STF derruba liminares e garante posse de Lula. Ele já pode começar a governar.

O STF acaba de derrubar todas as liminares que impediam a posse de Lula. Isto significa que ele já tem foro privilegiado e pode começar a governar.

Conversações de Lula

Lula fala com Paulo de Tarso Vannuchi
Em conversa gravada na manhã de 27 de fevereiro, o ex-presidente Lula fala com Paulo de Tarso Vannuchi, que foi ministro da Secretaria de Direitos Humanos no governo dele.
A Polícia Federal diz que a conversa dos dois trata do então vice-procurador-geral da República e hoje ministro da Justiça, Eugênio Aragão.
Lula: O problema é o seguinte, Paulinho, nós temos que comprar essa briga, eu sei que é difícil, sabe? Eu as vezes fico pensando até que o Aragão deveria cumprir um papel de homem naquela p*, porque o Aragão parece nosso amigo, parece, parece, mas tá sempre dizendo "olha..."
Lula e Rui Falcão conversam
Às 22h34 daquele mesmo dia, Lula conversa com o presidente do PT, Rui Falcão. O diálogo dos dois acontece seis dias antes de Lula ser conduzido coercitivamente para depor. Os investigadores dizem que essa e outras conversas interceptadas indicam que Lula sabia que seria alvo de uma Operação da Polícia Federal e que atuou para tentar atrapalhar a Lava Jato.
Lula: Eu tô esperando segunda-feira a operação de busca e apreensão na minha casa, do meu filho Marcos, do meu filho Fábio, do meu filho Sandro, do meu filho Cláudio.
Rui Falcão: É, eu vi esse noticiário aqui.
Lula: Na casa do Paulo Okamoto. Eu vou pensar amanhã se eu convoco alguns deputados...
Rui Falcão: Sei.
Lula: Pra surpreendê-los.
 Lula fala com Lindbergh Farias
Em outro diálogo, gravado minutos depois, Lula informa ao senador Lindbergh Farias, do PT, que o deputado federal petista Wadih Damous teve acesso a informações contra um procurador que investigava o suposto tráfico de influência de Lula no BNDES. O procurador era acusado de agredir e torturar a mulher dele. A Polícia Federal suspeita que Lula e Lindbergh pretendiam usar o caso para constranger o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, por ele ser o chefe do procurador. Ao lado do senador Lindbergh Farias, acompanhando o telefonema, estava a deputada Jandira Feghali, do PCdoB.
Lula: Agora o companheiro Wadih Damous tem a história do promotor de Rondônia, que pegou um caso meu agora, que a mulherada tem que ir para cima dele. Terça-feira tem que "trucar" o Janot e "triturar".
Lindberg: Ele está falando do promotor de Rondônia e Roraima, que as mulheres têm que ir para cima dele, aquele maluco...  A Jandira tá dizendo que vai pegar esses dados também presidente. Nós adoramos, presidente! Nós vamos para guerra!
Lula: Tá bom, querido. Um abraço.
O senador Lindbergh Farias disse que não houve qualquer ilegalidade na conversa.
Lula e Dilma conversam por telefone
Em uma gravação de 4 de março, Lula conversa com a presidente Dilma Rousseff sobre a operação de busca e apreensão na casa dele e em endereços ligados à família dele, na manhã daquele mesmo dia. E reclama da existência do que ele chama de “República de Curitiba”.
Lula: Nós temos uma Suprema Corte totalmente acovardada, nós temos uma Superior Tribunal de Justiça totalmente acovardado, um parlamento totalmente acovardado, somente nos últimos tempos é que o PT e o PC do B é que acordar e começaram a brigar. Nós temos um presidente da Câmara f*, um presidente do Senado f*, não sei quanto parlamentares ameaçados, e fica todo mundo no compasso de que vai acontecer um milagre e que vai todo mundo se salvar. Eu, sinceramente, tô assustado com a "República de Curitiba". Porque a partir de um juiz de 1ª instância, tudo pode acontecer nesse país.
Dilma: Então era tudo igual o que sempre foi, é?
Lula: Era, a mesma coisa. Hoje eles fizeram uma coisa coletiva. Foram na casa do Paulo Okamoto em Atibaia, eu nem conversei com Paulo ainda, foram na casa da Clara. Eu tô pensando em pegar todo o acervo, eu vou tomar a decisão, e levar, jogar na frente do Ministério Público. Eles que enfiem no c* e tomem conta disso.
Dilma: O acervo, de quê?
Lula: Dilma, é um monte de container de tranqueira que eu ganhei quando eu tava na Presidência.
Dilma: Ah, dá pra eles! Eu vou fazer a mesma coisa com os meus, viu?
Lula: Então, é o seguinte: "ô, ô", uma hora gostaria de conversar pessoalmente porque eu acho que nós precisamos mudar alguma coisa nesse país.
Dilma: Você pode? Quando é que você vai?
Lula: Ontem eu disse o seguinte, a única pessoa... Como é que pode um delegado da Polícia Federal dar uma declaração contra a mudança de ministro? Como é que pode?
Dilma: Eu nunca vi isso, eu também nunca vi isso!
Lula conversa com Jaques Wagner
Em outro diálogo, Lula pede para que o então ministro-chefe da Casa Civil, Jaques Wagner, converse com a presidente Dilma a respeito do que Lula chama de o "negócio da Rosa Weber".
Rosa Weber é a ministra do Supremo que analisava o pedido da defesa de Lula para as investigações do Ministério Público de São Paulo e da Operação Lava Jato, em Curitiba, sobre o triplex de Guarujá e o sítio de Atibaia. Os investigadores suspeitam que o sítio e o triplex pertencem a Lula. Rosa Weber terminou rejeitando mais tarde o pedido.
Lula: Mas viu querido, "ela" tá falando dessa reunião. Ô, Wagner, eu queria que você visse agora, falar com "ela", já que "ela" tá aí, falar o negócio da Rosa Weber, que tá na mão dela pra decidir. Se homem não tem saco, quem sabe uma mulher corajosa possa fazer o que os homens não fizeram.
Jaques Wagner: Tá bom.
O ministro Jaques Wagner disse, em nota, que não chegou a transmitir a mensagem de Lula sobre falar com Rosa Weber a Dilma, porque já tinha terminado seu encontro com a presidente.

