Depois de atrito com Bolsonaro, André Marinho sai da Jovem Pan

O humorista André Marinho pediu para deixar a rádio Jovem Pan nesta quinta-feira. 

O motivo teria sido o mal-estar durante uma entrevista com o presidente Jair Bolsonaro. Na ocasião, Marinho subiu o tom ao chamar Bolsonaro de “rachador”, em alusão à prática de rachadinha.

André Marinho é filho de Paulo Marinho, empresário que apoiou Bolsonaro e que depois rompeu com ele. Paulo é suplente do senador Flávio Bolsonaro.

O apresentador Emílio Surita disse, na edição do programa Pânico de hoje, que as portas da emissora continuam abertas para Marinho.

Dallagnol reclama das pressões indevidas e sai do MPF

É certo que Dallagnol disputará uma cadeira na Câmara ou no Senado.

O ex-coordenador da força-tarefa da Lava Jato Deltan Dallagol anunciou, nesta quinta-feira (4), a saída do Ministério Público Federal (MPF).

O procurador deixou claro que sai por força das pressões exercidas contra a Lava Jato, que na prática paralisaram suas atividades.

O anúncio foi feito em um vídeo postado nas redes sociais. Dallagnol deixou o MPF após 18 anos.

O procurador notabilizou-se pelos fulminantes ataques que fez contra dezenas de corruptos, levando para a cadeia empresários e políticos, com ênfase para o ex-presidiário Lula da Silva.

Brasil é o primeiro país da América Latina com internet 5G

   



Brasil é o primeiro país da América Latina com internet 5G

Anúncio foi feito nesta terça (4) pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria, na abertura do maior leilão de telecomunicações do país; quinze propostas para os lotes disponíveis foram recebidas pela Anatel 

Brasília-DF, 04/11/2021 — A maior licitação da história das telecomunicações no Brasil, o leilão do 5G, começou hoje (4/11), no auditório principal da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em Brasília (DF). A abertura do leilão foi feita pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria, em conjunto com o presidente da Anatel, Leonardo Euler, e contou com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro, na solenidade. 


Com o leilão, segundo Faria, o país avança para "ter o primeiro 5G da América Latina". "Vamos mostrar para o mundo que o Brasil está na economia digital, cuidando da transformação digital. O Brasil é um player e irá virar um hub de inovação, para que possa receber empresas de inovação e tecnologia", destacou o ministro. 


"Toda semana esse governo tem algumas realizações a apresentar", enfatizou Bolsonaro. Com a tecnologia 5G os brasileiros terão a oportunidade, segundo o presidente, de mostrar o verdadeiro Brasil, de forma direta. "Olha aonde chegamos e para onde iremos", refletiu. Para Bolsonaro, "o 5G vem para consolidar isso tudo". Fábio Faria acrescentou que "não teve otimismo, não teve pessimismo; a gente fez acontecer! A gente realizou, a gente entregou!". 


A solenidade foi prestigiada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira; e pelos ministros da Casa Civil, Ciro Nogueira; do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI), general Augusto Heleno; da Infraestrutura, Tarcísio Freitas; da Economia, Paulo Guedes; do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni; e pela ministra-chefe da Secretaria de Governo, Flávia Arruda. O senador Flavio Bolsonaro também acompanhou a solenidade, acompanhado pelas parlamentares Carla Zambelli, Perpétua Almeida e Cezinha de Madureira. Os conselheiros da Anatel Emmanoel Campelo e Carlos Baigorri; e da Tribunal de Contas da União, Raimundo Carreiro, também participaram do evento. 


O time técnico do Ministério das Comunicações esteve presente na solenidade, em particular a secretária Executiva, Maria Estella Dantas Antonichelli; o secretário Especial de Comunicação Social, André Costa; o secretário de Radiodifusão, Maximiliano Martinhão; o secretário de Telecomunicações, Artur Coimbra; a secretaria-executiva adjunta, Flávia Duarte; e a consultora jurídica da Pasta, Carolina Scherer Bicca. Após a cerimônia de abertura do Leilão do 5G, o trabalho de análise do processo licitatório foi retomado no auditório do Espaço Cultural Renato Guerreiro, da Anatel. 


