Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre, comemorou 92 anos nesta quarta-feira


O Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre, completa, nesta quarta-feira, 92 anos de fundação. Em comemoração à data, a instituição inaugurou a exposição Marcos da Medicina – que traz uma linha do tempo com os principais capítulos de sua história e os avanços do setor. Aberta ao público, a atividade ocorre no térreo do Bloco B, acesso pela rua Tiradentes, 333.

Para o superintendente executivo Mohamed Parrini, Marcos da Medicina é um visita ao passado, mas também um convite ao futuro. “A exposição destaca boa parte das conquistas que nos representam, orgulham e nos fizeram chegar onde chegamos”, afirma. Ao todo, são dez painéis que narram desde a pré-história até a concepção da cirurgia robótica.

Paralelamente, foi lançado o vídeo institucional, reforçando o comprometimento de cuidar de vidas, destacado como o DNA do Hospital. "Para nós, ações são maiores do que palavras", assim inicia. Há mais de 90 anos, o Moinhos de Vento pratica a Responsabilidade Social, como um importante propósito, visando projetos de excelência, como o Teleoftalmo, a Telemedicina e Hospital da Restinga e Extremo Sul.

Logo após a inauguração, que reuniu superintendentes da instituição, integrantes do corpo clínico e colaboradores, aconteceu um momento de espiritualidade no Bosque Schwester Ires Spier. Como parte do mês de comemorações, o hospital promoverá ainda uma homenagem aos jubilados, no dia 17. E, em 19 de outubro, realizará o Dia da Família.

Conquistas
Em 2019, o Hospital Moinhos de Vento teve entre suas principais novidades a inauguração da Emergência Pediátrica Elone Schneider Vontobel. Aberto em maio, o espaço busca centralizar o atendimento pediátrico em um único local, proporcionando uma experiência positiva para o paciente e seus familiares. Desde então, foi elevada a média de atendimentos por dia para 120, reduzindo também o tempo de espera.

O ano foi marcado por outros destaques, como as cirurgias robóticas – pioneiras no Sul do Brasil em diversas especialidades – e a ampliação dos cursos na Faculdade de Ciências e Saúde.


Outubro Rosa faz campanha de combate ao câncer de mama em Porto Alegre.


A histórica Ponte dos Açorianos foi iluminada na cor rosa, pontualmente às 18h desta terça-feira, 1º, para marcar o início da mobilização da Campanha Outubro Rosa 2019. A ponte, recém-revitalizada, foi o primeiro ponto da cidade a ganhar a iluminação, como símbolo da campanha de combate ao câncer de mama e alerta às mulheres sobre a importância de fazer regularmente o exame preventivo, oferecido nos serviços municipais de saúde pelo SUS.   

Durante todo este mês, prédios e monumentos da Capital estarão iluminados de rosa para chamar a atenção sobre a doença, que registra em Porto Alegre a maior incidência do país. Denominada Ilumina com Rosa Porto Alegre, a campanha é liderada pelo Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama), com apoio da prefeitura. 

A abertura no Largo dos Açorianos contou com a presença do prefeito Nelson Marchezan Júnior e da primeira-dama do Município, Tainá Vidal. O prefeito agradeceu aos promotores e voluntários do evento e disse que, por mais que as estruturas públicas trabalhem, é muito importante a participação da sociedade. "É extremamente significante a organização social do bem para ajudar a mudar a realidade do câncer de mama. Vocês são um exemplo para outras entidades e para nós tambem", afirmou.

“Estamos abraçando esta causa e apoiando, seja através do trabalho das nossas equipes de serviços de iluminação pública da prefeitura, seja com motivações na mídia, nas redes sociais e também pessoalmente. Esta campanha é de extrema importância para salvar a vida das nossas mulheres”, enfatiza a primeira-dama.  

Para a presidente do Imama, a médica Maira Caleffi, iluminar prédios e monumentos é a parte "mais visível" do Outubro Rosa. “O importante mesmo é conscientizar sobre a necessidade da detecção precoce da doença através de exames de rotina e da ida ao médico quando surgir algo anormal nas mamas", salienta.

Estarão iluminados de rosa também, durante todo este mês, o Paço Municipal, o Edifício Intendente José Montaury (Prefeitura Nova), o monumento em homenagem à cantora Elis Regina (na Orla Moacyr Scliar), a Travessia Getúlio Vargas (popularmente conhecida como Ponte do Guaíba), a Hidráulica Moinhos de Vento (rua 24 de outubro, 200), 
o Mirante do Cristal (avenida Diário de Notícias, 969) e o prédio da equipe de saúde do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), na rua Gastão Rhodes, 210. O trabalho para colorir esses locais é da Coordenação de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSurb). 