Jorge Viana fala com Roberto Teixeira
Na noite de 4 de março, um homem que a Polícia Federal identifica apenas como Jorge sugere a Roberto Teixeira, advogado de Lula, uma estratégia para o ex-presidente se transformar em preso político.
Nesta quinta-feira (17), o senador Jorge Viana, do PT do Acre, admitiu que a voz é dele.
Jorge Viana: Talvez seja a única oportunidade que o presidente tem de por fim à essa perseguição, essa caçada contra ele. Se numa segunda-feira, por exemplo, reflitam sobre isso, ele chamar uma coletiva e comprar e estabelecer uma relação, um diálogo com seu Moro pela, ao vivo. Moro, promotores, delegados, dizendo que ele não aceita mais que ele persiga a família dele porque ele tá agindo fora da lei, os promotores fulano e sicrano estão agindo fora da lei, os delegados fulano e sicrano e quem age fora da lei é bandido e que se ele quiser agora vir prendê-lo, que venha, mas não venha prender minha mulher, prender meus netos, nem meus filhos.
Roberto Teixeira: Perfeito
Jorge Viana: Não vai aceitar mais, em hipótese nenhuma, se rebelar, greve de fome, alguma situação, você tem também alguma insubordinação judicial, não aceito mais ser investigado por esse bando que tá agindo fora da lei e querendo alcançar minha família, minha mulher, meus filhos e meus netos. Não aceito mais. Me prendam. Se prenderem ele, aí vão prender e tornar um preso político, aí nós fazemos esse país virar de cabeça pra baixo.
Em nota, Jorge Viana diz que a conversa gravada servia para apontar que Lula estava sendo perseguido.
Lula conversa com Sirmaringa Seixas
Numa gravação de 7 de março, Lula conversa com o ex-deputado federal do PT Sigmaringa Seixas, que também é advogado. Os investigadores da lava-jato dizem que os dois combinam a divulgação de uma petição para constranger o procurador-geral da república, Rodrigo Janot, de quem Lula diz faltar gratidão. Janot era o primeiro da lista dos três mais votados entre os procuradores federais que foi levada para a presidente Dilma Rousseff escolher o indicado. Ela o escolheu para chefiar a PGR em 2013.
Lula: Eu não sei o que eu pedi para você de manhã. Mas era, era uma coisa simples, que não precisava de formalidade.
Sigmaringa: Não, mas simples, ele vai dizer, não. Não vai receber. Eu conversei com gente só.
Lula: É porque ele recusou quatro pedidos de investigação ao Aécio e aceitou a primeira de um bandido do Acre contra mim.
Sigmaringa: Pois é. Mas se fizer uma petição...
Lula: Essa é a gratidão... Essa é a gratidão dele por ele ser procurador.
Sigmaringa: Pois é, mas ele se tiver...se a gente formalizar, inclusive, jogando para a imprensa, ele vai ficar constrangido. Se for lá conversar, ele diz não, e pronto. Ou não diz, né.
Lula: Então, conversa com o Cristiano.
O ex-deputado Sigmaringa Seixas afirmou que se trata de uma conversa correta, com uma orientação de que qualquer reclamação a Rodrigo Janot deveria ser dirigida formalmente ao procurador-geral. Sobre a divulgação dos grampos, chamou de “um absurdo inominável”.
Lula conversa com Nelson Barbosa
Em conversa com o ministro da fazenda, Nelson Barbosa, que é chefe da Receita Federal, Lula reclama da investigação da Receita envolvendo o Instituto Lula. Os investigadores da Lava Jato afirmam que Lula tentou usar sua influência para constranger os auditores da Receita Federal.
Lula: Ô, Nelson, te falar uma coisa por telefone, isso daqui. O importante é que a Polícia Federal esteja gravando. É preciso acompanhar o que a Receita tá fazendo junto com a Polícia Federal, bicho!
Nelson Barbosa: Não, é. Eles fazem parte.
Lula: É, mas você precisa se inteirar do que eles estão fazendo no instituto. Se eles fizessem isso com meia dúzia de grandes empresas, resolvia o problema de arrecadação do estado.
Nelson Barbosa: Uhumm, sei.
