Artigo, Guilherme Baumhardt, Correio do Povo - Bipartidarismo a fórceps

Disputa apenas entre dois lados é cada vez mais real

O fracasso – ao menos até aqui – de uma terceira via não deixa de ser um convite para algumas reflexões interessantes. E arrisco adentrar nesse universo sem contar com bola de cristal, sem máquina do tempo e correndo grandes riscos de errar. Mas vamos em frente. O papel aceita tudo, inclusive o erro, tornando o equívoco imortal, para sempre ser lembrado.


Durante anos, no Brasil, era praticamente pecado ser “de direita”, um resquício torto do período militar brasileiro. Torto porque nossa ditadura, embora tenha surgido como reação à ameaça comunista, pouco ou nada teve da direita liberal, com a redução do tamanho do Estado. Era uma ditadura que adorava a Petrobras, que deu vida a novas universidades públicas federais, que agigantou a máquina pública – nesse aspecto perdendo apenas para as gestões petistas e sua insaciável fome por cargos e empresas públicas, quase sempre mal geridas.


“Mas e o PSDB e o neoliberalismo? E as privatizações?”. O tucanato privatizou, sim, meia dúzia de estatais. Não por convicção, mas por pragmatismo de momento, para salvar o governo e, por tabela, o país. Fazendo um pouco de esforço é possível imaginar Fernando Henrique Cardoso correndo para o consultório do psicanalista, rumo ao divã, após a venda da Telebrás e da Vale do Rio Doce, para tratar dos seus dilemas e dúvidas existenciais.



Pouco antes da eleição de Jair Bolsonaro, a direita brasileira – que parecia ter em Roberto Campos uma espécie de representante único, quase um “cotista” da época – resolveu soltar o verbo e colocar o bloco na rua. A chegada ao poder do atual presidente, levando a reboque o atual ministro da Economia, Paulo Guedes, é o primeiro sinal desses novos tempos.


Se agora há uma direita, que está no poder, que não tem vergonha de ser chamada de direita e estamos em pleno ano eleitoral, quem irá combatê-la? Há o caminho óbvio, natural, da esquerda, aglutinada nesse momento ao redor do ex-presidiário, do PT e seus partidos satélites. Durante algum tempo muitos acalentaram a esperança de construir uma alternativa, para quebrar a polarização – a chamada terceira via.

O andar da carruagem, com as melancias se ajeitando na caçamba, mostrou que isso não passa de um embuste, não passa de uma ilusão. Como? Simples. Doria passou a elogiar Lula, que terá como vice Geraldo Alckmin, que um dia já usou orgulhosamente um macacão da Petrobras, com um boné dos Correios enfiado na cabeça, na tentativa de salvar uma eleição contra Lula, quando eles tentavam mostrar que eram diferentes, mas eram certamente muito mais parecidos do que muita gente imaginava. Terceira via? Sério?



Nosso sistema de financiamento político, com dois fundos bilionários, não nos permite fazer a faxina necessária na salada partidária brasileira. Ter uma legenda virou um grande business, um excelente negócio. Ainda assim, apesar dos pesares, estamos caminhando para uma espécie de “bipartidarismo” ao natural. Se não com dois partidos única e exclusivamente, temos agora dois lados com posições bem definidas. Não chega a ser um problema. Nos Estados Unidos é assim. Existem inúmeras siglas, mas o protagonismo está reservado a Republicanos e Democratas.


Ainda temos a decisão de 2022, mas arrisco a dizer que, se a polarização for mantida, teremos – enfim – duas visões políticas disputando poder e espaço daqui para frente. Nossos ânimos ainda estão muito acirrados, mas dentro de um exercício de futurologia não vejo como algo impossível, em 2026, uma aproximação em direção ao centro promovida pelos dois lados. Mas com a direita sendo direita e a esquerda sendo esquerda. A “moderação” viria dos nomes e dos perfis. De um lado um Tarcísio Gomes de Freitas e do outro um tucano finalmente se assumindo como esquerda. Ou um petista mais light. A ver.


Consun da UFRGS quer cassar homenagens a Costa e Silva e Médici

  CLIQUE AQUI para verificar a lista de agraciados. Dilma, cassada, e Getúlio, suicidado, nunca estiveram sujeitos a Processos de Moscou.

Numa nova investida das forças brasileiras de esquerda que dominam a academia, o Conselho Universitário da UFRGS convocou audiência "pública" para 5 de maio, destinada a revogar os títulos de Doutor Honoris Causa concedidos aos ex-presidentes Costa e Silva e Médici.

A esquerda aumenta sua escalada de provocações contra as Forças Armadas.

