O povo retoma o protagonismo das ruas

Acompanhei tudo o que aconteceu nesta gigantesca manifestação pública da Paulista e registro, de cara, os dois motes que mais ouvi:

- Fora, Xandão.
- Lula, ladrão, teu lugar é na prisão.

Foi emoção pura, porque este povo todo fez uma homenagem póstuma gigantesca pela memória do patriota morto nas mãos do ministro Alexandre de Moraes, o Clezão.

E não foram atos públicos apenas em São Paulo, mas também no Rio e Floripa.

O que eu quero registrar de cara é o seguinte:

1 - Foi disparada a maior manifestação pública ocorrida no Brasil este ano.

Podem anotar.

E foram apenas 3 dias de convocatórias, feitas todas elas em condições precárias e sob este pesado clima de repressão e intimidação sob os quais vive o povo brasileiro, submetido a um estado de exceção com caracteristicas incomuns, porque ele opera sob uma inédita ditadura da toga - daí o grito Fora Xandão.

2- Também inédita, é esta convocatória e esta manifestação estar colocada sob a liderança dos parlamentares, políticos e representantes eleitos pelo povo brasileiro para comandar a oposição ao estado de exceção.

Venho reclamando isto há muito tempo, porque os tempos das manifestações espontâneas passou.

Isto revela um grau de amadurecimento político tremendo, porque significa organicidade.

Não é por menos que nesta quarta-feira o multicondenado, mas ainda influente - nas suas hostes - Zé Dirceu, deixou claro que do jeito que está seu desmobilizado PT e seu desmoralizado governo Lula da Silva, a direita vai enquadrá-los de novo.

Já está.

Isto que aconteceu, hoje, na Paulista, é prova disto.

Esta tarde, no programa +Brasil, de Júlio Ribeiro, participarei para explicar melhor o que aconteceu hoje. Vocês podem acompanhar o programa a partir das 13h no meu blog polibiobraga.com.br

...

Por fim e ao cabo:

Quero dizer para vocês que estas gigantescas manifestações patrióticas, democráticas, desta tarde, vão funcionar como verdadeiro bafo quente na nuca do nosso Senado e da nossa Câmara, para que enquadrem em definitivo o STF.

O enquadramento começou com esta decisão do Senado de limitar os poderes ilimitados das decisões monocráticas, cuja aprovação ainda depende da Câmara, o que, agora, me parece mais perto depois de hoje.

Mas é preciso avançar mais.

Tocar um impeachment em cima do ministro Alexandre de Moraes, seria um bom começo.

As condições objetivas e subjetivas par isto, estão dadas.

...

Não estamos diante de uma revolução, mas diante de uma onda reformista descomunal e civilizatória que começou em 2013, foi golpeada com a reentronização do lulopetismo no Poder, mas que terá vida breve, porque o curso da história não se interrompe com golpes no tapetão.


Zé Dirceu está com medo da direita

 O multicondenado lulopetista Zé Dirceu, preso como corrupto e corruptor no Mensalão e na Lava Jato, mas apesar disto líder influente do PT, atravessou a semana com novas declarações políticas de repercussão dentro e fora do Partido.


No ano passado, ele se notabilizou pela sentença que depois teria sido adotada pelo ministro Barroso:


- Eleição não se ganha, porque se toma.


Desta vez, quarta-feira, dia 24, num discurso para a ala mais esquerdista do PT, Zé Dirceu fez críticas ao seu Partido e até ao governo, demonstrando temer um "tranco da direita":


- Nós temos um problema sério, no PT e na esquerda. Nós não conseguimos nos mobilizar. Nosso governo tem problemas de governabilidade, organização, de avaliação de cada ministério. 


Zé Dirceu disse temer a direita:


- PT tem, sim, um problema e é preciso se debruçar sobre ele. “Não vamos tapar o sol com a peneira. Nós não aguentamos o tranco da direita como nós estamos. E a direita vai nos dar um tranco, nós conhecemos ela.

Artigo, Claudia Woellner Pereira - Verdadeiras smart cities

- A autora Cláudia Woellner Pereira é tradutora e redatora


Enquanto a Agenda global aposta no uso da tecnologia para criar smart cities, cidades mais inteligentes, com mais qualidade de vida para as pessoas, outro tipo de virtualidade mostra-se mais abrangente, mais eficaz e com maior possibilidade de retorno financeiro e social.


Washington, considerada na década de 90 a capital mais violenta do mundo, foi palco de uma experiência nada convencional. Em 1994 cientistas e pesquisadores reuniram milhares de pessoas para exercitarem meditação transcendental com o objetivo de reduzir em 20% o número de crimes graves naquela cidade. CNN, Associated Press, Washington Post e Washington Times repercutiram o evento. E, apesar do ceticismo por parte das autoridades, a experiência juntou, nas duas últimas semanas da sua realização, 4 mil iogues e, realmente, foi verificada uma redução de 23% no índice de violência da capital norte-americana.


