Federação PSDB-Cidania permite dobradinha Any Ortiz+Ramiro Rosário

Na última sexta-feira (1º), PSDB e Cidadania registraram em cartório o pedido formal de uma federação partidária entre as siglas. No RS, a primeira parceria entre os partidos surgiu neste domingo, 3. A deputada estadual Any Ortiz (Cidadania) e o vereador Ramiro Rosário (PSDB) acertaram uma dobradinha para as eleições deste ano, já tendo em vista a aprovação da federação entre seus partidos, que ainda precisa ser validado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Any vai disputar uma cadeira na Câmara dos Deputados e Ramiro à Assembleia Legislativa. “Temos afinidade ideológica e programática”, diz Ramiro, que também é vizinho de porta de Any Ortiz. “Além de fisicamente, estamos muito próximos nas pautas que defendem o empreendedorismo, a livre iniciativa e a reforma do Estado”, comenta a deputada.

 

SAIBA MAIS

Aprovada em agosto passado pelo Congresso, a federação é uma novidade das eleições deste ano e prevê que dois ou mais partidos passem a atuar de forma conjunta e unitária por, no mínimo, quatro anos. Nessa modalidade, não é preciso fundir os partidos em uma única legenda. Diferentemente das coligações, as federações duram além da eleição. Pela atual composição da Câmara, a federação PSDB/Cidadania será a oitava bancada, com 31 deputados.

 

O pedido de registro da federação PSDB/Cidadania foi protocolado no 1° Ofício de Registro Civil, Títulos e Documentos e Pessoa Jurídica do Distrito Federal. As legendas têm até 31 de maio para enviar o processo completo ao TSE.