Com o jornalismo no sangue puro

    Morando numa pensão de estudantes na Rua Mostardeiro 483, a JUC3, eu já estava sem dinheiro algum do total de pequenas reservas que trouxe no dia 31 de março de 1964, quando saí às pressas de Florianópolis para uma improvável resistência em Porto Alegre, tudo no âmbito de uma viagem que deveria durar alguns dias e que  nunca mais acabou, passados quase 60 anos.

     Saí para pegar emprego, cavalgando num dos bondes da Carris que se arrastavam entre o bairro Moinhos de Vento e o Centro Histórico. 

      Minha primeira parada foi numa agência bancária da rua José Montaury, mas depois da entrevista saí convencido de uma vez por todas que teria que seguir minha vocação e trabalhar no jornalismo.

      E foi o que fiz pelas mãos de um velho conhecido das minhas idas e vindas por jornais diários de Florianópolis, no caso o Jornalista João Souza. 

      E assim cruzei as portas e subi as escadas para o mezanino que me conduziram até a mesa do Chefe de Reportagem, um truculento Delegado de Polícia, o também Jornalista Wuilde Pacheco, que distribuía as pautas da tarde para a turma da reportagem. Eu recebia recortes da Folha da Tarde, o jornal vespertino da Caldas Júnior, dona também do Correio do Povo, e saía em busca de notícias novas ou de complementos (suítes). Wuilde Pacheco trabalhava com uma metralhadora em cima da mesa.

       Eram tempos de regime militar - e de férrea censura de imprensa.

       O jornal era a Zero Hora, que foi criado no dia 4 de maio de 1964 pelo Jornalista Ary de Carvalho, homem de confiança que Samuel Wainer mandou para Porto Alegre fundar o diário Última Hora. e que até o dia 1o de abril defendia com unhas e dentes o Governo João Goulart. Ary de Carvalho mudou a linha editorial para apoiar o novo regime, mas depois de um mês e meio teve que mudar também o nome do jornal e buscar novos sócios.

Entrevista, Alceu Moreira - O Congresso impedirá que prevaleça a posição do STF sobre o Marco Temporal

O deputado federal Alceu Moreira é do MDB, foi prefeito de Osório e até há pouco coordenou a Frente Parlamentar da Agropecuária 2019-2021).

A decisão do STF sobre o Marco Temporal viola de que modo a Constituição ? 2) De que modo ela também invade prerrogativas do Legislativo ?
O Marco Temporal nas terras indígenas é uma sábia decisão dos constituintes, tudo visando evitar conflitos futuros. O que eles dizem: 5 anos após a Constituição, aquelas terras que não tiverem litígio, serão consolidadas. A partir de então, a demarcação das terras indígenas pode continuar acontecendo, desde que as terras sejam pagas, com a concordância de quem quer vender e de quem quer comprar. 

E por que o STF mexe nisto ?
O próprio STF reconheceu isto. Agora, para nossa surpresa, ele volta a discutir e muda o entendimento. A alegação é de que o Congresso não regulamentou o dispositivo constitucional e por isto ele, STF, legislou.

Qual a saída para desautorizar a decisão do STF ?
Temos pelo menos duas alternativas. De imediato, o Congresso  regulamenta a lei, porque o STF diz que o Legislativo não fez isto. Nesta 4a. feira, a CCJ votará o projeto na CCJ e em seguida tudo irá para o plenário. Acho que é jogo rápido.

O STF poderá alegar que sua decisão está linkada à Constituição.
A questão de saber se o Congresso pode votar uma lei infraconstitucional como regulamentação, no nosso entendimento é o o mais correto, mas se o Supremo botar em dúvida a legitimidade da nossa decisão, teremos que votar a PEC132. Ela está com o relator e estabelece, inclusive, a forma de pagamento e do marco temporal, com todas as suas características.

Quais as consequências desta decisão do STF ?
Relativiza o direito à propriedade, não apenas rural, mas urbana. Os indios já possuem 13% do território nacional. Isto tudo não é coisa de índio, mas sobretudo de ONGs e gente interessada na madeira de lei, nos minerais e em ganhar dinheiro com a terra. Relativizar esta questão, por exemplo, pode fazer com que os Tamoios peçam o centro do Rio. Eles ncomendam um laudo antropológico, quase 100% deles fraudulentos, e levam tudo.


Artigo, Marcus Gravina - "Terras indígenas ?"

Recuso-me a tratar deste assunto - Marco Temporal - sob a denominação de "Terras Indígenas."

As terras pertencem ao território brasileiro.  De tanto repetir como sendo de Indígenas poderemos perde-las.

As terras pertencentes ao território brasileiro, ⁹tratadas como sendo dos ⁰indígenas, logo aparecerá um Boulos definindo-as com sendo um "enclave autônomo," (Vaticano) dentro dos limites de outro país. No caso o Brasil.