Artigo, Astor Wartchow - STF e o abismo


Advogado
                Escrevo antes da decisão definitiva do Supremo Tribunal Federal acerca de recurso de condenado (via Operação Lava-jato) que afirma que “as alegações finais do réu delatado” não podem ser ao mesmo tempo “das alegações finais do corréu delator”.
                A tese: para que não houvesse hipótese de possível prejuízo ao réu delatado, este deveria se manifestar após conhecer as alegações finais do também réu, porém delator em busca de benefícios pessoais.
                Por maioria, O STF acolheu a tese. Possivelmente, hoje será feita a modulação da decisão. Em diversas ocasiões e julgamentos, o STF proferiu decisões com modulações de seus efeitos, ora em interpretação constitucional, ora visando garantir a segurança jurídica e o interesse social. Significa dizer que determinada decisão poderá ser restrita em seus efeitos e/ou passar a viger em outro momento.
                Sobre o recurso do réu delatado, importante dizer que é legítimo e teoricamente defensável. Porém, um pedido inválido por inexistente sua previsão legal. Na atual legislação, não há distinção entre réus quanto aos seus prazos e atos de defesas.
                Mais: por ocasião das alegações finais as provas produzidas já estavam constituídas. E de conhecimento pleno das partes. Todo o processo. No direito brasileiro não tem esta hipótese de filme americano, “aparecer um fato ou testemunha surpresa no último minuto do segundo tempo!”.
                Porém, diante do argumento, repito, tese legitima e defensável, se percebe que houve uma falha por ocasião da feitura da legislação que admitiu a colaboração premiada e a delação.
                Não se previu esta hipótese agora cogitada. Ou seja, uma diferença entre réu delatado e réu delator tocante atos e prazos processuais. Para que passe a existir um regramento se faz necessário uma providencia legislativa. Em rito próprio e privativo do Congresso Nacional.
                Nos últimos anos, o STF tem patrocinado a própria deslegitimização através do ativismo judicial. A intromissão indevida na função legislativa, especialmente, ao criar norma nova, não prevista em lei, nem em tratados, nem na constituição.
                Em resumo, a decisão e modulação não poderá retroceder em seus efeitos. Se o STF assim decidir, por exemplo, anulando decisões anteriores, cometerá grave erro judicial e promoverá a insegurança jurídica.
                Excepcionalmente, dentro da ideia e provável modulação, creio que o STF talvez possa vir a admitir a reapresentação das alegações finais do réu delatado. Sem anular o processo, nem suspender a condenação ou admitir a soltura do condenado.
                É apenas um palpite. Não vejo outras opções. Ao equivocadamente admitir o respectivo recurso e argumento, repito, não previsto em lei, os ministros responsáveis colocaram o próprio STF à beira do abismo!

Feira de Loucura por Sapatos começará amanhã na Fenac


Começará nesta quinta-feira outra edição da Feira da Loucura por Sapatos na Fenac, em Novo Hamburgo. O evento contará com 250 expositores de sapatos, bolsas, roupas, acessórios e itens de utilidade doméstica, com descontos de até 70%.

A feira incrementará a sua programação com pocket palestras gratuitas.

As atividades abordarão diversos temas, como: câncer de mama, autoestima e saúde mental, compra consciente, harmonização da face, imagem nas redes sociais, marketing pessoal, multiplicação de looks e bem-estar.

A participação nas pocket palestras garante a isenção da entrada à feira, basta apresentar a imagem de divulgação da respectiva palestra disponível nas redes sociais da Feira da Loucura por Sapatos ou que tenham recebido através dos profissionais que irão realizar as pockets palestras.

O horário da feira é das 10h às 21h. O ingresso para entrada é de R$ 6.

Confira a programação dos pocket palestras:
Segunda, 7 de outubro
18h – Tema: "Falando sobre câncer de mama sem medo", com Gabriela Santos (médica) e Berlize Anschau (psicóloga e comunicadora social)
18h30min – Tema: "Autoestima e saúde mental: um olhar da Psicologia", com as psicólogas Ana Lucia Silva Basso e Deise Daiane Lippert

Terça, 8
18h – Tema: "Um olhar holístico sobre o bem-estar", com Claudete Loth (pedagoga e terapeuta holística)
18h30min - Tema: "Como acertar na compra consciente?", com Mariana Gobbi (consultora de moda e estilo, digital influencer)