ANÁLISE E JULGAMENTO — Foram recebidas 15 propostas de empresas e consórcios interessados em explorar a tecnologia no país. Nesta quinta será iniciada a análise das propostas, lote por lote. O alto número de candidatos pode fazer com que a sessão termine apenas na sexta-feira (5). Existem dois perfis de empresas interessadas nas faixas do espectro de radiodifusão: prestadores de serviço de grande porte, que devem concorrer pelas frequências mais elevadas; companhias e provedores regionais de internet, que vão disputar as frequências menores, que permitem cobrir grandes áreas. 


A expectativa é de que a licitação do 5G movimente R$ 169 bilhões nos próximos 20 anos, segundo estimativas da Agência. Mas o impacto da virada tecnológica se distribuirá por todos os setores produtivos. "Nos próximos 15 anos, estamos falando de 1,2 trilhão de dólares movimentando todos os setores da economia", estima o ministro. 


Em contrapartida à autorização do uso das faixas de radiofrequência, as candidatas ao leilão terão, por exemplo, que investir em instalação de redes 4G em todos os municípios com mais de 600 habitantes e na cobertura de 48 mil quilômetros de estradas com internet de alta velocidade. Para a frequência de 3,5 GHz, o leilão prevê obrigações específicas para as vencedoras, em especial a expansão da rede de cabos de fibra ótica nos leitos dos rios da região Norte e a estruturação da rede privativa de comunicação 5G para a administração pública federal, com protocolos de segurança mais robustos e criptografia. 


QUANDO VAI CHEGAR — O edital do leilão 5G definiu que a tecnologia deve estar disponível em todas as capitais brasileiras até o dia 31 de julho de 2022. O cronograma segue com as cidades com mais de 500 mil habitantes (até julho de 2025); mais de 200 mil habitantes (até julho de 2026); mais de 100 mil habitantes (até julho de 2027), e nas cidades com mais de 30 mil habitantes (até julho de 2028).  


PSB RS realiza XV Congresso Estadual neste final de semana

Com a presença do presidente nacional do Partido Socialista Brasileiro, Carlos Siqueira, o PSB RS realiza nos próximos dias 06 e 07 de novembro, o XV Congresso Estadual para a eleição do Diretório - gestão 2021/2023.

No sábado (6), os socialistas também debaterão os cinco eixos da Autorreforma do PSB e votarão as teses para construção de um novo programa, que guiará os socialistas brasileiros nos próximos anos.

A atividade definirá, ainda, os delegados para o Congresso Nacional do PSB, além de eleger os secretários dos movimentos organizados da sigla: Mulheres, Juventude, Movimento Popular, Negritude, Sindicalismo e LGBTQIA+.

Conforme o presidente do PSB RS, Mário Bruck, será um importante momento para mobilizar a base e projetar os próximos desafios, com foco nas eleições de 2022 e na pré-candidatura de Beto Albuquerque ao Governo do Estado. "O PSB está cada vez mais forte e unido para ser protagonista nas próximas eleições”, destacou.

A abertura oficial do Congresso acontece às 16 horas, no teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa. Antes do ato, às 15h30, as lideranças concedem coletiva à imprensa, no local.


XV Congresso Estadual do PSB RS – REPENSAR, CONECTAR e INOVAR

Data: 06 e 07 de novembro de 2021

Hora: a partir das 9h

Local: Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa do RS


Virginia

- Reportagem de Rafael Balago, Folha. 

A vitória de Glenn Youngkin na eleição da Virgínia, nesta terça (2), acendeu um alerta para os democratas: a

tática de atrair eleitores com o argumento de que a volta do trumpismo era possível não funcionou. E o foco

da campanha do republicano nas chamadas guerras culturais, tática frequente de Donald Trump, foi capaz de

mobilizar apoiadores mesmo sem o nome do ex-presidente na cédula.

Youngkin venceu por margem estreita. Com estimados 97% dos votos apurados, ele marcou 50,7% de

preferência, contra 48,6% do democrata Terry McAuliffe —diferença em torno de 60 mil eleitores, em um

estado de 8,5 milhões de habitantes. O republicano teve resultado expressivo em áreas de domínio democrata

nos últimos anos, como Virgínia Beach, uma das maiores cidades do estado.

O candidato republicano ao governo da Virgínia, Glenn Youngkin, em encontro com apoiadores durante a

apuração dos votos - Chip Somodevilla - 2.nov.21/Getty Images/AFP

O resultado aponta que o efeito mobilizador de abordar aspectos culturais da sociedade —no caso da

Virgínia, a defesa das crianças frente a supostas doutrinações no ambiente escolar— continua eficiente em

eleições.

