Setor de Serviços cresce 3,3% em julho, aponta Índice de Serviços

Considerado o protagonista da manutenção da economia, o setor de serviços obteve um crescimento de 3,3% em julho deste ano, o que levou a um aumento no volume, na receita e na mão de obra de serviços empresariais no Brasil. Os dados foram divulgados pelo Índice de Serviços, ISe, criado pela Frente Parlamentar do Setor de Serviços, que conta com o apoio do Instituto GEOC e outras entidades do setor.

Apenas em julho, a receita do setor de serviços cresceu 6,28%, já o volume de serviços prestados aumentou em 5,22% e a mão de obra 0,82%. Entre os componentes do ISe, apenas o nível de emprego não atingiu o patamar pré-pandemia e se encontra com 2,7% abaixo do dado registrado em fevereiro de 2021.

Para Edemilson Koji Motoda, presidente do Instituto GEOC, esse crescimento reforça o poder do setor de serviços. “O contact center é um dos setores que mais gera empregos no país, a cada um milhão de reais alocado nele, geramos mais de 100 empregos diretos e a cada um emprego gerado diretamente, geramos mais dois indiretamente, ou seja, contribuímos ativamente para toda a cadeia de desenvolvimento do país”.

Hoje, o Brasil possui mais de 95 mil colaboradores no setor de telecobrança, sendo que deles, 36 mil atuam nas associadas do IGEOC. “Desde 2006, estamos caminhando lado a lado com esse setor tão importante para a economia, promovendo a inovação e a difusão do conhecimento. Nosso principal objetivo é garantir as melhores práticas dentro de nossas associadas e, manter um diálogo constante com a esfera pública garantindo dessa forma, uma estabilidade jurídica e uma regulamentação mais justa para nosso setor”, pontua Motoda.

O Setor de Serviços corresponde a mais de 60% do Produto Interno Bruto (PIB) e 49% das ocupações na economia brasileira. O ISe foi lançado em 8 de junho deste ano pela Frente Parlamentar do Setor de Serviços e mede o desempenho das atividades do Setor de Serviços para identificar a capacidade de contribuir para a promoção do desenvolvimento econômico sustentado e inclusivo.

 

Sobre o IGEOC

Com 15 anos de atuação, o Instituto GEOC e suas associadas se diferenciam no mercado pelas soluções inovadoras, atendimento humano qualificado e pelo incessante investimento em tecnologias, na busca ininterrupta pelas melhores práticas, representando e lutando pelo segmento em diversas instâncias. As associadas do IGEOC atuam em diversos segmentos, como cartões de crédito, consórcio, educação, produtos bancários para pessoa física e jurídica, veículos, utilities, grandes redes de varejo, cobrança mercantil, com abrangência em todo território nacional.

Compõem a entidade, as empresas: Ação Contact Center Eireli, Antonio Braz & Vanya Maia Advogados Associados, Aval Administração de Cobrança e Cadastro Ltda., BP Recuperação e Gestão de Ativos Ltda., Cesec – Central de Serviços dos Empresários do Ceará S/S Ltda, Concilig Telemarketing e Cobrança Ltda, Central de Recuperação de Créditos Ltda., Flex Gestão de Relacionamentos S.A., H. Costa Cobranças Ltda, Intervalor Cobrança Gestão de Crédito e Call Center Ltda, J.A. Rezende Telesserviços Ltda, KSL Associados Ltda, Liderança Serviços Especializados em Cobranças Ltda.,  Localcred Teleatendimento e Telesserviços Ltda, ML Serviços de Teleatendimento em Call Center Ltda, Novaquest Contact Center Ltda, Paschoalotto Serviços Financeiros S.A., Personalcob – Serviços Financeiros Ltda, RBrasil Soluções S.A, Redebrasil Gestão de Ativos Ltda, Renac – Recuperadora Nacional de Crédito Ltda, Siscom Teleatendimento e Telesserviços  Ltda, Zanc Serviços de Cobrança Ltda.


Paciente pós-Covid recebe alta após intenso tratamento com fisioterapia robótica

O uso da fisioterapia robótica se tornou um importante aliado no processo de reabilitação de pacientes pós-Covid na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Com maior segurança e celeridade no início do tratamento, a tecnologia foi fundamental para vencer as complicações causadas pela doença em Flávio José Borges dos Santos, de 57 anos, que recebeu alta nesta quarta-feira (13/10), depois de quase 50 dias internado no Pavilhão Pereira Filho e outros três meses em um hospital de Gramado, na serra gaúcha. 


A história de superação de Flávio foi comemorada pela equipe de fisioterapia e demais profissionais envolvidos no tratamento. Como lembra a Supervisora assistencial de fisioterapia do hospital, Kaciane Brambatti, o paciente chegou na Santa Casa traqueostomizado, dependente de oxigênio e sem conseguir caminhar, o que exigiu um plano de reabilitação multidisciplinar intenso. “Além dos protocolos de reabilitação robótica, fundamentais para o tratamento, o plano fisioterapêutico também contou com terapia por eletroestimulação, além da aplicação de laser para o tratamento das lesões cutâneas”, explicou a profissional. 


Flávio, natural de Vacaria, no interior do Estado, relatou que começou a sentir os resultados já na segunda semana após o início do tratamento. “Quando cheguei aqui, eu não levantava da cama, não conseguia nem movimentar o braço. Hoje, recuperei todos os movimentos, saio da cama sozinho, caminho normalmente. Serei eternamente grato à toda equipe que trabalhou para alcançar esse resultado”, comemorou. 

Nota oficial: vandalismo deve ser punido com o rigor da lei

 Nota oficial: vandalismo deve ser punido com o rigor da lei


A Frente Parlamentar da Agropecuária informa que é contra qualquer ato de vandalismo. 


Instigar a animosidade social e/ou entre setores é o que menos precisamos neste momento em que o Brasil tenta resgatar seu crescimento, a geração de empregos e renda, combater a fome e a miséria, ampliadas em virtude da pandemia mundial.


Ressalta-se que a agropecuária possui os melhores indicadores econômicos e sociais do país, apresentando a maior geração de novas vagas de trabalho dos últimos 10 anos. 


A divisão do Brasil não ajuda no desenvolvimento de soluções e políticas que precisamos urgentemente construir, com vistas a um futuro melhor, com diálogo e segurança. 


Somos todos brasileiros. Queremos um só Brasil: com emprego e renda, sem fome!


Dep. Sérgio Souza (MDB-PR)

Presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária