A melíflua e traiçoeira carta

 


Alceu Moreira

 O MDB do RS dificilmente aprovará a proposta de prévias para escolher seu candidato a governador, tudo em função do fiasco que foram as prévias do PSDB.

Além disto, o Partido não parece ter alternativa fora do nome do deputado federal Alceu Moreira. O nome que poderia fazer sombra a Moreira seria o do ex-governador Sartori, que quer ser senador.

A  direção do MDB gaúcho confirmou a reunião do  Diretório Estadual que irá deliberar sobre a realização de prévias para a escolha do candidato do partido a governador do Rio Grande do Sul. 

O encontro, presencial, está agendado para o dia 2 de dezembro (quinta-feira), às 18h, no Auditório da Associação dos Auditores-Fiscais da Receita Municipal de Porto Alegre - AIAMU - (Rua dos Andradas, 1.234, Bloco B, 8º andar), no Centro Histórico da capital.

O Diretório Estadual é formado por 71 membros titulares e 15 suplentes.

No sábado, o Congresso Estadual poderá consagrar Alceu Moreira como candidato - sem prévias.

Internet grátis

 O ministro das Comunicações, Fábio Faria, e o diretor presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Glen Valente, participaram, ontem, da inauguração de pontos digitais de internet de alta velocidade do programa Wi-Fi Brasil na cidade de Ceará-Mirim, no Rio Grande do Norte.A cidade, que é localizada na região Nordeste do estado, receberá 10 pontos de internet para conectar escolas e postos de saúde, além de centros de formação técnica voltados para jovens e adultos. O sinal é aberto e gratuito, e também pode ser usado pela população em geral. Dos mais de 400 pontos disponíveis na região, cerca de 80% estão em regiões rurais. "Enquanto não chega a internet 5G, queremos conectar todas as escolas rurais e postos de saúde até o ano que vem. Mas escolas sem internet não podemos mais deixar acontecer”, disse o ministro.Durante a cerimônia também foram doados 500 computadores que serão destinados à inclusão digital de jovens por meio de cursos e oficinas digitais do programa Computadores para Inclusão - criado pelo Ministério das Comunicações para destinar estações de trabalho que estavam em desuso na administração pública para jovens carentes.


Orçamento secreto ganha transparência

O Senado Federal aprovou, ontem, por 34 a 32, substitutivo do senador Marcelo Castro (MDB-PI) ao Projeto de Resolução do Congresso Nacional (PRN) 4/21 que tem como objetivo dar mais transparência das emendas de relator-geral do Orçamento – conhecidas como orçamento secreto.

A resolução é uma resposta ao Supremo Tribunal Federal (STF), que, no último dia 10, suspendeu as emendas do relator-geral ao Orçamento da União. “Nós estamos fazendo uma modificação pontual, específica para atender uma determinação do Supremo Tribunal Federal”, disse. Segundo ele, há R$ 7 bilhões que ainda não foram usados e muitas prefeituras estão com obras paradas devido à suspensão. “Evidentemente que isso é um prejuízo para a sociedade brasileira.”, disse.

De acordo com o relator, as novas regras poderão ser aplicadas no Orçamento de 2022. “Nós precisamos aprovar essa resolução para que o Orçamento de 2022 já seja feito nas novas nas regras.

A sessão no Senado começou no início da noite de hoje, após a deliberação da Câmara. Como se trata de resolução do Congresso Nacional, o texto precisa ser aprovado pelas duas casas.

Pelo substitutivo, as emendas de relator terão um teto no valor aproximado de R$ 16,2 bilhões e serão divulgadas na internet.