Opinião do editor - O vice Alckmin já se fardou para assumir no lugar de Lula ?

Na peça "Bontinha mas ordinária", Otto Lara Resende cunhou uma frase que ganhou foros de verdade, mas que é refutada por 10 de cada 10 mineiros que eu conheço.

A frase é a seguinte:

- Mineiro não é solidário nem no câncer.

Eu vi a peça no Rio, quando morei lá por um ano, 1963.

Eram os tempos do bom teatro.

Nem sei se ainda se faz teatro no Brasil.

Eu estou falando sobre isto porque acompanho desde a madrugada os memes que viralizam nas redes sociais, quase todos fazendo troça com o estado de saúde do presidente nomeado Lula da Silva.

Esse pessoal não parece ser solidário nem diante do risco de morte do seu presidente. 

A maioria tem a ver cm a possível emergência do vice Geraldo Alckmin para o principal cargo da Nação. Alckmin parece predestinado a ser vice e no cargo substituir gente que morre. O prefeito de Pindaminhangaba morreu e Mário covas também morreu. Alckmin era vice de ambos.

E agora ?, perguntaria meu netinho da Tranqueira Invicta, para quem não sabe a gaúcha Rio Pardo.

Um dos memes que viraliza nas redes sociais mostra o vice Alckmin fardado de presidente, fazendo flexões, portanto preparando-se para jogar.

O fato é que Lula foi submetido a uma cirurgia delicadíssima no cérebro e pode morrer.

Eu não espero e nem torço por isto, mas os neurocirurgiões que eu conheço ou dos quais ouvi opiniões, hoje, acham que no melhor dos casos o presidente nomeado cumprirá uma internção de 7 dias e depois precisará de mais 30 dias para se recuperar e poder, por exemplo, viajar de avião, de volta a Brasília.

Só por aí o vice Alckmin já deveria assumir o cargo. 

Janja não vai querer, mas isto é algo que se pode esperar.

Seria bom ? 

Ora, Geraldo Alckmin seria melhor, sim, embora tenha renegado sua história pessoal, sua história política, sua história ideológica, tudo para se unir à pior escória da humanidade.

Ainda assim.

Não são incomuns casos de vices que assumem mandatos de presidentes. Na história mais recente do brasil, o vice Café Filho assumiu depois que Getúlio se matou, o vice Itamar assumiu no lugar de Collor e o vice Michel Temer assumiu no lugar de Dilma.

Mas tem, também, vice que não assumiu no lugar do presidente.

Foi o caso do vice do marechal Costa e Silva, o jurista mineiro Pedro Aleixo não assumiu, sendo impedido pelos militares, que iompuseram uma Junta até a eleição indireta de Garrastazu Médici.

Mas são outras histórias.

As próximas horas serão decisivas para sabermos se Lula viverá ou morrerará, e se vivendo,ficará apto para governar.

Ou se vai se recuperar plenamente e tudo continuará como dantes no quartel de Abrantes.

O que vocês acham ?