10 atos dos 200 dias


• Decreto amplia as restrições para nomeação de cargos em comissão e funções de confiança na administração federal, estabelecendo os critérios da lei da Ficha Limpa, de idoneidade moral, reputação ilibada e perfil profissional ao cargo a ser indicado.
• Decreto consolida todos os decretos que tratavam de questões relativa a idosos. O governo pretende facilitar a consulta do cidadão à legislação sobre o tema.
• Decreto cria conselho Brasil – OCDE para acompanhar o processo de entrada do Brasil na organização.
• Revogação de 324 decretos considerados implicitamente revogados ou com eficácia prejudicada.
• Projeto de Lei para revogar 583 leis e decretos-lei, editados de 1937 a 2018, considerados com eficácia prejudicada para facilitar arcabouço legislativo.
• Decreto transfere o Conselho Superior do Cinema do Ministério da Cidadania para a Casa Civil para “fortalecer a articulação e fomentar políticas públicas” na área, diz documento do Planalto.
• Medida Provisória possibilita que a Defensoria Pública da União mantenha o número atual de servidores por meio de funcionários requisitados da administração federal direta, autárquica e fundacional.
• Sanciona lei que inclui dados sobre autismo nos censos demográficos do IBGE a partir do próximo ano.
• Sanciona lei que institui legislação para caracterizar o queijo artesanal e estabelece regras para a sua produção e comercialização.
• Decreto coloca o selo “Arte” nos produtos alimentícios de origem animal produzidos de forma artesanal, simplificando a regularização desse tipo de alimento.

Oi oferece 177 vagas de estágio


O Programa Geração Estágio da Oi abriu inscrições para um total de 177 vagas de diversas áreas da companhia em 11 estados brasileiros. Dessas oportunidades, 159 serão para universitários e 18, para estudantes do ensino técnico.

Para participar do processo seletivo do Programa de Estágio Oi 2019 - Superior, os candidatos devem estar cursando a partir do 5° período da universidade, com previsão de formatura entre dezembro de 2020 a dezembro de 2021. Também devem estar matriculados em um dos seguintes cursos: Administração, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Design, Direito, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica, Estatística, Informática, Jornalismo, Marketing, Matemática, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Sistemas da Informação . O estágio tem duração de até dois anos. Já as vagas para o Programa de Estágio Oi 2019 - Técnico são para estudantes dos cursos técnicos de Administração, Eletrônica, Eletrotécnica, Informática e Telecomunicações, com previsão de formatura até dezembro de 2020. A experiência será de até 2 anos. Ter vontade de aprender, ser proativo e resiliente são qualidades desejadas nos futuros estagiários da Oi.

As vagas estão distribuídas pelos estados de Bahia, Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Nos dois processos, o domínio do pacote Office é um diferencial, mas não possui caráter eliminatório e inglês só será exigido para áreas que utilizam o idioma no dia a dia de trabalho.

Os candidatos podem se inscrever via Messenger do Facebook (https://www.facebook.com/Programa-de-Estágio-Oi-2019-2255535434516155/) e pelo site https://99jobs.cc/estagiooi2019. As inscrições irão até o dia 18 de agosto, e os participantes passarão por testes online, dinâmica de grupo e entrevista com o gestor da área na fase final. Os selecionados iniciarão suas atividades em outubro e receberão bolsa-auxílio compatível com o mercado, aparelho celular com plano Oi Colaborador, vale transporte e vale alimentação. Além disso os estagiários terão a possibilidade de crescer profissionalmente, seguindo uma trilha de desenvolvimento criada exclusivamente para eles. Todos serão envolvidos em atividades desafiadoras, com alto nível de responsabilidade, dentro da ideia de aprender fazendo e inovar em time.

