Ministério da Saúde contrata Oxford para estudar reforço de 3a. dose no caso da chinesa Coronavac

A serviço da vida ou a serviço dos chineses e da candidatura de João Doria ?


O Ministério da Saúde encomendou uma pesquisa para avaliar a necessidade de uma terceira dose de vacinas contra o vírus chinês em pessoas que receberam a Coronavac, após estudos recentes apontarem uma queda da proteção fornecida pelo imunizante depois de seis meses, anunciaram nesta quarta-feira o O ministro Marcelo Queiroga e a pesquisadora que irá coordenar os trabalhos.

De acordo com a pesquisadora Sue Ann Clemens, brasileira que trabalha na Universidade de Oxford, o estudo será realizado com a aplicação de uma dose de reforço das vacinas Coronavac, Oxford-AstraZeneca, Pfizer e Janssen em pessoas que receberam as doses da Coronavac há pelo menos seis meses.

"É um estudo encomendado pelo ministério. Nós precisamos saber a duração da proteção de cada vacina. Para as vacinas da Pfizer, Oxford-AstraZeneca e Janssen já existem várias publicações mostrando realmente a proteção em até 1 ano. Em relação à Coronavac, nós precisamos então avaliar isso", disse Clemens a jornalistas na porta do Ministério da Saúde, de acordo com vídeo divulgado por Queiroga no Twitter."Existem estudos que já mostram que a proteção [da Coronavac] começa a cair com seis meses. Então, estaremos vacinando pessoas que já tenham tomado duas doses da Coronavac, seis meses depois da segunda dose. Temos quatro grupos, um grupo tomará um reforço com Coronavac, outro com Janssen, outro com Pfizer e outro AstraZeneca", acrescentou.

Gramado recebe exposição inédita sobre a Antártica com fósseis de mais de 50 milhões de anos

Estudar a Antártica, do ponto de vista de mudanças climáticas, é um dos objetivos das pesquisas atuais sobre o clima pela importância do continente no cenário mundial, e pela busca de conhecimento já que a “descoberta” da Antártica completou apenas 200 anos em 2020. 

E, Gramado, através de uma iniciativa do GEO MUSEU em parceria com a Unisinos, entra na rota destas discussões atuais recebendo, a partir do dia 30 de julho, a inédita exposição Da Floresta ao Deserto de Gelo - Pesquisas Geológicas na Antártica. O estado do Rio Grande do Sul recebe a exposição em uma verdadeira “viagem ao passado”. 

Desde que a estação brasileira na Antártica teve um incêndio em 2012, o Brasil conta com uma cooperação muito grande na reconstrução do local e suas pesquisas. Em janeiro de 2020, a nova Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF) foi inaugurada para substituir a antiga destruída pelo fogo.

Durante seis meses a exposição ficará no tradicional museu gramadense, um dos maiores do país com uma área de cerca de três mil metros quadrados e que tem exposição permanente de pedras preciosas raras.

A exposição vai oferecer experiências reais e vivências com momentos marcantes como:

- A montagem de um acampamento real com itens utilizados em expedições do Programa Antártico Brasileiro como barracas, bandeiras do Brasil desgastadas pelo clima da Antártica, e equipamentos utilizados pelos pesquisadores;

-Exposição de materiais fósseis de animais e plantas e de rochas descobertos no Continente Antártico. Serão mais de 50 amostras históricas (algumas amostras com mais de 50 milhões de anos); 

- Exposição fotográfica do renomado fotógrafo paulista Edson Vandeira, especializado em aventura, cultura e ciência. Com fotos incríveis do continente gelado, Edson tem seu trabalho representado inclusive pela National Geographic Image Collection (EUA), e há 7 anos apoia o Programa Antártico Brasileiro, como um dos alpinistas responsáveis pela segurança dos cientistas durante a permanência e nos deslocamentos na Antártica;

- Documentos e equipamentos históricos como mapas antigos e equipamentos dos profissionais de Geologia da Unisinos.

Toda a exposição será acompanhada de banners com conteúdos informativos técnico-científicos sobre a Geologia geral da Antártica. Também fazem parte do cenário da exposição, vídeos com imagens captadas por drone e helicóptero. A exposição receberá ainda capacitações com alunos e professores ao longo dos seis meses. 

A exposição em Gramado tem a curadoria do cientista, paleontólogo e professor da Geologia Unisinos, Rodrigo Horodyski. 

