New York Times publica extensa e mentirosa reportagem sobre o combate à pandemia em Porto Alegre e no Brasil

Titulo da reportagem do New York Times, quase toda centrada no caso de Porto Alegre: "Um colapso previsto: como o surto de Covid-19 no Brasil sobrecarregou os hospitais".

De Ernesto Londoño e Letícia Casado

Fotografias por Mauricio lima

Publicado em 27 de março de 2021
Atualizado em 28 de março de 2021, 7h58 ET

CLIQUE AQUI para examinar o texto original do jornal, em inglês.

A tradução a seguir é responsabilidade do editor deste blog, como também os trechos assinalados em vermelho.

O vírus já matou mais de 300.000 pessoas no Brasil, sua propagação auxiliada por uma variante altamente contagiosa, brigas políticas e desconfiança na ciência.

PORTO ALEGRE, Brasil - Os pacientes começaram a chegar aos hospitais de Porto Alegre bem mais doentes e mais jovens do que antes. As casas funerárias estavam experimentando um aumento constante nos negócios, enquanto médicos e enfermeiras exaustos imploravam em fevereiro por um bloqueio para salvar vidas.


Mas Sebastião Melo, prefeito de Porto Alegre, argumentou que havia um imperativo maior.


“Coloque sua vida em risco para que possamos salvar a economia”, apelou Melo a seus eleitores no final de fevereiro.


Agora, Porto Alegre, uma cidade próspera no sul do Brasil, está no centro de um colapso impressionante do sistema de saúde do país - uma crise prevista.


Após mais de um ano de pandemia, as mortes no Brasil estão no auge e variantes altamente contagiosas do coronavírus estão varrendo o país, possibilitadas por disfunções políticas, complacência generalizada e teorias da conspiração. O país, cujo líder, o presidente Jair Bolsonaro, minimizou a ameaça do vírus, agora está relatando mais casos novos e mortes por dia do que qualquer outro país do mundo.


“Nunca vimos uma falha do sistema de saúde dessa magnitude”, disse Ana de Lemos, diretora executiva do Médicos Sem Fronteiras no Brasil. “E não vemos uma luz no fim do túnel.”


ImagemFabricante de caixões em Porto Alegre.

Fabricante de caixões em Porto Alegre.


Imagem

Coveiro trabalhando no cemitério Jardim da Paz, em Porto Alegre.

Na quarta-feira, o país ultrapassou 300.000 mortes de Covid-19, com cerca de 125 brasileiros sucumbindo à doença a cada hora. Autoridades de saúde em hospitais públicos e privados estavam lutando para expandir as unidades de cuidados intensivos, estocar suprimentos cada vez menores de oxigênio e adquirir escassos sedativos para intubação que estão sendo vendidos a um preço exponencial.


Unidades de terapia intensiva em Brasília, a capital, e 16 dos 26 estados brasileiros relatam uma terrível escassez de leitos disponíveis, com capacidade abaixo de 10 por cento, e muitas estão experimentando contágio crescente (quando 90 por cento desses leitos estão ocupados, a situação é considerada terrível).


No Rio Grande do Sul, estado que inclui Porto Alegre, a lista de espera por leitos em unidades de terapia intensiva dobrou nas últimas duas semanas, para 240 pacientes graves.


No Hospital Restinga e Extremo Sul, um dos principais centros médicos de Porto Alegre, o pronto-socorro virou uma enfermaria Covid lotada, onde muitos pacientes eram atendidos em cadeiras, por falta de leito livre. Na semana passada, os militares construíram um hospital de campanha em frente à entrada principal, mas funcionários do hospital disseram que o espaço adicional para leitos é de pouca utilidade para uma equipe médica que está além de seu limite.

Imagem

Pacientes com diagnóstico de Covid-19 em um hospital de campanha montado pelos militares em frente à entrada principal do Hospital Restinga e Extremo Sul.

Pacientes com diagnóstico de Covid-19 em um hospital de campanha montado pelos militares em frente à entrada principal do Hospital Restinga e Extremo Sul.

“Todo o sistema está à beira do colapso”, disse Paulo Fernando Scolari, diretor do hospital. “As pessoas estão chegando com sintomas mais sérios, níveis mais baixos de oxigênio e precisam desesperadamente de tratamento”.

