IPE Saúde com serviços do Moinhos de Vento

 Agora, os beneficiários do IPE Saúde poderão contar com as estruturas, tratamentos quimioterápicos e terapia infusional com imunobiológicos para tratamento de doenças dermatológicas  e doença inflamatória intestinal no HUB da Saúde de Canoas. O aditivo ao termo de credenciamento firmado entre o IPE Saúde e o Hospital Moinhos de Vento — ainda no final de 2020 —, foi assinado nesta terça-feira (18), pelo diretor-presidente do IPE Saúde, Júlio César Viero Ruivo, e o superintendente executivo do hospital, Mohamed Parrini.

"O aumento da oferta de atendimento de ponta do Hospital Moinhos leva mais segurança em saúde aos conveniados, encurtando a distância de deslocamentos até a Capital para o tratamento de doenças tão graves como o câncer", garantiu Mohamed. Para Júlio, “este é mais um avanço muito significativo para o IPE Saúde e seus segurados, que poderão usufruir dos benefícios do que existe de mais moderno em tratamento oncológico no mundo, com a excelência do segundo melhor hospital do Brasil". 

Também estiveram presentes no ato de assinatura do aditivo, o chefe de gabinete da Presidência e o diretor de Provimento de Saúde do IPE Saúde, Rafael Amaral e Antônio Quinto Neto, a superintendente de Operações e Governos do Hospital Moinhos de Vento, Tanira Torelly Pinto, entre outras lideranças da instituição.


Serviços já oferecidos

Desde dezembro de 2020, com o credenciamento do Laboratório de Patologia do Hospital, os benefícios oferecidos aos conveniados foram aumentando. Além de terem acesso a exames de diagnóstico de anatomopatologia e Citopatologia, essenciais para a prevenção e o tratamento de diversas doenças, a instituição oferece 100% de rastreabilidade da amostra. O laboratório é pioneiro na região metropolitana ao implantar tanto a anatomia patológica quanto a biologia molecular trabalhando em conjunto. 

A unidade Canoas também já atendia os usuários do IPE Saúde nas áreas de diagnóstico por imagem, cardiologia e Núcleo da Mulher.  Desde março, o convênio inclui serviços como punção mamária, mamografia, ultrassonografia, teste ergométrico, ecocardiograma, eletrocardiograma, mapa, Holter, radiografias e densitometria óssea.

Como adicional aos serviços oferecidos, também foi assinado um protocolo de cooperação institucional e criado um grupo de trabalho, para elaborar pacotes assistenciais com procedimentos nas áreas da oncologia, da gastroenterologia e da pesquisa clínica. 

 

Os parceiros

O Hospital Moinhos de Vento é considerado o segundo melhor hospital do Brasil pelos rankings da revista Newsweek e pela América Economia. Entre os 100 melhores hospitais do mundo só existem dois brasileiros — e um deles é o Moinhos. Também está entre os seis hospitais considerados de “excelência” no país pelo Ministério da Saúde.

O IPE Saúde conta com mais de 1,1 milhão de usuários em todo o Rio Grande do Sul, nos 497 municípios gaúchos, e uma rede superior a 10 mil prestadores credenciados. Além de propiciar assistência aos servidores estaduais, o instituto tem contratos firmados com mais de 260 prefeituras e câmaras municipais e vem trabalhando para ampliar a prestação de serviços no Estado.


Só prevenção das doenças não basta

 A preocupação com o risco de contaminação pelo coronavírus tem levado muitos pacientes a focar somente nas medidas de prevenção, descuidando da saúde de modo geral. O uso da máscara, do álcool gel e o distanciamento seguem imprescindíveis durante a pandemia, mas manter o acompanhamento e os exames em dia também garantem a saúde e evitam o agravamento de doenças. 


Um levantamento das áreas de Coloproctologia, Endoscopia e Oncologia Gastrointestinal do Hospital Moinhos de Vento aponta para uma queda de 67% no número de colonoscopias entre abril e agosto de 2020, em relação ao ano anterior. A preocupação dos especialistas é que neste ano a redução ocorra novamente, diante do prolongamento da pandemia de COVID-19. Essa diminuição levou à queda de 44% no diagnóstico dos casos de câncer de intestino no mesmo período.


A colonoscopia é um exame fundamental para a detecção do câncer de intestino. No Rio Grande do Sul, é o segundo tipo de maior incidência entre mulheres e o terceiro entre os homens, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA). “Atualmente, é recomendado o rastreamento das neoplasias do intestino grosso a partir dos 45 anos para ambos os sexos. Se houver caso na família, a investigação deve se iniciar dez anos antes da idade do paciente que teve a doença”, explica o oncologista clínico Rui Weschenfelder, médico do Núcleo de Oncologia Gastrointestinal do Hospital Moinhos de Vento.


De acordo com a chefe do Serviço de Coloproctologia do Hospital Moinhos de Vento, Heloisa Guedes Mussnich, a colonoscopia é um exame que identifica a existência de pólipos (crescimento da mucosa do intestino) que podem se tornar malignos e, portanto, devem ser removidos. “Deixamos de diagnosticar pacientes que podem ter pólipos que poderão se tornar tumores. Por isso é tão importante buscar o atendimento”, destaca Heloisa.


Conforme Rui, os pólipos muitas vezes não apresentam sintomas. O aparecimento de sangramento nas fezes e a alteração do hábito intestinal já pode indicar uma doença que teve espaço para desenvolver. “O ideal é fazer o exame periodicamente. Estamos aprendendo com a pandemia. É preciso o equilíbrio entre se proteger da COVID-19 sem descuidar da saúde. As outras doenças continuam ocorrendo”, finaliza o oncologista. Heloisa acrescenta que o hospital adotou protocolos para tornar a realização de exames ainda mais segura, como espaçamento na grade de horários e redução de salas para evitar aglomerações.