Exército volta a emitir autorizações para novos CACs

 O Exército voltará a emitir, a partir deste mês de janeiro, autorizações para novos CACs (Caçadores, Atiradores esportivos e Colecionadores de armas). Os novos registros estavam suspensos desde o início do governo de Lula da Silva, por decreto que reverteu a política da gestão de Jair Bolsonaro (PL).

A retomada da emissão dos chamados Certificados de Registro (CR) foi expressa em um comunicado e em uma portaria do Exército, publicados no fim de dezembro. Uma das principais mudanças é referente ao prazo de validade dos CRs. Com Bolsonaro, ele era de dez anos. Agora, os documentos precisarão ser renovados a cada três. Além disso, todos os CRs emitidos antes das novas regras perderão a validade em julho de 2026 e precisarão ser renovados para que permaneçam regulares. O Departamento de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC) do Exército publicou uma nota, em 22 de dezembro, destacando que as solicitações de interessados que já haviam sido enviadas ao Sistema de Gestão Corporativo do Exército (SisGCorp) serão devolvidas para que a nova documentação exigida seja anexada.

Leite e Thalis na Bahia

 Leite e seu namorado, mãos dadas, junto com outros dois casais, um deles hetero.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e o namorado, o médico Thalis Bolzan, passaram a virada de ano em Trancoso, no extremo sul da Bahia, entre amigos. Em postagem no X, o governador fez votos para este ano:"Um 2024 de paz, amor, respeito, tolerância e harmonia. É o que desejamos para todos vocês". O casal de namorados está no balneário baiano com os amigos Fábio Bartelt e Carol Trentini, além do escritor Uariã Francelli e de Anderson Baumgartner, o Dando, dono de uma das principais agências de modelos do país, a Way Models. Leite seguirá de férias até o dia 10 de janeiro.

Nesta segunda-feira, 01º de janeiro, Eduardo consultou os resultados da megasena e pedalou ao lado do namorado. "Pedalando já no dia primeiro para manter o fôlego para 2024", disse no Instagram. Nos cinco dias que estão em Trancoso, o casal aproveitou a piscina de casa, jogou carteado com os amigos e circulou por festas.