Pesquisa do Banco Central indica que atividade econômica do RS volta a crescer


Espécie de termômetro da economia, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) avançou 0,3% no Rio Grande do Sul em maio na comparação com o mês anterior, na série com o ajuste sazonal (compensasão em razão das diferenças de cada período do ano). O registro positivo ocorre depois de dois meses consecutivos de retração desse indicador no Estado.
Embora o índice gaúcho tenha sido menor do que a média nacional, que ficou em 0,5% na mesma comparação, no acumulado de 2019 o RS segue com o maior avanço entre os 13 Estados pesquisados pelo Banco Central. A economia gaúcha cresceu 4% considerando o período de janeiro a maio deste ano em relação à igual intervalo do ano anterior. Na média nacional, a alta chegou a 0,94%.
“Os números nos dão entusiasmo em relação ao futuro do Estado”, avaliou nesta quarta-feira (17/7) o governador Eduardo Leite. “Nos deixam confiantes de que temos um potencial econômico para gerar empregos e crescimento e, com as reformas que estão sendo feitas, no âmbito nacional, com a da Previdência, e localmente com as privatizações, concessões e demais medidas que encaminharemos no segundo semestre. Temos confiança de que produzirão mais entusiasmo para melhorar esses índices e gerar mais emprego e renda para o RS”, apontou Leite.
Conforme o economista Martinho Lazzari, pesquisador do Departamento de Economia e Estatística (DEE), ligado à Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão, os índices positivos no Estado são puxados, principalmente, pelos dados positivos da indústria (crescimento de 8,9% nos cinco primeiros meses do ano) e do varejo (aumento de 4,4% no mesmo período), além da recuperação da produção agropecuária, principalmente da soja, conforme os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Termômetro da economia
O IBC-Br é uma forma de avaliar, mensalmente, a evolução da atividade econômica brasileira e ajuda o Banco Central a tomar decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic. O índice incorpora informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia: indústria, comércio e serviços e agropecuária, além do volume de impostos.
O indicador foi criado pelo BC para tentar antecipar, por aproximação, a evolução da atividade econômica, já que o indicador oficial, o Produto Interno Produto (PIB), calculado pelo IBGE, é divulgado trimestralmente.

Sine de Porto Alegre oferece 108 vagas nesta quinta-feira


O Sine Municipal oferece 108 oportunidades de emprego, até que sejam preenchidas, nesta quinta-feira, 18. Entre as vagas ofertadas, a maior demanda é para Vendedor de Serviços, com 21 postos, seguido de Operador de Telemarketing Ativo, com sete postos abertos.

As cartas de encaminhamento para as vagas são limitadas, e podem ser retiradas através do aplicativo Sine Fácil, disponível no Google Play, ou em qualquer agência Sine. Desde semana passada, as vagas são divulgadas diariamente, a fim de melhorar o atendimento ao cidadão.

Os interessados devem procurar a unidade localizada na esquina da avenida Sepúlveda com a Mauá, das 8h às 17h, com Carteira de Trabalho e comprovante de residência.

Confira as vagas:

Arte-finalista - 1
Atendente de farmácia – balconista - 2
Atendente de lanchonete  - 1
Auxiliar contábil - 1
Auxiliar de contabilidade - 1
Auxiliar de cozinha - 3
Auxiliar de desenvolvimento infantil - 3
Auxiliar de expedição - 1
Auxiliar de limpeza - 1
Auxiliar de linha de produção - 1
Auxiliar de manutenção predial - 3
Auxiliar de segurança  - 3
Auxiliar de técnico de eletrônica - 1
Auxiliar técnico na mecânica de máquinas - 1
Azulejista - 1
Carreteiro (caminhoneiro de caminhão-carreta) - 1
Carreteiro (motorista de caminhão-carreta) - 4
Chapista de lanchonete  - 2
Costureira em geral - 2
Cozinheiro geral - 2
Educador infantil de nível médio - 1
Eletrotécnico na fabricação - 2
Empregado doméstico nos serviços gerais - 1
Encarregado de obras - 1
Estofador de móveis - 1
Fresador (fresadora universal) - 1
Gerente administrativo - 1
Inspetor de segurança  - 1
Instalador de alarme  - 1
Marceneiro - 1
Mecânico de manutenção de automóveis - 2
Mecânico de manutenção de caminhão a diesel - 2
Mecânico de manutenção de máquinas têxteis - 1
Mecânico de refrigeração - 1
Médico do trabalho - 1
Montador de móveis de madeira - 1
Operador de centro de usinagem - 1
Operador de fabricação de tintas - 1
Operador de máquinas operatrizes - 1
Operador de retroescavadeira - 1
Operador de telemarketing ativo - 7
Operador polivalente da indústria têxtil - 1
Orientador de tráfego para estacionamento - 2
Padeiro - 1
Padeiro confeiteiro - 1
Passadeira de peças confeccionadas - 1
Pintor de automóveis  - 1
Promotor de vendas - 1
Serigrafista - 1
Soldador - 1
Supervisor administrativo de pessoal - 1
Supervisor da confecção de artefatos de tecidos - 1
Sushiman - 1
Técnico de apoio em pesquisa - 1
Técnico de contabilidade - 1
Técnico em eletromecânica - 1
Técnico em manutenção de equipamentos de informática - 1
Trabalhador na confecção de peças de couro - 3
Tratador de animais (Jardim Zoológico) - 1
Vendedor de serviços - 21
Vendedor pracista - 1