O evento escancarou, aos quatro ventos, a influência que a consciência humana exerce sobre o corpo, a matéria e o ambiente. Áreas do conhecimento, como a Física Quântica e a Neurociência, hoje têm demonstrado que não somos somente corpo físico, matéria, mas também frequências de ondas entrelaçadas que afetam umas às outras e o seu entorno. 


No mesmo ano de 1994, o ano da experiência em Washington, algo igualmente surreal acontecia em Almolonga, pequena cidade guatemalteca com apenas 15.724 habitantes (dados de 2018): as portas das suas quatro últimas cadeias eram fechadas e o prédio que as abrigava ganhou o nome de o Hall da Honra. O prédio fora condenado? Não! Simples ausência de criminalidade!


Conquista de um plano de governo, de algum programa de partido político de direita ou esquerda? Não falta vontade de dizer que sim, teríamos aí um modelo de políticas públicas a ser replicado mundo afora. Mas foi o povo que mudou. Almolonga é considerada um exemplo de transformação de uma comunidade.


No final da década de 80, início dos anos 90, Almolonga era uma das cidades mais pobres da Guatemala, com grave índice de analfabetismo, alcoolismo, violência pública e doméstica e de todas as outras sujeiras que vêm com este pacote. Hoje, uma das cidades mais limpas, mais prósperas daquele país. 


Segundo moradores de Almolonga e registros jornalísticos, as ruas da cidade eram cheias de bêbados dormindo em Almolonga. A produção agrícola local chamou a atenção de pesquisadores internacionais: os vegetais produzidos nas terras de Almolonga têm características fora do comum em tamanho, cor, sabor, nutrientes e tempo necessário para colheita.


Um fator intangível, invisível, operou toda a transformação em Almolonga. Uma cidade inteira libertou-se das amarras do vício, da violência, da pobreza. O fenômeno está atrelado à fé cristã.


Washington e Almolonga provocam questionamentos...


Se cada indivíduo tivesse consciência do que é capaz de produzir no seu entorno como nos mostra a Ciência, não teríamos milhões de Almolongas? Com gente mais saudável física, emocional e socialmente?


Um pequeno grupo de pessoas em oração e jejum mudou a história de uma cidade. Qual seria o impacto se todos os cristãos espalhados pela face da Terra fossem movidos pelo mesmo inconformismo daquela gente de Almolonga? Não teríamos milhões de Almolongas? Com cidadãos conscientes de suas responsabilidades, capazes de alçar lideranças públicas saudáveis e justas?


Absolutamente nada contra a tecnologia. Ela tem aplicações fantásticas. Mas as experiências de Washington e Almolonga estão aí para comprovar que há mais conexões entre o céu e a terra do que a vã filosofia dos homens consegue imaginar. E ainda mais, com tremendo potencial para dar conta das mazelas sociais sem orçamentos bilionários.


 



Artigo, J.R. Guzzo - Vítima de um assassinato legal

A morte de Cleriston Pereira da Cunha é um assassinato legal. Os fatos mostram que foi exatamente isso. No dia 27 de fevereiro, um laudo informou à autoridade pública que ele corria “risco de morte”: precisava de tratamento urgente para enfermidades cardíacas, circulatórias, diabetes e hipertensão. Seus advogados pediram que ele fosse internado num hospital. No dia 1º de setembro, o próprio Ministério Público pediu a soltura. O relator do processo, ministro Alexandre de Moraes, ignorou o laudo, a petição da defesa e a solicitação do MP. Assinou com isso a sentença de morte de um preso que estava sob a sua custódia.


Começam a aparecer sinais de fadiga com a escalada de aberrações que o STF vem impondo ao Brasil


É fato que Cleriston estava com enfermidades graves. É fato que estava sob a custódia de Moraes. É fato que o MP pediu a sua libertação. É fato que o preso morreu por falta de tratamento. É fato, finalmente, que o ministro estava informado da situação – e recusou-se a permitir que Cleriston recebesse os cuidados para preservar a sua vida. Alguma das afirmações acima pode ser negada? Não – não pode. De quem é, então, a responsabilidade pela morte deste homem? A única pessoa que podia evitar que ele morresse era Alexandre de Moraes. Não tomou nenhuma das medidas necessárias para isso. 