“A Exposição "Da Floresta ao Deserto de Gelo: Pesquisas Geológicas na Antártica", realizada pela Geologia da Unisinos e o GEO MUSEU, oportunizará aos visitantes uma viagem a um dos locais mais isolados do mundo: a Antártica, mas uma Antártica antiga, quente e cheia de florestas, bem diferente dos dias de hoje. Os visitantes conhecerão os fósseis de plantas e animais marinhos e terrestres descobertos durante 60 dias de expedição no continente gelado e o dia-a-dia desafiador dos pesquisadores que trabalharam nestas escavações”, explica o curador.

A exposição na Serra Gaúcha é uma iniciativa do GEO MUSEU com realização e curadoria da Unisinos – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, através dos cursos de Bacharelado em Geologia (graduação) e Pós-Graduação em Geologia, Instituto Tecnológico FOSSIL - Itt FOSSIL, Museu de História Geológica do Rio Grande do Sul (MHGEO), com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (CNPQ e CAPES) e PROANTAR (Programa Antártico Brasileiro).

 

SERVIÇO:

Exposição Da Floresta ao Deserto de Gelo - Pesquisas Geológicas na Antártica

Onde: GEO MUSEU

Gramado- RS

Quando: De 30 de julho de 2021 a 30 de janeiro de 2022

Horários: Segundas, terças, quintas, sextas, sábados e domingos das 8:30 às 17:00

Quartas-feiras: fechado

Ingressos: Valores e compras online: https://ingresso.geomuseu.com.br/

Legendas das fotos:

1 - GEO MUSEU Gramado recebe a exposição a partir do dia 30 de julho. Créditos: Felipe Valduga.

2 - O paleontólogo Douglas Santos Riff, da Universidade Federal de Uberlândia, examina um fóssil de madeira, datado em 70 milhões de anos, na Ilha Vega - Antártica. Créditos: Edson Vandeira

3 - Acampamento do Programa Antártico Brasileiro na Ilha Vega. Créditos: Edson Vandeira

4 - Ilha vega - Antártica. Créditos Edson Vandeira



Ministério do bem-estar - Alexandre Garcia

Volta a ter status de ministério o Trabalho e a Previdência. Nem deveria ter perdido a força política e virar uma secretaria especial do Ministério da Economia, porque é um dos setores mais importantes do Poder Executivo Federal. A Previdência está presente em todas as famílias, que têm alguém aposentado, pensionista, doente, desempregado ou contribuinte. E o Trabalho cresce de importância em tempos da pandemia que fechou, desempregou e derrubou a renda.


Politicamente é uma imensa força. João Goulart começou como ministro do Trabalho de Getúlio Vargas, e acabou presidente da República; recentes ministros da Previdência viraram governadores, como Jair Soares, Antônio Brito e Waldir Pires. Na vizinha Argentina, o Ministério do Bem-Estar Social, com a Previdência e o Trabalho, foi a força que sustentou o peronismo. Em ano pré-eleitoral, também um imenso instrumento político.


A Previdência é um gigante. Tem o regramento do FGTS e do FAT, o INSS, a Previdência Complementar, a Previdência do Servidor Federal, o Dataprev, a Fundacentro - e seus conselhos. Questões presentes e futuras ligadas ao trabalho, ao emprego e à Previdência Social têm ligação umbilical com a recuperação econômica pós-pandemia, isso sem contar o socorro a 60 milhões de brasileiros, a maioria de informais, sem carteira assinada. Além disso, é bom lembrar que a tão necessária reforma da Previdência foi desidratada. Falava-se em trilhões; depois reduziu-se ao trilhão; caiu para 800 milhões e agora deve estar aquém disso. E há milhares de benefícios ilegais que ainda precisam ser investigados e cortados.


É uma questão social importantíssima. Contam-se 20 milhões de idosos provedores de famílias. Noventa por cento dos idosos contribuem com o orçamento de casa. Os benefícios previdenciários representam 75% da renda de quase 6 milhões de lares. O ministro Onix Lorenzoni, que foi o primeiro aliado do candidato Bolsonaro, quer aproveitar ideias do tempo em que era ministro da Cidadania, porque na outra ponta etária estão jovens sem emprego e sem rumo profissional. Só isso dá uma pequena ideia do tamanho do desafio. Era demais para um único ministro.

Pedro Lagomarcino - Convite rejeitado

 CONVITE REJEITADO!