O colapso é um fracasso total para um país que, nas últimas décadas, foi um modelo para outras nações em desenvolvimento , com a reputação de apresentar soluções ágeis e criativas para crises médicas, incluindo um aumento nas infecções por HIV e o surto de Zika.


Melo, que fez campanha no ano passado com a promessa de suspender todas as restrições à pandemia na cidade, disse que um bloqueio faria com que as pessoas morressem de fome.


“Quarenta por cento de nossa economia, nossa força de trabalho, é informal”, disse ele em uma entrevista. “São pessoas que precisam sair e trabalhar para comer alguma coisa à noite”.


O presidente Bolsonaro, que continua promovendo drogas ineficazes e potencialmente perigosas para tratar a doença, também disse que os bloqueios são insustentáveis ​​em um país onde tantas pessoas vivem na pobreza. Embora vários estados brasileiros tenham ordenado o fechamento de empresas nas últimas semanas, não houve nenhum bloqueio estrito.


Alguns dos partidários do presidente em Porto Alegre protestaram contra o fechamento de empresas nos últimos dias, organizando caravanas que param do lado de fora dos hospitais e tocam suas buzinas enquanto as alas de Covid transbordam.


Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro durante uma manifestação na cidade de Canela organizada por líderes empresariais locais contra o bloqueio.


Imagem

Trabalhadores da saúde fora de Pal & aacute; cio Piratini, no centro de Porto Alegre, durante manifestação organizada por sindicatos em favor dos bloqueios..

Epidemiologistas afirmam que o Brasil poderia ter evitado bloqueios adicionais se o governo tivesse promovido o uso de máscaras e o distanciamento social e negociado agressivamente o acesso às vacinas em desenvolvimento no ano passado.


Em vez disso, Bolsonaro, um aliado próximo do ex-presidente Donald J. Trump, chamou a Covid-19 de "gripe do sarampo", muitas vezes encorajou grandes multidões e criou uma falsa sensação de segurança entre os apoiadores ao endossar medicamentos antimalária e antiparasitários - contradizendo as principais autoridades de saúde que advertiram que eles eram ineficazes.


No ano passado, o governo de Bolsonaro rejeitou a oferta da Pfizer de dezenas de milhões de doses de sua vacina Covid-19. Mais tarde, o presidente comemorou contratempos nos testes clínicos da CoronaVac, a vacina chinesa da qual o Brasil passou a depender em grande parte, e brincou que as empresas farmacêuticas não seriam responsabilizadas se pessoas que recebessem vacinas recém-desenvolvidas se tornassem crocodilos.


“O governo descartou inicialmente a ameaça da pandemia, depois a necessidade de medidas preventivas e depois vai contra a ciência ao promover curas milagrosas”, disse Natália Pasternak, microbiologista de São Paulo. “Isso confunde a população, o que significa que as pessoas se sentem seguras ao sair para a rua.”

Terezinha Backes, sapateira aposentada de 63 anos, residente em município da periferia de Porto Alegre, foi extremamente cuidadosa no último ano, aventurando-se apenas quando necessário, disse seu sobrinho, Henrique Machado.


Mas seu filho de 44 anos, um segurança encarregado de medir a temperatura das pessoas que entram em um centro médico, parece ter trazido o vírus para casa no início deste mês.


A Sra. Backes, que estava com boa saúde, foi levada a um hospital em 13 de março depois que começou a ter problemas para respirar. Sem camas de sobra, ela foi tratada com oxigênio e uma intravenosa no corredor de uma ala que transbordava. Ela morreu três dias depois.


“Minha tia não teve o direito de lutar por sua vida”, disse Machado, 29, um farmacêutico. "Ela foi deixada em um corredor."


Henrique Machado, à esquerda, sobrinho de Terezinha Backes, falecida por Covid-19, em uma farmácia em São Leopoldo, município fora de Porto Alegre.


Imagem

Guaraci Machado, à direita, que se opõe a fechamentos ou fechamentos de empresas relacionados à pandemia, em sua casa funerária em S & atilde; o Leopoldo ao receber o caixão de um homem falecido de Covid-19.


