tal ritmo de importação poderá não se repetir, haja vista que sanções impostas à Rússia criaram obstáculos, como as restrições das transações financeiras ou das operações logísticas. 

 

Ademais, é preciso considerar os seguintes fatores: em termos geográficos, verifica-se que o fluxo comercial de fertilizantes provenientes da Bielorrússia e da China para o Brasil reduziu-se, considerando as incertezas geopolíticas; é sempre importante lembrar que o Brasil produz apenas 15% da demanda interna de fertilizantes, importando os demais 85%, o que implica, por definição, alto grau de exposição à volatilidade de preços internacionais. Nesse passo, é natural que as expectativas do produtor quanto a antecipar ou postergar compras mostrem-se em constante dinâmica. Os dados totais da ANDA para o período de janeiro a fevereiro demonstram, por exemplo, uma redução de 11% nas entregas de fertilizantes em relação ao mesmo bimestre do ano anterior.

 

Assim sendo, a ANDA reforça a necessidade de análise das informações e do cenário com prudência. Esclarece, ainda, que segue colaborando com o governo na busca por alternativas para apoiar a abertura de novos mercados e de soluções de logística, com o objetivo de manter o ritmo das entregas aos consumidores brasileiros, assim como apoiando as ações do Plano Nacional de Fertilizantes (PNF). 

 

Nesse particular, nossas autoridades, sem dúvida, têm clara a importância de garantir o fluxo desses insumos à agricultura nacional, pois fertilizantes são essenciais e o primeiro passo para a cadeia alimentar fluir. Trata-se de questão de segurança alimentar, que tem sido pauta da ONU e de toda a sociedade. Há claros esforços para abrir novos mercados, priorizar o desembarque desses insumos em nossos portos e, ainda, tentar acelerar o desenvolvimento e debate sobre o PNF.

J.R. Guzzo - A festa burguesa do candidato dos pobres

 Por que alguém que se considera a pessoa mais popular do Brasil e do mundo, amado por todos e apresentado por sua própria propaganda como uma combinação de Jesus Cristo e Nelson Mandela, precisa fazer uma festa de casamento secreta? É o que Lula, candidato à Presidência da República como marechal de campo da esquerda nacional, tentou. Não deu certo, é claro, porque esse tipo de coisa vaza mesmo, e vaza rápido. Mas tentaram esconder, e é aí que está o problema: esconder por quê? A explicação oficial é a necessidade de segurança, como na festa de qualquer burguesão desses que andam por aí. Tudo bem: rico é assim mesmo, faz suas comemorações atrás de uma muralha de homens de terno preto e fones de ouvido, em fortalezas defendidas por equipamento eletrônico, armamento último tipo e tudo mais que pode isolar quem está dentro de quem precisa estar fora. Vale tudo, desde que a pobrada fique longe. Some daqui, pobre — é esse o mandamento número 1 de qualquer festa de magnata. Mas Lula não poderia ser assim. Ele não é o pai universal dos pobres e dos coitados? Nessas horas deveria ter o povo em volta de si, em vez de fazer tudo para ficar isolado como um paxá.


A explicação para isso é a mais simples de todas: é mentira que Lula seja um “homem do povo”, que tenha mesmo essa “popularidade” que encanta os institutos de pesquisa e que viva cercado pelo amor da população brasileira. Lula foi homem do povo, quarenta anos atrás — hoje é apenas um milionário a mais deste Brasilzão de sempre, igualzinho a todos os que fazem festas como a sua, circulam em carro blindado com motorista e levam uma vida sem nenhum ponto de contato com o dia a dia de pelo menos 95% da população deste país. Sua popularidade, ao mesmo tempo, sofre há anos de uma deficiência terminal: ele não pode sair na rua, pelo medo invencível que tem de levar vaia, ouvir xingação de mãe e ser chamado de ladrão. A prova disso é que não sai nunca. Só vai a eventos fechados da CUT, do MST, da militância petista, de empresários em busca de oportunidades, de artistas e mais do mesmo — sempre em ambiente fechado, com entrada controlada e garantia de que o povo não chega perto. Lula, em plena campanha eleitoral, não pode nem dar uma volta no quarteirão. Passa ao longe, de cara fechada, inatingível, escondido por vidros escuros e defendido por um batalhão de seguranças armados com submetralhadoras.



É natural, assim, que a sua festa de casamento seja idêntica às festas dessa “elite” que ele denunciou como a praga fatal do Brasil durante toda a sua vida política. É uma prova a mais, depois de tantas, de que na vida real ninguém é mais da elite do que ele próprio. Na discurseira que a mídia publica, Lula continua fazendo de conta que é o grande combatente mundial contra o capitalismo, o homem do povo inconformado com o excesso de gastos da classe média e o santo protetor dos pobres brasileiros. Na hora da sua festa de casamento, os únicos pobres presentes são os garçons, os ajudantes de cozinha e os manobristas — todos eles, por sinal, proibidos de comparecer ao trabalho com os seus celulares, para que não possam dizer nem mostrar para ninguém o que acontece dentro. Lula, o PT e os seus devotos são isso.


A fala do presidente

 “Outra coisa que fizemos também e é de extrema importância –sei que não deveria falar– temos no Brasil o equivalente à região Sudeste demarcada como terra indígena, SP, MG, RJ e ES. Olha o tamanho da área, isso demarcada como terra indígena. Está dentro do STF, e o ministro Fachin luta de todas as maneiras para aprovar o novo marco temporal. Leva-se em conta não mais o limite final de ocupação por indígenas, mas fica para vida toda. De imediato, se aprovado, teremos, além da região Sudeste, uma área equivalente à região Sul demarcada como terra indígena. E, pela localização dessas áreas, teremos mais uma área do tamanho do Estado de SP inviabilizada para o agronegócio. Acabou. Acabou, porra.” 