Lula: Sabe? Tão procurando pelo em ovo. Eu acho. Eu vou pedir pro Paulo Okamotto botar tudo no papel, porque era preciso você chamar o responsável e falar: ‘que p* que é essa? Vocês estão fazendo o mesmo com a Globo, com o Instituto Fernando Henrique Cardoso, o mesmo com a Gerdau, o mesmo como SBT, o mesmo com a Record? Ou só com o Lula? Eu vou pedir pro Paulo colocar.
Lula fala com Eduardo Paes
Numa das ligações interceptadas pela Polícia Federal, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, do PMDB, presta solidariedade a Lula depois que o ex-presidente foi levado pela Polícia Federal para depor no Aeroporto de Congonhas. Na conversa, o prefeito carioca brinca com Lula, se referindo ao sítio deAtibaia, que está sendo investigado na Lava Jato. Investigadores acreditam que Eduardo Paes dá a entender que o sítio pertence a Lula.
Eduardo Paes: O senhor não faz ideia de como eu tô sofrendo.
Lula: Você ainda tá, é abençoado por Deus por causa dessa Olimpíadas, viu, porque os outros...
Eduardo Paes: É verdade! Verdade. Mas, presidente, segurar Olimpíadas com Vossa Excelência e com Sérgio Cabral é uma coisa. Segurar com aquele bom humor da Dilma e do Pezão, sabe...
Lula: Não é fácil, querido.
Eduardo Paes: Agora, da próxima vez o senhor me para com essa vida de pobre, com essa tua alma de pobre comprando "esses barco de m*", "sitiozinho vagabundo". O senhor é uma alma de pobre. Eu, todo mundo que fala aqui no meio, eu falo o seguinte: imagina se fosse aqui no Rio esse sítio dele, não é em Petrópolis, não é em Itaipava. É como se fosse em Maricá. É uma m* de lugar!
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, pediu desculpas pelos comentários feitos com o então ex-presidente Lula.
“Pessoas que se sentiram ofendidas com isso, eu acho que elas têm toda razão. É uma brincadeira de muito mau gosto, especialmente com a população de Maricá. O que eu tentei fazer com o presidente Lula foram brincadeiras. Algumas brincadeiras de mau gosto. Inclusive nesse aspecto, brincando com a figura do governador Pezão, com a presidenta Dilma”, disse o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB).
Lula fala com Alberto Carlos Almeida
Em outro diálogo, gravado no dia 8 de março, um homem que a Polícia Federal identificou apenas como Roberto Carlos, mas que na verdade é o cientista político Alberto Carlos Almeida, sugere que o cargo de ministro serve como solução para os problemas de Lula na Justiça por dar a ele foro privilegiado e aconselha o ex-presidente a ir para o ministério.
Alberto Carlos: Eu acho, tá, tem uma coisa que tá na mão de vocês, é ministério, acabou. Agora, você tem uma coisa na tua mão. Você, o PT, a Dilma... Vai ter porrada? Vão criticar? E daí? Numa boa, você resolve outro problema, que é o problema da governabilidade. Você e Dilma, um depende do outro. Pô, tá esperando o que? Que arranjo vocês estão esperando?
Lula: Não, não tô esperando nenhum arranjo não. Pra mim é muito difícil essa hipótese. Na verdade, ela já ofereceu, sabe? Mas eu vou ter uma conversa hoje, que, depois eu te ligo.
Tentamos falar com Alberto Carlos Almeida, mas nossas ligações não foram atendidas.
Lula conversa com o irmão mais velho dele
Na sexta-feira passada, Lula conversou ao telefone com o irmão mais velho dele, Genival da Silva, o Vavá, sobre as manifestações contra o governo, contra o PT e contra ele, que estavam programadas para o domingo seguinte.
Lula: Domingo eu vou ficar um pouco escondido porquê...
Vavá: Tá certo, é isso aí.
Lula: Porque, porque vai ter um monte de peão na porta de casa pra bater nos coxinha. Se os coxinhas aparecer, vão levar tanta porrada que eles nem sabem o que vai acontecer.
Vavá: É verdade, mas deixa aí, deixa essas caras. Esses caras são uns babacas.
Lula: Mas eu, eu vou te ver, querido!