Em uma campanha que começou com o democrata à frente nas pesquisas, a educação se tornou ponto

decisivo para a virada republicana. Youngkin explorou bastante, na reta final da campanha, uma frase do

rival democrata dita em um debate em outubro: "Não acho que os pais deveriam dizer às escolas o que elas

deveriam ensinar".

Em resposta, o republicano buscou estimular a sensação de que as crianças estão sob risco. "Recebo

mensagens e ligações de pais de todo o país, dizendo: 'Glenn, se posicione por nossas crianças, elas não

podem esperar mais'. Temos visto escolas fechadas, o currículo se tornar algo que não reconhecemos,

materiais nas aulas que são completamente inaceitáveis", disse, em um comício.

Lá fora

Receba no seu email uma seleção semanal com o que de mais importante aconteceu no mundo; aberta para

não assinantes.

Carregando...

O candidato passou a enfatizar que ampliaria a participação dos pais na definição do currículo escolar e

prometeu proibir o ensino da teoria crítica da raça para alunos dos níveis iniciais —ainda que esse tema não

integre o currículo estadual. Um comercial da campanha mostrou a revolta de uma mãe ao descobrir que seu

filho, um aluno de ensino médio, teria de ler como atividade escolar um livro sobre a escravidão que inclui

relatos explícitos de sexo.

"Havia um contraste forte entre os dois candidatos em muitas questões, mas talvez nenhuma mais importante

do que a educação", avalia Tommy Binion, vice-presidente do Heritage Foundation, centro de pesquisas

conservador. "Em um momento em que a esquerda quer dar mais controle aos burocratas do governo, os

conservadores construíram um argumento vitorioso de que os pais devem estar no comando da educação de

suas crianças."

Na campanha, o republicano também enfatizou que pretendia melhorar o combate ao crime, gerar empregose

baixar o preço de produtos cotidianos —como itens de mercado e combustível— ao reduzir os impostos

estaduais. O encolhimento do Estado é também uma das bandeiras de Trump.

Despedida de Donald Trump Despedida de Donald Trump Despedida de Donald T

Sindicância

 Por determinação do prefeito Sebastião Melo, a Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) abriu sindicância para apurar ocorrências na aplicação das verbas extras e nos repasses trimestrais para as escolas da rede municipal de ensino, no âmbito da Secretaria Municipal de Educação (Smed). A medida está publicada em edição extra do Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) desta quarta-feira, 3, e faz parte de um conjunto de providências adotadas ao longo deste ano para buscar mais eficiência à aplicação dos recursos e fortalecer a gestão da secretaria.


Após auditoria ordinária abrangendo 2020 e 2021, realizada em julho, a Controladoria identificou indícios de irregularidades em processos de gastos. A Smed também realizou um levantamento de inconsistências e encaminhou denúncia para o órgão em setembro. A análise preliminar motivou a abertura de uma auditoria especial, publicada em 29 de outubro no Dopa, que deverá investigar problemas nos procedimentos administrativos. Já a sindicância, que é um processo sigiloso e terá prazo de 60 dias, irá verificar a atuação de servidores e agentes públicos.


Gestão - Desde o início da atual administração, a orientação foi elaborar novos fluxos administrativos, com foco na gestão da secretaria para melhorar a qualidade dos resultados do ensino em Porto Alegre. Conforme o novo secretário-adjunto da Smed, Mário de Lima, as possíveis irregularidades são referentes a série de contratações baseadas em orçamentos inconsistentes, combinadas com o aumento no valor das despesas nos últimos anos.


“O Município comunicou formalmente ao Ministério Público sobre o início da apuração, para que possa acompanhar. Sem qualquer julgamento prévio, a determinação é esclarecer os fatos, retroagindo aos últimos 10 anos, e criar mecanismos que fortaleçam a transparência e a correta aplicação dos recursos públicos”, afirmou.


No âmbito específico das verbas extras e repasses trimestrais, a Smed adotou um conjunto de providências a partir de setembro, quando efetivou a denúncia para a Controladoria: afastamento dos servidores envolvidos de áreas sensíveis, suspensão de contratações com empresas possivelmente envolvidas e publicação de Instrução Normativa estabelecendo fluxos para aumentar a transparência das verbas extras em obras e serviços.


O repasse trimestral é um recurso dedicado ao custeio ordinário das escolas, para despesas operacionais como telefonia, material de limpeza e insumos diversos. Já a verba extra existe para ser usada em situações extraordinárias, como consertos emergenciais de redes elétrica e hidráulica, telhado e portões, entre outras situações.