“Não devemos medir palavras para defender o nosso Brasil. Ficam alguns de frescura: ele fala palavrão. Então vote naqueles do passado que falavam bonito e ferravam vocês. A minha passagem militar me fez usar alguns palavrões de vez em quando, peço desculpa aos senhores, mas é uma realidade. O que sobra para mim se o STF aprovar isso aí? Tenho que entregar a chave da presidência no Supremo ou falar que não vou cumprir. O que eu faço? Isso não é minha vida, é de vocês todos.”.

“Quando sempre uso passagens bíblicas –como Salomão que pediu sabedoria– eu peço mais que isso. Eu peço força para resistir e coragem para decidir. É muito mais fácil eu estar do outro lado, mas eu prefiro ficar do lado da minha consciência, meu entendimento é meu Brasil. É o que aprendi: dar a vida pela pátria, se preciso for. Não podemos aceitar certas coisas. Não existe ninguém que seja dono da verdade absoluta. Não será por causa de 2 ou 3 que vamos nos entregar. A luta tem que fazer parte de todos vocês. O que está em jogo é a liberdade de vocês.”...



98% dos paulistanos adultos têm anticorpos contra covid-19

- Esta reportagem é da Agência Brasil de hoje. 

A oitava e última etapa do Inquérito Soroepidemiológico Seriado para Monitorar a Prevalência da Infecção por SARS-CoV-2 no município de São Paulo (SoroEpi MSP) mostrou que 98,2% da população adulta paulistana já tem anticorpos contra o vírus da covid-19. As amostras foram coletadas no período de 31 de março a 9 de abril.


O  projeto, que monitorou a frequência de indivíduos com anticorpos contra o novo coronavírus, foi uma colaboração entre cientistas e médicos com financiamento do Grupo Fleury, Ipec – Inteligência em Pesquisa e Consultoria, Instituto Semeia e Todos pela Saúde.


“Desde que a vacinação continue no ritmo atual, é provável que a pandemia na cidade de São Paulo continue em trajetória descendente, mas não em número de casos, que ainda vão subir várias vezes. Para os epidemiologistas, normalmente, deverão ocorrer de dois a três picos por ano”, disse o biólogo Fernando Reinach, um dos responsáveis pelo projeto. Segundo Reinach, a trajetória é descendente no sentido de não haver hospitais superlotados, grande de pessoas internadas, nem grande número de mortes.


O trabalho revelou que 79,1% dos paulistanos adultos já se infectaram com a doença. Na etapa anterior, o percentual era de 52,8%. Sobre este dado, que identifica a presença de anticorpos contra a nucleoproteína do vírus, a pesquisa mostrou que há mais casos entre a população de baixa renda. Enquanto 72% dos paulistanos de maior renda contraíram o vírus, 84,7% dos que têm menor renda foram infectados. 


“Visto desde a Fase 2, esse resultado permaneceu. As pessoas que moram nas regiões mais pobres da cidade têm mais dificuldade de se proteger contra o vírus, são obrigadas a viver onde a infecção é mais fácil. A diferença foi diminuindo, variou, mas existiu desde o começo”, acrescentou Reinach.


O estudo indica ainda que 96,3% da população adulta têm anticorpos neutralizantes contra a variante original. Contra a variante Ômicron, são 83,1%. “Nossos resultados anteriores sempre mostraram que nossos números eram três, quatro, cinco vezes maiores que o dos casos registrados, o que é de se esperar, porque têm muito caso assintomático, ou com poucos sintomas, [em] que [a pessoa] não vai ao hospital. De praticamente 2 milhões que tem hoje [casos confirmados na cidade], são de pessoas testadas, que foram ao hospital”, disse o biólogo.


Na etapa atual da pesquisa, 98,2% dos participantes disseram ter tomado pelo menos a primeira dose da vacina contra a covid-19 e 91% afirmaram ter recebido duas ou três doses do imunizante. O percentual de pessoas que não tomaram nenhuma dose é 1,8%. Para Reinach, a missão dos governos agora deve ser diminuir ainda mais o percentual e elevar todo mundo para pelo menos três doses.

Teletrabalho

 O presidente Jair Bolsonaro anunciou hoje (17) que publicará um decreto presidencial estabelecendo a possibilidade de trabalho remoto na administração pública. A mudança está prevista nas normas publicadas pela Secretaria-Geral da Presidência da República que instituem o Programa de Gestão de Desempenho para Pessoal Civil da Administração com trabalho presencial ou remoto.


Segundo o documento, a comprovação de frequência para agentes públicos que concordarem em realizar suas funções de maneira remota passará a ser a entrega periódica de demandas. A possibilidade de trabalho remoto será integral ou parcial, observada a necessidade do funcionário estar disponível para chamadas telefônicas - inclusive para atender ao público externo - durante todo o expediente.


Também há a previsão do aumento de produtividade para aqueles que optarem pelo serviço remoto. O texto cria, ainda, a possibilidade de trabalho a partir do exterior, mas apenas por tempo limitado e em “hipóteses restritas”. O regime de trabalho remoto será estabelecido seguindo os interesses da administração pública. O documento não detalha como a nova norma será implementada.