Seu corpo estava entre as pontuações que fizeram de março o mês mais movimentado da história em uma funerária de um amigo da família, Guaraci Machado. Sentado em seu escritório em uma tarde recente, Machado disse que ficou impressionado com o número de pacientes jovens da Covid-19 que foram trazidos para suas instalações em caixões nas últimas semanas.


Mesmo assim, Machado, 64, que tirou a máscara facial no meio de uma entrevista, disse que se opõe a bloqueios ou fechamento de negócios. Desde o início, disse ele, ele está convencido de que o vírus foi criado pela China para que pudesse vender suprimentos médicos em todo o mundo e, finalmente, desenvolver uma vacina lucrativa.


Quando ele teve Covid-19 em junho do ano passado, Machado disse que tomou o medicamento anti-malária defendido pelo presidente, hidroxicloroquina, ao qual ele credita "me manter vivo".


O Sr. Machado será elegível nas próximas semanas para uma vacina contra Covid-19 no Brasil . Mas ele não receberá um mesmo se for "espancado com um pedaço de pau", disse Machado, observando que leu recentemente na Internet que as vacinas são mais letais que o vírus.


Imagem

Um trabalhador de saúde verificando um paciente na unidade de terapia intensiva para pacientes Covid-19 no Hospital Restinga e Extremo Sul.

Essas teorias de conspiração sobre as vacinas contra Covid-19 se espalharam amplamente nas redes sociais, inclusive no WhatsApp e no Facebook. Uma recente pesquisa de opinião pública realizada pela empresa IPEC descobriu que 46% dos entrevistados acreditavam em pelo menos uma mentira amplamente disseminada sobre vacinas.


A desconfiança em vacinas e ciência é nova no Brasil e uma característica perigosa da era Bolsonaro, disse o Dr. Miguel Nicolelis, neurologista brasileiro da Universidade Duke que liderou uma força-tarefa contra o coronavírus no nordeste do país no ano passado.


“No Brasil, quando o presidente da república fala, as pessoas ouvem”, disse Nicolelis. “O Brasil nunca teve um movimento antivacinas - nunca.”


Mas muitos partidários radicais de Bolsonaro, que mantém o apoio de cerca de 30% do eleitorado, argumentam que os instintos do presidente sobre a pandemia foram sólidos.


Geraldo Testa Monteiro, bombeiro aposentado de Porto Alegre, elogiou o presidente enquanto ele e sua família se preparavam para enterrar sua irmã, Maria de Lourdes Korpalski, 70, que morreu de Covid-19 na semana passada.



Imagem

Parentes e amigos de Maria de Lourdes Korpalski, 70, falecida de Covid-19, em seu funeral em Porto Alegre.


Imagem

O enterro da Sra. Korpalski.


Nos últimos meses, Monteiro disse que começou a tomar o medicamento antiparasitário ivermectina como medida preventiva. O medicamento faz parte do chamado kit de medicamentos Covid, que também inclui o antibiótico azitromicina e o antimalárico hidroxicloroquina. O ministério da saúde do Sr. Bolsonaro endossou seu uso.


Os principais especialistas médicos do Brasil, Estados Unidos e Europa disseram que esses medicamentos não são eficazes para tratar Covid-19 e alguns podem ter efeitos colaterais graves, incluindo insuficiência renal.


“Mentiras”, disse Monteiro, 63, sobre o consenso científico sobre o kit Covid. “Existem tantas mentiras e mitos.”


Ele disse que profissionais médicos sabotaram o plano de Bolsonaro de controlar a pandemia, recusando-se a prescrever essas drogas de forma mais decisiva nos estágios iniciais da doença.


“Havia uma solução: ouvir o presidente”, disse ele. “Quando as pessoas elegem um líder, é porque confiam nele.”


A desconfiança e as negações - e as caravanas de apoiadores do Bolsonaro buzinando fora dos hospitais para protestar contra as restrições à pandemia - são esmagadoras para os profissionais médicos que perderam colegas para o vírus e para o suicídio nos últimos meses, disse Claudia Franco, a presidente das enfermeiras sindicato gaúcho.


“As pessoas estão negando”, disse Franco, que tem cuidado de pacientes da Covid-19. “A realidade em que estamos hoje é que não temos respiradores suficientes para todos, não temos oxigênio para todos”.