O tal reconhecimento dará ensejo a um suposto direito de total liberdade estatal. Estas terras integrarão os Municipios e Estados onde se encontram atualmente , terão suas próprias leis? ⁰⁹Estarão livres para cede-las ao usufruto de outros países, inclusive para construção de aeroportos e portos para voos diretos e bases militares estrangeiras?. Nós brasileiros teremos que pagar algum tipo de pedágio para transpo-las?Os caminhoneiros precisarão de passaporte para tráfegar em suas terras?

Até  onde irá a autonomia  dos "conquistadores" do Marco Temporal?

Poderão liberar às ONGS áreas para construções de imóveis e aeroportos (internacionais de pequeno e grande portes)?

Quanto à exploração da superfície e das riqueza do subsolo e as exportações, ficarão a cargo dos indígenas

Opinião do editor - O ataque do CNJ ao TRF4 é um ataque a todo ordenamento jurídico do Brasil

O que se espera é que pelo menos a Ajufe e a OAB saiam em defesa do ordenamento jurídico infenso aos ditames decididos por novos Savanolaras.

Depois de investir contra os juízes federais de Curitiba que conduziram os julgamentos da Lava Jato e enfiaram na cadeia os principais ladrões de dinheiro público, com ênfase para os líderes nacionais do PT, o STF, a PGR e o CNJ investem, agora, com os magistrados da 2a. instância, no caso os desembargadores da 8a. Turma do TRF4, Porto Alegre, com ênfase para o relator Gebran Neto e o ex-presidente Thompson Flores.

Leia nota mais abaixo sobre a ação surpreendente movida por Luiz Felipe Salomão, corregedor do CNJ.

Depois dos ataques aos juízes federais Sérgio Moro e Gabriela Hardt, era previsível que os próximos algos seriam os desembargadores da 8a. Turma do TRF e até ao seu ex-presidente. Afinal de contas, foram eles que confirmaram as condenações dos petistas e seus aliados, como também foram eles quem mandaram enfiar na cadeia o líder da quadrilha, Lula da Silva.

O TRF4 e seus desembargadores federais, no entanto, não é nenhum tribunal vagabundo e não abriga magistrados desfibrados, como se sabe.

Esta conta vai sair mais cara.

CNJ investe contra o TRF4, Porto Alegre, para ajudar a desmoralizar a Lava Jato

"No fantástico mundo da Corregedoria do CNJ, recuperar dinheiro roubado dos bandidos e devolver à vítima (Petrobras) é crime", disse o senador e ex-juiz Sérgio Moro.

Ao lado o corregedor do CNJ, Luiz Felipe Salomão, que investe contra os magistrados que intervieram nos julgamentos da Lava Jato e condenarfam Lula

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) abriu nesta sexta-feira (22) um processo disciplinar contra os desembargadores Loraci Flores de Lima, João Pedro Gebran Neto (Gebran foi o relator da Lava Jato no TRF4 e condenou Lula) e Marcelo Malucelli, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), sediado em Porto Alegre. O tribunal é a segunda instância da Lava Jato. O CNJ também mandou investigar a juiza Gabriela Hardt e o ex-juiz Sérgio Moro.

Na investigação que trata dos desembargadores, o conselho pretende apurar indícios de "demora na prestação jurisdicional" no julgamento de um recurso da Petrobras contra o repasse de R$ 43 milhões para o fundo penitenciário e ao Tesouro Nacional. Segundo o CNJ, o processo deu entrada no TRF4 em abril de 2022 e ficou parado por 152 dias no gabinete de Gebran Neto e mais 227 em poder de Marcelo Malucelli. Atualmente, o recurso está no gabinete de Loraci Flores, "sem impulso oficial".


TSE forma maioria para confirmar condenação de Bolsonaro

 A fala de Bolsonaro foi reação a encontros do então presidente do TSE com autoridades estrangeiras (CLIQUE AQUI para recuperar a notícia).

Como se esperava, num julgamento de cartas marcadas (veja comentário do editor, mais abaixo) A maioria dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou recurso para derrubar a decisão que tornou o ex-presidente Jair Bolsonaro inelegível por oito anos. O julgamento do caso foi iniciado na madrugada desta sexta-feira no plenário virtual.Bolsonaro foi condenado pelo TSE por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação pela reunião realizada com embaixadores, em julho do ano passado, no Palácio da Alvorada, para atacar o sistema eletrônico de votação. A legalidade do encontro foi questionada pelo PDT.

Até o momento, quatro dos sete integrantes do TSE rejeitaram o recurso da defesa. Além do relator, Benedito Gonçalves, votaram no mesmo sentido Alexandre de Moraes, André Ramos Tavares e Cármen Lúcia. Faltam os votos de Raul Araújo, Floriano de Azevedo Marques e Nunes Marques. 

A análise do recurso está prevista para terminar no dia 28 deste