Xuxa, Tas e Damares

  Os ex-apresentadores de TV Xuxa e Marcelo Tas compartilharam em suas redes sociais pedidos de abaixo-assinados pedindo a cassação da senadora eleita pelo Distrito Federal Damares Alves (Republicanos; foto), antes mesmo de sua posse agendada para fevereiro. O movimento contra a ex-ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos ocorre após um discurso onde ela cita abusos sofridos por menores de idade no Pará.

“Ou ela prevaricou como ministra de Direitos Humanos ou ela está mentindo aos eleitores”, escreveu Xuxa, em seu Instagram, “ambos fatos gravíssimos que merecem cassação imediata”. Em seu Twitter, Marcelo Tas também pediu apoio à campanha, que tem 340 mil assinaturas de uma meta de 500 mil nomes.

Damares falou sobre o tema no sábado, durante um culto em Goiânia. Lá, a senadora eleita disse que “agora eu posso falar: temos imagens de crianças brasileiras com quatro anos, três anos, que, quando cruzam as fronteiras, sequestradas, os seus dentinhos são arrancados para elas não morderem na hora do sexo oral”, entre outras graves acusações.

O Globo condena censura movida por STF e TSE

 Em editorial publicado nesta terça-feira, ontem, O Globo argumenta que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está cometendo “exageros que configuram censura descabida a veículos de imprensa”. Os casos de intromissão indevida no trabalho dos jornalistas, diz o jornal, têm se acumulado ao longo dos dias.

Um exemplo disso ocorreu na sexta-feira 7, quando a ministra Maria Claudia Bucchianeri Pinheiro, do TSE, ordenou que a Jovem Pan removesse um vídeo no qual a senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP) associa o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à morte de Celso Daniel, ex-prefeito de Santo André. Na mesma linha, o ministro Paulo de Tarso Sanseverino censurou o jornal Gazeta do Povo. O juiz determinou que o Twitter removesse 31 postagens que informam o apoio de Lula ao ditador da Nicarágua, Daniel Ortega.

A Associação Nacional dos Jornais [ANJ] e a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo [Abraji] acertaram ao condenar as decisõe. A Abraji também criticou o ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE, por ter mandado retirar do ar no domingo do primeiro turno um artigo do site O Antagonista sugerindo que o líder da principal facção criminosa dos presídios brasileiros apoiava Lula.”

O jornal ressalta que “não é papel da Corte julgar a qualidade dos veículos de imprensa, muito menos censurá-los preventivamente

 

III Simpósio de Reabilitação e de Fisioterapia do Hospital Moinhos de Vento terá foco em experiências internacionais

Palestrantes do Chile e do Reino Unido estarão entre os destaques da programação híbrida e gratuita


Temas atuais como a ventilação mecânica não-invasiva — muito discutida em função da pandemia de COVID-19 —, o papel da fisioterapia nas cardiopatias congênitas e a importância da tecnologia e da inovação na fisioterapia devem permear os debates do III Simpósio Internacional de Reabilitação e XII Simpósio de Fisioterapia promovido pelo Hospital Moinhos de Vento. São experiências bem sucedidas de serviços de reabilitação hospitalar de outros países. O destaque é para as palestras da britânica Selina Keiller, da Cambridge University Hospitals NHS Foundation Trust, e dos chilenos César Gallegos, da Clínica San Carlos de Apoquindo, e Cinthia Casasbellas, do Hospital Clínico y Clínica UC Christus.

Segundo o coordenador do Serviço de Fisioterapia do Hospital Moinhos de Vento, Leonardo Garcia, o evento será uma oportunidade de olhar para essas experiências de outros locais do mundo, dentro do ambiente hospitalar, entendendo um pouco da cultura e da organização desses países, assim como a formação. Garcia acrescenta que o evento também terá palestrantes de hospitais brasileiros, como o Albert Einstein e o Sírio Libanês. “Assim poderemos entender como essas instituições atuam na prescrição do cuidado em fisioterapia, em questões como com que frequência deve ser feita, quanto tempo, como é o tratamento em pacientes pediátricos e pacientes críticos dentro da UTI”, observou.

A atividade tem início na próxima sexta-feira (14) e segue até o sábado (15) no Auditório Moinhos, com transmissão on-line. A programação completa e as inscrições estão disponíveis no site do hospital.

