Agenda de Zema

 


* 16h às 16h20 - fotos e vídeos 

Local: R. Siqueira Campos, 1193 - Centro Histórico, Porto Alegre - RS, 90010-001


* 16h30  as 17h - Caminhada com Felipe Camozzato e candidatos em direção Mercado Público. Saída da R. Siqueira Campos, 1193 


* 17h10 às 17h30 - coletiva de imprensa organizada pela Federasul

Obs: para essa agenda não é permitido caracterização nenhuma de campanha política. Ela é a agenda institucional do governador.


* 17h30 às 18h45 - encontro com Federasul

Local: Largo Visc. do Cairú, 17 - 4o andar

Obs: para essa agenda não é permitido caracterização nenhuma de campanha política. Ela é a agenda institucional do governador.


* 19h às 19h45 - Evento com apoiadores e candidatos Região Metropolitana

Local: Cervejaria Alcapone 


* 19h45 - Retorno a BH

Gusttavo Lima, defesa

 Sob ameaça de ver a Polícia Federal entrar no seu caso, o cantor Gusttavo Lima acaba de ser indiciado por lavagem de dinheiro e organização criminosa, segundo informações divulgadas pelo programa Fantástico, da Rede Globo, neste domingo, 29 de setembro, e reportadas pelo jornal Estado de S. Paulo. A investigação faz parte da Operação Integration, conduzida pela Polícia Civil de Pernambuco, que apura um esquema de jogos ilegais e lavagem de dinheiro. A operação, que envolve 53 alvos, inclui nomes de empresários, bicheiros e figuras públicas, como a influenciadora digital Deolane Bezerra.

Agora, caberá ao Ministério Público decidir se irá apresentar uma denúncia formal contra o cantor à Justiça. A operação se concentra em supostos esquemas de lavagem de dinheiro, realizados principalmente por meio de casas de apostas, com movimentações milionárias associadas ao uso da imagem e da voz do artista.

Durante a operação, os policiais encontraram R$ 150 mil em espécie guardados em um cofre na sede da Balada Eventos, empresa de shows de Gusttavo Lima, localizada em Goiânia. Além disso, foram descobertas 18 notas fiscais emitidas no mesmo dia, todas sequenciais, por outra empresa do cantor, a GSA Empreendimentos, destinadas à PIX365 Soluções, conhecida como Vai de Bet. O valor total ultrapassa R$ 8 milhões.

Em nota ao Fantástico, os advogados de Gusttavo Lima afirmaram que o dinheiro encontrado no cofre seria utilizado para pagamento de fornecedores. Sobre as notas fiscais sequenciais, a defesa argumentou que os valores foram devidamente declarados e os impostos, pagos. "O contrato com a PIX365 tinha cláusulas anticorrupção e foi suspenso", informou a defesa.

A respeito das acusações de lavagem de dinheiro, os advogados do cantor sustentam que todas as transações financeiras entre as empresas envolvidas ocorreram de forma lícita, por meio de contratos formais. "O envio de dinheiro para empresas de Gusttavo Lima, com base em contratos assinados, não configura nenhuma irregularidade", enfatizaram.

Prefeito Melo até canta no encontro da candidata Lú Beiró

A candidata a vereadora pelo MDB, Lú Beiró, reuniu apoiadores, amigos e convidados, em evento realizado na noite desta sexta-feira (27), no Hotel Blue Three Millenium. O encontro teve como objetivo uma grande mobilização final de campanha, onde não faltou entusiasmo e a certeza de que a vitória virá no próximo dia 6 de outubro.


Abrindo o evento, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, fez uma apresentação inusitada, cantando parte de uma canção, acompanhado de Guilherme, da dupla sertaneja Guilherme & Santiago, amigo de Beiró, que veio prestigiá-la nesta reta final de campanha. Depois de encantar os presentes, o prefeito falou sobre a importância do papel do vereador para melhorar a vida nas cidades. “Se eleito para este segundo mandato, ficarei ainda mais feliz, se tiver esta grande mulher trabalhando ao meu lado”, afirmou referindo-se à Beiró.


Também participaram do encontro a primeira-dama, Valéria Leopoldino, e o ex-deputado estadual e atual secretário do Trabalho e Qualificação Profissional, Tiago Simon. O secretário lembrou a necessidade de renovação do parlamento, mas com pessoas qualificadas, citando como exemplo a candidata Beiró. “Ela é guerreira, representa a força das mulheres, tem experiência e conhece a gestão pública”, considerou.


Ao final do evento, a candidata Lú Beiró reiterou sua disposição de lutar pela melhoria da Saúde, como tem feito ao longo de sua trajetória profissional, assim como fiscalizar os órgãos responsáveis pelas políticas públicas adotadas.