Em meio a insurreição histórica no Brasil, Regime protege Líder corrupto Escrito by Alex Newman

Em meio a insurreição histórica no Brasil, Regime protege Líder corrupto
Escrito by  Alex Newman

O regime comunista de espírito governando o Brasil está rapidamente se tornando quase uma caricatura de uma "Banana Republic", mas ainda há sinais de esperança em meio a uma revolta pública sem precedentes. Em um ato de corrupção e ilegalidade tão extrema que enviou ondas de choque ao redor do mundo, radical presidente do Brasil e líder ex-terrorista Dilma Rousseff agiu para protegê-la predecessor corrupto da acusação e prisão , nomeando-o como ministro do Interior com a imunidade legal.
Pouco depois do anúncio, no entanto, o tribunal investigar lançou uma conversa por telefone entre os dois políticos desesperados conspirar para fazer precisamente isso, o que provocou indignação em todo o país. Um juiz separado também bloqueou a nomeação ex-presidente Luiz Inácio "Lula" da Silva quando os manifestantes cercado Congresso. As apostas são tão elevadas como elas podem ser. Mas, como o regime e seus aliados no círculo dos vagões, o resultado da situação é super perigosa, a partir de agora, permanece incerto.
Alguns analistas esperavam que  Rousseff e seu comunismo a renunciar ou ser cassada seguindo os maiores protestos da história brasileira da semana - manifestações exigindo sua expulsão imediata e a prisão de seus associados corruptos. Em vez disso, ela endurece. Em conferências de imprensa frenéticas e discursos, soando distante da realidade, ela ainda acusou seus críticos - cerca de quatro em cada cinco brasileiros, de acordo com pesquisas - de planejar um "golpe de Estado" contra seu regime. Com a exceção de chefões do PT e seus puxa-sacos comunistas de mente implicados na onda de crimes, no entanto, praticamente todos os líderes políticos no Brasil denunciam o  PT que  afirma que um processo de impeachment legal representará um golpe.
Os cidadãos indignados e em apuros correram para as ruas em todo o Brasil para dizer "basta". A polícia de choque foi até mesmo implantado na capital, Brasília, como brasileiros furiosos cercaram instituições governamentais. Falar de uma greve geral para forçar o regime de alimentação está cada vez mais alto como brasileiros ficar sem paciência e fora das opções para parar a impunidade. Mais caos e uma maior instabilidade é provável, também, que o regime se esforça diabolicamente para manter-se no poder e colocar seus agentes fora da cadeia. Alguns criminosos envolvidos no escândalo já foram condenados a grandes penas de prisão, o que provocou pânico entre os altos funcionários implicados no esquema com a esperança de se esconder atrás de imunidade.
Em um discurso proferido quinta-feira cedo, Rousseff, cujo grupo terrorista comunista uma vez sequestrou o embaixador dos EUA para o Brasil, defendeu sua decisão de nomear Lula como seu Ministro forte. Ela afirmou que o movimento não visava protegê-lo a partir do que parecia ser uma sentença de prisão provável para a corrupção, suborno e lavagem de dinheiro, mas sobre como salvar o Brasil e fazer o que era melhor para "o povo". Com uma cara séria, ela alegou para ser o combate à corrupção, também, mesmo enquanto prometendo ir atrás do Poder judiciário por seu papel em expor a corrupção descarada que a rodeia regime.