A audiência será pública de mentirinha, porque só conselheiros e seus convidados poderão comparecer pessoalmente. Os demais, terão que ir para a web, através do link : https://aovivo.ufrgs.br/consun/ Quem não gostar pode protestar ou se inscrever pelo e-mail consun@ufrgs.br

Duas professoras de esquerda defenderão a cassação: Lorena Holzmann e Regina Xavier (Coletivo Memória e Luta/UFRGS). Ninguém foi escalado para defender os ex-presidentes.

CLIQUE AQUI para examinar o nome dos membros do Conselho (90% são de esquerda, alinhados com PCdoB, Psol, Pstu ou PT, mas não só.

Fórum Social Mundial Justiça e Democracia usa recursos públicos para vender suas teses esqueropatas. De novo.

 Ao lado, card da promoção de ontem e de endeusamento do líder comunista Marighella, abatido a tiros quando intentou implantar a ditadura comunista no Brasil - armado. Foi na sede do MPF do RS, que cedeu até seu canal do You Tube para o debate de mão única.

Sem contar com cobertura sequer razoável para a primeira edição da mais nova versão da disneylandia política lulopetista, o Fórum Social Mundial Justiça e Democracias, começou na quarta-feira a série de pretensas discussões a respeito do tema proposto no título do evento.

E sem a presença do convidado especial, o ex-presidiário Lula da Silva, condenado a 26 anos de cadeia como corrupto, mas com julgamentos anulados por seus amigos do STF, embora as investigações da PF e as denúncias do MPF prossigam válidas. Lula viria em janeiro, mas o evento foi transferido para 26 a 30 de abril.

Como nas primeiras edições do FSM, lançado em Porto Alegre, instalações e serviços públicos são usados graciosamente pelos promotores.

Hoje, por exemplo, a Assembleia será usada para a apresentação da revista "Lula em Quadrinhos", que ataca fortemente a Lava Jato, portanto os policiais federais, procuradores federais e juízes federais que condenaram Lula como ladrão.

CLIQUE AQUI para verificar tudo sobre o evento.

MDB do RS renova comandos municipais

 A Convenção do MDB da capital ocorrerá das 9h às 13h na Câmara Municipal de Vereadores (Rua Loureiro da Silva, 255).

Organizado em mais de 90% do território gaúcho e com 237 mil filiados, o MDB se mobiliza em todo o Rio Grande do Sul no próximo sábado, 30 de abril, para eleger os novos comandos do partido no interior e na Capital. 

A partir das Convenções Municipais os novos dirigentes terão a tarefa de planejar a campanha eleitoral de 2022 em suas respectivas cidades.

Com o objetivo de garantir uma representação mais plural, o presidente do MDB-RS, prefeito Fábio Branco, enviou comunicado aos correligionários nesta semana recomendando que, ao compor as nominatas, seja observada a inclusão de 30% de mulheres e relevante percentual de jovens nas chapas, seguimentos que respondem por 52% e 30% (entre 16 e 34 anos) do eleitorado gaúcho, respectivamente, segundo dados do TRE.

Dica do editor - Festa da Colônia começa hoje em Gramado

 A partir das 18h desta quinta-feira (28) parte do interior de Gramado se transfere para a área urbana do município por 18 dias. Até 15 de maio são esperadas no evento cerca de 300 mil visitantes. O novo endereço dos representantes das três etnias que construíram Gramado (alemães, italianos e portugueses) é o complexo do Expogramado, onde está montada toda a estrutura da 31ª Festa da Colônia de Gamado – Unindo Origens, Celebrando Tradições.

A edição deste ano terá o retorno de atividades importantes que foram suspensas na edição anterior em decorrência da pandemia. Entre elas estão os Jogos Rurais, os Desfiles de Carretas, o espetáculo Origens e a Escolinha Rural. A eles se somam atrações gastronômicas (cozinhas alemãs e italiana), os biers (com bolinhos de aipim, de batata, batata fritas, vinho e chopp), os fornos (com pães e cucas quentinhas, pãozinho com linguiça e biscoitos), além da feira de produtos coloniais, onde serão comercializados produtos originários das agroindústrias familiares, uma das forças da economia do interior do município.

“É uma vitrine importante para os nossos produtores rurais”, afirma o prefeito Nestor Tissot. Para a presidente da Gramadotur e secretária municipal de Turismo, Rosa Helena Volk, a Festa da Colônia retoma todas as atividades anteriores à pandemia, sendo uma alavanca importante para a agricultura familiar de Gramado. “Tudo que temos de melhor nas nossas colônias estará na Festa”, afirma Rosa Helena, destacando que as marcas do nosso interior são a qualidade do seu trabalho, belezas naturais e a hospitalidade.