Sr. Felipe Santa Cruz,

Inicialmente, permita-me externar que me causa imenso constrangimento, não só como Advogado, mas como cidadão brasileiro, ver mais este “evento” divulgado pela OAB Nacional, a qual é presidida por Vossa Senhoria.

Ao que se pode perceber, o que se compreende por pitoresco e por circense, lamentavelmente, passaram a ser grandes preocupações da OAB Nacional.

Como esquecer do convite que Vossa Senhoria fez em sua gestão ao YouTuber Felipe Neto, para participar da Conferência, saliento, MAGNA, da OAB, com o intuito de abordar o tema Fake News?

Como esquecer?

Impossível.

Eis que agora, Vossa Senhoria convida ninguém mais, ninguém menos, do que Dilma Rousseff, uma Presidenta da República cassada por processo de impeachment e por prática de crime de responsabilidade, para palestrar no que se conseguiu denominar como “Papo em ORDEM”.

Ao se cotejar o nome escolhido para o “evento” com a palestrante escolhida, já de pronto se percebe que o inconcebível passou a ter vez e voz.

Senão vejamos.

De que ORDEM efetivamente estamos falando?

Da Ordem dos Advogados do Brasil (a OAB Nacional), como Órgão de Classe da Advocacia, em que seu Presidente deve(ria) se pautar pela defesa incansável, horizontal, democrática, e em especial, combativa, em prol dos interesses dos membros que dela fazem parte, leia-se, os Advogados ou, de uma Ordem dos Advogados do Brasil (a OAB Nacional), como Órgão de Classe da Advocacia, em que seu Presidente a utiliza, para promover “eventos” com estreita proximidade ideológica e política que se identifica, notadamente, para dar amplo espaço a opositores inconfundíveis do governo democraticamente eleito pelo voto, do atual Presidente da República?

A propósito, quais são os critérios para participar de “eventos” com Vossa Senhoria, na posição de Presidente da OAB?

Ser notório opositor do atual governo do Presidente da República ou se ter curriculum vitae consistente, com títulos acadêmicos na área profissional em que se atua ao advogar, bem como pela comprovada atuação profissional?

Fico aqui a fazer estas reflexões, a despeito das respostas me parecerem até mesmo óbvias.

A considerar os dois nomes citados causa-me perplexidade ver que para “eventos” desta “magnitude”, ser Advogado, estar regularmente inscrito na OAB, atuar há décadas de forma exemplar, parece não figurar como critérios escolhidos por Vossa Senhoria.

Se não estamos a tratar desta Ordem dos Advogados do Brasil (a OAB Nacional), então de que ordem estamos falando?

A considerar os predicados e predicativos da convidada de Vossa Senhoria, não seria de bom alvitre então se trocar o nome do “evento”, para “Papo com DESORDEM”, haja vista as PaTacoadas que o (des)governo desta inconfundível senhora promoveu em nível nacional? Aliás, (des)governo esse PavimenTado por estratosféricos constrangimentos sucessivamente causados a legislação em vigor, ao Estado Democrático de Direito e à norma culta.

Como não recordar de algumas “preciosidades” a seguir transcritas:

- “Porque em Vidas Secas (obra de Graciliano Ramos) tá retratado todo o problema da miséria, da pobreza, da saída das pessoas do Nordeste pro Brasil.”

Anotação: o Nordeste continua sendo região do Brasil, acaso a convidada de Vossa Senhoria desconheça.

- “Então ontem eu disse pro Presidente Obama, que era claro que ele sabia, que depois que a pasta de dente sai do dentifrício ela dificilmente volta prá dentro do dentifrício”.

Anotação: o Presidente Obama deve ter ficado eternamente grato por esta lição.

- “E por que hoje? Porque era o dia que eu podia e ele podia. Eu podia. Quase que eu não podia.”

Anotação: sensacional esta explicação da convidada da Vossa Senhoria.

- “Vou dizer prá vocês uma coisa: tenho muito orgulho de estar aqui hoje em Roraima. Quero dizer a vocês que Roraima é a capital mais distante de Brasília. Eu me considero hoje uma roraimada. Ro-ra-i-ma-da”.

Anotação: só podem ser os efeitos psicodélicos do famigerado programa PáTria Educadora. Só podem ser. A convidada de Vossa Senhoria rebaixou Roraima, Estado, a condição de cidade e ao que se constata destituiu Boa Vista como capital de Roraima. Por fim, tcham, tcham, tcham, tcham: roraimense deixou de existir e o que passou a existir foi... tcharãããmmm... ro-ra-i-ma-da. Sinceramente, sem palavras, surreal, bizarro, incrível!