Rodeado por torcedores e bajuladores do Partido dos Trabalhadores (Partido dos Trabalhadores, ou PT comunista), Dilma também atacou as milhões de "pessoas gritando", que poucos dias antes tomaram as ruas. Como The Monday New American relatado, os maiores protestos da história do Brasil estavam exigindo seu impeachment e a prisão de Lula por corrupção maciça. Mesmo aliados do PT à esquerda e extrema esquerda - o partido socialista PT abertamente se alia com as forças marxistas-leninistas e ditaduras comunistas brutais - se distanciaram regime implosão de Dilma. Agora, até mesmo algumas figuras PT principais estão soprando o apito em que os analistas têm descrito como ratos que fogem de um navio afundando.
Em 15 de março, dois dias após os maiores protestos da história do Brasil trouxe entre quatro milhões e oito milhões de pessoas às ruas, o ex-líder do PT no Senado soprou o apito a seus companheiros. Ele disse à Suprema Corte que dezenas de políticos de topo foram envolvidos no escândalo de corrupção "Petrolão" (Big Oil), em que o PT desviado fundos da gigante estatal de petróleo Petrobras para enriquecer-se e manter a sua festa de corruptos no poder. Ele também disse Rousseff e Lula foram tentando interferir na investigação, conhecido como "Operação Car Wash", ou Operação Lava Jato em Português. Outros funcionários de alto nível confirmaram essas alegações.
Mesmo Aécio Neves, um esquerdista político "social-democrata" que concorreu contra Rousseff na eleição de 2014, foi implicado no testemunho na Alta Corte de Brasil pelo operatório PT sênior. Neves, que rapidamente reconheceu a eleição de Dilma Rousseff apesar da evidência generalizada e credível de fraude eleitoral em todo o Brasil, tentou congraçar-se com os manifestantes durante as manifestações do fim de semana. Mas em um sinal de que a revolta brasileira tem como alvo todo o establishment em vez de apenas o partido de Rousseff, os manifestantes chamou-o de "ladrão" e perseguiu-o das suas fileiras. Agora, ele pode ter problemas ainda maiores em suas mãos.
Com os promotores que procuram ter Lula preso enquanto ele aguarda julgamento por acusações criminais graves, Rousseff e seus co-conspiradores perceberam que tinham de intervir. E agora, sua conspiração tenha sido completamente aberta, graças a uma escuta no telefone de Lula pela polícia federal. Durante uma chamada telefónica entre Dilma e Lula, Rousseff diz que os papéis que mostram a sua nomeação como chefe de gabinete (e imunidade, portanto, legal) estavam a caminho "em caso de necessidade." A necessidade, é claro, seria na polícia de caso mostrou-se para fazer cumprir uma ordem judicial para colocá-lo atrás das grades. "Nós só vamos usá-lo em caso de emergência," Rousseff pode ser ouvida dizendo na fita.
Juiz Federal Sergio Moro, que se tornou um herói para os brasileiros por seu papel em corajosamente luta contra a corrupção nos mais altos níveis do governo, decidiu lançar gravações bateu fios de conversas de Dilma em 16 de março "Uma sociedade livre exige que o governados saber o que seus líderes fazem, mesmo quando eles tentam agir escondido nas sombras ", escreveu ele, acrescentando que os esforços sombrios para bajular e proteger Lula por seus aliados não parecem estar funcionando. Brasileiros eclodem em protestos furiosos quando souberam da conspiração.
Mas Rousseff e seus co-conspiradores se comprometeram a tomar medidas contra os funcionários judiciais para expor suas conversas. "Todos os meios judiciais e administrativos disponíveis serão adotadas para reparar a violação flagrante da lei da Constituição da República, cometido pelo juiz que foi autor do vazamento," Rousseff se irritou em uma declaração, aparentemente destinada a intimidar o juiz e qualquer pessoa envolvida na busca de justiça e acabar com a corrupção no governo.
