Artigo, Felipe Fiamenghi - Eles não querem nossas árvores, porque o que eles querem são nossas riquezas

- "Eles não estão preocupados com nossas árvores. Querem nossas riquezas. Se fossem as árvores, bastaria reflorestar as terras deles."

(CARNEIRO, Enéas)

Com a posse de Joe Biden, retornaram as narrativas sobre "preservação da Amazônia" e "conservação ambiental". Vale lembrar que, há pouco, Macron fez um pronunciamento tentando boicotar a soja brasileira, dizendo que o cultivo da mesma era nocivo ao meio ambiente. 

A imprensa brasileira, que come nas mãos dos globalistas e não perde uma oportunidade de alimentar narrativas contra o Presidente, faz coro com os críticos. Mas a realidade é que o interesse internacional no Brasil não tem ABSOLUTAMENTE NADA a ver com o meio ambiente. 


Segundo o relatório "Perspectivas da População Mundial: A Revisão de 2017", da ONU, nos próximos 30 anos, nosso Planetinha Azul suportará 10 BILHÕES DE PESSOAS. Para isso, serão necessários aumentos de 50% na produção de grãos e 100% na produção de proteína animal. 


E não existe mais "milagre" a ser feito. A industrialização do agro já otimizou a produção para muito perto do limite máximo. Podemos usar o exemplo da soja, que na década de 70 produzia 35 sacas por hectare e hoje produz 63. Sendo assim, também segundo a própria ONU, apenas 40% deste incremento de produção poderá ser feito através de ciência e tecnologia. Os 60% restantes, obrigatoriamente, demandarão MAIS TERRA PRODUZINDO. 


É exatamente neste ponto que entra o interesse no Brasil. De acordo com os dados da NASA, temos 400 MILHÕES de hectares de terras agricultáveis; já excluindo APPs, APAs e a Floresta Amazônica. Sozinhos, temos mais terras produtivas do que os Estados Unidos e Rússia juntos! Hoje nós alimentamos 2 bilhões de pessoas, 25% da população global, utilizando apenas 63 milhões de hectares. Ou seja, ainda sobra MUITA terra.


Não podemos esquecer que, para qualquer cultivo, ÁGUA É FUNDAMENTAL. E também somos campeões neste aspecto. Anualmente, nosso volume de água renovável é "apenas" 8 TRILHÕES de Km³. Com 210 milhões de habitantes, temos mais água do que toda a Ásia, com 4 bilhões de pessoas. Em nosso território também estão situados os dos maiores aquíferos do planeta: O Aquífero Guaraní, cuja maior parte está no Brasil, e o Alter do Chão ou Aquífero Amazônico, o maior do mundo, 100% brasileiro, e capaz de suprir SOZINHO o consumo atual do planeta por 2 SÉCULOS E MEIO. 


O que falta no Brasil é INTERESSE POLÍTICO. Somos a maior potência em recursos naturais. Só o Piauí, uma das regiões mais secas do país, possuí mais água subterrânea do que todo o "Corn Belt" americano, a região que mais produz milho no mundo. 


E também somos os campeões "da porteira pra dentro". Europa subsidia a produção rural em 26% do PIB. EUA subsidiam em 12%. É insustentável! Prova disso é que a idade média do produtor rural europeu é de 70 anos, do americano 60. Os filhos já abandonaram o campo, por saberem que o modelo não consegue se manter pelas próximas gerações. 


No Brasil, os produtores têm em média 40 anos e vêm investindo de forma pesadíssima em tecnologia e gestão da produção. Não por acaso, mesmo com todos nossos problemas de infraestrutura, que atingem desde o armazenamento até o transporte, somos o 1º lugar absoluto em volume líquido de exportações; dominando o mercado global de açúcar, café, proteína animal, tabaco, soja, laranja, etanol... Entre tantos outros. A lista é longa! Não por acaso também, mesmo com a pandemia, o setor continuou crescendo e puxando o PIB pra cima. 


Dizer que um país com tantos recursos, tanta terra sobrando, destrói florestas para produzir, é uma narrativa que só convence àqueles que são absolutamente ignorantes no assunto. Infelizmente, grande parte dos brasileiros é e acaba aceitando as "historinhas" de outros tão ignorantes quanto. 


Nós DAMOS AULA de preservação ambiental para todos estes que criticam nosso país. Quase toda a nossa energia vem de fontes limpas e renováveis; emitimos menos poluentes do que China, Estados Unidos, Índia, Rússia, Japão e União Europeia; 64% do nosso território ainda é preservado e 89% da Amazônia se mantém intocada desde o descobrimento. Qual outra floresta no mundo manteve essa porcentagem de preservação nos últimos 500 anos?


Precisamos é parar de aceitar o que os outros dizem e demonizar nossos produtores rurais. Chega de síndrome de vira-latas!!! Conheçamos o nosso país, as nossas riquezas e nosso potencial. O Brasil não é o país do futuro. É o país do presente. É o celeiro do planeta, de onde sai a comida para o prato do mundo inteiro. Se não tivermos ORGULHO da nossa terra e LUTARMOS por ela, em breve não será mais nossa. O que não falta é gente querendo!