Inter, um clube tremendo...

Por Facundo Cerúleo


E eis que uma revolução estourou no Beira-Rio... Com todos os vícios cabulosos de qualquer revolução...

Os movimentos revolucionários têm um roteiro: destruir tudo que havia antes; submeter todo mundo ao pensamento de um grupelho; discurso exaltado para justificar o injustificável; em vez de respeitar os fatos, adequar a realidade às convicções revolucionárias.

Isso tem consequências, claro, da pior espécie: cenário de destruição; perda de recursos por gestão temerária; empobrecimen Inter, um clube tremendo...to; verdades oficiais e desrespeito a quem pensa diferente;  desânimo generalizado ante a perspectiva de um futuro catastrófico.

E será diferente o que está acontecendo com o Internacional?

Sócio colorado, com mandato parlamentar, Bibo Nunes está furioso e aponta o uso abusivo do clube como palanque eleitoral.


Para marcar os 15 anos do campeonato mundial (conquistado em 2006), os revolucionários, liderados pelo socialista Alessandro Barcellos, criaram um kit promocional de lançamento da camisa branca do clube.

Só que, na embalagem do kit, meteram a estrelinha do PT. É mole?

Bibo lembra que Alessandro Barcellos já foi assessor de vários políticos petistas e até já foi candidato a deputado com aquela gente...

Parte da torcida entende que a turma do presidente Alessandro Barcellos quer fazer da "glória do desporto nacional" um reduto socialista.

Isso pode, Arnaldo? Usar o clube para fins ideológicos?


Um torcedor descarregou sua raiva contra o comitê central, que pegou o Inter em alta e inventou uma crise: "Vá pra Cuba que o pariu!"

Se a direção não respeitar aqueles que, na torcida, são de centro e de direita (que, somados, são maioria) e se não mudar de rumo (o que é mais do que trocar treinador), o atual vice-campeão brasileiro poderá cair para a segundona... De cofres raspados! Na maior pindaíba!

Para decifrar o que está acontecendo por lá, valem as palavras de uma senhora que, na faculdade, nos mandaram odiar:

"O problema do socialismo é que você, no fim das contas, esgota o dinheiro... dos outros", (Margaret Thatcher).


Acordo Carrefour e MPE do RS

Acordo ratifica ações nas áreas de educação, empreendedorismo e em projetos socioculturais com a finalidade de contribuir para o combate ao racismo no Brasil e promover a equidade

Porto Alegre, 11 de junho de 2021 – O Grupo Carrefour Brasil fechou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, Ministério Público Federal, Ministério Público do Trabalho, Defensoria Pública do Estado do Rio Grande Do Sul, Defensoria Pública da União e as entidades Educafro e Centro Santo Dias. 

Através deste Termo, o Grupo reafirma seu compromisso irrevogável de lutar contra o racismo e de atuar como um agente de transformação da sociedade. Passados poucos mais de seis meses do ocorrido, além da celebração do acordo, o Grupo já indenizou todos os membros da família da vítima, reformulou o modelo de segurança nas lojas e vem colocando em prática os demais compromissos assumidos publicamente desde novembro para combater o racismo e promover a equidade.

As ações já iniciadas pelo Grupo Carrefour Brasil e confirmadas pelo acordo têm como foco a promoção da educação, por meio de bolsas de educação e qualificação profissional, o empreendedorismo de pessoas negras e o desenvolvimento de projetos socioculturais, com a finalidade de combater o racismo estrutural no Brasil. Todas as iniciativas serão amplamente divulgadas e verificadas por uma auditoria externa.

O acordo estabelecido tem vigência de três anos e prevê o investimento de R$ 115 milhões.

“O Termo assinado não reduz a perda irreparável de uma vida, mas é mais uma medida tomada com o objetivo de ajudar a evitar que novas tragédias se repitam. Com este novo passo, o Grupo Carrefour Brasil reforça sua postura antirracista, ampliando sua política de enfrentamento à discriminação e à violência, bem como da promoção dos direitos humanos em todas as suas lojas”, afirma Noël Prioux, presidente do Grupo Carrefour Brasil. 


As iniciativas confirmadas pelo TAC

Um dos destaques são as ações voltadas para educação. Boa parte do recurso financeiro será destinado à concessão de bolsas de estudos para pessoas negras, de nível superior e de pós-graduação. Haverá ainda bolsas voltadas para a aprendizagem de idiomas, inovação e tecnologia, com foco na formação de jovens profissionais para o mercado de trabalho. Ao todo serão mais de 10 mil bolsas.  “Entendemos ser necessário o investimento em bolsas de estudos com a finalidade de gerar mais oportunidades e aumentar a empregabilidade das pessoas negras”, afirma Cristiane Lacerda, diretora de Desenvolvimento Humano do Grupo.  

O plano de ações conta também com a promoção do empreendedorismo entre pessoas negras e aceleração de empresas. Há ainda a implementação de política de Tolerância Zero, treinamento contínuo de todos os profissionais que atuam no Grupo Carrefour Brasil em relação ao letramento racial e ao combate de todo o tipo de discriminação e violência, bem como o fortalecimento do canal de denúncias. Todas as três ações já em implementação na Companhia.

Outro compromisso ainda destaca a necessidade de se contratar pessoas negras, sendo 30 mil no período de três anos, a fim de contribuir para o quadro de diversidade racial da Companhia. Vale destacar que hoje 64% dos profissionais do Grupo Carrefour Brasil se declaram negros ou pardos. O Grupo também terá um programa de estágio e de trainees voltados para negras e negros e ainda pretende acelerar a carreira de 300 profissionais negros e negras que já atuam na companhia, como forma de contribuir para que eles ascendam à liderança.

Na parte de segurança, o Grupo optou por internalizar a segurança interna, também chamada de agentes de prevenção. Foram mais de 600 profissionais contratados, que se destacam por representar a diversidade da população brasileira quanto ao gênero e raça. Eles serão continuamente treinados com foco em acolher o cliente e proporcionar a melhor experiência nas lojas do Grupo.

A elaboração das ações, principalmente aquelas já colocadas em prática, contou com o suporte do Comitê de Diversidade Externo Independente, que assessora o Grupo Carrefour Brasil desde novembro. 

Combater o racismo é um tema que precisa ser prioridade de todos e o Grupo Carrefour Brasil quer atuar neste contexto como um agente de transformação da sociedade. Para ter acesso à integra do Termo de Ajustamento de Conduta, bem como acompanhar os compromissos assumidos pelo Grupo Carrefour Brasil, acesse o site Não Vamos Esquecer, que reúne todas as ações e avanços da empresa na luta do combate ao racismo: https://naovamosesquecer.com.br/.