- “Então, aqui, hoje, eu tô saudando a mandioca. Acho uma das maiores conquistas do Brasil”

Anotação: desde esta declaração da convidada de Vossa Senhoria estamos aguardando pelo direito de resposta da mandioca. Aliás, ainda mais depois da deferência de que foi uma conquista do Brasil.

- “Quando nós criamos uma bola dessas, nós nos transformamos em ‘homo sapiens’ ou mulheres sapiens’”.

Anotação: creio que Vossa Senhoria deve abrir uma frente de vanguarda, porém do atraso, para recomendar a sua convidada ao Prêmio Nobel interdisciplinar. Só nesta sentença há “um manancial de conhecimento” de antropologia, história, biologia, que a nossa vã filosofia desconhece.

- “A grande porta de saída é uma porta de entrada”.

Anotação: Vossa Senhoria precisa, com urgência, falar com os Conselho Regionais de Engenharia e os Conselhos Regionais de Arquitetura de todo país. A convidada de Vossa Senhoria é uma sumidade para a engenharia e para a arquitetura e nós é que ainda não sabíamos.

- “Gente eu engasguei comigo mesma”.

Anotação: recomendamos muito cuidado a Vossa Senhoria, pois tendo em conta o “evento” que se avizinha, vai que a convidada “se engasga com outra pessoa”. Vai que, né? Vai que.

- “O meio ambiente é sem dúvida uma ameaça ao desenvolvimento sustentável.”

Anotação: com a palavra os ambientalistas.

- “4 (quatro) para 13 (treze) dá 7 (sete). Aliás 4 (quatro) para 13 (treze) dá 9 (nove).”

Anotação: mais uma prova para Vossa Senhoria indicar sua convidada ao Prêmio Nobel.

- “E nós não vamos colocar uma meta. Nós vamos deixar uma meta aberta. Quando a gente atingir a meta, nós dobramos a meta”. 

Anotação: mais uma prova para Vossa Senhoria indicar sua convidada ao Prêmio Nobel.

- “A terra é curva”.

Anotação: mais uma prova para Vossa Senhoria indicar sua convidada ao Prêmio Nobel.

- “Se hoje é o dia das crianças, ontem eu disse que criança... o dia da criança é o dia da mãe, do pai e das professoras, mas também é o dia dos animais. Sempre que você olha uma criança, há sempre uma figura oculta, que é um cachorro atrás, o que é algo muito importante.”

Anotação: Vossa Senhoria precisa chamar todos os sindicatos de veterinários, para nos ajudar a dissolver este impasse.

- “Até agora a energia hidrelétrica é a mais barata, em termos, do que ela dura, da sua manutenção e também pelo fato da água ser gratuita e dá gente poder estocar. O vento podia ser isso também, mas você não conseguiu ainda tecnologia para estocar vento”.

Anotação: mais uma prova para Vossa Senhoria indicar sua convidada ao Prêmio Nobel. Aliás, estocar energia hidrelétrica e estocar vento... incrível... “um primor” para a física quântica. Estou pensando em cobrar muitos sacos para fazer a armazenagem. Vossa Senhoria já imaginou? Um latifúndio de estocagem de vento? Melhor nem imaginar. Vai que se cria o MSV (Movimento dos Sem Vento) e ocorre a ocupação e o saque dos sacos. Melhor não dar esta ideia.

- “Eu não dei nada prá ninguém que eu não quisesse”.

Anotação: mais uma prova para Vossa Senhoria indicar sua convidada ao Prêmio Nobel. A lógica desta sentença é incrível.

- “Não é 30% dos recursos da exploração. É 30%, de 25%. Ou 30%, de 30%. Portanto, não é 30%. Está entre 7,5% ou um pouco mais, 12,5%. Não se trata de 30%!” 

Anotação: mais uma prova para Vossa Senhoria indicar sua convidada ao Prêmio Nobel. 

Sr. Felipe Santa Cruz, aprendi, com a experiência da vida, que são os iguais que se atraem e que o tempo faz cada um assumir as feições que realmente tem.

Desta forma, não posso deixar de “dar-lhe os parabéns” pela escolha da convidada e pelo nome dado ao “evento”.

Não tenho dúvidas que será uma ocasião muito “profícua” para compartilhar “conhecimento”.

