Saiba quem perdeu e quem ganhou com a janela partidária (14 cidades da Grande Porto Alegre)

As cidades que compõe a região metropolitana são: Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Eldorado do Sul, Esteio, Glorinha, Gravataí, Guaíba, Nova Santa Rita, Porto Alegre, Santo Antônio da Patrulha, Sapucaia do Sul, Triunfo e Viamão.

Apenas a cidade de Eldorado do Sul que não foi encontrado nenhuma notícia de troca de partido entre os vereadores e no site da Câmara Municipal segue da mesma forma. Sendo assim, contabilizado que não houve mudança..

Ordem de número da sigla partidária:

Republicanos: O Partido ligado a Igreja Universal, antigo PRB, perdeu 2 vereadores e ganhou 3.

Progressistas: O PP perdeu 4 vereadores mas trouxe o dobro. Entre os 8 que foram para a sigla está o Presidente da Câmara de Canoas, Patrício e o 3° mais votado em Cachoeirinha, Marcos Barbosa. A perda mais significante foi a do vereador liberal de Porto Alegre, Ricardo Gomes. O PP, foi o segundo Partido que mais trouxe vereador. Podem dar-se este fato ao Senador Luis Carlos Heinze e também a iminente crescente que vêm o Prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal.

PDT: O perdeu 7 vereadores e trouxe outros 6. Ficou com saldo negativo de menos um. Em Esteio perdeu o Presidente da Câmara Municipal, Dr. Mário Couto e na cidade vizinha, em Sapucaia do Sul, trouxe a Presidente, a ex-petista, Raquel do Posto. Em Viamão trouxe e já colocou como pré-candidato a Prefeito, o extremista de esquerda, Guto Lopes.

PT: O PT perdeu 5 vereadores na região e não trouxe nenhum. Isso demonstra o quão "queimado" está o Partido. Soma perdas e não agrega nenhum político. Em Alvorada perdeu o vereador mais votado, Schumacher e o terceiro mais votado e Presidente da Câmara, Juliano Marinho. Em Sapucaia do Sul, além do Prefeito que já havia saído, agora perderam a Presidente da Câmara, Raquel do Posto.

PTB: O PTB é o Partido que mais cresceu na região metropolitana. Perdeu apenas 3 e trouxe 10 vereadores, resultando num saldo positivo de 7. Entre eles há o acréscimo de 2 vereadores da Capital, Hamilton Sossmeier e aquele que troca de partido quase todos os anos, Wambert Di Lorenzo. Trouxe também o vereador mais votado de Alvorada, Schumacher que deixou o PT.

MDB: O MDB ficou no "elas por elas". Perdeu 8 vereadora e trouxe outros 8. Perde apenas na significância, afinal, na Capital perdeu 3 vereadores. O mais votado do Partido, Valter Nagelstein com mais de 9 mil votos, Comandante Nádia com mais de 6 mil votos e Mendes Ribeiro que vem de uma família historicamente ligada ao Partido.

PSL: Para quem convive os bastidores da política sabe que o PSL é o Partido que mais está "apavorado" em trazer novos nomes. É um Partido que vive rachado em todas as esferas. Tem como Presidente Estadual, o Deputado Nereu Crispim que praticamente todos os seus eleitoresa após suas falas sempre contra o Presidente Jair Bolsonaro.
Na metropolitana trouxe 3 vereadores, sendo um na Capital, vereador Cláudio Conceição, Rubens Otávio de Cachoeirinha e Nadim de Viamão.

REDE: O Partido da sempre candidata Marina Silva segue desmoronando-se. Perdeu dois vereadores, Marquinho da Solda de Triunfo e o líder de governo do Prefeito Marchezan, Mauro Pinheiro.

PSC: Perdeu o vereador Hamilton Sossmeier da Capital.

PL: O Partido Liberal, antigo PR, perdeu 2 vereadores e trouxe o dobro. Entre os 4 novos vereadores, um é o líder de governo de Marchezan, Mauro Pinheiro que é ex-petista.
Um dos dois vereadores que a sigla perdeu não foi eleita por ela. O vereador de Porto Alegre, Wambert Di Lorenzo elegeu-se pelo PROS, no final do ano passado ganhou na justiça para trocar a sigla para o PL e em poucos meses mudou novamente, agora para o PTB. Um dos fatores do PL está crescendo é a proximidade do Deputado Federal Giovani Cherini que também é o Líder da Bancada Gaúcha, o que contribui muito para o crescimento.