Lú Beiró lembrou as últimas grandes tragédias – pandemia e enchente – nas quais atuou de forma incansável ao lado da gestão pública para minimizar o sofrimento do povo gaúcho. Para ela, integrar a vida pública é estar pronta para defender os que mais precisam, em especial em momentos de calamidade, onde é preciso ser criativo para trazer soluções imediatas, sem perder o aconchego, carinho e atenção às pessoas.


“Vou dialogar, procurar consenso, pois este é o caminho da política. Quero ser o canal de interlocução das pessoas das comunidades com o poder público”, disse Beiró. “Estarei sempre atenta às questões da Saúde”, garantiu, entendendo que este é um dos principais desafios para qualquer candidato que venha a comandar os destinos da capital.

Vantagem de Bolsonaro

 O jornal Folha de S. Paulo, geralmente alinhado com o lulopetismo, informa, hoje, que há mais candidatos apoiados por Jair Bolsonaro liderando pesquisas para comandar prefeituras nas maiores cidades do que aliados de Lula. 

Dos 103 maiores municípios brasileiros — cidades com mais de 200 mil habitantes, onde é previsto segundo turno —, 23 têm aliados de Bolsonaro na liderança de pesquisas de intenção de voto, 11 isolados, sem empate com nenhum concorrente. No caso de Lula, são apenas 16, e cinco de forma isolada. A vantagem do ex-presidente se torna ainda mais expressiva quando se leva em conta que o petista tem 81 aliados concorrendo nessas 103 cidades, enquanto Bolsonaro tem apenas 64. O presidente de honra do PL também se destaca nas capitais, onde seus candidatos lideram em oito das 26 disputas.

A Folha destaca que “em algumas capitais, os candidatos de Lula ‘escondem’ o apoio por receio de serem afetados negativamente pela rejeição que o petista tem em parte do eleitorado”.

Outro dado comparativo: o PL de Bolsonaro lidera disputas em 10 das maiores cidades do país, enquanto o PT se destaca em apenas três.

La Niña chegou, mas é fraco

 O fenômeno La Niña, se as tendências dos modelos de previsão estiverem corretas, provavelmente será fraco e talvez não se sinta os efeitos costumeiros, segundo a climatologista Francis Lacerda, do Instituto Agronômico de Pernambuco, em entrevista ao programa Natureza Viva, da Rádio Nacional da Amazônia.

A informação foi replicada pela Agência Brasil, de quem é todo o conteúdo a seguir:


O La Niña é marcado pelo resfriamento anormal das águas do Oceano Pacífico.


De acordo com Francis, o La Niña provoca chuva no Nordeste do Brasil, e gera seca na Região Sul, em boa parte do Centro-Oeste e no Sudeste.  


A climatologista explica que o fenômeno iniciou há dois meses o processo de resfriamento, porém em velocidade mais lenta que o habitual. 


“O que a gente tem observado e os modelos de previsão do mundo inteiro indicam é que o La Niña este ano está atrasado, já era para estar um pouco mais avançado no tempo e a previsão é que seja uma La Niña fraca”, disse. 


De acordo com Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a probabilidade do La Niña nos meses de outubro-novembro-dezembro aumenta para 60%.


Para o mês de outubro, a previsão do Inmet é quantidade de chuvas acima da média em grande parte da Região Sul, Mato Grosso do Sul, São Paulo e sul do Rio de Janeiro e de Minas Gerais e deve haver volta gradual das chuvas para a parte central do país na segunda quinzena

2024 será o mês de maior número de queimadas desde 2010

 Dados do Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), já colocam 2024 como um dos anos com maior quantidade de focos de queimada na última década. Setembro já contabilizou mais de 80 mil focos, cerca de 30% acima da média histórica, registrada desde 1998 pelo Inpe. Mesmo que a quantidade de focos não extrapole as médias históricas nos últimos três meses do ano, 2024 terá o maior número de focos desde 2010, quando o Brasil teve 319.383 registros.Desde o começo das medições, o país teve mais de 300 mil focos apenas em seis anos: 2002, 2003, 2004, 2005, 2007 e 2010. Neste ano de 2024 caminha para a volta dessa marca. Com seus 208 mil focos registrados, está atrás somente dos totais de 2020, com 222.797 focos, e 2015, com 216.778, considerando apenas os últimos dez anos.

Os dados indicam que essa média pode ser superada, pois o mês de setembro teve aumento de 311%, passando de 18 mil focos em 2023 para 75 mil em 2024.

Centro-Oeste puxa altas 

O levantamento do Inpe indica aumento consistente nos focos em todas as regiões do país, em relação a 2023, com destaque para o Centro-Oeste, que teve três unidades com mais aumentos neste ano: Mato Grosso do Sul, com 601% e 11.990 focos em 2024; o Distrito Federal, com 269%, ainda que com apenas 318 focos; e Mato Grosso, 217%, com 45 mil focos, tornando-se o estado com o maior número no país neste ano, ultrapassando o Pará.