No último momento, outro juiz federal em Brasília, Itagiba Catta Preta Neto, emitiu uma liminar bloqueando a nomeação de Lula como ministro. A ordem explicou que nomeação de Lula de Dilma para protegê-lo da prisão evita que o "livre exercício do Poder Judiciário, a operação da Polícia Federal e do Gabinete do Procurador Federal." Procurador-geral do regime, no entanto, rapidamente prometeu apelar ao juiz de ordem para que Lula pode tomar o seu posto e ser protegido contra a acusação em curso e potencial prisão.
O processo de impeachment no Congresso Nacional está em andamento. E até mesmo aliados tradicionais do PT estão desesperadamente tentando distanciar-se do mau cheiro do escândalo multiplicando. Os promotores estão se fechando sobre Lula e outras autoridades envolvidas na corrupção e do esforço mais amplo para fazer avançar o totalitarismo comunista no Brasil e em toda a América Latina. E aliados estão se tornando mais difícil de se encontrar para o cabal PT em apuros, embora ele ainda tem amigos poderosos em Cuba, Venezuela, Equador, Bolívia, Washington, DC, Moscou,Pequim e mais além.
Como The New American foi relatar e documentar por anos, Lula e seu PT estavam entre os fundadores, junto com o ditador comunista Fidel Castro, os sandinistas comunistas e marxistas como grupo narco-terrorista  FARC, de uma rede totalitária conhecida como o Foro de São Paulo (FSP). Apesar das advertências sobre a aliança de altos funcionários dos EUA, o governo Obama, no entanto, tem derramado fundos dos contribuintes norte-americanos para os membros do FSP - incluindo a Petrobras controlada pelo PT no centro dos escândalos no Brasil. O Conselho de Relações Exteriores, Moscou e Pequim também têm sido fundamentais para ajudar a rede totalitária criminosa que quer dominar grande parte da América Latina.
Os críticos ainda estão fumegando sobre os últimos desenvolvimentos. "Os acontecimentos recentes provam, da forma mais completa e inequívoca, que o estado criado pela" New Republic "é imune ao clamor público, é uma estrutura autónoma que paira sobre a nação, inacessível e inatingível", disse o filósofo anti-comunista e Professor Olavo de Carvalho, uma figura da oposição principal que tem desempenhado um papel gigante em expor os desenhos e métodos do PT e seus aliados do FSP totalitários. " 'Nossas instituições,' antes que tantos prostrada em adoração, são um círculo de proteção construído em torno da criminalidade triunfante e o golpe de Estado mais cínico." Os manifestantes em cidades em todo o Brasil carregavam cartazes com os dizeres "Olavo estava certo", como seu esforços para expor o sindicato do crime cada vez mais frutos.
A situação no Brasil é explosiva. E ela  pode rapidamente sair em espiral fora de controle com o PT e seus aliados do FSP sendo encurralados em um canto no Brasil, tornando-os extremamente perigosos. Uma vitória para o povo brasileiro representaria um enorme golpe à corrupção e ao comunismo internacional, razão pela qual Rousseff está disposta a dar o passo extremo de tentar instalar Lula em seu gabinete. Uma vitória de Dilma, Lula, o PT, e do FSP representará um golpe devastador para a liberdade, honestidade, prosperidade, e aos povos da América Latina. As apostas, em outras palavras, são extremamente elevadas, e as consequências do que vem a seguir serão sentidas por gerações.