Já o secretário de Agricultura, Rafael Ronsoni, coloca que a Festa é uma consequência do apoio que a administração municipal oferece ao interior de Gramado durante o ano todo, desde o acesso com estradas pavimentadas e apoio para abertura de agroindústrias. “Queremos que as famílias permaneçam no interior, principalmente os jovens”, frisa


Confira a programação do primeiro fim de semana da Festa:

28/Abril - Quinta-Feira

- 18h - Banda Canecão do Vale - Palco Pró-Cultura LIC.

- 18h30 as 19h30 - Palestra: Aspectos Históricos e estéticos dos figurinos típicos da cultura alemã - Professora Mestra Denise Q. Kleine - Escolinha Rural.

- 19h - Ataliba e Banda - Palco Pró-Cultura LIC.

- 20h – Banda Canecão do Vale - Palco Pró-Cultura LIC.


29/Abril - Sexta-Feira

14h às 15h30 - Visitação Guiada - Oficina de Brinquedos / Pintura de ilustração temática / Cozinha da Oma e da Nona - Escolinha Rural.

- 16h - Musical Horizonte - Palco Pró-Cultura LIC.

- 19h - Banda Saxônia - Palco Pró-Cultura LIC.


30/Abril - Sábado

- 9h – Jogos Rurais - Canastra, 3 Setes, Bochas e 66 - Complexo Festa da Colônia.

- 10h - Abertura Oficial da Festa - Complexo Festa da Colônia.

      - Grupo Origens - Palco Pró-Cultura LIC.

      - Coral Circolo Trentino - Palco Pró-Cultura LIC.

- 12h - Banda Tannenwald - Palco Pró-Cultura LIC.

- 15h - Banda Tannenwald - Palco Pró-Cultura LIC.

- 16h - Invernada Artística Mirim do CTG Manotaço de Gramado - Palco Pró-Cultura LIC.

- 16h - Festa dos Espantalhos - Avenida Borges de Medeiros.

- 16 h - Grupo Origens - Avenida Borges de Medeiros.

- 17h - Banda Tannenwald - Palco Pró-Cultura LIC.

- 19h30 - Ataliba e Banda - Palco Pró-Cultura LIC.


01/Maio - Domingo

- 9h - Jogos - Canastra, 3 Setes, Bochas e 66 - Complexo Festa da Colônia.

- 11h - Coral Vozes de Gramado - Palco Pró-Cultura LIC.

- 12h - Banda Macega Show - Palco Pró-Cultura LIC.

- 14h - Coral Linha Bela - Palco Pró-Cultura LIC.

- 16h - Banda Macega Show - Palco Pró-Cultura LIC.

- 19h - Banda União - Palco Pró-Cultura LIC.


A Festa da Colônia tem Lei de Incentivo à Cultura e é uma promoção da Prefeitura de Gramado e realização da Autarquia Municipal de Turismo – Gramadotur e Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Pátria Amada Brasil – Governo Federal. Patrocínio master Laghetto Golden Propriedades. Patrocínio STIHL Ferramentas Motorizadas, Brahma e Guaraná Antártica. Companhia aérea oficial: Azul. Hospedagem Oficial: Laghetto Hotéis. Apoio: Sicredi Pioneira 120 anos, Sebrae, Stemac Grupos Geradores, Adylnet e Roseflor Alimentos. Agente Cultural, AM Produções. Colaboradores: Prawer Chocolates e Arte do Sono. Financiamento Governo do Estado do Rio Grande do Sul Novas Façanhas na Cultura – Pró-Cultura.

A Festa da Colônia ainda conta com a correalização da Emater Rio Grande do Sul, Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos e Secretaria da Agricultura de Gramado.

Serviço:

31ª Festa da Colônia – Unindo origens, celebrando tradições.

Onde: Expogramado (Avenida Borges de Medeiros, 4.111, Centro)

Quando: de 28 de abril a 15 de maio de 2022.

Fechado nas quartas, dias 04 e 11 de maio.

Demais dias da semana das 10h às 22h.

Acesso a Festa e Estacionamento – gratuito.

 

Dica do editor - Conheça e saiba como participar deste X Curso de Direito para Jornalistas da FGV

Aberto a profissionais de todo Brasil, curso gratuito e online terá como foco as eleições 

 

A Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getulio Vargas (FGV Direito Rio) recebe, até o dia 3 de maio, inscrições para a 10ª edição do curso de Direito para Jornalistas. Com oferta de 60 vagas, o curso é gratuito e será realizado online, com aulas ao vivo que serão transmitidas pela plataforma Zoom, entre os dias 17 e 19 de maio, na parte da manhã. Abertos a professionais de todo o Brasil, os encontros celebram os 20 anos de criação da FGV Direito Rio. 

 

A proposta do curso é capacitar os profissionais da imprensa em temas jurídicos de atualidade, como as eleições gerais marcadas para outubro. Ao todo, serão quatro horas distribuídas por três encontros. Aos jornalistas serão apresentados os principais conceitos e noções da área, ao lado da proposição de discussões de temas relevantes e atuais no contexto das eleições, como Legislação Eleitoral, Fake News, campanhas nas redes sociais, Lei da Ficha Limpa, Operação Lava-Jato, inclusão de mulheres, negros e população LGBTQA+ na política, entre outros assuntos. 