A única defesa com que Moraes e o STF contam é o silêncio; apostam que, se o caso não aparecer no Jornal Nacional e nas manchetes, tudo vai acabar em nada. Fora a boçalidade das milícias digitais do regime, praticamente ninguém se mostrou disposto a defender o STF.  Os parlamentares do PT não falaram nada a favor de Moraes – não em público, pelo menos. A imprensa que funciona como departamento de propaganda do governo limitou-se a esconder os fatos, ou a enfiar a história toda no noticiário relâmpago, aquele que some logo depois de ter aparecido. A Ordem dos Advogados do Brasil não soltou um manifesto de apoio ao STF. Só sobrou mesmo o presidente Lula dando uma medalha para Moraes, e justo no dia do velório de Cleriston. 


Começam a aparecer sinais de fadiga com a escalada de aberrações que o STF vem impondo ao Brasil há mais de cinco anos. Não é apenas a destruição da segurança jurídica, a ilegalidade sistemática e a militância política. Agora há também a morte de um cidadão que estava nos cárceres do STF. Os ministros têm a obrigação de garantir a vida dos seus presos – principalmente daqueles que nem sequer foram julgados. Não fizeram isso. Também não podem cassar todos os parlamentares da oposição, que estão hoje mais ativos em sua luta para fazer o STF voltar a um mínimo de legalidade – e para evitar que novos cadáveres apareçam. O jogo ficou mais duro.


Artigo, Eugênio Esber, Zero Hora - Clezão e o carrasco

Cleriston encontrou a libertação quando tombou no banho de sol da papuda


Em 1º de setembro, a Procuradoria Geral da República (PGR) manifestou ao Supremo Tribunal Federal (STF) parecer favorável à libertação do baiano Cleriston Pereira da Cunha, mantido em prisão preventiva desde o dia 8 de janeiro. Ou seja, no entendimento do Ministério Público – a quem cabe o papel de acusador – não havia razão objetiva para manter “Clezão” encarcerado preventivamente. Nem ele nem vários outros brasileiros que a PGR já informou ao tribunal. No caso de Cleriston, havia um sentido de urgência urgentíssima: laudos médicos comprovando o delicado estado de saúde dele, com risco de morte no cárcere. O próprio Cleriston, de viva voz, havia contado a representantes do Ministério Público e do STF, em junho, sobre seus desmaios e vômitos, seu quadro de “vasculite”, os atendimentos que precisou receber na prisão e a medicação controlada de que dependia para enfrentar diabetes e hipertensão – tudo agravado, acrescento eu, pela privação da liberdade, a saudade do convívio com a esposa e as filhas e a angústia de saber que ele, como muitos outros, não teriam um julgamento justo.


Passou setembro, e nada de resposta de Alexandre de Moraes, ministro do STF responsável pelos inquéritos do 8 de janeiro. Passou outubro, e nada outra vez. Veio novembro. Primeira semana, segunda semana, terceira semana, e o parecer do Ministério Público em favor de Cleriston seguiu no vazio, enterrado nas gavetas da indiferença de um ministro já celebrizado pela brutalidade de seus métodos. Na última segunda-feira, por volta das 10h, Cleriston desabou no pátio da Papuda. Era hora do banho de sol e nada mais era possível fazer por ele. Fim. Moraes já pode mover da gaveta para a lata de lixo o papelório da PGR, com a certeza de que a colaboração pusilânime ou interessada dos que lhe prestam vassalagem haverá de lhe garantir impunidade.


Cleriston, pequeno empresário, 46 anos, foi um dos muitos que entoaram “...e o sol da liberdade em raios fúlgidos brilhou no céu da Pátria neste instante”. De fato, ele encontrou a libertação quando tombou no banho de sol da Papuda. Estivesse vivo, iria ser julgado por um tribunal de exceção, sem direito a recurso, sem direito à ampla ou sequer à mínima defesa por parte de seu advogado, para morrer ainda mais triste e desiludido do que estava. Afinal, iria ter de cumprir a pena que o STF inventou para gente comum, “os manés” na linguagem do ministro Luís Roberto Barroso: 14 a 17 anos de prisão, mesmo sem prova alguma de conduta criminosa a justificar tamanha crueldade perpetrada pelo regime liberticida que se instalou no Brasil.


Nos últimos dias de vida, Clériston talvez tenha sabido que ali mesmo, em Brasília, a esposa de um dos líderes do Comando Vermelho – ela própria julgada e condenada, em duas instâncias judiciais, por associação ao tráfico de drogas – não só desfrutava de total liberdade como vinha sendo recebida no Ministério da Justiça e Segurança Pública e também no Ministério dos Direitos Humanos. A “dama do tráfico”, como foi apontada pelo jornal O Estado de S. Paulo, chegou a ter suas passagens pagas pelo governo federal, inclusive.


Crime organizado é outra coisa.