Empreendedores mudam estratégia de vendas para o Dia das Mães

Grupo de indústrias gaúchas se une e usa da criatividade para enfrentar a crise ocasionada pelo Coronavírus

O Dia das Mães está chegando e muita gente deixa para comprar o presente de última hora. Este ano, em meio à pandemia do Coronavírus, a escolha se tornou ainda mais difícil. Em função do distanciamento social, a grande tendência para a data será a compra de presentes online. Segundo a pesquisa Behup/Globo 2020, 85% dos filhos vão presentear as suas mães no próximo domingo, dia 10 de maio. Desse total, 82% considera comprar online.

Pensando nisso, um grupo de indústrias gaúchas, que fazem parte do Projeto Alimentos e Bebidas Premium do Sebrae RS, resolveu se unir e criar uma cesta especial para o Dia das Mães. O principal objetivo foi se reinventar neste período de isolamento social e encontrar alternativas para fugir da crise. "Cada empresa participante escolheu um produto para incluir nas cestas e nós criamos cinco modalidades: cestas orgânicas, sem glúten, sem açúcar, sem lactose e vegana. Assim conseguimos atingir um público ainda maior", destaca Elaine Holstein de Camargo, proprietária da Doce Amor, uma das indústrias participantes.

O mix de produtos que conta com sucos, vinagres, molhos, temperos, geléias, entre outros, vêm de várias partes do Rio Grande do Sul e são enviados para uma fábrica em Porto Alegre. Lá, as cestas são montadas de acordo com os pedidos e enviadas para os clientes. "O interior do estado tem produtos maravilhosos, mas nem sempre existe a oportunidade de estarem na Capital. Acredito que essa ação vai ser uma porta de entrada para essas indústrias", comentou Elaine.

Toda a divulgação será feita pelas próprias empresas participantes, através dos sites e redes sociais de cada uma, e os pedidos feitos por telefone, com entregas somente em Porto Alegre. A ideia teve tanto engajamento entre o grupo que eles pretendem continuar com a oferta para outras datas comemorativas. "A gente tem uma expectativa bem grande em relação a isso. Nas próximas semanas devemos vender cerca de 500 cestas", explicou Rafaela Vencato, proprietária da Terra Amor, que também participa do projeto.

Para o Sebrae RS, a cooperação entre as empresas é essencial neste momento delicado da economia. "Além de auxiliar o projeto, estamos atuando na coordenação, organização e divulgação desse novo negócio que está surgindo. É extremamente satisfatório ver que, de alguma forma, o Sebrae contribuiu e incentivou a união do grupo para enfrentar essa situação", comemora Vanessa Pellin, Gestora de Projetos do Sebrae RS.