Permita-me a franqueza habitual para lhe dizer que “eventos deste porte” constrangem a Classe e quem se pauta por bem advogar, em especial, quando percebe que Vossa Senhoria em vez de se desincumbir de forma impessoal e despida de interesses ideológicos e políticos das atribuições que está investido, tem comportamento exatamente oposto. Ao meu entender, também neste particular, verdade seja dita, Vossa Senhoria deixa, e muito, a desejar.

Aproveito ao ensejo para confirmar, com antecedência, a minha ausência no “evento”.

Respeitosamente,

Pedro Lagomarcino

Dica do editor - Hoje é Dia do Agricultor. Entenda a importância do agro na economia do Brasil

- O autor deste artigo é Enrico Milani*

Anualmente, o Dia do Agricultor é celebrado em 28 de julho, data que homenageia os profissionais envolvidos em uma imensa cadeia que vai desde a concepção e o cultivo de produtos da terra até a participação na sustentação econômica de um país.

Coincidentemente, o número 28 é quase a porcentagem que o agronegócio representou para o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2020. De modo preciso, a participação do setor foi de 26,6% de toda a soma de bens e serviços produzidos na economia do país no ano passado. Em comparação com 2019, o agronegócio avançou 24,31% e chegou a quase dois trilhões de reais (enquanto o valor total nacional foi de R$7,45 trilhões). Os dados foram calculados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Além da macroeconomia, é preciso salientar a importância individual de cada agricultor, ou seja, aquele que independentemente do tamanho é um braço forte em todas as instâncias econômicas, até mesmo dentro do próprio lar. Nesse tópico, trago a Lei 11.326/2006, que estabelece as diretrizes para a formulação da Política Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais.

A legislação considera que um agricultor familiar é aquele que pratica atividades no meio rural atendendo a alguns requisitos como: “utilizar predominantemente mão-de-obra da própria família nas atividades econômicas do seu estabelecimento ou empreendimento e ter renda familiar predominantemente originada de atividades econômicas vinculadas ao próprio estabelecimento ou empreendimento”. 

Ou seja, agricultura familiar é aquela que envolve membros de uma mesma família na atividade econômica que gera emprego e renda a todos. O Censo Agropecuário, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2017 e divulgado em 2018, destaca que 73% das pessoas que trabalham na produção agropecuária têm parentesco com o produtor, ou seja, se enquadram à Lei 11.326/2006. Ainda de acordo com estimativa do IBGE, 70% da produção de alimentos consumidos no país vem da agricultura familiar.

É com essas afirmações que volto ao primeiro parágrafo para reforçar a importância do agricultor para toda uma cadeia. Da economia micro à macro e do menor ao maior produtor, é graças a esse profissional e ao trabalho que presta que é inegável sua relevância não só econômica, mas para a alimentação do brasileiro e todo o escopo social. Não há dúvida, portanto, sobre o quanto a agricultura precisa ser valorizada, atitude que é praticamente um pilar da Vapza Alimentos.

A empresa, que está há mais de 25 anos no mercado, trabalha com alimentos embalados a vácuo e cozidos a vapor. Esses itens são fornecidos por mais de 20 agricultores ou produtores locais, que ao fornecerem toneladas de alimentos por mês, sendo grande parte orgânicos, favorecem toda uma economia circular, que inclui a geração de emprego e renda para a comunidade em que vivem. Esses alimentos são comercializados para mais de cinco mil estabelecimentos em todo o Brasil e exportados para o exterior, enriquecendo ainda mais a cadeia produtiva e trabalhista direta e indireta.

É por toda essa relevância que a valorização da atividade é um compromisso social em que empresas, como a Vapza, ajudam a reforçar ao darem oportunidade para que agricultores, de todos os portes, exerçam seu trabalho. E é por isso que no dia 28 de julho, eu não só desejo feliz dia ao agricultor, mas também sucesso e condições melhores para esse profissional e para o segmento, progredindo na qualidade do alimento e alcançando resultados econômicos e sociais ainda mais promissores.

 

*Enrico Milani é CEO da Vapza Alimentos, formado em Engenharia de Produção pela PUC-PR, tem MBA em Finanças e Controladoria pelo Centro Universitário Positivo e fez Programa de Gerenciamento Avançado pela Esade, instituição de ensino espanhola.

