Jerônimo Goergen

 Despedida


Chegou o momento de encerrar meu ciclo na vida pública. Depois de dois mandatos de deputado estadual e três como deputado federal, decidi que não serei candidato nas próximas eleições. Nesse piscar de olhos se foram 20 anos. Tempo suficiente para deixar minha contribuição e, agora, abrir espaço para as novas gerações. Vou seguir conversando sobre política, apoiando meus candidatos e o meu Partido, torcendo e lutando para que o Brasil dê certo. Foi uma decisão tranquila e madura, construída junto com minha família, amigos e colegas de trabalho. Na política pude sonhar e realizar grandes projetos. Deixo o Código de Processo Civil, a Lei da Liberdade Econômica e o Documento de Transporte Eletrônico como alguns dos legados que pude construir. Sempre atuei com idealismo! Nunca fiz política por vaidade ou projeto de poder. Sempre disse para mim mesmo que a vida pública não pode virar carreira em si mesmo. Aliás sempre achei que o ideal seriam dois mandatos na esfera estadual e dois na federal. Acabei indo a um terceiro e o quarto seria contradição demais para quem tem a convicção de que a permanência por muito tempo nos mesmos cargos é ruim para a sociedade. Temos que sempre almejar voos maiores. Este era meu objetivo neste momento: concorrer ao Senado. Mas se isso não foi possível, é preciso fazer a autocrítica e seguir em frente por outros caminhos. Sou advogado com pós-graduação em Direito Empresarial. Meu caminho natural, portanto, é advogar e me impor novos desafios na iniciativa privada. Ao longo dessa caminhada, tive o privilégio de conviver e aprender muito com homens e mulheres de negócio. Pequenos, médios e grandes empreendedores que, mesmo com todas as dificuldades impostas pelo Estado, jamais desistem do seu país. É neles que irei buscar inspiração para este novo ciclo de vida que se abrirá oficialmente a partir de fevereiro de 2023. Até lá seguirei honrando cada voto a mim confiado pelo povo gaúcho. Considero que neste meu atual mandato, estou vivendo o melhor desempenho como legislador e articulador político, o que me orgulha muito. Mesmo em meio a uma pandemia que nos trouxe tantas dificuldades e incertezas quanto ao futuro, lutei para que não diminuísse nossa obrigação de cumprir o mandato com resultados concretos. Mas dizem que é justamente nas crises que surgem as grandes oportunidades. E, sem dúvida, a pandemia fez a gente repensar as coisas que realmente importam na vida. Ficar mais próximo da minha esposa Aline e da minha filha Maria Clara, deu um novo significado à minha vida e me transformou como ser humano. Cumprirei meu mandato até o final. Trabalharei com a mesma dedicação e afinco. Entregarei meu cargo ao final com a perspectiva de poder olhar para trás e dizer que honrei cada voto que recebi na minha carreira.

Obrigado por tudo! 

Contem sempre comigo onde eu estiver!


Deputado Federal Jerônimo Goergen (PP-RS)

-----------

“Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos”. (Fernando Teixeira de Andrade)

Uma autêntica festa italiana, alemã e portuguesa iniciou hoje em Gramado

É a 30ª Festa da Colônia de Gramado que acontece de 23 de setembro a 12 de outubro na Serra Gaúcha


Unindo origens e celebrando tradições, a 30ª edição da Festa da Colônia de Gramado iniciou nesta quinta-feira, dia 23 de setembro, e acontece até o dia 12 de outubro no complexo do ExpoGramado sempre buscando ratificar os hábitos do interior de Gramado apoiados na cultura dos imigrantes alemães, portugueses e italianos. Farta gastronomia com as cozinhas da Oma e da Nonna, fornos de barro, o autêntico café da colônia, os biers e a feira de produtos coloniais com suas agroindústrias são algumas das atrações.


A Festa tem suas soberanas, uma Corte formada pela Rainha Maxine Fassbinder da localidade do Quilombo Alto e pelas princesas Alessandra Carina Grauer da Linha Marcondes e Mariana Pereira da Linha Carahá.

Confira a programação da Festa da Colônia de hoje (23) até domingo (26).

Dia 23/09 – quinta-feira

16 horas – Banda Canecão do Vale

19 horas – Grupo Origens

20h30min – Banda Canecão do Vale

Dia 24/09 – sexta-feira

16 horas – Banda Alles Bier de Sapiranga

20 horas – Banda Alles Bier de Sapiranga

Dia 25/09 – sábado

10 horas – Abertura Oficial – Grupo Origens.

