Faculdade Moinhos de Vento promove palestra sobre esclerose múltipla

Evento online e gratuito integra programação do Moinhos Science Class

A Faculdade de Ciências da Saúde Moinhos de Vento promove no próximo sábado (28), o evento Esclerose múltipla: experiência do paciente, aceitação de risco e percepção. A iniciativa integra a programação do Moinhos Science Class, e terá transmissão online e gratuita. Dois painéis abordarão o tema. 

O primeiro, será uma palestra da médica neurologista membro da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Enedina Maria Lobato de Oliveira. O segundo, reunirá para uma conversa, os médicos neurologistas do Hospital Moinhos de vento: Maria Cecilia Aragon de Vecino, Marlise de Castro Ribeiro e Marco Aurelio Gralha de Caneda. O evento faz parte das ações relacionadas ao Dia Mundial da Esclerose Múltipla, que acontece no dia 30 de maio. As inscrições podem ser feitas no site do hospital.

O quê: Esclerose múltipla: experiência do paciente, aceitação de risco e percepção

Quando: 28 de maio de 2022, às 09h.

Onde: transmissão online

Inscrições: https://esclerosemultipla.eventize.com.br/

 

 

Exposição Assembleia Legislativa

Como parte das iniciativas voltadas ao dia mundial de conscientização sobre a doença, a Associação Gaúcha dos Portadores de Esclerose Múltipla (Agapem-RS) promoverá uma exposição sobre o projeto Esclerose Múltipla: uma luta invisível,  no espaço Carlos Santos, da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Com apoio da deputada estadual Franciane Bayer, a mostra vai até o dia 3 de junho. 

A exibição reúne a história de pessoas de gêneros, idades e profissões diferentes, que convivem com o diagnóstico há bastante tempo. O objetivo é aumentar as informações relacionadas à doença, para que as chances de descoberta e tratamento sejam mais eficientes. A Agapem ajuda pacientes e familiares na busca e garantia dos direitos no Estado. 

 

Esclerose Múltipla

A esclerose múltipla é uma doença neurológica e crônica, onde as células de defesa do organismo atacam o sistema nervoso central, provocando lesões cerebrais e medulares, e por este motivo, que também é considerada uma doença autoimune. A sua causa ainda é desconhecida, mas muitos estudos buscam avançar nos tratamentos que asseguram qualidade de vida aos pacientes. 

O Hospital Moinhos de Vento tem um núcleo especializado, Esclerose múltipla e doenças desmielinizantes, que recomenda o diagnóstico precoce e correto da doença possibilitando a utilização de tratamentos mais modernos. Para isso, o núcleo também promove a pesquisa clínica, com o objetivo de conhecer melhor a doença e as novas formas de cuidado.