 

A abertura das atividades será feita no dia 17, às 9h45, pelo professor Sérgio Guerra, diretor da FGV Direito Rio. Das 10h às 11h, Thiago Bottino, professor e coordenador de graduação da FGV Direito Rio, vai abordar a Lei da Ficha Limpa. No dia seguinte, das 9h às 10h, a professora da FGV Direito Rio Silvana Batini, especialista em Direito Eleitoral, vai falar sobre como funcionarão as normas das eleições neste ano: a questão da transparência do voto eletrônico e a relutância em aceitar os resultados. 

 

Ainda no dia 18, das 10h às 11h, a professora e coordenadora do Programa de Diversidade e Inclusão da FGV Direito Rio, Lígia Fabris, vai dissertar sobre a participação feminina e de minorias nas eleições, explicando como ficam as cotas e como os partidos estão se comportando sobre essa questão. A especialista também vai sinalizar quais são as perspectivas de crescimento das mulheres, pessoas LGBTQI+ e negros nos parlamentos e nos segmentos do Executivo, bem como os principais problemas enfrentados por esses grupos atualmente.

 

O debate final acontecerá no dia 19, das 9h às 10h. Na ocasião, o professor Luca Belli, coordenador do Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS) da FGV Direito Rio, vai mostrar como ficará a regulamentação das redes sociais no contexto eleitoral. Ele vai tratar do impacto das Fake News no processo eleitoral, indicando qual a punição para quem fizer, como identificar e a quem recorrer. 

 

Os interessados em participar deverão acessar a página de inscrição e escolher um trabalho realizado nos últimos dois anos para anexar, além de uma foto, o currículo e o diploma ou certificado de conclusão de curso. A lista dos selecionados para o curso está prevista para sair no dia 10 de maio. Quem tiver 75% de presença nas aulas receberá certificado da escola. 

 

Outras informações no endereço. 

 

Serviço:

Curso: X Edição do Curso de Direito para Jornalistas da FGV Direito Rio

Inscrições: até 3/5

Resultado das Inscrições: a partir de 10/5

Carga horária: 4 horas/aula

Aulas: de 17 a 19/5

Outras informações no link ou no e-mail ludmilla.totinick@fgv.br

 

Programação

ABERTURA: 17 de maio -- das 9h45 às 10h

Sérgio Guerra -- Diretor da FGV Direito Rio. 

AULA 1: 17 de maio -- das 10h às 11h - Tema: Ficha Limpa. 

Thiago Bottino -- Professor e Coordenador da graduação da FGV Direito Rio 

 

AULA 2: 18 de maio -- das 9h às 10h -- Tema: Normas, como funcionarão este ano; a questão da transparência do voto eletrônico e a relutância em aceitar os resultados.

Silvana Batini -- professor da FGV Direito Rio, especialista em Direito Eleitoral 

AULA 3: 18 de maio -- das 10h às 11h -- Tema: Participação feminina e de minorias nas eleições. Como ficam as cotas. Como os partidos estão se comportando, quais são as perspectivas de crescimento das mulheres, pessoas LGBTQI+ e negros nos parlamentos e nos segmentos do Executivo. E quais são os principais problemas enfrentados atualmente por eles. 

Ligia Fabris -- professora e coordenadora do Programa de Diversidade e Inclusão da FGV Direito Rio. 

 

AULA 4: 19 de maio -- 9h às 10h -- Tema: Qual é o impacto das Fake News no processo eleitoral, qual a punição para quem fizer, como identificar e a quem recorrer. Como será a regulamentação das redes sociais. 

Luca Belli -- Professor e coordenador do Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS) da FGV Direito Rio. 


Câmara aprova Auxílio brasil de R$ 400,00

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira  a medida provisória que aumentou o valor mínimo do Auxílio Brasil para R$ 400. O texto torna esse piso permanente. A matéria segue para a análise do Senado.

Inicialmente, o texto enviado pelo governo previa o pagamento desse complemento somente até dezembro desse ano. Após pressão de líderes partidários, o relator da proposta, deputado João Roma (PL-BA), incluiu o caráter permanente do benefício extra para complementar o valor do Auxílio Brasil até chegar ao mínimo de R$ 400 por família. Parlamentares de oposição tentaram subir para R$ 600, mas o valor foi rejeitado pelo relator.

A estimativa é que o governo precise de R$ 41 bilhões por ano para bancar o complemento do benefício, quase o mesmo valor usado para pagar o Auxílio Brasil, cerca de R$ 47,5 bilhões.