 

III Simpósio Internacional de Reabilitação e XII Simpósio de Fisioterapia

Evento híbrido e gratuito

Quando: 14 de outubro, das 18h30 às 22h30, e 15 de outubro, das 8h às 12h

Onde: Auditório Moinhos, térreo do Bloco B, rua Tiradentes, 333



 

A coalizão do atraso e a guerra de informação

Por Renato Sant'Ana

 

Quem ficou sabendo? No trimestre encerrado em agosto de 2022, o Brasil teve a mais baixa taxa de desemprego desde 2015, isto é, desde o governo petista de Dilma Rousseff, que culminou na maior recessão da história do país e veio a desempregar mais gente que a pandemia.

Houve um recuo para 8,9% do desemprego, dado altamente positivo. Por que é que a maioria dos brasileiros não ficou sabendo disso?

A extrema imprensa torcendo os fatos, a sala de aula fazendo a cabeça da moçada, sindicatos dirigidos por gente que não trabalha mas fala pelos trabalhadores, órgãos estatais ideologicamente aparelhados: há uma coalizão de agentes a promover desinformação, passando para o público a falsa ideia de que o governo está paralisado. Não está!

Apesar da pandemia, dos reflexos da guerra na Ucrânia (inflação mundo afora) e de uma terrível seca em nosso país, o governo tem resultados muito positivos: geração de emprego, inflação em queda, modernização dos serviços públicos pela digitalização, projetos de incentivo ao microempresário, Lei da Liberdade Econômica, desburocratização (favorecendo quem vai empreender), atração de investimentos estrangeiros, aprovação do Marco Sanitário (essencial para a saúde pública) e, construindo o futuro, mais de 100 obras de infraestrutura (portos, aeroportos, rodovias, ferrovias) e muito mais.

É fato que Bolsonaro tumultua respondendo na lata às provocações, tendo nenhuma diplomacia e expondo sem filtro tudo o que pensa. Mas isso legitimaria a conduta dessa coalizão que não tem o menor pudor para mentir, desinformar e fazer a cabeça dos mais desapetrechados?

Começa pelas redações dos jornais, rádios e TVs. Se o desemprego recuou, por exemplo, enfatizam o número dos que ainda estão desempregados. E o pessoal da TV faz caras e bocas ao dar a notícia. A Folha de S. Paulo diz que a situação "despiorou". E por aí segue a farsa.

Essa guerra começou antes mesmo que Bolsonaro tomasse posse. E o que se deve perguntar é: a que interesses serve essa coalizão desavergonhada?

 

Renato Sant'Ana é Advogado e Psicólogo.

E-mail: sentinela.rs@outlook.com


Resultados da pesquisa do PoderData

 O editor não publicará mais os resultados das pesquisas feitas pelo Ipec (ex-Ibope), Datafolha e assemelhados, mas divulgará o que for apurado pelo Paraná Pesquisas e PoderData, que mais se aproximaram dos números finais do 1o turno e parecem mais críveis. Ipec e Datafolha continuam mentindo descaradamente.

O viés de alta é muito maior para Bolsonaro.

Pesquisa PoderData realizada de 9 a 11 de outubro de 2022 mostra Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 52% das intenções de votos válidos contra 48% de Jair Bolsonaro (PL) na corrida de segundo turno pela Presidência da República. As taxas consideram os votos válidos –os dados a algum candidato, excluindo-se brancos e nulos. É assim que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) divulgará os resultados na noite do domingo eleitoral de 2segundo turno, em 30 de outubro.

Foram ouvidas 5 mil pessoas.

A margem de erro é de 1,5% para mais ou para menos. Considerando-se o extremo para baixo de Lula e o extremo para cima de Bolsonaro a diferença entre os dois candidatos é de 1 ponto.


Governador de Alagoas é afastado por suspeita de corrupção

 Aliado do senador Renan Calheiros e do PT, que protestaram, Dantas, que é candidato à reeleição, fala em perseguição política movida pelo deputado Arthur Lira, adversário local.

A ministra Laurita Vaz, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), determinou o afastamento cautelar do governador Paulo Dantas, MDB,do cargo por 180 dias, além de ter autorizado mais 30 mandados no âmbito da Operação Edema, deflagrada na manhã de ontem pela Polícia Federal (PF) e pelo Ministério Público Federal (MPF). A relatora do caso no STJ ordenou ainda o sequestro de bens e valores que somam R$ 54 milhões, incluindo o bloqueio de dezenas de imóveis. Os suspeitos são investigados pelos crimes de organização criminosa, peculato e lavagem de dinheiro. Ainda pela decisão, os investigados estão impedidos de manter contato entre si e de frequentar os órgãos públicos envolvidos na investigação.

O caso envolve esquemas de desvio de salários em gabinetes da Assembleia Legislativa de Alagoas. Dantas, do MDB, que disputa a reeleição em segundo turno, foi deputado estadual e estaria envolvido nos esquemas. O governador assumiu o cargo após eleições indiretas, em maio.