Foto de boneca inflável que descreve Lula no uniforme da prisão: AP Images


Alex Newman, um correspondente estrangeiro para The New American, é normalmente baseada na Europa depois de crescer na América Latina, incluindo quatro anos no Brasil. Siga-o no Twitter @ALEXNEWMAN_JOU. Ele pode ser alcançado atanewman@thenewamerican.com

Artigo, Marcelo Aiquel - O reizinho desbbocado e as desculpas esfarrapadas

                Descobrimos que a monarquia voltou a viger no Brasil!
                Descobrimos que temos um personagem da nossa história que pensa e age como se fosse um imperador, um rei sem coroa. Eu me refiro ao ex-presidente Lula da Silva, também conhecido como o “reizinho desbocado”.
                Amigos, eu já joguei futebol na várzea; frequentei o “bas fond”; já bebi em bares suspeitos; joguei bilhar no Bar do João; sentei em muitas mesas de carteado; e tenho grandes e eternas lembranças das sopas nas madrugadas lá na Tia Dulce e no Treviso (aquele restaurante do Mercado Público, que não fechava nunca). Mas, confesso que nunca vi nenhum malandro com vocabulário tão “chulo” quanto o utilizado pelo nosso reizinho de nove dedos.
                Ah, é claro que muitos dos quais convivi falavam palavrões e eram vulgares. Mas todos, sem exceção, sabiam quando, onde, e com quem, poderiam exercer sua malandragem. Nenhum deles era grosseiro e ordinário o tempo inteiro. E nem mentiam de forma contumaz.
                Pois agora descobrimos que o reizinho Lula da Silva, além de se achar acima de tudo e de todos, também mantém o (péssimo) hábito de utilizar – normalmente, no seu dia a dia – um vocabulário indecente e desrespeitoso. Sem contar o fato que despreza a todos (adversários políticos e aliados, mesmo que apenas de ocasião), com a mesma facilidade de quem cospe no prato em que acabou de comer. Para ele, só o que lhe interessa é possível, custe o que custar...
                E, com tudo isto, ainda se acha “o cara”, “o kid”, “o maior malandro vivo deste país”.
                Isto é ÍNDOLE! Se alguém não souber exatamente o que significa esta palavra que define um comportamento, basta dar uma rápida pesquisada nos dicionários (ou no Google, que é mais fácil) e saberá do que estou falando.
                E, mesmo não dispondo de conhecimento científico especializado, sei o que todos sabem, de cor e salteado: índole é algo que não se modifica! Quem tem, sempre terá, mesmo que esta fique temporariamente adormecida (ou ocultada de propósito).
                E o nosso “reizinho” conta, ainda, com um séquito de defensores e admiradores que são dignos de um estudo psiquiátrico. Ou talvez uma devassa fiscal nas suas contas possa explicar a origem desta fidelidade imutável.
                Pois é destes fiéis defensores que surgem as justificativas mais esdrúxulas possíveis, visando sempre inocentar o chefe.
                São desculpas esfarrapadas. Ou desculpas ridículas. Sem pé nem cabeça, chegam a ser hilárias, não fossem pronunciadas com um teor de seriedade que geralmente não combina com o caráter do autor. Ou autora, no caso de ser mulher.
                Ora, não é necessário ser nenhum Sherlock Holmes ou Hercule Poirot (notáveis detetives da literatura mundial) para ver que as defesas apresentadas pelos aliados do governo – com uma CARA DE PAU digna de prêmio no Livro de Recordes GUINNESS – são pífias, risíveis, infantis, primárias. Totalmente inconsistentes, senão desqualificadas.
                Tais adjetivos também podem se enquadrar nas falas dos seus advogados. Pobres (ou ricos, no caso) advogados que se sujeitam ao ridículo em troca de uma remuneração.
                Porque, tudo isso, tem extrapolado o princípio da razoabilidade.
                E da DECÊNCIA!
                Recebi uma piada que se enquadra perfeitamente nesta situação:
                Uma mulher, casada, é flagrada através de uma filmagem, na cama com o amante. Descobre-se que a tal gravação foi obtida de forma ilegal. Então, o marido traído sai a festejar que assim, NÃO PODE SER CHAMADO DE CORNO!
                Há uma expressão em latim, que diz: EXCUSATIO NON PETITA, ACCUSATIO MANIFESTA.
                Tradução: UMA DESCULPA NÃO SOLICITADA É UMA ACUSAÇÃO ÓBVIA.
                Ou, ainda: AQUELE QUE MUITO SE DESCULPA, SE ACUSANDO ESTÁ!
                Não lhes parece que tal dito se encaixa como uma luva no recente fato da presidente ter que mostrar um documento (in casu, o Termo de Posse do Lula como ministro) para defender uma tese?
                Ora, que satisfação pessoal enganosa busca quem age deste modo?
                Estes, pensam estar iludindo a quem?
                Ou pretendem alimentar seu próprio desalento com a falsa ilusão de que, ao venderem sua consciência, poderão dormir tranquilos?
                É muita desfaçatez!
                Mas, os brasileiros parecem finalmente ter despertado de um torpor que os anestesiou por anos através de uma propaganda mentirosa.
                Que demonstra ter chegado ao fim.
                IN SHA’ ALLH !!! (=expressão de origem árabe que significa: Se DEUS quiser...)

