Alta de preço dos painéis solares chineses faz crescer produção de energia eólica no Brasil

No Brasil hoje em dia está valendo mais a pena para as empresas de energia, principalmente as que utilizam fonte renovável e de olho no mercado livre de energia, focarem na geração eólica do que a solar. 

O Brasil não produz painéis solares que são importados da China, sendo o país o 3º maior importador de módulos fotovoltaicos chineses no 1º trimestre de 2022. Os preços dos equipamento e módulos chineses aumentaram muito nos últimos 12 meses e a análise do setor indica que o aumento no volume pode ser atribuído ao mercado europeu, que acelerou o desenvolvimento de projetos renováveis em razão da guerra entre Rússia e Ucrânia, e também a Índia.

A WEG de Santa Catarina é um exemplo de fornecedor brasileiro de equipamentos para planta eólica de grande distribuidora de energia no Brasil e recentemente lançou o maior aerogerador de energia eólica do país. Os preços são mais atrativos e com isso existe um boom de projetos e produção de novos parques eólicos, situados principalmente na fronteira Oeste gaúcha e na região Nordeste (Ceará e Rio Grande do Norte).

Nova funcionalidade reduzirá para segundos o tempo necessário para abrir MPEs em Porto Alegre

A Sala do Empreendedor de Porto Alegre está desenvolvendo, desde junho, uma nova funcionalidade que irá automatizar os estudos de viabilidade e liberação de alvarás para micro e pequenas empresas (MPEs) da Capital. “Com a resposta automática, vamos reduzir o prazo, que atualmente é de 14 horas, para poucos segundos, além de eliminar a possibilidade de erros de análise, que hoje é feito de maneira totalmente manual”, explica Daniela Alves Machado, coordenadora da Sala do Empreendedor da prefeitura de Porto Alegre. 

No mês de junho foi batido o recorde de agilidade para abrir uma empresa na Capital. De 14 dias que o empresário precisava aguardar em média para ter seu CNPJ, em janeiro de 2021, passou para exatas 24 horas em junho deste ano. O número representa um recorde de diminuição de tempo para as empresas de médio e alto risco que necessitam de licença e alvará.  

A previsão da Sala do Empreendedor é de que 2022 seja o ano de maior alvarás emitidos. Em 2021, foram 19.809 alvarás, que já eram o número máximo de emissões. Este ano, até 30 de junho, foram emitidos 14.300 alvarás, considerando também empresas de baixo risco que estão dispensadas do documento, mas que, mesmo assim, solicitam o alvará.

Pequenos negócios geram 72% das vagas de emprego no primeiro semestre

 As micro e pequenas empresas (MPE) puxaram a criação de empregos formais no primeiro semestre. Dos cerca de 1,33 milhão de postos de trabalho formais criados no Brasil de janeiro a junho, 961,2 mil, o equivalente a 72,1% do total, originaram-se em pequenos negócios.

As informações são de reportagem da Agência Brasil de hoje. Leia todo o texto da agência:

A conclusão consta de levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia. O desempenho das MPE é bastante superior ao das médias e grandes empresas, que abriram 279,1 mil vagas nos seis primeiros meses de 2022.


Apenas em junho, os negócios de menor porte foram responsáveis pela abertura de 63,6% das vagas formais no mês, com 176,8 mil de um total de 277,9 mil postos de trabalho criados no mês passado. As médias e grandes empresas abriram 73,9 mil vagas (26,6% do total).


Setores

Na divisão por setores da economia, os pequenos negócios apresentaram saldo positivo na criação de empregos em todos os segmentos no acumulado do ano. O destaque entre as micro e pequenas empresas é o setor de serviços, que gerou 533 mil vagas. Apenas em junho, o segmento abriu 78 mil postos.


A construção e a indústria da transformação aparecem na segunda e na terceira posições, com 168,8 mil e 126,3 mil empregos gerados, respectivamente. No comércio, as MPE criaram 90,6 mil postos de trabalho de janeiro a junho. As médias e grandes empresas, em contrapartida, fecharam 42,8 mil vagas no período