 

Sobre a Vapza

A Vapza Alimentos é pioneira e referência em alimentos cozidos a vapor e embalados a vácuo; proporcionando alimentação saudável, prática e segura. Fundada em 1994 com origem nos Campos Gerais do Paraná, possui tecnologia exclusiva de ponta no Brasil e oferece em seu portfólio: grãos, tubérculos, vegetais e carnes. Com distribuição nacional e com exportação para mais de 11 países, a empresa conta com certificações de qualidade e segurança alimentar nacionais e internacionais como a BRCGS, além de ter os selos Halal, Kosher, Vegan e Orgânico, atendendo todos os públicos que buscam comida de verdade. Para saber mais, acesse: www.vapza.com.br.


Comportamento é responsável por 91% das demissões

 Habilidades comportamentais, como comunicação assertiva, resiliência e capacidade de trabalhar em equipe e lidar com a diversidade, são hoje o fator determinante em 91% das demissões e a maior dificuldade para o preenchimento de vagas. Essas são algumas das conclusões do estudo Habilidades 360º: América Latina 2020, feito pela Michael Page. “Empresas são feitas de capital humano e a inteligência emocional é tão importante quanto as habilidades técnicas para garantir a produtividade de uma equipe”, afirma o psicólogo especializado em Gestão de Pessoas, Alexandre Garrett. 

Segundo o levantamento, 61% dos empresários da América Latina afirmam que a principal razão pela qual uma vaga é difícil de preencher é porque os candidatos não possuem as competências comportamentais necessárias para assumir a posição. “Isso acontece porque há algum tempo os processos de recrutamento valorizaram a robustez curricular baseada no conhecimento técnico, as chamadas hard skills. Em reação, as universidades passaram a dedicar a maior parte da carga horária à exposição do aluno nesses temas. Isso gerou uma lacuna no desenvolvimento tanto da inteligência emocional quanto na assimilação das soft skills”, afirma Yury Veris, consultor na startup WalkSkills.

O psicólogo explica que mudar o comportamento das pessoas é tarefa difícil e requer a desconstrução de pré-conceitos, valores e hábitos. “Todo processo de mudança é complicado porque envolve, basicamente, mudar um conjunto de crenças e valores construídos ao longo de décadas. Para dar certo, é preciso definir claramente seus objetivos e persistir. A chave para a mudança é a educação”, conta.

As companhias têm papel decisivo nesse processo, por meio da formação dos seus quadros. A pesquisa feita pela Michael Page mostrou que 52% das empresas estão investindo constantemente em treinamentos focados no desenvolvimento de habilidades comportamentais. “Quando as companhias estão empenhadas em desenvolver essas habilidades, as mudanças acontecem de forma mais fácil e eficaz”, completa Garrett.

 Organização e equilíbrio emocional são algumas das características

que os recrutadores buscam nos candidatos

Organização, bom gerenciamento do tempo, liderança, autoestima, empatia, ética, integridade e equilíbrio emocional são características fundamentais que os recrutadores buscam em um candidato. O problema, diz o consultor Yuri Veris, é que muitas metodologias para a construção dessas qualidades focam apenas no desenvolvimento profissional. “O reflexo disso é que os profissionais, em seu dia a dia, se comportam corretamente, mas, quando expostos, atuam da forma errada por não terem robustez nas habilidades comportamentais. Assim, a primeira ação é assegurar que toda iniciativa tenha como objetivo alcançar o âmago da pessoa e não seu papel enquanto profissional”, completa.

Exemplo

Tanto Veris quanto Garrett concordam que o exemplo para essa mudança tem que vir das empresas. “A cultura da empresa deve acompanhar essas mudanças. A maioria dos profissionais que age de maneira desmedida ou que imprime comportamentos inadequados acredita que está agindo segundo a cultura da empresa. A valorização das habilidades comportamentais também tem profunda importância para que as pessoas resgatem ou obtenham esse engajamento que resulta em mudanças”, afirma Veris.

Garrett conta que para que essa mudança seja efetiva, as empresas devem reconhecer e valorizar as habilidades comportamentais. “Uma companhia que valoriza a diversidade, a ética, inovação e que contribui para a melhoria da autoestima de seus colaboradores, por meio de um ambiente de trabalho saudável, consegue formar bons profissionais”, afirma.

Dicas

Para mais dicas habilidades comportamentais, vagas de trabalho e conteúdo sobre Recursos Humanos, acesse o site portaldogarrett.com.br.

 Alexandre Garrett é psicólogo especializado em Crises

e Emergências e especialista em RH