Cidadania: O Cidadania, ex-PPs, vence crescendo bastante no Brasil inteiro. Começou buscando mudar a imagem do Partido com o socialismo e desvinculando-se da esquerda. No Rio Grande do Sul, a líder maior é a Deputada Estadual Any Ortiz.
Assim como todos os Partidos, há rachas e no Cidadania não é diferente e por este motivo que na região o partido resultou com saldo negativo. Perdeu 4 vereadores e trouxe 3. Entre os que saíram está o principal adversário de Any no Partido, o vereador canoense Alexandre Gonçalves, segundo mais votado da cidade, filiou-se ao PDT.

DEM: O Partido do Ministro Onyx Lorenzoni trouxe 4 vereadores e perderam 1. Porém, em questão de força, cresceu muito. Só na Capital trouxe Comandante Nádia, Mendes Ribeiro e Ricardo Gomes. Nomes de peso no cenário da direita gaúcha.

PRTB: O Partido do vice-presidente Hamilton Mourão trouxe apenas uma vereadora. Em Sapucaia do Sul, a Dra. Ímilia Souza saiu do PTB para ingressar na sigla e já anunciou que concorrerá a Vice-prefeita na chapa com Volmir Rodrigues (PP). A vereadora é esposa do Deputado Estadual, Vilmar Lourenço. É de conhecimento que mesmo o Deputado sendo filiado ao PSL, quem manda e desmanda no PRTB é ele e só aguarda a janela para deputados poderem trocar, o que provavelmente fará Luciano Zucco.
O PRTB trouxe também o nome da ex-coordenadora do MBL, Paula Cassol, uma ferrenha defensora do Governo Bolsonaro, para concorrer a Prefeitura de Porto Alegre.

PSB: O Partido Socialista Brasileiro perdeu 6 vereadores e trouxe apenas 1. A cidade onde teve maior perda foi em Cachoeirinha onde o Prefeito é o também socialista Miki Breier. Disputas internas que ocasionaram estas mudanças.

PV: O Partido Verde perdeu 2 vereadores e trouxeram 1.

PSDB: O Partido do Governador Eduardo Leite e do Prefeito da Capital, Nelson Marchezan, trouxe a mesma quantia que perdeu, 3 vereadores em cada lado. Em Viamão, cidade do Prefeito Cassado, André Pacheco que é tucano, resultou na saída de dois vereadores na cidade. Fato curioso é o vereador de Viamão também, Armando Azambuja que deixou o PT para ir para os tucanos, demonstrando ideologia zero.

PSOL: A extrema-esquerda perdeu 1 vereador, o pré-candidato de Viamão Guto Lopes, que achou por bem buscar um partido de esquerda que fosse "mais moderado", partindo assim ao PDT

PSD: O PSD que trouxe o ex-prefeito petista de Canoas, Jairo Jorge. Isso, obviamente, iria trazer alguns vereadores e também a perda de outros pela óbvia falta de espaço. O Partido perdeu 7 vereadores e trouxe 6.
O nome mais forte que acrescentou ao partido é o de Valter Nagelstein que concorrerá a Prefeitura de Porto Alegre.

PCdoB: Os comunistas perderam 1 e trouxeram 1. Caso curioso também o do vereador Bamberg que deixou os comunistas para ir ao PP. Mais um que demonstra ideologia nenhuma.

Avante: O minúsculo e quase sem peso algum, o Avante, ex-PTdoB trouxe o vereador Gilson Santos do PP de Canoas.

Solidariedade: O Partido de Clàudio Janta perdeu 5 vereadores e não trouxeram nenhum. Assim como o PT e o PSB, está na lista de Partidos que resultou com o maior número que perdeu vereadores.



Total:

Partidos que mais perderam vereadores:

MDB - 8
PDT - 7
PSD - 7

Partidos que mais adquiriram vereadores:

PTB - 10
PP - 8
MDB - 8

Resultado final, quem mais "lucrou":

PTB - 7
PP - 4
PSL - 4

Resultado final, quem mais perdeu:

PT - -5
PSB - -5
SD - -5

Em qui, 30 de abr de 2020 13:28, POLIBIO BRAGA <polibio@polibiobraga.com.br> escreveu:
Interessa, sim, amigão.