12 horas – Banda Tannenwald

16 horas – Festa dos Espantalhos – Avenida Borges de Medeiros.

17 horas – Banda Tannenwald

19 horas – Banda Saxônia

Dia 26/09 – domingo

13h30min – Banda Macega Show.

17h30min – Show com Pepeu Gonçalves.

20 horas – Banda Macega Show.

A Festa da Colônia é uma promoção da Prefeitura de Gramado e realização da Autarquia Municipal Gramadotur. O patrocínio é da Golden Propriedades de Lazer. O evento tem o apoio da Roseflor, Sicredi, Construarte, Chocolate Caracol e Florestal Candies, Sr. Ver, Grambier, Arte do Sono, Adylnet, Azul Viagens e SEBRAE. Colaboração da Cristais de Gramado, Agente Cultural, AM Produções. A Rede Laghetto é o Hotel Oficial do evento e a Gramado Receptivo está junto com a Festa da Colônia como 'Receptivo Oficial".  A Azul Linhas Aéreas é a Cia aérea oficial nos eventos de Gramado.

A Festa da Colônia ainda conta com a correalização da Secretaria Municipal de Obras em conjunto com a Secretaria da Agricultura e Emater.

Paralelamente à Festa da Colônia acontece no complexo do ExpoGramado a Feira Feito em Gramado.


Serviço:

30ª Festa da Colônia – Unindo origens, celebrando tradições.

Onde: Expogramado (Avenida Borges de Medeiros, 4.111, Centro)

Quando: de 23 de setembro a 12 de outubro de 2021.

Fechado nas terças, com exceção do feriado do dia 12/10.

Segundas, quartas e quintas e domingos das 10h às 22h.

Sexta e sábado das 10h às 23h.

Acesso a Festa e Estacionamento – gratuito.

Santa Casa de Porto Alegre realiza primeiras cirurgias robóticas de cabeça e pescoço do sul do Brasil

O Instituto de Cirurgia Robótica Helda Gerdau Johannpeter da Santa Casa realizou, na sexta-feira (17/9), as duas primeiras cirurgias robóticas na área de cabeça e pescoço do sul do Brasil, tornando a entidade pioneira neste tipo de cirurgia na região. A realização dos procedimentos ocorreu por meio do uso do Robô Da Vinci Xi, instalado no Hospital São Francisco, que permite uma série de benefícios aos pacientes como a diminuição da dor pós-operatória, redução do risco de infecção e de sangramento, aliados a maior precisão cirúrgica.


“A principal vantagem do robô na cirurgia de cabeça e pescoço é de permitir acesso cirúrgico em áreas estreitas, com visão tridimensional e com um conjunto de instrumentos que imitam o movimento tridimensional das mãos na ponta das pinças. Com isso, podemos realizar cirurgias de tumores da faringe e espaço parafaríngeo sem precisar fazer incisões em pele, mucosa e osso para o acesso, permitindo recuperação mais rápida, menores sequelas e em alguns casos, aumento da chance de cura”, destacou o cirurgião Daniel Sperb, pós-graduado em Cirurgia Robótica em Cabeça e Pescoço e responsável pelos procedimentos. 


As cirurgias também foram acompanhadas pelo cirurgião Renan Bezerra Lira, coordenador e professor da pós-graduação em Cirurgia Robótica em Cabeça e Pescoço no Hospital Albert Einstein, e auxiliado pelo cirurgião Felipe Oliva Detanico, também pós-graduado em cirurgia robótica. 


Como explicou Sperb, os dois primeiros procedimentos foram realizados para a retirada de tumores localizados na região do pescoço dos pacientes. Para os procedimentos dos pacientes, foram necessárias apenas apenas três pequenas incisões de 0,8 a 1,2 cm, que ficaram totalmente ocultas, permitindo que não exista nenhum tipo de cicatriz visível na face ou no pescoço. “A magnificação da imagem, a visão tridimensional e a escala de movimento com filtro de tremor permite fazer dissecção de estruturas nobres com muita segurança utilizando o sistema robótico. Ficamos muito contentes em poder oferecer essa nova modalidade de tratamento aqui em Porto Alegre para os pacientes do Sul do Brasil”, enfatizou o cirurgião, destacando que a alta hospitalar dos pacientes pôde ser realizada já no dia seguinte da cirurgia. 


