BRDE

 Em 2020, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) apoiou 118 projetos que beneficiam públicos de todas as idades com ações de assistência social, educação, cultura, esporte e lazer no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Neste ano, o apoio financeiro foi da ordem de R$ 4,4 milhões, igualmente distribuídos entre os três estados. Nos últimos cinco anos, o montante aplicado pelo BRDE na região Sul por meio de incentivos fiscais ultrapassou a marca de R$ 18 milhões.  

 A cada ano, ao final do primeiro semestre, o banco recebe inscrições, exclusivamente em meio eletrônico, para projetos que já tenham obtido aprovação oficial para captar recursos por meio dos seguintes mecanismos: Lei Federal de Incentivo à Cultura/Lei do Audiovisual; Lei Federal de Incentivo ao Esporte; Fundos da Infância e da Adolescência; Fundo Nacional do Idoso; Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON) e Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS). 

“As leis de incentivo permitem que parte do imposto que seria recolhido aos cofres públicos permaneça na nossa região e viabilize projetos com impactos sociais, culturais e esportivos relevantes e que beneficiam, em grande parte, grupos em situação de vulnerabilidade”, avalia a diretora-presidente do BRDE, Leany Lemos. 

As áreas de Responsabilidade Socioambiental e de Comunicação somam esforços com colaboradores do banco nos processos de recebimento, avaliação e indicação dos projetos que são aprovados pela diretoria e contemplados em cada edição, informa o diretor de Planejamento, Luiz Corrêa Noronha. “Essa é mais uma forma de reafirmarmos o compromisso do BRDE com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, destaca. 

Projetos do Rio Grande do Sul 

No Rio Grande do Sul, de um total de 42 projetos selecionados em 2020, 18 são da área de Cultura; oito do Fundo da Criança e do Adolescente; sete são propostas via Lei do Esporte; cinco do Fundo do Idoso; três de PRONON (Oncologia) e um de PRONAS (Assistência a pessoas com deficiência).  

As iniciativas que recebem os recursos do BRDE qualificam equipes e programações de entidades que atendem crianças, jovens e idosos, muitos deles em situação de vulnerabilidade; promovem educação pelo esporte e competições desportivas; aquisição de equipamentos vitais para hospitais, creches e asilos; produção e distribuição de livros; eventos que estimulam a leitura e as expressões artísticas, apresentações de música e artes cênicas; restauração de patrimônio arquitetônico e histórico; produção audiovisual. Foi renovado o apoio a instituições como o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), a Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul, a Associação Cultural Vila Flores, as Santas Casas de Misericórdia de Porto Alegre e de Pelotas, o Instituto do Câncer Infantil, APAE, Sogipa,  Fundação Tênis, Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, entre outras.