Artigo, Júlio Brunet, Zero Hora - Problemas no futuro do RS

Acima das urgências das finanças públicas, o RS tem neste século, dois problemas estruturais: o decréscimo populacional; e, uma agroindústria exportadora em um sistema tributário que penaliza os exportadores.

Por que nossas famílias desistiram de ter filhos se as condições de renda e bem estar melhoraram?
No primeiro caso, o RS exibe taxas de decréscimo da natalidade superiores à brasileira, em um contexto em que Argentina e EUA, segundo a ONU, manterão as suas até o final do século. O ápice brasileiro ocorrerá em torno de 2045, com 235 milhões de pessoas. Ao fim deste século, serão 185 milhões. As consequências são duras: economicamente, perde-se mercado e as fontes da Previdência Social secam; socialmente, a população envelhece, perdendo sua vitalidade; e, geopoliticamente o País perde sua representatividade.

Por que nossas famílias desistiram de ter filhos se as condições de renda e bem estar melhoraram e existe maior liberdade sexual? Isto é decorrência da instabilidade das relações? Há uma desconexão em tudo isso. É difícil de entender por que um Estado, com riquezas naturais e em condições de abrigar uma população de 30 milhões, se resigna a encolher-se dos 11,3 milhões para menos de 9,0 milhões no final do século 21.

Enquanto isso, uma resposta econômica poderia ser a criação de estímulos às famílias por meio do Imposto de Renda com incentivos para proles mais numerosas.


O segundo problema no futuro do RS deriva do tecido produtivo gaúcho e do sistema tributário. Com a agroindústria exportadora a tributação não captura todas as receitas em relação à renda disponível. O Estado do RS necessita ampliar seu coeficiente de abertura incrementando suas importações como fez Santa Catarina. Para isso há dois modos: o primeiro é melhorar seu principal porto e estimular a entrada de mercadorias, seja por via aérea, terrestre ou marítima. São milhões de dólares que cruzam o RS, não internalizados e não tributados. A segunda solução é estimular a vinda de indústrias importadoras. Essas medidas ampliariam a renda passível de tributação trazendo maior conforto às finanças públicas, sobretudo as estaduais.

Agenda e instruções sobre atos do lulopetismo em Porto Alegre

PARA QUEM CHEGA DIA 22 DE JANEIRO DE 2018

Para quem vai para o acampamento

Para acessar este local os ônibus devem entrar em Porto Alegre pela Av. da Legalidade, Túnel da Conceição, Av. Loureiro da Silva, Borges de Medeiros e dobrar a direita na Av. Ipiranga. Neste local, os ônibus devem estacionar SOMENTE PARA EMBARQUE/DESEMBARQUE, as margens do Arroio Dilúvio, os passageiros desembarcam e vão caminhando até o local do acampamento no Anfiteatro Por do Sol.

PARA QUEM CHEGA DIA 23 DE JANEIRO DE 2018.

E vai direto para atividades na Assembleia Legislativa do RS.

Desembarcar no Mercado Público de Porto Alegre, onde tem um Ponto de Acolhimento da atividade (Entra pela Av. da Legalidade desce na Av. Mauá ao fundos do Mercado Público).

Para quem vai direto para o ACAMPAMENTO

Para acessar este local os ônibus devem entrar em Porto Alegre pela Av. da Legalidade, Túnel da Conceição, Av. Loureiro da Silva, Borges de Medeiros e dobrar a direita na Av. Ipiranga. Neste local, os ônibus devem estacionar SOMENTE PARA EMBARQUE/DESEMBARQUE, às margens do Arroio Dilúvio, os passageiros desembarcam e vão caminhando até o local do acampamento no Anfiteatro Por do Sol.

PARA QUEM FICAR ACAMPADO:

ALIMENTAÇÃO:
- Quem for fazer suas refeições coletivas por grupos traga a estrutura de cozinha ( fogão, pratos, panelas, talheres e todo equipamento necessário), pois não haverá estrutura de cozinha coletiva no local.

- Quem for dormir nos ônibus valem as mesmas informações, não haverá estrutura para fazer comida, é preciso trazer.

SOBRE ALIMENTAÇÃO GERAL:
Haverá KITs Refeições (café da manhã, almoço e janta) R$ 22,00 e R$ 10,00 para refeições avulsas, que deverão ser previamente acertados com a coordenação da cozinha do acampamento.

SOBRE ALOJAMENTO COLETIVOS EM OUTROS LOCAIS :
- Para todos que solicitaram alojamento é preciso trazer seu kit individual de higiene, colchonete e, se possível, barraca, caso haja alguma eventualidade.

Telefone de contato sobre alojamento:  Maria Helena Oliveira – 51- 999622101

QUEM CHEGA DIA 24 DE JANEIRO DE 2018
Quem for chegar na madrugada do dia 24/01 procure chegar muito cedo, pois poderá acontecer revistas dos ônibus na rodovias e outros atrasos. Dirija-se direto para a Vigília no Anfiteatro Pôr do Sol.

SEGURANÇA
Nossa manifestação é um ato de Resistência Democrática, tem um caráter pacífico. A postura de todos os militantes que estiverem em Porto Alegre deve ser no sentido potente, democrático e seguro para todos(as) que dele participarem.

Nos ônibus não permita a entrada de armas, drogas, bebidas alcólicas, ou objetos suspeitos que possam causar interdição nos ônibus.

Qualquer situação suspeita filme, fotografe e procure os coordenadores de segurança que estarão devidamente identificados, nos locais de acolhimento ou nos caminhões de som.

NÃO USAREMOS MÁSCARAS EM NENHUMA ATIVIDADE!!!
Fiquem atentos às orientações dos carros/caminhões de som, pois serão importantes para a segurança de todo(as).

Contato sobre segurança (51) 91854846 com Nasson e (53) 999745173 Elton

Contato sobre questões jurídicas (51) 980181263 com Lúcio Costa


INFORMAÇÕES GERAIS:
Vitalina Gonçalves: (51) 995815812 Operativa Frente Brasil Popular RS