                Marcelo Aiquel – advogado (18/03/2016)



Foda-se a Constituição ou "O estilo é o homem" (Ruy Castro)

Os presidentes não precisam ser eruditos. Mas, na República Velha, o Brasil teve um: Washington Luiz, historiador, autor de livros e ensaios. Rodrigues Alves e Afonso Pena também eram homens cultos. Já o marechal Hermes da Fonseca era famoso pela burrice, e só. Com a Monarquia ainda na memória, todos os presidentes daquela época buscavam uma postura que lembrasse a do imperador recém-derrubado, ereta e digna.

Getúlio e Dutra eram austeros; Juscelino, exuberante; e Jango, tímido. Mas não se conhece uma frase deles que não pudesse ser lida por senhoras no café da manhã. E Janio, sempre três uísques à frente da humanidade, nunca errou uma mesóclise.

Castello Branco achava-se um intelectual, fazia citações em francês. Costa e Silva era grosso, mas sóbrio. Médici tinha a profundidade de um manequim de vitrine. Geisel amarrava a cara para não ter de falar. Figueiredo, sim, deixou frases para a história ("Prefiro o cheiro de cavalo ao cheiro de povo"), mas que só chocavam pelo conteúdo. E Sarney, Collor e FHC eram bons de verbo e divergiam apenas na maneira de mentir –com sinceridade ou cinismo.

Lula, por sua vez, transferiu a Presidência para o mictório do botequim. Em 2004, ao ouvir de um assessor que a Constituição o proibia de expulsar um jornalista estrangeiro, ejaculou, "Foda-se a Constituição!". O único a registrar a frase foi o repórter Ricardo Noblat, em seu blog. Não era algo a sair em letra de forma. Mas, hoje, como um ex-presidente em tempos mais liberais, Lula pode exercer seu estilo.


Está "de saco cheio" quanto a perguntas sobre "a porra" do seu tríplex que não é dele. A história do pedalinho é uma "sacanagem homérica". "Ninguém nasce com 'Eu sou um filho-da-puta' carimbado na testa". E eles que "enfiem no cu tudo o processo". O estilo é o homem. Perdão, leitores.