Robô Da Vinci XI


O Robô Da Vinci XI, cuja versão de atualização é a mais moderna do Rio Grande do Sul, também pode ser usado para acessos remotos tanto em cirurgias tradicionais de altíssima complexidade, apresentando um importante benefício estético para o paciente. Pode ser utilizado em cirurgias sobre a tireóide, paratireóide, linfonodos, parótida e diversos tipos de nódulos e tumores na região da faringe, laringe supraglótica e pescoço. Ainda, além dos procedimentos cirúrgicos desempenhados pelo Da Vinci XI, o Centro de Formação em Cirurgia Robótica da Santa Casa irá proporcionar treinamentos a médicos cirurgiões de todo o país, em parceria com a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.


Insulina apenas uma vez na semana: em fase de testes, tecnologia promete facilitar a vida de pessoas com diabetes

Insulina apenas uma vez na semana: em fase de testes, tecnologia promete facilitar a vida de pessoas com diabetes 

Pacientes com o tipo 2 da doença podem participar do estudo de forma voluntária 

No ano em que a descoberta da insulina completa 100 anos, um novo estudo em andamento promete revolucionar a forma com que esse medicamento é aplicado em pacientes com diabetes. A pedagoga Eva de Matos é uma das mais de 12 milhões de pessoas que têm diabetes no Brasil. Diagnosticada com a doença do tipo 2 aos 39 anos de idade, ela recebe 4 injeções diárias de insulina. O médico endocrinologista e presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes do Paraná (SBDPR), André Vianna, explica que ter uma insulina semanal à disposição dos pacientes significa que Eva terá uma redução de 300 picadas ao ano. 


"Os benefícios de uma insulina de aplicação semanal são muitos. Primeiro o conforto que traz para os pacientes. Diabetes é uma doença que tem que ser monitorada e controlada por toda a vida, mas tem formas de amenizar e facilitar o dia a dia dessas pessoas. Aplicar insulina uma vez na semana ao invés de uma ou duas por dia já é um avanço enorme, sem falar que ajuda a controlar a glicemia de forma mais efetiva, podendo ser usado tanto por pacientes com diabetes tipo 1, como tipo 2 ", afirma. 


Para Eva, a expectativa é que esse novo medicamento diminua o medo que muitas pessoas com diabetes têm: esquecer de aplicar a insulina. "Eu estou esperando ansiosamente para experimentar essa insulina que vai ser de aplicação semanal. Vai ser de uma grande valia para nós que somos diabéticos, porque tomar insulina quatro vezes ao dia não é fácil. E eu sei que às vezes, na correria do dia a dia, a gente acaba esquecendo de aplicar uma ou outra dose. É um medo constante de esquecer e a glicemia subir. Podendo aplicar apenas uma vez na semana, vai ser um ganho muito grande para todos nós", diz Eva. 


Estudo em fase 3 de testes 

A previsão é que a insulina de aplicação semanal chegue às farmácias em 2023, mas, para isso, ainda há um processo a ser seguido. O endocrinologista André Vianna também é o responsável por coordenar o estudo no Centro de Diabetes de Curitiba. Ele explica que os testes em humanos estão na fase 3 e tudo indica que o medicamento deve ser concluído com sucesso. 


"Estamos na terceira e última fase de testes em humanos, onde avaliamos a eficácia e segurança do medicamento em um grande número de pessoas. Agora, a insulina de ação semanal é comparada com a melhor insulina que temos hoje no mercado, que é a de aplicação diária. Uma vez que o estudo seja concluído, o medicamento vai para aprovação da ANVISA e, em seguida, já poderá ser comercializado nas farmácias", diz o endocrinologista. 


Recrutamento de voluntários 

Centenas de pessoas participam da pesquisa realizada aqui no Brasil, mas existem outros estudos, também em fase 3, sendo desenvolvidos em outros países, totalizando milhares de pacientes com diabetes tipo 2 que recebem a insulina de aplicação semanal em fase de teste. No Centro de Diabetes de Curitiba estão sendo recrutadas pessoas com diabetes tipo 2 para participar do estudo e receber as doses de insulina de ação semanal como voluntários. Os requisitos necessários são: 

- Ter diabetes do tipo 2 

- Nunca ter utilizado insulina, apenas medicações por via oral 

- Estar com o diabetes descontrolado 


As pessoas que tiverem interesse em fazer parte da pesquisa podem se voluntariar pelo telefone (41) 3023-1252.